A área de trabalho do FreeCAD – Parte 2 Deixe um comentário

Todo iniciante sente dificuldades em entender a área de trabalho do FreeCAD e localizar as ferramentas.

Mas esta dificuldade é passageira e se desfaz quando entendemos alguns princípios básicos. No post de hoje, você vai entender um pouco mais sobre essa ferramenta.

Bancada Start: a “tela inicial” do FreeCAD

Quando abrimos o FreeCAD, vemos uma tela inicial que se parece mais com uma página WEB, do que com um software de modelagem 3D. Trata-se, na verdade, de uma aba de documentos, carregada pela bancada Start.

Trata-se da bancada Start, onde iniciaremos nosso trabalho.

A Área de trabalho do FreeCAD

Aqui, vamos encontrar 3 abas:

  • Documents: arquivos recentes e exemplos;
  • Help: documentação geral;
  • Activity: últimas atualizações do FreeCAD.

Área de trabalho do FreeCAD

Quando iniciamos um novo documento (clicando em Documents -> Recent Files -> Create New, ou no menu File -> New), abre-se uma janela azul, que é o nosso espaço vetorial.

A princípio, não vemos nenhum grid 3D, com o eixo de coordenadas e isto confunde bastante os iniciantes. Veremos isso no próximo artigo. Hoje, vamos nos concentrar nas ferramentas e menus.
Quando clicamos com o botão direito do mouse na barra de ferramentas, surgem as opções de ferramentas que podemos habilitar no FreeCAD.

Se quisermos habilitar todas as opções, teremos a seguinte área de trabalho:

A Área de trabalho do FreeCAD

  1. Barra de Menus: Os 7 menus principais (File, Edit, View, Tools, Macro, Windows e Help) estão presentes em todas as bancadas do FreeCAD. É importante salientar que cada bancada possui seus próprios menus adicionais, além destes;
  2. Barras de Ferramentas: Onde temos as ferramentas mais utilizadas. Assim como ocorre com a barra de Menus, cada bancada possui seu próprio conjunto de ferramentas nesta barra. Podemos configurar o FreeCAD para que certas ferramentas estejam em todas as bancadas, conforme desejarmos. A barra de visualização, por exemplo, é um item que deve estar sempre visível;
  3. Caixa de Seleção: Auxilia na seleção de objetos e entidades que queremos editar;
  4. Caixa Combo: É aqui que gerenciamos, editamos e alteramos os parâmetros dos objetos e entidades. Possui 4 sub-abas importantes:
    1. Tasks: É aqui que inserimos os parâmetros na hora de criar um novo objeto ou entidade;
    2. Model: Divide-se em duas partes:
      1. Árvore de objetos: Onde selecionamos os objetos já criados e gerenciamos seus nomes (labels), seus grupos, links e descrições;
      2. Propriedades: É aqui que manipulamos os parâmetros de cada objeto. Divide-se em mais duas sub-sub-abas:
        1. View: Parâmetros de visualização;
        2. Data: Parâmetros matemáticos.
  5. Report View: Visualização de relatórios e mensagens de erros. Aparece automaticamente, quando um erro é detectado. Note o fato de que este erro geralmente é matemático, causado pelo próprio usuário;
  6. Python Console: Aqui visualizamos todas as operações que executamos, em linguagem Python. É aqui também que modelamos através de linhas de código, o que nos permite criar incríveis soluções de parametrização;
  7. Abas de Arquivos: Os arquivos abertos são organizados em abas. Para mudarmos de arquivo, basta clicar na aba correspondente. Repare que a aba “Start”, a tela inicial do FreeCAD, também fica ali. Você pode fechá-la, se quiser. Todos os objetos de todos os arquivos abertos também são listados na Caixa Combo;
  8. Espaço Vetorial: O modelo 3D é visualizado aqui;
  9. Caixa de Navegação: Altera as vistas do modelo;
  10. Barra de Informações: Informações sobre erros, seleção de objetos e etapas de modelagem;
  11. Barra de Controle: Controle de manipulação de vistas (interação pelo mouse), visualização de grid e controle do plano de trabalho.

Não é uma boa ideia ter todas ferramentas à vista, já que elas ocupam espaço na tela, diminuindo a área destinada ao espaço vetorial e dificultando a visualização dos objetos.

Por exemplo: não gosto de usar a caixa Selection View: prefiro me guiar pela árvore de objetos e ter mais mais área de visualização 3D na minha tela.

Também prefiro manter a Caixa Combo desativada, deixando em seu lugar duas outras caixas, superpostas, que possuem as mesmas funções da Caixa Combo: Property e Tree.

E prefiro que fiquem à direita da tela, embora a maioria dos profissionais prefiram do lado esquerdo: são decisões que cabem a cada profissional escolher a forma mais confortável e prática para si mesmo.

Sinta-se à vontade para explorar e modificar o posicionamento de todas estas ferramentas. Lembre-se: você vai utilizar esta área de trabalho de 8 a 16 horas diárias.

Portanto, organize-as da forma que fiquem mais confortáveis para você. Quando tiver mais de 40 anos, e sua visão começar a bugar, você vai me agradecer por este conselho!

Se, por acaso, você bagunçar tudo (e no início você provavelmente vai), lembre-se de clicar com o botão direito do mouse na barra de ferramentas: todas as ferramentas que você perdeu estão lá.

As ferramentas que utilizamos o tempo todo, além da visualização 3D, são:

  1. Menu;
  2. Barras de tarefas;
  3. Caixa de propriedades;
  4. Árvore de objetos.

Estas devem estar sempre à vista.

As demais, podemos abrir somente quando formos utilizar. Desta forma, temos uma área de visualização 3D maior e um espaço visualmente confortável da tela, o que é importante quando lidamos com projetos complexos ou muito detalhados.

Desta forma, teremos uma interface mais limpa e, consequentemente, maior produtividade e organização no trabalho. Além de poupar nossa principal ferramenta de trabalho: a visão.

No próximo artigo, vamos esclarecer como é realmente o processo de trabalho com o FreeCAD e os conceitos chave para a modelagem 3D paramétrica.

E aí, gostou desse artigo? Conta nos comentários o que você achou!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe