Imprimir em duas cores é sem dúvida uma das coisas mais legais para se fazer com uma impressora 3D! Neste post você vai aprender a imprimir em duas cores em impressoras 3D com apenas uma extrusora, como a Ender-3, I3 Mega S e Chiron.
A troca de cores manual é uma técnica que eleva a impressão 3D, permitindo criar peças com diferentes estilos de transição de cores bem como a junção de diferentes materiais. Ficou interessado(a)? Então continue lendo!
Troca de cores manual
O fatiamento das peças continua sendo feito da mesma maneira a qual você já está acostumado(a). A troca de cor direta se dá de forma muito prática seja com bowden ou direct drive. Aguarde a impressão chegar a altura desejada e durante a fase do preenchimento da peça (para peças ocas faça o processo durante o desenho da parede mais interna) reduza a velocidade da impressão a 10% da velocidade configurada no fatiador e troque manualmente os filamentos sem demora. Após a troca basta retornar a velocidade de impressão padrão.
Lembre-se: A troca de material deve ser feita com firmeza e velocidade!
Criando efeitos
O truque para se obter o efeito de dupla coloração ou texturização horizontal perfeitos é proporcionar relevo maior nas áreas em que se deseja atribuir a nova coloração ou material.
Para gerar listras verticais, precisamos alterar o posicionamento do objeto no seu fatiador favorito. Em alguns casos pode ser necessário o corte da figura, como fizemos aqui com o Ultimaker Cura, da seguinte maneira:
- Coloque a figura na horizontal adicionando suportes caso necessário;
- Salve o gcode na posição de impressão;
- Espelhe a figura e ajuste o seu posicionamento para que depois o encaixe com cola seja perfeito;
- Basta imprimir e se divertir com as trocas.
A troca em degradê é sem dúvida a que pedirá mais atenção e coordenação para uma troca perfeita. O procedimento é o mesmo para bowden e direct drive e deve ser feito da seguinte maneira:
Quando estiver perto do momento onde deseja que a transição aconteça, corte o filamento do carretel com um alicate de corte a cerca de 5 a 10 cm antes do final do curso de entrada da extrusora. Feito isso, posicione firmemente com os dedos a ponta já cortada do novo filamento contra a ponta do antigo até que a nova ponta ultrapasse o parafuso trator da extrusora e esteja sendo puxado para dentro do bowden ou hotend. A troca por degradê terá variações únicas pois depende muito do seu “timing” durante a troca!
Pausando a impressora para trocar a cor do filamento
Embora a sua aparente facilidade seja tentadora independente do modelo de impressora 3D, sobretudo nas cartesianas e deltas, a chance de ocorrerem problemas é muito maior! Qualquer passo em falso durante a troca, especialmente em modelos de fuso único, podem por tudo a perder, já que a extrusora fica diretamente apoiada no eixo. O mesmo pode acontecer em máquinas com upgrade para direct drive devido ao peso do sistema sob o eixo X.
Gostou de conhecer estas técnicas incríveis para criar impressões com duas ou mais cores utilizando apenas um bico extrusor? Então não deixe de continuar acompanhando esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D no blog da MakerHero!