Como calibrar sua impressora 3D Ender-3

Como calibrar sua impressora 3D Ender-3? 2

A calibração da impressora 3D é o pré requisito mais importante quando você coloca alguma peça para imprimir. Se você calibrar errado, você poderá perder horas de impressão e muito material. Então, hoje, iremos abordar como fazer a calibração correta da Ender-3 de uma forma simples e, ainda, iremos abordar como automatizar uma parte deste processo.

Nivelamento da mesa da Ender-3

O primeiro e mais importante passo para calibrar a Ender-3 ou qualquer outra impressora 3D é garantir que a área onde será impressa a peça está nivelada. Existem diversos métodos para se executar este nivelamento e eu irei detalhar alguns destes métodos para vocês.

Nivelamento com uma folha de papel

O primeiro método é um pouco rudimentar e pode apresentar um trabalho muito grande, mas é um dos métodos mais utilizados e de simples execução: usando um papel A4 simples ou folha de papel sulfite.

Neste método, você deverá dar o auto home na sua ender 3 (Menu Prepare -> Auto Home) para ter o seu primeiro ponto de referência. Quando a sua impressora terminar o movimento, você deve pegar um pedaço de papel sulfite (um quadrado de 10cm é suficiente, de preferência um papel que você não irá utilizar mais, mas que esteja liso ainda, sem amassados) e colocar ele entre o bico extrusor e a mesa. Se você não conseguir colocar ele entre os dois, a mesa está muito próxima do bico extrusor – então, abaixe a mesa com a porca de nivelamento.

Como calibrar sua impressora 3D Ender-3
Figura 1 – Porca de Nivelamento

regulando a altura da mesa nas porcas de nivelamento até chegar a um ponto que você consiga mexer o papel entre os dois de forma a apresentar uma leve resistência.

Após isto, você deve movimentar o bico extrusor e a mesa de modo a fazer esta calibração em alguns pontos equidistantes da mesa (você pode desativar os motores neste passo). É aconselhável fazer este processo em 8 pontos da borda da sua impressora.

Como calibrar sua impressora 3D Ender-3
Figura 2 – Pontos de Calibração da Cama da Ender 3

Como ilustrado na Figura 2, não é necessário que sejam 100% alinhados, mas deve-se respeitar um alinhamento com a borda para que dê certo.

Nivelamento com Relógio Comparador

Este método exige a aquisição de um relógio comparador (digital de preferência) e da impressão de um suporte para ele, disponível neste link.

Como calibrar sua impressora 3D Ender-3
Figura 3 – Relógio Comparador e sua montagem na Ender-3

Você pode efetuar a montagem do suporte na sua Ender-3 e efetuar o auto home na impressora. Após isto, você deve adicionar o relógio comparador na sua Ender-3 e ligá-lo.

O relógio comparador é um instrumento de medição feito para observar a diferença dimensional em superfícies levando em conta um ponto referência. No primeiro ponto devemos fazer o método do papel para tomar a referência correta para as próximas medições. Fazendo o método do papel, você irá observar que a leitura no relógio comparador será algo diferente de 0, então devemos apertar em Zerar ou Zero no relógio e segurar para gerarmos a referência.

Após isto, vamos levar o bico extrusor pela mesa até os 4 cantos da mesa, o mais próximo do centro das porcas niveladoras, onde observaremos que a medida no relógio comparador irá se alterar. Movimentando a porca niveladora, devemos fazer o relógio zerar em todos os 4 pontos, fazendo assim o nivelamento da mesa de forma perfeita.

Auto nivelamento para a Ender-3

A parte de nivelamento da impressora é uma parte chata e demorada e, mesmo com os métodos que eu ensinei anteriormente, pode apresentar imperfeições e para a “produção em massa”. Quando você está utilizando sua Ender a trabalho, pode se tornar uma parte que você estará perdendo muito tempo e dinheiro fazendo.

Podemos, então, automatizar o processo de nivelamento na Ender-3, mas, para isso, devemos possuir alguns pré-requisitos que mostraremos detalhadamente em outro post.

Existem diversos tipos de sensores que podemos colocar na nossa Ender-3, como indutivos, BL touch ou até mesmo um simples switch button.

Como calibrar sua impressora 3D Ender-3
Figura 4 – Sensor BL Touch para Auto Nivelamento

O sensor BL Touch é o mais recomendado, pois possui uma integração quase que nativa ao firmware atualizado da impressora. Os sensores de nivelamento criam um mapa com os desníveis da mesa e, então, fazem uma correção na hora da impressão, compensando os desníveis da mesa com a atualização do eixo Z.

Como calibrar sua impressora 3D Ender-3
Figura 5 – Mapa de Desnível retirado da Octoprint

O mapa da Figura 5 é um exemplo de mesa desnivelada, onde a parte azul representa regiões baixas e a parte vermelha as partes altas da impressão. O software, por sua vez, faz as correções sem que você necessite nivelar a mesa, mas não significa que você não deva nivelar a sua mesa nunca mais.

Uma grande vantagem deste método de auto nivelamento está no fato de que a cama da impressora normalmente empena, cria regiões de desníveis, que não podem ser compensadas com apenas o nivelamento da mesa – e o sensor de nível é capaz de identificar e compensar.

Uma solução para isto seria substituir a cama por um painel de vidro temperado PLANO. Eu dou uma ênfase enorme na palavra “PLANO” pois nem todo vidro é 100% plano. Tente optar por espelhos, pois, por definição, um espelho tem que ser extremamente plano para que a sua imagem reflita sobre ele de forma clara e perfeita, eliminando assim a possibilidade de imperfeições. Um ponto negativo é que, com a utilização do vidro ou espelho, devemos utilizar algum spray para ajudar na fixação da peça na mesa, mas a qualidade da impressão melhora expressivamente.

Calibrando a extrusora da Ender-3

Quando falamos de calibrar a extrusora da Ender, estamos trabalhando diretamente com o fluxo de material na impressora e iremos tratar disso dentro do fatiador de sua escolha. No meu caso, eu utilizo o Cura para fatiar minhas peças e irei ensiná-los por lá, no vídeo. O processo de calibrar o fluxo é mais demorado e demanda muita atenção.

YouTube video

Além das configurações, um upgrade que vale a pena ser feito na sua impressora é a substituição da extrusora original por uma extrusora de duas engrenagens (dual gear), pois impacta diretamente no fluxo de material. A engrenagem que empurra o filamento é menor do que a original, fazendo com que o fluxo de material seja menor – consequentemente, diminuindo o “gasto” de material para fazer uma peça e ajudando na redução do fluxo necessário para se imprimir uma peça.

Como calibrar sua impressora 3D Ender-3
Figura 6 – Extrusora Dual Gear

Tensionando a correia da Ender-3

E, por fim (quase fim na verdade), mas não menos importante, temos o tensionamento das correias dentadas da Ender-3. Na Ender-3, temos 3 conjuntos que geram o movimento dos eixos, cada um referente a um eixo (X, Y e Z). Nos eixos X e Y temos as correias dentadas que vão afrouxando com o tempo, o que pode fazer os eixos perderem a precisão com o tempo, gerar rugosidade nas superfícies laterais da peça e comer alguns passos do motor ao longo da impressão.

O tensionamento das correias deve ser feito de forma a não ficar frouxo e não ficar muito pres. Você não deve conseguir elevar a correia mais de 1 dedo e meio sem forçar o motor.

Conclusão

Estes foram os ajustes que geram dúvidas, mas você deve sempre se atentar que uma impressora 3D, no geral, está sempre passando por processos de melhorias e de ajustes constantes. Calibrar a temperatura correta para o tipo de filamento que está se utilizando, calibrar a melhor velocidade de impressão, overhang da sua impressora, entre diversos outros ajustes devem ser feitos para você alcançar uma boa impressão. A Ender-3 é uma impressora barata e que possui um potencial de gerar peças profissionais e com alta qualidade que impressionam, desde que bem calibrada e configurada.

Agora você ja sabe o básico sobre como calibrar a sua impressora 3D e os principais causadores das “peças ruins” da Ender-3.

A Ender-3 é uma impressora MUITO potente e pode gerar impressões profissionais, com qualidade EXCEPCIONAL e, para isto, além de deixar a impressora calibrada, vale a pena dar uma olhada no post do SuperMaker Guilherme Razgriz – Upgrades na Creality Ender-3.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. Rian bom dia! Cara to precisando de uma ajuda!!!
    Toda hora minha impressora quebra o filamento, nao sei mais o que fazer. O bico nao ta entupido, o tubo tbm nao! A extrusora fica fazendo tec tec e nao sei mais o que fazer. Vi vários videos e nenhum resolve o problema. Ate pensei q pudesse ser a curvatuva do tubo porém qnd eu imprimia c outra marca de filamento funcionou normalmente. Ai vc vai me falar que eh o filamento, tambem achei q pudesse ser mas troquei o filamento por um outro e mesmo assim. Os 2 filamentos que estão quebrando sao da voolt. Sera que pode ser isso?

    1. Olá Gabriel,

      Confira, se possível, o lote dos filamentos se são os mesmos. As vezes pode ser algum lote ruim.

      Verifique também se o tubo de PTFE está bem assentado no bico, espaços podem causar entupimentos. Teste também com outras temperaturas, diferentes marcas podem imprimir melhor em diferentes temperaturas.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero