Vimos na aula passada o terminal de comandos da Raspberry Pi e que através dele podemos acessar os arquivos e alterar configurações. E se pudéssemos acessar esse terminal sem precisar estar em contato com a Raspberry Pi? Nesta aula iremos ver uma forma de mexer na placa através de um outro computador, sem precisar conectar um monitor ou um teclado na Raspberry Pi.
Com o objetivo de realizar isso, vamos acessar a placa através do protocolo Secure Shell (SSH), que é um canal que se estabelece entre um servidor (no caso a Raspberry Pi) e um cliente (computador do qual a Raspberry Pi será acessada). A fim de estabelecer esse canal, é necessário que tanto o cliente quanto o servidor estejam na mesma rede. É necessário também que a rede permita o compartilhamento entre computadores, normalmente as redes domésticas são assim.
O primeiro passo é habilitar o SSH na placa, vamos abrir as configurações utilizando o comando no terminal:
sudo raspi-config
Dentro do próprio terminal irá abrir uma interface com as configurações da Raspberry Pi. Nessa interface é possível alterar diversas configurações, tornando esse procedimento bastante comum em outras aplicações. Entre na opção 3 (Interfacing Options).
Depois entre na opção I2 (SSH).
Selecionando essa opção, a interface vai pedir uma confirmação, basta colocar sim (yes).
Uma vez confirmada, a interface irá apresentar a seguinte mensagem:
Após isso, a placa estará aceitando o acesso remoto através do SSH. Entretanto, para acessá-la precisamos do seu endereço IP. A fim de descobrir isso, basta utilizar o comando:
hostname -I
Agora que o servidor está pronto, precisamos configurar o cliente. O programa sugerido é o PuTTY, mas você pode utilizar outro, se preferir. Baixe o instalador do Windows ou os recursos de instalação em outro sistema operacional nesta página. A instalação é bem fácil, basta seguir tudo no padrão.
Uma vez instalado o PuTTY, basta abrí-lo e colocar as informações necessárias, como o IP da Raspberry Pi e em seguida clicar em Open.
Assim que a conexão for estabelecida, o terminal vai pedir um login e uma senha. Se você não alterou nada, o login é “pi” e a senha é “raspberry”. Após isso, algumas mensagens serão carregadas e aparecerá a linha de comando “pi@raspberrypi:~ $” que se tem quando abrimos o terminal diretamente na placa.
Pronto! Você acessou a sua placa diretamente pelo seu computador! Experimente alguns comandos e veja que você está acessando a sua placa realmente.