Anycubic I3 Mega S x Creality Ender-3: Qual impressora 3D FDM devo comprar? 3

No post de hoje você vai entender as semelhanças e diferenças entre dois modelos de impressora 3D FDM: a Anycubic I3 Mega S e a Creality Ender-3

Anycubic I3 Mega S vs Creality Ender-3

Anycubic I3 Mega S vs Creality Ender-3: Qual impressora 3D devo comprar?

As impressoras 3D são ferramentas incríveis que permitem transformar um modelo 3D digital em um modelo físico em questão de minutos! Nesta tecnologia, os objetos são construídos a partir de um processo aditivo onde o material é depositado por camadas de acordo com o contorno desejado. 

Além dos modelos de impressora 3D abordados neste post, a MakerHero também está comercializando uma variedade de filamentos (PLA, PETG, ABS), a impressora 3D FDM Anycubic Chiron e também impressoras 3D de resina como a Anycubic Photon S e a Creality LD-002R.

Especificações Gerais

Abaixo está uma tabela comparativa das duas impressoras 3D:

Anycubic I3 Mega S Creality Ender-3
Tecnologia de impressão FDM FDM
Filamentos compatíveis PLA, ABS, HIPS, PETG, Wood e TPU PLA, ABS, HIPS, PETG, Wood e TPU
Volume de impressão 210 mm x 210 mm  x 210 mm 220 mm x 220 mm x 250 mm
Altura da camada 0,05 mm – 0,3 mm 0,1 mm – 0,4 mm
Velocidade de impressão 20 mm/s – 100 mm/s (recomendável: 60 mm/s) 20mm/s – 180mm/s (recomendável: 60 mm/s)
Mesa aquecida até 110º C até 110º C
Diâmetro da extrusora 0,4 mm 0,4 mm
Temperatura da extrusora até 260 ºC até 250 º C
Diâmetro do filamento 1,75 mm 1,75 mm
Conectividade SD Card ou USB Micro SD Card ou USB
Tamanho da impressora 405 mm x 410 mm x 453 mm 440 mm x 420 mm x 465 mm
Alimentação Bivolt (com chave seletora) Bivolt (com chave seletora)

Pela tabela comparativa vemos que a I3 Mega S e a Creality são bem parecidas. Mas existem diferenças entre elas sim! Confira abaixo!

Montagem e Nivelamento

No quesito montagem, a impressora da Anycubic sai na frente. Não é que a montagem de Creality Ender-3 seja difícil, mas a Anycubic I3 Mega S é muito fácil de montar. Isso porque a I3 Mega S possui uma quantidade menor de peças, fazendo com que todo o processo de montagem leve em torno de 10 minutos. O mesmo processo na Ender-3 leva aproximadamente 1 hora.

O procedimento de nivelamento das duas impressoras 3D é bem parecido: ambas necessitam de nivelamento manual. Algumas impressoras 3D possuem nivelamento automático, o que exige certo conhecimento do usuário. Por isso, o nivelamento manual é ideal para iniciantes. 

Para mais informações acesse os vídeos de montagem da impressora 3D Anycubic I3 Mega S e nivelamento da impressora 3D Anycubic I3 Mega S no canal oficial da MakerHero e o vídeo montagem e nivelamento da impressora 3D Creality Ender-3 no canal oficial da Creality.

Display

Aqui está outra grande diferença entre os dois modelos de impressoras 3D: a impressora da Anycubic conta com uma tela LCD touchscreen colorida enquanto que a impressora da Creality possui uma tela LCD com backlight azul e um botão giratório.

Display: Anycubic I3 Mega S vs Creality Ender-3

Display: Anycubic I3 Mega S vs Creality Ender-3

O touchscreen da impressora I3 Mega S, em comparação com o botão giratório da Ender-3, oferece uma navegação mais rápida entre os menus.

Sensor de filamento

Esse é um recurso que apenas a impressora da Anycubic possui. O sensor de filamento é capaz de detectar a falta de filamento e, se isso acontecer, emite um sinal sonoro e interrompe a impressão.  

Sensor de filamento da Anycubic I3 Mega S

Sensor de filamento da Anycubic I3 Mega S

Quem possui alguma experiência com impressão 3D sabe o quanto esse recurso é valioso, pois reduz a perda de peças por falhas durante o processo de impressão. 

Continuação após falta de energia

Novamente esse é um recurso que apenas o modelo da Anycubic possui. Nessa impressora, após a falta de energia, a máquina é capaz de retomar a impressão de onde parou. Esse também é um recurso que reduz a perda de peças por falhas durante o processo de impressão.

Fatiadores

Com relação aos softwares de fatiamento, a impressora Ender-3 tem vantagem. A maior parte dos softwares de fatiamento (Cura, Slic3r, Simplify3D) já tem o perfil pronto para a impressora da Creality.

Software fatiador: Anycubic I3 Mega S vs Creality Ender-3

Software fatiador: Anycubic I3 Mega S vs Creality Ender-3

Enquanto que para a impressora da Anycubic, apenas o software Cura possui perfil pronto para a impressora. Isso não quer dizer que você não possa utilizar outro software, mas que você terá que configurar manualmente o fatiador com os parâmetros da I3 Mega S.

Acessórios

Apesar da Ender-3 vir acompanhada de alguns acessórios (manual de instruções, espátula, alicate de corte, ferramentas de montagem, limpador de bico extrusor, cartão microSD, adaptador USB e 20 g de filamento PLA) a I3 Mega S é bem mais completa nesse ponto. 

Além dos acessórios (manual de instruções, espátula, alicate de corte, pinça, luvas, ferramentas de montagem, limpador de bico extrusor, SD Card, adaptador USB, cabo de comunicação serial e 30 g de filamento PLA), a impressora da Anycubic acompanha peças de reposição (bico extrusor e chave de fim de curso).

Comunidade

Por estar a mais tempo no mercado, a impressora Creality Ender-3 possui uma comunidade bem maior: são diversos fóruns, tutoriais e vídeos explicando a utilização e manutenção da impressora, assim como a solução dos seus problemas mais comuns.

Conclusão

Se você está iniciando no mundo de impressão 3D agora, ambos os modelos serão adequados para você. A Anycubic I3 Mega S é o modelo perfeito caso queira uma impressora fácil de montar. Agora se você deseja se especializar em impressão 3D, a Creality Ender-3 é ideal, pois possui uma gigantesca comunidade envolvida, sendo muito mais simples aprender mais sobre o assunto.

Gostou de conhecer as impressoras 3D FDM? Ambas as opções, assim como modelos de impressoras 3D de resina estão disponíveis na loja da MakerHero. Corre lá e garanta já a sua

Deixe seu comentário logo abaixo dizendo qual das impressoras 3D você mais gostou. 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

3 Comentários

  1. eu tenho um problema comk minha ender 3 quando ela começa a impressao ela nao começa no centro da placa e sempre pela lateral

    1. Olá,

      Esse comportamento é comum, em geral está no gcode de início do fatiador. Ele irá fazer uma linha no canto da mesa para “inicializar” o bico e depois irá começar a impressão efetivamente.

      Ele faz essa linha e depois imprime no meio, ou ele imprime todo o modelo deslocado?

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  2. A Ender 3 também tem o recurso de continuação após falha de energia.