Aula 3 – Estrutura de um Programa Arduino

Você não precisa ser um expert em programação para conseguir programar com Arduino, mesmo assim, é bastante interessante que você procure entender o programa. No começo vai ser mais complicado, algumas coisas podem não ficar tão claras, mas com experimentos e força de vontade você será capaz de entender cada linha desse guia. Esse entendimento é essencial para que você possa fazer seus próprios projetos no futuro.

Ao abrir a IDE Arduino, que instalamos na introdução, você se depara com um programa em branco, que não faz nada. A estrutura padrão de programa contém as funções setup() e loop().

IDE Arduino

setup() – É nessa parte do programa que você configura as opções iniciais do seu programa: os valores iniciais de uma variável, se uma porta será utilizada como entrada ou saída, mensagens para o usuário, etc. Essa função irá executar apenas uma vez quando o Arduino for ligado.

loop() – Diferente da função setup(), essa parte do programa repete uma estrutura de comandos de forma contínua ou até que algum comando de “parar” seja enviado ao Arduino. Vamos ver exatamente como isso funciona ao decorrer dos projetos.

Note que o conteúdo de cada função deve ir dentro das chaves “{ }”. O número de chaves que abrem  “{” devem ser o mesmo das que fecham “}”, senão o programa dá um erro e não é possível passar para o Arduino. Se você tiver dificuldades em se entender com as chaves, a IDE do Arduino te dá uma ajudinha: Basta clicar em uma chave que abre “{” que ele irá apontar a que fecha “}”. Se você clica em uma chave que não mostra onde está o seu par, provavelmente ela está sobrando no código.

Código Arduino

Você pode notar que existem coisas escritas após as barras duplas “//”, Isso é chamado de comentário. Ele não altera seu funcionamento, mas serve para quem está programando explicar algo para alguém que vai lê-lo. Uma das boas práticas de programação é documentar o seu código por meio das linhas de comentário.  Isso será útil não só para você, se precisar alterar o código depois de algum tempo, como também para outras pessoas que utilizarão o seu programa.

Atente-se aos comentários, eles vão ajudar!