3D Builder – Software gratuito de modelagem da Microsoft Deixe um comentário

Agora que já discutimos como a Microsoft está bem na frente em relação a outros sistemas operacionais com seu Windows, ao menos no que tange a impressão 3D é a hora de nos aprofundarmos no 3D Builder.

Biblioteca de objetos 3D do 3D Builder

Biblioteca de objetos 3D do 3D Builder
Biblioteca de objetos 3D do 3D Builder

O 3D Builder tem uma ampla bagagem de desenhos em 3D já em sua memória. Particularmente a sessão Jogos e Brinquedos tem um Ferrorama (ou devo chamar de Plastirama?) completo, com trilhos, curvas, pontes, conexões, vagões variados, um verdadeiro playground para makers. Eu já imprimi todos os vagões e trilhos, e no auge da pandemia, consegui fazer uma linha ligando a sala de casa ao quarto das crianças. Num apartamento de 50m² pode não parecer muito, mas 78 peças de trilhos depois, é com certeza mais do que o governo paulista avançou com o trem bala para a copa do mundo (de 2014)!

Todas as sessões são legais, em acessórios, por exemplo, você encontra até capa para raspberry Pi para imprimir. Que tal mandar ver na impressão dela hoje mesmo e já comprar a sua placa 32 bits aqui na MakerHero?

Converter 2D para 3D

A opção “Carregar Imagem” pode parecer deslocada dentre as ferramentas de um 3D Builder, afinal, imagens ainda são 2D, certo? Mas aqui vem o truque, ao carregar uma imagem simples, sem um fundo muito poluído, o recurso pode converter qualquer desenho em um 3D com um só clique! Vamos fazer um exemplo disso, e aproveitar para criar um chaveiro super maneiro para nós, que tal? Dê um google por Gorpo, e se você não nasceu em 1980, confere o remake do He-Man na Netflix para saber de quem estamos falando.

Ao encontrar uma imagem sem um fundo muito poluído, você pode salvá-la na seu desktop (onde todas as pessoas sãs salvam seus trabalhos) e então selecionar “Carregar Imagem” para abrir nosso Gorpo:

Área de trabalho 3D Builder
Área de trabalho 3D Builder

Aqui vimos que o desenho já veio com certa espessura, mas está longe de ser o que queremos, por isso vamos utilizar a ferramenta “Inverter”, destacada na imagem.

Em níveis, marcado com 1 na imagem, eu posso adicionar detalhes do desenho 3D, até chegar ao máximo, que é próprio desenho 3D refeito na forma de um bloco 3D. Suavizar, marcado com 2 na imagem faz quase o oposto, tornando a imagem mais facetada, mas depende do tipo de desenho importado. Importante que ao mexer em Níveis ou em Suavizar, que você faça gestos curtos, e espere o computador recalcular a imagem antes e experimentar com outro nível ou suavização.

O item 3 visa ajudar quem trouxe um desenho mais poluído, com mais detalhes de fundo para fazer um 3D, você pode escolher “tresdeficar” uma imagem à partir de seus contornos, que é o padrão, usar cores para produzir um mapa de alturas variadas, pegar pelas bordas da imagem para tornar em 3D, e “Selo” que honestamente não faço a mínima idéia de onde usar, se alguém da platéia souber, por favor, deixe nos comentários.

Quando encontrar uma combinação em Modelo, Níveis e Suavizar que lhe agrade, é só clicar no canto superior esquerdo no botão “Importar Imagem”.

Com esse simples clique nosso Gorpo já está muito mais próximo de ser um chaveiro para chamar de nosso. Mas falta-lhe uma base, de outra forma, certamente suas linhas de contorno vão se partir com facilidade. Para adicionar a base vamos partir para as ferramentas de modelagem da própria plataforma.

Ao inserir um objeto 3D a forma surge sobre o “0” de nosso plano, e na parte central inferior estão as ferramentas de manipulação da forma selecionada.

Na opção 1 eu tenho as opção de movimentação da forma, em X, Y e Z. Posso tanto clicar no objeto para carregá-lo em XY, quanto usar as setas o redor da forma pra isso. Prefira as setas. Na opção 2 eu tenho as opção de rotação do objeto, e na opção 3 as opções de deformar o objeto. O que vamos fazer aqui é achar nosso cilindro e transformá-lo em um disco oval, para ser a base de nossa forma!

Basta selecionar a opção 3 e ir deformando o cilindro ate ele preencher totalmente nosso Gorpo.

Agora vamos adicionar um novo cilindro, bem fininho, para ser o furo para a correntinha de nosso chaveiro…

Toda vez que um novo objeto é inserido, ele é deixado “Selecionado” automaticamente, e os objetos anteriores são “desmarcado”. Para se fazer um ajuste de tamanho com proporcionalidade você pode arrastar pelos corners brancos ao redor da imagem. Uma vez que o tamanho e posição do cilindro lhe agrade, é hora de subtrair o cilindrinho da base anterior.

No menu “Editar” vamos escolher a opção “Subtrair”, sempre nos assegurando de que o cilindrinho seja o único objeto selecionado.

O resultado dessa ação é que o cilindrinho some, deixando não só o furo que queremos, como também os outros objetos em 3D da imagem já aparecem selecionados no menu lateral, deixando o cenario pronto para usarmos o botão agrupar, e transformar agora os dois objetos 3D, o Gorpo e nossa base, e um só modelo 3D!

Isso feito, é só exportar o novo desenho para seu fatiador preferido, e ajustar os tamanhos para sua preferência, sempre se assegurando de que as linhas do contorno do Gorpo tenham ao menos 0,8mm de espessura, em uma impressora FDM com bico de 0,4mm, para garantir que elas sejam construídas sem problemas.

Ah, e prefira exportar em 3MF, que todos nós já sabemos, é muito superior ao STL!

Exportar projeto 3D Builder
Exportar projeto 3D Builder

Editor de Objetos 3D

Embora já tenha dado para abordar um pouco do potencial do 3D Builder como editor/modelador 3D ao fazer nosso chaveiro do Gorpo, gostaria de mostrar nesse novo tutorial como o 3D Builder pode ser uma poderosa força para editar desenhos 3D, sabe quando você quer personalizar aquele desenho 3D que você baixou das plataformas como thingiverse, Thangs ou MyMiniFactory? Seja para corrigir um STL com problemas, explodir um STL que veio com muitas peças juntas num só arquivo ou simplesmente unir diferentes desenhos 3D num novo objeto? É isso que vamos fazer aqui.

Para começar, vamos ver a função reparar arquivos. Dentre as inúmeras falhas do STL (algumas até de caráter, se me perguntarem), o STL é formado por uma malha triangular, e esses triângulos, igual aos seus irmãos vetores, possuem intensidade, sentido e direção. Se você tem dificuldade em entender esses 3 conceitos, espero que esta tirinha do Hagar, o terrível, te ajude a entender:

Nos desenhos 3D em STL um erro em alguma dessas 3 escalas: Direção, sentido ou intensidade resulta em um arquivo STL com problemas, sejam faces invertidas, triângulos ausentes ou má formação no arquivo 3D, em geral isso é traduzido para nós por aquela mensagem chata do fatiador:

Então, para começar nosso tutorial de modelagem 3D no 3D Builder, vamos partir para o downloado do modelo Laurana 50k do Thingiverse (https://www.thingiverse.com/thing:1978), para estudarmos com reparar um arquivo. Uma vez que tenha feito o download, abra o arquivo STL no seu 3D Builder:

Para isso acesse o menu sanduíche no topo esquerdo da tela e comece sua longa jornada e cliques: Novo Cenário – Novo Cenário – Inserir – +Adicionar – Carregar Objeto – Selecionar o Objeto – abrir e chegar a essa tela aqui:

Esta primeira tela apenas nos pergunta se estamos satisfeitos com a escala na qual o objeto foi aberto. Se estivermos, podemos aceitar a importação no canto superior esquerdo e finalmente, tchan, tchan, tchan…

Finalmente chegamos na opção para reparar o arquivo. É desproporcional o número de cliques para abrir um arquivo e o número de cliques para reparar o arquivo? É? Mas funciona bem, e com o fim dos reparadores online de arquivos, é o que resta!

Agora vamos aproveitar o clima de outubro, sempre associado à festa de terror e medo, como as eleições, além de também dar início às celebrações como Halloween, seguido já em novembro por Dia de los Muertos e até mesmo nosso próprio finados, e vamos converter nossa Laurana na esposa de Frankenstein, que tal?

Para isso, vamos baixar o conjunto chamado MakerBot_Set lá do Thingiverse (https://www.thingiverse.com/thing:5550885), e vamos adicionar esse modelo ao 3D Builder!

Manipulação de arquivo no 3D Builder
Manipulação de arquivo no 3D Builder

logo de cara notamos que nosso arquivo veio com um problemão, o STL veio com os dois arquivos unidos. Por sorte solucionar essa questão é fácil, basta usar o botão “Desagrupar” no menu lateral direito para ‘explodir’ esse arquivo em 2, um com a porca, e um com o parafuso.

Agora é uma questão de apagar a porca e colocar os parafusos nos locais corretos, certo?

Ctrl+c e Ctrl+v no parafuso solitário, após ajustar sua escala e posição para criar 2 parafusos iguais, e o comando “Espelhar” no Menu Objeto para garantir que os parafusos fiquem virados um para o outro, sem ficar gastando o pulso tentando girar o objeto. E o resultado, após agrupar:

Como último passo, vamos usar a função de corte, para abrir a sua cabeça, e subtrair um volume do rosto, para deixar um local onde podemos deixar algumas balas:

Para produzir a parte oca vamos fazer mais um bom uso de ctrl+c e Ctrl+v, para copiar nossa Laurana, e vamos deixá-la menor, e centralizada com a figura principal. Sim, você já sabe onde estou indo, vamos fazer uma parte interna oca subtraindo a Laurana Menor da Maior.

Este é um segmento que ainda é mais arte que ciência, já que o 3D Builder não tem ferramenta de alinhar e centralizar, o jeito é fazer no olho mesmo, mas eventualmente e depois de muitos Ctrl+z você consegue. Agora é só cortar a cabeça da nossa Laurana e assegurar a entrada de nossos doces!

Dividir o objeto é bastante simples, basta acessar a função Dividir no menu Objeto, e escolher se quer manter a metade de baixo, de cima ou ambas. Você pode movimentar o plano de corte clicando e arrastando-o, e pode girá-lo para criar novos planos de cortes

Pronto! Terminamos nesse tutorial mais um conjunto de ferramentas do 3D Builder: Reparar arquivos 3D defeituosos, separar conjuntos salvos como um único arquivo STL e aprendemos a segmentar arquivos com a função corte. Agora é só salvar seu arquivo, sempre em 3MF, e partir para suas celebrações fúnebres, familiares ou eleitorais! 😉


Este artigo é fruto da nossa parceria com a revista Impresso 3D. Para conhecer a revista, acesse www.impresso3d.com.br.

Gostou de conhecer algumas das funcionalidades do 3D Builder? Se quiser conhecer mais ferramentas gratuitas para auxiliar suas impressões confira nosso post Ferramentas de impressão 3D no Windows e não esqueça de nos acompanhar no Instagram para ficar por dentro das novidades do universo maker 😉

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe