Aula 3 – Conhecendo o Sistema Operacional

No momento que a Raspberry Pi Zero 2 W iniciar, você entrará em uma tela de configuração do sistema. Siga as os passos indicados, selecionando o país em que você está, criando um usuário e uma senha para o sistema e configurando a rede WiFi. Lembre-se, a Pi Zero 2 W pode somente se conectar a redes de 2,4 GHz. Redes de 5 GHz não estarão disponíveis. Ao final deste processo você terá a seguinte tela.

Agora vamos conhecer alguns programas disponíveis no sistema operacional.

Programas pré-instalados no Raspberry Pi OS

Além do sistema de gerenciamento de recursos, o Raspberry Pi OS em com alguns programas instalados e que se você desejar podem ser desinstalados a qualquer momento.

Geany

Geany é um editor de código leve que foi projetado especialmente para o Linux. Esta ferramenta vem repleta de vários recursos diferentes que são projetados para garantir que os editores de código tenham tudo o que precisam. Além disso, na internet você pode encontrar muitos tutoriais e dicas para se familiarizar com o programa rapidamente.

Thonny Python IDE

Thonny é uma IDE Python gratuita que foi especialmente desenvolvida para iniciantes. Essa será a principal plataforma de desenvolvimento que iremos usar ao longo deste curso.

Chromium

O navegador de web que já vem instalado no RPi OS é um programa de software aberto que é a base para o famoso Google Chrome. Ambos os navegadores foram desenvolvidos pela Google.

Raspberry Pi OS Lite

Uma alternativa ao Raspberry Pi OS completo é o Raspberry Pi OS Lite, uma versão mais leve, que consome menos memória, processamento e torna algumas aplicações mais rápidas. A versão mais leve vem sem os programas pré-instalados e não possui interface gráfica (GUI).

Uma boa vantagem da interface gráfica é poder visualizar os arquivos e programas que estão sendo executados no momento. A versão completa do Raspberry Pi OS conta com um recurso onde é possível fazer essa manipulação apenas com linhas de comando. Já no Raspberry Pi OS Lite, a manipulação só é possível através de linhas de comando.

Por não possuir interface gráfica e poucos programas pré-instalados, essa versão do Raspberry Pi OS é muito mais leve o que faz as empresas geralmente a utilizarem em produtos finais.

Esses comandos são padrão para todas os sistemas operacionais Linux, os mais utilizados serão ensinados na aula a seguir. Se você já domina esses comandos pode pular a próxima aula.