Como acessar a Internet na PocketBeagle via USB Deixe um comentário

A PocketBeagle é a mais nova placa da saudosa linha de placas BeagleBone. Apesar de diminuta em tamanho, a Pocket Beagle não deixa nada a desejar em recursos computacionais (processamento e  memória RAM, por exemplo), sendo uma solução compacta e muito interessante para robótica, automação, IHMs, etc., conforme dito neste artigo do nosso blog. Entretanto, se você observar bem, notará que, nativamente, não há maneiras de acessar à Internet pela PocketBeagle, uma vez que ela não tem módulo WI-FI assim como não oferece possibilidades de conexão à rede cabeada. Sendo assim, como acessar à Internet na PocketBeagle? É justamente isso que este post irá ensinar, utilizando como gateway um computador comum e comunicando-se com a rede via USB.

Material necessário

Para fazer sua PocketBeagle acessar a Internet você precisará apenas de:

  • Uma placa PocketBeagle
  • Um cabo micro-USB
  • Um computador comum, com uma USB disponível e com acesso à Internet

Acessar a Internet pela USB… Como assim?

Isso pode parecer muito estranho a primeira vista, mas após esta explicação você entenderá do que se trata.
Primeiramente, é preciso dar nome aos bois. Em uma rede de computadores convencional / residencial, com fio ou sem fio, tem-se estrutura exibida na figura 1.

Estrutura conexão internet
Figura 1 – diagrama de uma rede convencional / residencial

Observando a Figura 1, conclui-se o seguinte:

  • Cada computador / elemento / cliente da rede comunica-se com um elemento centralizador, chamado roteador
  • O roteador é responsável de atender cada computador / elemento / cliente da rede, de modo que cada um tenha sua sessão de rede independente (um determinado computador da rede não “fica sabendo” do tráfego de dados entre os outros computadores da rede e o roteador). Logo, o roteador serve como interface entre a rede local e a Internet, recebendo portanto um outro nome especial: gateway
  • O roteador, por sua vez, conecta-se ao modem. O Modem é o dispositivo responsável comunicar-se com a Internet e atender às requisições do roteador (que, por sua vez, está atendendo às requisições dos computadores/ elementos / clientes finais da rede).
    Observação:
    hoje em dia, os modems oferecidos pelas operadoras de Internet já contemplam um roteador (ou seja, é na verdade um modem “puro” e um roteador “puro” no mesmo equipamento). Logo, ele fará as mesmas ações do modem “puro” e do roteador “puro” descritos acima.

Como a PocketBeagle oferece somente uma USB como interface para comunicação com um computador, deveremos utilizá-la para acessar a Internet. Para isso, devemos fazer as seguintes considerações:

  • A PocketBeagle deverá ser ligada, via USB, a um computador (com Linux ou Windows). Este computador será sua interface com a rede doméstica e a Internet.
  • Para a PocketBeagle, o computador que será o gateway (logo, ele que fará com que informações trafeguem entre PocketBeagle e roteador, modem e Internet).

Portanto, o “acessar a Internet via USB” nada mais é que a PocketBeagle utilizar o computador ao qual está ligada como gateway, utilizando a USB como meio para trocar dados com o referido computador.

Preparação do computador – acesso à Internet na PocketBeagle

Para o computador ser capaz de fazer isso, é necessário configurar o re-direcionamento de tráfego de rede para a USB. Este procedimento é diferente nos sistemas operacionais Linux (podendo ter diferenças inclusive entre as distribuições) e Windows.  Abaixo segue o procedimento a ser realizado para a distruibuição Linux Ubuntu (versão 16.04 LTS):

  1. Primeiramente, é necessário estar como super-usuário. Para isso, utilize o comando abaixo:
    sudo su
  2. Uma vez como super-usuário, é preciso habilitar o IPv4 Forwarding pela USB. Para isso, utilize o comando abaixo:
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
  3. Agora, é preciso atualizar o iptables para permitir IPv4 Forwarding. Para isso, utilize o seguinte comando:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -j MASQUERADE
  4. Finalmente, volte ao seu usuário comum com o comando abaixo, lembrando de trocar o NOME_DO_SEU_USUARIO pelo seu nome de usuário no computador.
    su NOME_DO_SEU_USUARIO

     

    Para o sistema operacional Windows, deve-se seguir o procedimento deste link.

Preparação da PocketBeagle

Para configurar o acesso à Internet na PocketBeagle via USB, siga o procedimento abaixo:

  1. Primeiramente, é necessário estar como super-usuário. Para isso, utilize o comando abaixo:
    sudo su
  2. Em seguida, é preciso configurar o computador (que a Pocket Beagle está ligada via USB) como gateway. Para isso, utilize o seguinte comando:
    /sbin/route add default gw 192.168.7.1
  3. Agora, é preciso configurar o servidor DNS. Aqui, há várias opções (servidor DNS do Google, OpenDNS, algum servidor DNS particular, etc.). Para configurar como servidor DNS o servidor DNS do Google (utilizado pela grande maioria dos equipamentos e pessoas), utilize o comando abaixo:
    echo "nameserver 8.8.8.8" >> /etc/resolv.conf
  4. Finalmente, volte ao seu usuário comum com o comando abaixo, lembrando de trocar o NOME_DO_SEU_USUARIO pelo seu nome de usuário na Pocket Beagle.
    su NOME_DO_SEU_USUARIO

     

Pronto! Agora você tem acesso à internet na PocketBeagle! Para testar, faça um ping ao site do Google com o comando abaixo:

ping -c 5 www.google.com

O resultado é mostrado na figura 2, mostrando que há resposta ao ping e, portanto, acesso à Internet.

Acesso a internet na PocketBeagle
Figura 2 – resposta ao ping na Pocket Beagle

Próximas ações

Como próximas ações, é altamente recomendado fazer o update e upgrade dos pacotes instalados na PocketBeagle. Para isso, utilize os comandos abaixo. Este procedimento pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade de sua conexão à Internet.

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Ainda, para diversão e/ou experimentação, você ainda pode instalar um navegador em modo texto e navegar em alguns sites na PocketBeagle, a partir do terminal. Para isso, faça o seguinte:

 

  1. Instale o navegador em modo texto Lynx com o comando a seguir
    sudo apt-get install lynx
  2. Após a instalação (que pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade de sua conexão à Internet), execute o navegador com o comando abaixo:
    lynx

     

  3. Uma vez aberto o Lynx, aperte a letra G e digite o endereço de um site que deseja visitar (www.google.com.br, por exemplo) e aperte Enter. Para o site www.google.com.br, será exibido a versão do site para navegação em modo texto, conforme figura 3. Agora, basta acessar seus sites favoritos e se divertir! Lembrando que para navegar, utilize somente o teclado (onde as setas vão permitir navegar pela página corrente).Observação: Para sair do Lynx, aperte Ctrl + C.

    Figura 3 – navegação em modo texto utilizando o Lynx na Pocket Beagle

Gostou deste post sobre Internet na PocketBeagle? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe