4 principais cuidados com impressão 3D em resina Deixe um comentário

Quando o assunto é impressão 3D utilizando resinas, precisamos nos ater a alguns cuidados essenciais não apenas para obter impressões perfeitas, mas também para preservarmos a nossa saúde e o próprio equipamento. Vamos lá?

4 principais cuidados com impressão 3D em resina

1. Máscara e luvas, seus novos companheiros de aventuras

4 principais cuidados com impressão 3D em resina

Resinas para impressão 3D de todos os tipos são tóxicas e trazem risco real à saúde enquanto não curadas. A inalação pode resultar, no mínimo, em mal estar e até mesmo acarretar em irritações no trato respiratório. Já o contato com a pele pode causar irritações e, até mesmo, potencializar alergias e outros problemas. Ao menor sinal de contato com a pele, deve-se lavar o local imediatamente com água e sabão em abundância. Em caso de inalação, remova a pessoa para um local bem arejado o mais longe possível da resina. Caso você passe mal, não hesite, procure atendimento médico levando consigo o frasco da resina bem fechado e com o rótulo legível.

2. Agite muito bem antes de usar e coe se for pigmentar

4 principais cuidados com impressão 3D em resina

Agitar a resina é um passo absurdamente simples, mas que pode trazer uma grande melhora nos seus resultados, uma vez que a resina voltará a ficar uniforme garantindo que tenha sua eficiência por mais tempo. Observe, também, a data de validade da resina: resinas costumam ter validade de um ano em média. Após este prazo, ela começa a perder as suas propriedades devido a degradação da fórmula, gerando impressões com menos detalhes e precisão.

3. Lavar sempre depois de usar

4 principais cuidados com impressão 3D em resina

Manter a base de impressão, o VAT sempre limpo e o filme FEP, por consequência, irá garantir o total aproveitamento da resina aplicada para novas impressões quanto ampliar a vida útil do filme, evitando rompimentos e outras anomalias desagradáveis. Para a limpeza, use sempre álcool isopropílico ou Etanol, não esquecendo de fazer uso de luvas.

4. A peça nem sempre deve ser lavada para não esbranquiçar ou curar demais para não amarelar

4 principais cuidados com impressão 3D em resina

Resinas translúcidas ou transparentes sofrem esbranquiçamento, caso as lave por mais de 30 segundos com álcool isopropílico ou etanol. Para evitar este processo, basta escorrer bem a resina e limpar com um pano fino descartável e deixar a peça para curar sem lavar. Quanto ao amarelado, ele irá aparecer se a resina ficar tempo demais sob Sol forte, um pouco mais do que 2 horas em uma câmara de cura com LEDS UV. Uma boa alternativa é optar por resinas com baixo nível de amarelamento.

Dica bônus: descarte corretamente a embalagem da resina vazia

4 principais cuidados com impressão 3D em resina

Descartar a embalagem corretamente pode até mesmo salvar vidas! Estas embalagens são tentadoras para serem reutilizadas, mas, devido a natureza tóxica do produto, isto de fato não é viável. O que deve ser feito é um corte no recipiente, exatamente ao meio e deixá-lo ao Sol, para que os resíduos da resina ali uma vez presentes possam curar. Depois disso, basta descartar em lixo reciclável.

Gostou de aprender quais são os principais cuidados que se deve ter na impressão 3D em resina? Então continuem acompanhando o blog da MakerHero nessa jornada pelo universo da impressão 3D!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe