Certa vez em um debate sobre fabricação aditiva ouvi a seguinte frase: “Impressão 3D é uma coisa cara de se fazer e barata de se vender”. Mas será mesmo? Hora de aprender a agregar valor à sua impressão 3D para conseguir pagar o filamento, ter lucro e se divertir bastante! Vamos lá?
Mas eu só sei IMPRIMIR! Como faz?
Saber modelagem 3D é primordial para criar projetos exclusivos que vão encher os olhos dos clientes e empresas e aqui mesmo no blog deixei uma série de artigos que vão te ajudar a começar com o pé direito! Mas digamos que você não tenha tempo disponível nesse momento, então, saiba que podemos fazer maravilhas com o simples fato de conhecer bem o seu equipamento e explorar as dicas abaixo ao máximo para extrair peças realmente únicas!
Utilize mais de uma cor para agregar valor à sua impressão 3D!
Isso mesmo, você pode trocar a cor da peça que estiver sendo impressa ! O grande segredo para obter um efeito incrível é misturar cores em camadas próximas para se obter a cor resultante da mistura em peças realmente finas ou ainda deixar para fazer a troca em áreas com tamanhos diferentes criando assim efeitos incríveis!
A troca de filamento se faz bastando para isso cortar a ponta do filamento que está sendo utilizado, depois cuidadosamente com a impressora funcionando, posicione a ponta do novo filamento igualmente cortada para não ter detritos na extrusora e segure firmemente até que a extrusora puxe o novo filamento para dentro!
Outra situação de troca é simplesmente criar linhas de cores fazendo a troca de filamento com intervalos regulares!
Imprima peças com partes separadas e crie padrões para elas!
Existem vários projetos que permitem criar padrões incríveis sem grande esforço, pois os mesmos já vem cortados em partes! A versão padrão desta Kombi você pode baixar aqui: https://www.thingiverse.com/thing:2642473
Só tem uma cor disponível?
Não tem problema! Você poderá agregar valor à sua impressão 3d utilizando cores especiais.
A foto conta muito sim, mas se você optar por cores diferentes tais como este lindíssimo azul cobalto por exemplo, o objetivo será amplamente alcançado já que o resultado é tão avassalador que fará qualquer um desejar ter uma peça assim em casa ou no escritório mesmo sendo ele home office!
E para peças mecânicas? O que fazer?
Mais até do que beleza primeiro se deve pensar na aplicação da peça, então a escolha correta do tipo de material é vital aqui!
- ABS é um material apropriado para peças que precisam de uma certa elasticidade mecânica e ou resistir a temperaturas acima dos 80º C.
- PLA convencional é um material extremamente duro e praticamente sem atrito, ideal para engates e roscas!
- HT PLA tem as mesmas características do PLA tradicional, porém resiste a temperaturas de até 120º C enquanto que o tradicional vai apenas até 58.8º C em média. Por poder ir na autoclave, é bastante usado na fabricação de kits de face shields emergenciais.
- PETG possui alguma elasticidade mecânica mesmo sendo extremamente liso, resiste a temperaturas de aproximadamente 75º C e pode ser higienizado com kits de esterilização químicos contendo água sanitária sem perder suas propriedades sendo muito visto em face shields impressos justamente por causa disso.
- PP material extremamente denso que é ideal para estanques por não deixar vazar nada de primeira, não é exatamente barato mas é muito fácil de se imprimir.
Em peças mecânicas use sempre preenchimento acima dos 40% e paredes de pelo menos 0.8 mm, isso dará a peça a qualidade mínima para o que for preciso, nunca faça nada abaixo disso pois dependendo da aplicação alguém pode até se machucar!
Por fim, jamais se esqueça de explicar ao cliente todo o trabalho que se dá ao projetar e trazer esse projeto para a vida real saindo do computador para a printer e da printer para as mãos deles! E claro, cobre pela sua mão de obra e não apenas pela impressão!
Agora você está pronto para faturar mais e melhor com prototipagem e a execução de projetos exclusivos! Se você gostou destas dicas não deixe de acompanhar esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da MakerHero!