Como substituir o tubo PTFE de uma impressora 3D

Como substituir o tubo PTFE de uma impressora 3D Deixe um comentário

Todos os felizes proprietários de impressoras 3D de tecnologia FFF que utilizam hotends com tubo de PTFE dentro do hotend irão passar por isso algum dia: a carbonização da ponta do tubo simplesmente não vai mais permitir que a sua printer continue trabalhando. Mas calma! Neste post vamos aprender a deixar tudo como novo em alguns minutos!

Como substituir o tubo PTFE de uma impressora 3D

Como saber se devo trocar o tubo PTFE?

Se, durante a impressão, você começar a ouvir estalos na extrusora você tem um sinal claro de que o filamento não está conseguindo passar para o trato final do bico. Além disso, se suas impressões simplesmente não se concluem, mesmo a impressora fazendo o seu trabalho, é provável que esteja na hora de trocar o tubo PTFE.

Como substituir o tubo PTFE de uma impressora 3D

Antes de seguir com o procedimento de troca, verifique se o bico não está entupido. Faça isso utilizando uma agulha apropriada para o diâmetro do seu bico, ou na falta da mesma, aqueça o hotend retirando o filamento do trato da extrusora e bico e em seguida desrosqueie o bico com uma chave apropriada.

Caso o problema persista após a limpeza do bico, aqueça novamente o hotend e retire o tubo de PTFE da seguinte maneira:

  1. Desrosqueie o engate pneumático do hotend utilizando uma chave de boca 10 x 10 e deixe de prontidão uma ferramenta para corte do tubo de P;
  2. Puxe o PTFE para fora do hotend ainda quente e desligue-o na sequência.

Como substituir o tubo PTFE de uma impressora 3D

Se a ponta do tubo que faz contato diretamente com o bico do hotend estiver carbonizada e fechada é importante que você siga o procedimento abaixo.

Como substituir o tubo PTFE de uma impressora 3D

O tubo de PTFE sofre degradação com o passar dos ciclos de aquecimento, principalmente quando sujeito a temperaturas acima dos 240ºC. Isso ocorre principalmente pelo fato de que a grande maioria das impressoras 3D de entrada não possuem o tubo com teflon puro em sua composição.

Cortando o tubo PTFE de uma impressora 3D

Em casos como o acima, a substituição do tubo não é necessária em máquinas com sistema bowden.

  1. Corte cerca de 3mm do tubo para além da ponta danificada e afastar o engate pneumático por essa distância e remontar o sistema e tudo ficará bem novamente;
  2. Após recolocar o tubo no lugar tenha cuidado para que ele tenha exatamente o mesmo tamanho anterior para não provocar vazamentos ou entupimentos;
  3. Rosqueie o bico a frio e depois aqueça o hotend a 150ºC para o aperto final.

Substituindo o tubo PTFE de uma impressora 3D

O tubo deve ser trocado se o PTFE estiver muito curto devido a execução em demasia desse procedimento acima. Ou também se os engates pneumáticos estiverem gastos, prendendo o tubo de forma a danificá-lo criando ranhuras ou mesmo não mantendo a pressão para deixar tudo bem firme. Nesta situação, os engates também deverão ser trocados.

Após remontar basta voltar ao trabalho!

Como substituir o tubo PTFE de uma impressora 3D

Gostou de aprender a substituir o tubo PTFE de uma impressora 3D? Então não deixe de continuar acompanhando essa incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da MakerHero!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe