Agora que você já sabe o que é e para que serve a Raspberry Pi, já está pronto para dar os primeiros passos com a sua placa! Mas antes de sair ligando, precisamos fazer 3 procedimentos:
O sistema operacional é uma espécie de programa que gerencia os recursos do sistema, como memória, portas USB, processador, comunicação wireless e afins. A Raspberry Pi é compatível com Windows IoT e diversas distribuições de Linux. Entretanto, até o momento o Windows IoT ainda é bem limitado, servindo basicamente como um ambiente voltado para o desenvolvimento de aplicações, não sendo muito utilizado como um computador pessoal ou base para sistemas de mídia e jogos, por exemplo.
Por outro lado, o Linux serve como base para diversas distribuições próprias para a Raspberry Pi. Essas distribuições podem deixar a placa com várias funcionalidades, como torna-lá um emulador de videogames antigos ou mesmo uma central multimídia. Se desejar conhecer as opções de sistemas operacionais, você pode ler o Apêndice B.
Uma das distribuições Linux mais utilizadas (e recomendada pela Fundação Raspberry Pi) é o Raspberry Pi OS, que é a versão do Debian para Raspberry Pi. Com o Raspberry Pi OS, a placa se comporta como se fosse um mini computador e é essa versão que iremos utilizar no nosso curso. O Rasberry Pi OS já possui vários programas instalados para os mais diversos usos, veremos com mais detalhes algumas seções a frente.
Quando se instala um sistema operacional, normalmente é necessário baixar uma imagem (arquivo .ISO) e gravá-la diretamente no cartão SD. Esse procedimento, geralmente requer a instalação de outros programas, o que complica um pouco o processo.
Para facilitar a vida dos iniciantes existe o Raspberry Pi Imager, que é uma forma mais fácil e prática de se instalar alguns sistemas operacionais na Raspberry Pi. Usando o Raspberry Pi Imager você terá várias opções de sistemas operacionais para instalação em sua placa. Dessa forma, com o Raspberry Pi Imager, não é necessário baixar uma imagem e nem utilizar outros programas, basta apenas selecionar o sistema operacional que deseja instalar. Por isso, vamos utilizá-lo para instalar o Raspberry Pi OS na nossa placa.
No site da Fundação Raspberry Pi, na seção de Software, você pode encontrar o Raspberry Pi Imager, basta baixar o arquivo.
Faça o download do Raspberry Pi Imager em seu computador e depois instale o programa recém baixado. Ao final da instalação você terá a seguinte tela:
Na sequência, clique em CHOOSE OS e selecione Raspberry Pi OS (32-bit).
Depois, clique em CHOOSE STORAGE e selecione o cartão SD no qual você irá gravar o Raspberry Pi OS.
Finalizado este processo, clique em WRITE. Uma janela avisando que todos os dados gravados no cartão SD serão apagados irá aparecer. Clique em YES. Aguarde a instalação da imagem do Raspberry Pi OS ser feita em seu cartão SD.
Pronto! Seu cartão SD já está com o Raspberry Pi OS instalado e pronto para ser utilizado na sua Raspberry Pi Zero 2 W. Fácil assim!
Antes de ligar a sua placa você precisa conectar alguns periféricos nela:
Você agora pode conectar a fonte de alimentação na sua Raspberry Pi. Fique atento ao que deve acontecer: A luz verde (ACT) irá piscar e aparecerá uma imagem no monitor. Se isso não acontecer ocorreu algum erro no preparo do SD, é melhor refazer o procedimento passo a passo novamente.