Hoje veremos como relacionar uma jaqueta (ou outra vestimenta) com um Arduino LilyPad. Este projeto propõe a construção de um sistema embarcado portátil para auxiliar na acessibilidade de deficientes visuais.
O protótipo pode ser aplicado em qualquer vestimenta e irá servir como auxiliador no caminhar do deficiente, o avisando de obstáculos a frente através de sons. O dispositivo também fará um LED piscar para avisar outras pessoas que há um deficiente em seu caminho, reduzindo assim os riscos de acidentes.
O protótipo sugerido neste post é um recurso a mais para ser usado na segurança e locomoção de deficientes visuais, ele não substitui o uso da bengala e deve ser realizado testes para garantir o bom funcionamento antes de ser usado pelo deficiente.
Material Necessário
Para a execução deste projeto é possível utilizar qualquer placa Arduino. Como exemplo, vamos utilizar a placa LilyPad 3.3V, por ser uma placa voltada para o desenvolvimento de projetos wearable.
A LilyPad 3.3V é compacta, possui baixo consumo de energia e seus pinos estão dispostos ao redor da placa, facilitando a utilização em roupas, bolsas, mochilas e outros objetos.
Abaixo está a lista de material utilizado neste projeto:
- 1x Arduino Lilypad 3.3v ATMega32U4
- 1x Led Alto brilho
- 1x Sensor Ultrassônico
- 1x Buzzer
- 1x Regulador de Tensão LM2596 Step-Down
- 1x Power Bank 4000mAh
Você também pode utilizar uma Bateria Li-Po 3.7V no lugar do Power Bank.
Montagem do circuito
OBS: Note que na imagem acima foi utilizada a LilyPad Simple Board diferente da LilyPad listada em materiais necessários. No entanto isso não interfere na montagem e funcionamento do projeto.
O Power Bank utilizado será responsável por alimentar todo o circuito. O Power Bank será ligado diretamente no Sensor Ultrassônico, já que o mesmo precisa de uma alimentação de 5V. Já para alimentar a LilyPad, usamos um regulador de tensão LN2596 para baixar a tensão de 5V para 3.3V.
O Sensor Ultrassônico tem seus pinos Echo e Trig conectados nas portas 10 e 11 da LilyPad, respectivamente. Os LEDs devem ser ligados nas portas 5 e 6 e o Buzzer na 9.
Código
O programa abaixo usa a biblioteca Ultrasonic.h. Faça o download da biblioteca, e coloque-a dentro da pasta LIBRARIES da IDE do Arduino.
/* * JACKETA PARA DEFICIENTE VISUAL * DETECTAR OBJETOS A FRENTE DO DEFICIENTE * SENSOR: ULTRASSONICO * ALERTA: BUZZER * BIP A CADA 1S 2 METROS * BIP A CADA 0,5S 1-2 METROS * BIP EM ALTA FREQUENCIA COM DISTANCIA <0,5 METROS */ #include <Ultrassonico.h> #define Echo 10 #define Trigger 11 #define buzzer 9 Ultrassonico ultra(Echo, Trigger); //Echo, Trigger void setup(){ Serial.begin(9600); pinMode(5,OUTPUT); pinMode(6,OUTPUT); pinMode(buzzer,OUTPUT); } void loop() { uint16_t cm=ultra.centimetrosUltra(); Serial.println(cm); if ((cm>80)and(cm<130)) { tone(buzzer,3000); digitalWrite(5,LOW); digitalWrite(6,LOW); delay(500); noTone(buzzer); delay(500); } if ((cm>30)and (cm<80)) { tone(buzzer,2000); digitalWrite(5,HIGH); digitalWrite(6,LOW); delay(100); noTone(buzzer); delay(100); } if (cm<30) { tone(buzzer,1000); digitalWrite(5,LOW); digitalWrite(6,HIGH); delay(30); noTone(buzzer); delay(30); } delay(50); }
O código é responsável por fazer uma leitura do sensor ultrassônico e carregar o valor em uma variável chamada “cm”. Dependendo da distância que o obstáculo se encontra, LEDS e buzzer serão acionados.
Não esqueça de mudar selecionar a LilyPad na Arduino IDE. Para isso vá em Ferramentas > Placa > LilyPad Arduino USB.
Montagem Final
OBS: Note que na imagem acima foi utilizada a Lilypad Main Board diferente da LilyPad listada em materiais necessários. No entanto isso não interfere na montagem e funcionamento do projeto.
Como se trata de um protótipo optamos por realizar uma montagem básica para que pudéssemos testá-la em uma vestimenta. Para isso, fixamos um velcro na parte detrás da placa para ser preso na roupa e assim, qualquer vestimenta que tenha um velcro costurado poderá receber a automação.
Cabe a você agora usar sua criatividade e montar seu protótipo em uma case estilosa. Já pensou em usar em nos bolsos da frente de camisas? Legal né? Ficaria discreto e você deixaria apenas a abertura para o sensor ultrassônico mensurar a distância do obstáculo a frente do deficiente.
Resultado
Neste vídeo você pode observar o funcionamento do projeto, onde o sistema além de emitir um aviso sonoro também envia um alerta luminoso para a pessoa a frente do deficiente.
Gostou do projeto Acessibilidade de deficientes visuais: Jaqueta com Arduino LilyPad? Para dúvidas e sugestões, deixe um comentário abaixo.
Nossa que legal! Vou fazer como aprendizado, pois tenho todos os componentes.
Erika,
Isso aí, Maker!
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero