Todos os felizes proprietários de impressoras 3D de tecnologia FFF que utilizam hotends com tubo de PTFE dentro do hotend irão passar por isso algum dia: a carbonização da ponta do tubo simplesmente não vai mais permitir que a sua printer continue trabalhando. Mas calma! Neste post vamos aprender a deixar tudo como novo em alguns minutos!
Como saber se devo trocar o tubo PTFE?
Se, durante a impressão, você começar a ouvir estalos na extrusora você tem um sinal claro de que o filamento não está conseguindo passar para o trato final do bico. Além disso, se suas impressões simplesmente não se concluem, mesmo a impressora fazendo o seu trabalho, é provável que esteja na hora de trocar o tubo PTFE.
Antes de seguir com o procedimento de troca, verifique se o bico não está entupido. Faça isso utilizando uma agulha apropriada para o diâmetro do seu bico, ou na falta da mesma, aqueça o hotend retirando o filamento do trato da extrusora e bico e em seguida desrosqueie o bico com uma chave apropriada.
Caso o problema persista após a limpeza do bico, aqueça novamente o hotend e retire o tubo de PTFE da seguinte maneira:
- Desrosqueie o engate pneumático do hotend utilizando uma chave de boca 10 x 10 e deixe de prontidão uma ferramenta para corte do tubo de P;
- Puxe o PTFE para fora do hotend ainda quente e desligue-o na sequência.
Se a ponta do tubo que faz contato diretamente com o bico do hotend estiver carbonizada e fechada é importante que você siga o procedimento abaixo.
O tubo de PTFE sofre degradação com o passar dos ciclos de aquecimento, principalmente quando sujeito a temperaturas acima dos 240ºC. Isso ocorre principalmente pelo fato de que a grande maioria das impressoras 3D de entrada não possuem o tubo com teflon puro em sua composição.
Cortando o tubo PTFE de uma impressora 3D
Em casos como o acima, a substituição do tubo não é necessária em máquinas com sistema bowden.
- Corte cerca de 3mm do tubo para além da ponta danificada e afastar o engate pneumático por essa distância e remontar o sistema e tudo ficará bem novamente;
- Após recolocar o tubo no lugar tenha cuidado para que ele tenha exatamente o mesmo tamanho anterior para não provocar vazamentos ou entupimentos;
- Rosqueie o bico a frio e depois aqueça o hotend a 150ºC para o aperto final.
Substituindo o tubo PTFE de uma impressora 3D
O tubo deve ser trocado se o PTFE estiver muito curto devido a execução em demasia desse procedimento acima. Ou também se os engates pneumáticos estiverem gastos, prendendo o tubo de forma a danificá-lo criando ranhuras ou mesmo não mantendo a pressão para deixar tudo bem firme. Nesta situação, os engates também deverão ser trocados.
Após remontar basta voltar ao trabalho!
Gostou de aprender a substituir o tubo PTFE de uma impressora 3D? Então não deixe de continuar acompanhando essa incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da MakerHero!