Conheça a UNO R4 – Nova Arduino com Cortex-M4 de 32 bits Deixe um comentário

Uma das placas microcontroladas mais populares do mercado, a Arduino UNO foi lançada em 2010 e a versão UNO R3 não recebeu atualizações durante mais de dez anos. Portanto, foi uma grande notícia quando o CEO da empresa Arduino, Fabio Violante, durante uma transmissão ao vivo do 10º Arduino Day, anunciou a nova placa Arduino UNO R4, que oferecerá grandes avanços em poder de processamento, RAM, armazenamento e conectividade.

O maior diferencial da UNO R4 é que a placa irá contar com um microcontrolador um ARM Cortex M4 de 32 bits rodando a 48 MHz e recebeu um aprimoramento significativo de SRAM e memória flash.

Além de tudo isso, a nova placa Arduino estará inicialmente disponível em duas versões – UNO R4 WiFi e UNO R4 Minima – oferecendo desempenho e possibilidades sem precedentes para a comunidade maker. Vamos conferir em detalhes todas as novidades?

Características da UNO R4

Com comentado anteriormente, a nova placa Arduino UNO R4 será composta pelo microcontrolador Renesas RA4M1, um ARM Cortex M4 de 32 bits rodando a 48MHz, o que significa um aumento de desempenho de três vezes em relação a UNO R3. Além disso, a SRAM passou de 2 kB para 32 kB e a memória flash passou de 32 kB para 256 kB para acomodar projetos mais complexos.

Microcontrolador Renesas RA4M1 - ARM Cortex M4 de 32 bits da nova placa Arduino do UNO R4
Renesas RA4M1 – Microcontrolador do Arduino UNO R4

Atendendo a solicitações da comunidade, a porta USB foi atualizada para USB-C e a tensão máxima da fonte de alimentação foi ampliada para 24 V. A nova placa também terá um barramento CAN, que permite aos usuários minimizar a fiação e executar diferentes tarefas em paralelo conectando vários shields. E além de tudo isso, a nova placa inclui um DAC analógico de 12 bits.

Abaixo estão todas as características da Arduino UNO R4:

Características Arduino UNO R4
Características Arduino UNO R4

Na imagem abaixo é possível conferir todos os recursos da microcontrolador Renesas RA4M1:

Recursos do RA4M1
Recursos do RA4M1

Dois modelos: UNO R4 WiFi e UNO R4 Minima

Além de todas as atualizações em relação ao poder de processamento e memória, outra grande novidade é que a placa terá dois modelos: A Arduino UNO R4 WiFi e a Arduino UNO R4 Minima.

A versão WiFi irá contar com um módulo Espressif S3 WiFi além do RA4M1, expandindo as oportunidades criativas para fabricantes, educadores e makers; enquanto o UNO R4 Minima será uma opção econômica para aqueles que procuram o novo microcontrolador sem recursos adicionais.

Espressif S3 WiFi - ESP32
Espressif S3 WiFi – ESP32

Diferenças entre UNO R4 e UNO R3

Embora milhões de usuários tenham aproveitado o microcontrolador de AVR de 8 bits do Arduino UNO R3 por mais de uma década, o novo MCU da série R4 abrirá infinitas novas oportunidades de projeto tanto para makers iniciantes quanto para projetistas mais avançados.

A UNO R4 irá preservar os recursos da família UNO: dimensões, layout e número de pinos, compatibilidade com shields e tensão operacional de 5 V, garantindo o máximo de compatibilidade com projetos existentes. Portanto, as diferenças entre a UNO R4 e sua antecessora, a UNO R3, estão totalmente relacionadas ao desempenho e armazenamento. Confira abaixo as diferenças entre as duas placas:

Comparativo UNO R4 e UNO R3
Comparativo UNO R4 e UNO R3

Segundo a empresa Arduino, a maioria das bibliotecas de software existentes devem funcionar sem modificações, mas algumas que foram otimizadas para AVR podem precisar de ajustes.

Para ajudar na transição, o Arduino fornecerá uma lista pública dessas bibliotecas, juntamente com links para alternativas existentes. Para atingir esse objetivo, foi lançado um Programa de Early Adopter para autores de bibliotecas e projetos de código aberto interessados em testar e portar seu código na nova arquitetura Renesas RA4 usada no UNO R4.

Lançamento do UNO R4

O Arduino UNO R4 tem lançamento previsto para o final de maio, quando serão divulgados mais detalhes sobre suas funcionalidades. Fique atento em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre esse e outros lançamentos da Arduino.


Ficou animado para esse lançamento? Conta para nós nos comentários. Se quiser conhecer mais sobre Arduino, confira nosso post O que é Arduino. E não esqueça de nos seguir no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades do universo Maker 😉

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe