Caneta 3D | O que você precisa saber? Deixe um comentário

O que são as canetas 3D?

A Caneta 3D é literalmente uma caneta capaz de imprimir objetos tridimensionais. Seu funcionamento é similar a impressoras 3D, sendo uma forma muito divertida de iniciar no mundo da impressão 3D. Essas canetas são projetadas pensando em crianças e adolescentes que buscam maneiras de expressar sua criatividade. E um ponto muito importante é que as canetas 3D se destacam principalmente em 2 aspectos: preço e praticidade.

Diferente de uma impressora 3D, que tem seus movimentos controlados por computador, a caneta 3D é usada de forma livre e pode ser utilizada até por crianças. Para utilizá-la basta apertar um botão e usar a imaginação para criar pequenos objetos.

Criança usando uma caneta 3D
Criança usando uma caneta 3D

Como funciona uma caneta 3D

O funcionamento de uma caneta 3D é muito simples: de um dos lados é inserido o filamento, que passa por uma fina câmara aquecida que irá derreter o material. O filamento derretido irá sair pela ponta da caneta e então o usuário pode operar a ferramenta para desenhar os objetos que desejar.
Cada material possui um tempo de resfriamento diferente, ou seja, alguns demoram mais para solidificar que outros.

A caneta 3D possui o funcionamento semelhante ao de uma pistola de cola quente e de uma impressora 3D, pois possui características de ambas ferramentas. Mas diferente de pistolas de cola quente, que usam como refil bastão de silicone, as canetas 3D usam como refil o mesmo filamento usado em impressoras 3D como PLA e ABS.

A caneta 3D que trabalhamos na MakerHero é a Creality Pen-001, que usa como filamento o PCL, um material eco-friendly com temperatura de fusão muito menor que os demais, tornando esta caneta mais segura durante o uso. A Pen-001 é a melhor opção para que crianças tenham seu primeiro contato com impressão 3D. Esse modelo funciona a bateria e sua carga dura 60 minutos de uso contínuo, a estrutura é feita em ABS, tornando-a resistente a quedas.

Personagem impresso em caneta 3D
Personagem feito com caneta 3D

Para quem as canetas 3D são indicadas?

Canetas 3D tem um grande apelo para o público adolescente, mas qualquer pessoa pode se divertir colocando a mão na massa. Sua utilização é muito simples e se for usada por crianças, é importante que um adulto as oriente sobre o funcionamento da caneta, principalmente pelo fato do bico ser aquecido.

As canetas 3D são muito usadas para criar brinquedos, acessórios (brincos, colares, pulseiras), prototipagem de objetos simples, peças decorativas e até reparar pequenos objetos quebrados.

Tipos de filamentos para caneta 3D

O refil de Caneta 3D é chamado de filamento, os mesmos usados em impressoras 3D. Cada modelo de caneta trabalha com diferentes tipos de filamentos, pois cada um necessita de temperaturas diferentes para serem derretidos, mas os principais são os mesmos usados em impressoras 3D convencionais:

ABS: Atualmente é o filamento mais popular para impressão 3D, possui diversas variações de cores, com opções com aspecto de metal, madeira e até filamentos translúcidos. ABS é sigla para “Acrilonitrilo butadieno estireno”, sendo este o mesmo material usado em peças LEGO, por exemplo.
Este material tem baixo custo e sua temperatura de fusão é alta, entre 210ºC a 250ºC. A desvantagem de usar este filamento é sua alta temperatura de fusão, o que resulta em emissão de vapores que podem causar irritação caso inalados.

PLA: Esse plástico é uma boa opção para quem se preocupa com o meio ambiente, pois é biodegradável. O PLA significa Poliácido láctico, tem origem vegetal e temperatura de fusão de 185ºC. Este material é mais frágil que o ABS, mas em compensação não emite vapores prejudiciais.

TPU: Também conhecido como Poliuretano termoplástico, é um material flexível e durável. Sua temperatura de fusão é entre 225ºC e 260ºC.

Peça em TPU impressa em impressora
Peça em TPU impressa em impressora 3D

PC: Popularmente conhecido como Policarbonato, é um material com boa resistência a impactos. Sua temperatura de fusão é alta, necessitando temperaturas entre 280ºC e 300°C. O policarbonato é uma ótima opção para criação de objetos com aspecto de gelo ou vidro.

Peça de policarbonato impressa em impressora
Peça de policarbonato impressa em impressora 3D

Nylon: Talvez esse seja o material mais comum no cotidiano, é flexível e durável e pode ser usado para criar objetos translúcidos. A temperatura de fusão de filamentos em Nylon fica entre 255ºC e 275°C.

PCL: Canetas 3D que usam esse filamento são indicadas para o público infantil. O PCL, também conhecido como Policaprolactona, é o filamento usado na caneta Creality Pen-001.

Foto com duas canetas 3D e brinquedos impressos com caneta 3D
Brinquedos feitos com caneta 3D

Possui a menor temperatura de fusão de todos, cerca de 60ºC, ou seja, pode ser até remoldado usando água quente. Vale ressaltar que o PCL leva mais tempo para se solidificar, o que pode ajudar caso seja necessário efetuar correções na peça.

Quanto custa uma caneta 3D?

Assim como nas impressoras 3D, existem vários fabricantes de canetas 3D no mercado, e os preços ficam na faixa de R$ 200,00. O modelo que nós indicamos é o PEN-001 da marca Creality, a mesma fabricante de uma das impressoras mais populares do mercado: a Ender 3. Além de possuir uma tecnologia de ponta, a PEN-001 trabalha com temperaturas mais baixas, permitindo que crianças se divirtam sem riscos.

O motivo de indicarmos esse produto é porque foi desenvolvido para ser utilizado por crianças e estudantes, por causa da sua baixa temperatura de operação, além de usar o filamento PCL, que é um filamento não tóxico e eco-friendly.

Coruja feita com caneta 3D
Coruja feita com Caneta 3D

E aí, gostou de conhecer sobre Canetas 3D? Se ficou com alguma dúvida pode usar a área de comentários abaixo. E não esqueça de nos seguir no Instagram. 😉

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe