Configurando o Termostato Digital W1209 126

O Termostato Digital W1209 é um componente ideal para projetos simples que envolvem algum controle de temperatura. Ele possui um termômetro e um relé que é acionado de acordo com a sua programação interna. Neste post vamos ver como é possível fazer a sua configuração.

O termostato possui dois componentes principais, o sensor de temperatura e o relé. O sensor de temperatura mede o valor da temperatura para o termostato. As temperaturas medidas podem variar de -50 ºC até 110 ºC.  O relé aciona um dispositivo atuador conectado ao termostato, de acordo com o modo utilizado. O relé suporta uma corrente de até 10 A com tensões até 14 V em corrente contínua. Para corrente alternada, o relé suporta até 5 A, com tensões de até 240 V.

termostato digital

Existem dois modos de operação do termostato, aquecer e resfriar. O modo aquecer é utilizado quando se deseja manter uma temperatura acima de um determinado ponto, ligando ao relé algum dispositivo que esquente o sistema, como uma lâmpada ou uma resistência, por exemplo. No modo resfriar, se deseja manter uma temperatura abaixo, e ao relé é ligado algo como um ventilador ou uma geladeira.

A seguir, veremos como configurar o termostato. Posteriormente, falamos um pouco mais sobre o funcionamento da sua lógica interna.

Navegando pelas configurações do Termostato Digital W1209

O W1290 possui apenas 3 botões (set, + e ) e com eles é possível navegar por suas configurações. No display, normalmente se encontra a temperatura atual que o termômetro está medindo.

termostato digital_detalhes

Apertando uma vez o botão set, a temperatura objetivo vai piscar no display e, apertando os botões + e, é possível ajustá-la.

Segurando o botão set por 5 segundos vai aparecer o menu de ajustes do termostato, iniciando pela configuração P0. Ao apertar os botões + e navega-se entre os parâmetros do termostato, indo de P0 a P6. Para entrar ou sair de cada configuração, basta apertar o botão set. Para sair do menu, basta ficar 5 segundos sem apertar nenhum botão. Não é necessário apertar nenhum botão para definir algum valor.

Abaixo, tabela com as opções de configuração:

Tabela de Setup
Código Descrição Faixa
P0 Resfriar/Aquecer C/H
P1 Tolerância (ºC) 0,1 – 15,0
P2 Limite máximo (ºC) – 45 – 110
P3 Limite mínimo (ºC) – 50 – 105
P4 Correção (ºC) -7 – +7
P5 Atraso de início (min) 0 – 10
P6 Alarme ON/OFF  (ºC) 0 – 110

Cada configuração funciona da seguinte forma:

  • P0 – Define se o termostato vai estar no modo esfriando ou esquentando.
    • C  = O relé liga quando ultrapassa a temperatura.
    • H = O relé desliga quando a temperatura abaixa.
  • P1 – Configura a tolerância (histerese) que o termostato vai utilizar.
  • P2 – Estabelece a temperatura objetivo máxima possível.
  • P3 – Estabelece a temperatura objetivo mínima possível.
  • P4 – Aplica uma correção a ser somada ao valor medido pelo termômetro.
  • P5 – Define um tempo mínimo (em minutos) para acionar o relé novamente.
  • P6 – Configura um alarme que é acionado quando a temperatura ultrapassa a definida. Durante o alarme, o display apresenta: ‘ – – – ‘ e desliga o relé, mas não emite nenhum som.

Abaixo, um gif mostrando o funcionamento do componente:

termostato digital_gif

A seguir, vemos como funcionam alguns parâmetros do Termostato Digital W1209.

Controle liga-desliga

A estratégia de controle utilizada pelo Termostato Digital W1209 é a liga-desliga. É a estratégia mais simples que existe, porém é amplamente utilizada em diversos sistemas. Nela é definida um objetivo e, cada vez que o sistema ultrapassa esse objetivo, o atuador é acionado.

No modo aquecer, se a temperatura medida abaixa da temperatura objetivo o relé é acionado. Quando ligado o atuador, o sistema aquece e a temperatura aumenta. Ao ultrapassar a temperatura objetivo o relé é desligado e a temperatura do sistema volta a baixar até o relé ser acionado novamente.

No exemplo, queremos aquecer uma chocadeira utilizando uma lâmpada para aquecer. A temperatura ambiente inicialmente está em 25 ºC e a temperatura objetivo é 35 ºC. Enquanto a temperatura da chocadeira está abaixo de 35 ºC a lâmpada é acesa, quando está acima, ela fica desligada.

De forma análoga, no modo resfriar, o relé é acionado quando a temperatura medida ultrapassa a objetivo. Ao ligar o atuador, o sistema resfria até que a temperatura medida fique menor que a objetivo.

O problema desse tipo de controle é quando a temperatura muda muito rapidamente em torno da temperatura objetivo e o relé fica ligando e desligando muito rápido, podendo queimar o que estiver ligado nele. Por isso, além do controle Liga-desliga, o Termostato Digital W1209 deixa uma margem de tolerância, chamada histerese.

Histerese, pala

Histerese

vra de origem grega e significa “atraso”, é utilizada para descrever a tendência de um sistema de conservar suas propriedades. Com a histerese podemos atrasar a transição do relé, mantendo ele mais tempo no mesmo estado.

Quando se utiliza um controle Liga-desliga com histerese, é definida uma margem de tolerância em torno do objetivo. Com a tolerância aplicada, temos um limite superior (objetivo mais a tolerância) e um inferior (objetivo menos a tolerância).

No modo aquecer, quando a temperatura abaixa do limite inferior, o relé é acionado. A temperatura sobe até o limite superior, quando o relé é desligado. A temperatura volta a cair até atingir o limite inferior quando o relé é acionado novamente.

Voltando ao nosso exemplo da chocadeira, a temperatura objetivo continua em 35 ºC, mas com uma tolerância de 5 ºC. Nesse caso, o limite superior é de 40 ºC enquanto o inferior é de 30 ºC. Com a temperatura começando em 25 ºC, a lâmpada ficaria acesa até atingir 40 ºC. Quando fosse apagada, a chocadeira iria esfriar até chegar a 30 ºC, quando a lâmpada é acesa novamente.

O modo resfriar funciona de forma contrária, o relé é acionado quando a temperatura ultrapassa o limite superior e desligado quando atinge o limite inferior.

Como vimos anteriormente, no Termostato Digital W1209 é possível configurar diversos parâmetros: modo aquecer/resfriar, temperatura objetivo, tolerância etc.

Pronto para utilizar seu Termostato Digital W1209? Ajude-nos a melhorar o blog comentando abaixo sobre este tutorial.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

126 Comentários

  1. olá, gostaria de saber se era para ter uma ddp entre k0 e k1, no sinal do relé quando acionado? Medi com um multímetro para os casos de aquecer e resfriar, com o relé acionado e desligado mas a tensão entre k0 e k1 é zero para qualquer caso. O sensor de temperatura funcionou e é alimentado com 12v. Coloquei um hotend 12v40w, para aquecer mas não funcionou. Grato.

    1. Olá Fernando!

      Não, não era para haver ddp entre k0 e k1.
      k0 e k1 são como os contatos de um interruptor, eles ficam ou em aberto (sem contato entre eles), ou fechados (contato direto entre eles).

      Dessa forma você precisa k0 e k1 com ou o positivo ou o negativo do hotend.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  2. Boa tarde! Não consigo corrigir a diferença de 12 graus no P4 do termostato, só vai até 7 graus, tentei fazer um reset para voltar na configuração de fabrica, como eu faço? Obrigado

    1. Olá Paulo,

      Infelizmente o fator de correção desse módulo é apenas no intervalo de -7 a 7 graus, não é possível corrigir uma diferença maior que esta com o módulo.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  3. Boa tarde estou com um probleminha na minha estufa,ela não estabiliza na temperatura selecionada, fica subindo até 40 graus e baixando até 36 como corrigir isso.

    1. Olá Hudson,

      Pelo que você relatou pode ser que a tolerância esteja em 4 °C (Parâmetro P1).

      Existe também, dependendo do tamanho da estufa e da circulação de ar dentro dela, o atraso para a temperatura chegar do aquecedor até o sensor.

      Você pode tentar diminuir o valor dos parâmetros P1, P2 e P3 (tolerância, valor máximo e valor mínimo) para ver se corrige o problema.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  4. Andre obrigado pelo post, sera se eu consigo usar esse módulo num fogão elétrico para manter uma faixa de temperatura ?

    1. Olá Hugo,

      Acredito que consegue utilizar num fogão elétrico sim, só tem que ver se a corrente que o fogão exige está dentro da que o relé pode operar.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  5. bom dia Andre, preciso da tua ajuda eu tenho um pequeno criatório de galinha minha chocadeira tem um termostato w 1209 ta desligando com 38 graus e só volata ligar com 33 graus (5Min) como não está incubando os ovos, como diminuir este intervalo? meu whatzap 71991817125

    1. Olá Manoel,

      Você já tentou resetar o termostato e configurá-lo novamente? Para resetar basta segurar as teclas “+” e “-” por 5 segundos.

      Abraço!
      Rosana – Equipe MakerHero

  6. Queria saber se aparecer no display “HHHHHH..” é defeito. Apareceu no meu. E também se tem modo de retornar às configurações de fábrica.

    1. Olá,

      Para retornar as configurações de fábrica basta segurar os botões “+” e “-” simultaneamente durante 5 segundos.

      Abraço!
      Rosana – Equipe MakerHero

  7. P.f. veja se entendí bem. No modo aquecimento com P1=2⁰, P2= 31⁰ e P3=5⁰, o rele desliga quando a temperatura atinge 33⁰ e liga quando a teperatura cai para 3⁰, é isso?

  8. Tem como ele ficar ligado X minutos apos atingir a temperatura e depois desligar completamente? Tipo um timer?

  9. Boa tarde. Comprei essa porcaria de placa de termostato e não é preciso, coloquei numa chocadeira e ja perdi duas chocadas que não saiu nada perdi em tor no de 300 ovos, queria saber colo calibrar essa porcaria, pois descobri que está marcando uns dois graus a mais da real, pode me ajudar?

  10. Olá, essa descrição de P1 como sendo “Tolerância ” está errada: “Abaixo, tabela com as opções de configuração: P1 Tolerância (ºC) 0,1 – 15,0” “Cada configuração funciona da seguinte forma: P1 – Configura a tolerância (histerese) que o termostato vai utilizar.”.

    Porque histerese significa “retardo na resposta” não “tolerância”. Tolerância é outra coisa.

    E quem quiser utilizar esta placa de outra forma, pode fazer seu próprio firmware:
    https://hackaday.io/project/26258-w1209-data-logging-thermostat

  11. Bom dia André, Diogo e Comunidade

    Alguém pode me ajudar com as seguintes dúvidas?
    1- É possível usar o W1209 para que o relé esteja acionado SOMENTE entre uma faixa de temperatura, por exemplo, entre 35 e 40 graus?
    2- Se sim é possível, como devo configurar os parâmetro P0, P1, P2 e P3?

    Obrigado

    1. Nairo,

      Infelizmente acredito que ele não funcione com a ativação entre as temperaturas.

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  12. Só acho ele muito imprecisso tenho que colocar de, ,2a 3 graus a mais para conseguir o que preciso.

  13. Muito boa essas intruções, parabéns pelo trabalho

  14. Excelente.

  15. Muito bom André! Parabéns pelo trabalho. Grande abraço.

  16. Legal, pretendo usar para aquecer as mãos usando resistência em uma caixa, e posicionando a mão sobre a caixa numa superfíce.

  17. Que significa que mi contrlador dijital w1209 muestre en su pantalla “LLL” cuando debería mostrar la temperatura? Gracias por su respuesta

  18. André,

    Sabe se o sensor de temperatura (termopar?) pode ser utilizado na agua?

    Abraço

  19. Posso usar este dispositivo como controlador de frost free , ou qualquer outro tioo de freezers que tenha degelo ,
    como fazer para acionar a resistência de degelo?

  20. O que é o P4 ?
    Como assim correção?
    Como ppsso usá-lo na prática?
    Desee de já agradeço a atenção e aguardo a resposta?

  21. posso acionar uma carga 110v/20A nesse termostado?

  22. comprei um termotato par botar na chocadeira e nao consigo fa o programa para fumcionar o o ventilador

  23. Amigo me ensina cm ajustar a rolagem de ovos na chocadeira cm esse termostato!!pois n consigo programar

  24. boa tarde, tenho uma placa dessa em uma chocadeira q eu fiz mais estava boa mais agora ultimamente esta desligando e nao esquenta ai tiro da tomada ela volta a esquentar e desarmando certinha mais depois fica em temperatura normal os ovos ficam frio. qual sera o defeito?

  25. Como faço pra colocar 38° tá 37.5 quando dá 37.7 desliga e eu já tentei várias vezes ajustar mais não consigo

  26. Boa noite quero deixar numa temperatura para gelar a cerveja mas sempre fica -19 para gelar configuro no c ou H ?

  27. Olá eu sei que dá para configurar 110 ou 220v tem como colocar para 12v? Queria tirar de uma bateria

    1. Aderlan,

      A alimentação dele é 12V. Você deseja acionar cargas 12V?

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  28. O meu termostato w1209 fica so em HHH podem mim ajudar

  29. Boa noite!
    Estou precisando que ele atraque o relé abaixo de 1 grau e tbm acima de 9 graus.
    Seria possível?
    Ficaria desligado apenas entre 1 e 9 graus.

  30. André já testei diversas resistências pra chocadeira e nenhuma aqueceu. Vc poderia me indicar a voltagem e a potência certa que devo usar em meu termostato. Ele e o w1209

  31. Bom dia André tudo bom?
    Tenho uma dúvida a respeito.
    Posso ligar um aquecedor para aquario de 300W 127V nocontrolador ?
    Vi que ele suporta até 5A …
    Desde já agradeço.

    1. Roberto,

      Não é possível. A tensão suportada é para 250VAC ou 14VDC

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  32. Olá tudo bem?
    Entendi o texto, mas faltou um desenho mostrando como é a conexão dos fios de entrada e saida no Controlador…

  33. Suas explicações foram muito boas, obrigado por tudo.

    1. Antonio,

      Que bom que podemos ajudar!

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  34. Bom dia,

    Posso ligar um cooler de 12V no relé?

    1. Gean,

      Pode sim!

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  35. ANDRÉ, obrigado nesta escrita encontrei uma grande ajuda.

  36. Oie, sou o dener. Eu coloquei um carregado de 5.0V aqueles que com entrada usb e ele liga o termostato mas nao liga a lâmpada, cheguei a testar so o suporte da lâmpada e ta funcionando certinho. O que pode ser??

    1. Dener,

      A alimentação do componente é de 12V

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  37. Preciso alterar os parâmetro via software, tem algum exemplo em Paython

    1. Alexandre,

      Não possuímos nenhum.

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  38. Olá, no meu caso eu preciso que o relé acione quando a temperatura baixar e atingir um limite minimo, porem quando subir a temperatura e atingir o limite máximo, preciso que o relé desligue. É possível essa configuração?

    1. Jhonatan,

      O post explica ali na parte “Controle Liga-Desliga” como pode ser feito isso 🙂

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  39. ESTOU UTILIZANDO NO AR CAONDICONOADO DOMEU CARRO, ALIAS FICA BEM MAIS CONFORTAVEL ESTABELECER A TEMPERATURA E VARIAÇÃO QUE EU QUIZER

    1. Olá, Paulo!

      Que bom que lhe foi útil!

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  40. Olá André, tenho 2 termostatos e ambos estão mostrando temperaturas diferentes um do outro. Percebi que a regulagem é no P4, mas como configurar pra deixar a regulagem certa?

    1. Olá Gilmar!

      Sugiro você pegar um termômetro de confiança e medir a temperatura em um mesmo local, de preferência no ambiente da sua apliacação, com os 3 termômetros diferentes (o seu de confiança e os dois do termostato).

      Aí basta aplicar a correção até que as 3 temperaturas medidas estejam iguais.

      Se não tiver um terceiro termômetro, você pode usar um copo de água com gelo e misturar bem. A temperatura dentro do copo deve ser 0 ºC. Aí você ajusta as correções até dar esse valor.

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  41. Donde puedo adquirir uno de esos termostatos y en cuanto tiempo llegaría??

  42. será que não tem como funcionar ao contrario? quero usar este para usar como porta corta fogo industrial, estou pensando em ligar uma fechadura magnética e ao atingir 70° interno, o relê desliga para abrir a fechadura que esta segurando a porta( que tem contra peso )

    1. Olá Davi,

      É possível utilizar o sensor esse termostato para essa função 😉

      Abraço!
      Rosana – Equipe MakerHero

  43. Um ótimo dispositivo com uma excelente exposição das particularidades, Brasil acima de tudo!

    1. Olá Edson,

      É muito bom saber que gostou 🙂

      Abraço!
      Rosana – Equipe MakerHero

  44. Olá…
    Tenho a intenção de instalar um aquecedor de aquário na placa 1209…. será que tem problema colocar o sensor de temperatura dentro da água?

    1. Olá Fernando,

      O sensor de temperatura do termostato é a prova d’água.

      Abraço!
      Rosana – Equipe MakerHero

  45. É possível ligar um cooler nesse relé? Pois eu preciso resfriar um sistema de chocadeira elétrica, mas tô em dúvida se precisarei de outro relé para isso.

    1. Olá Vinícius,

      É necessário que seu cooler possua características de tensão e corrente compatíveis com a do relé (5A/240VAC ou 10A/14VDC)

      Abraço!
      Rosana – Equipe MakerHero

  46. Olá Boa tarde..
    Tenho um termostrato H-W 1401. Ele não está ligando a lâmpada,. O relé liga e desliga normal, só não está desligado a lâmpada, alguém pode me ajudar??? Por favor!

    1. Olá Adenildo,

      Você fez as configurações iniciais do seu termostato? Quais são elas?

      Abraço,
      Rosana – Equipe MakerHero

  47. Coloquei uma Fonte de 5v no Termostato w1209. Ele ligou mas não acende a lâmpada. Ele está com defeito ou a lâmpada só acende com a Fonte de 12v?

    1. Olá Paulo!

      Você deve colocar a fonte de 12 V na entrada de alimentação do termostato, 5 V não irá funcionar.

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

      1. Olá André !
        Gostaria de saber se posso ligar ao relé um ebulidor no caso… Estou montando um terrario para criar um fungo! Obrigado!
        att,Arthur

        1. Tenho dois termostatos arduíno e gostaria de saber se posso ligar um outro termostato nele… Para incubação sem humidade e luz … Pois o outro termostato,além deste dois arduíno ,não é tão preciso porém faz função de resfriamento!

          1. Olá Arthur,

            Acredito que você pode sim ligar um ebulidor no relé.
            Sobre os termostatos: você gostaria de ligar em termostato em outro?

            Abraço!
            Rosana – Equipe MakerHero

  48. Thank you for your previous feedback.well,we need to maintain constant skin temperature of baby at 37 degree C with very slight deflection (not more than 0.2),Is there any feedback you want to share for this application?
    Looking forward for your response.
    Thank you

  49. Can we use this type of thermostat for baby incubators or baby warmers where we need just heating mode??
    I have been working for building baby incubators for remote region hence,needed your feedback.
    Thank you

    1. Hello Sanjay!

      Yes, it is possible, but I recommend lots of tests before using it in a real baby!

      Cheers!

      André – MakerHero Team

  50. Excelente vídeos, vendo o termostato e sempre indico este vídeo para os clientes que não conseguem configurar.

    Obrigado André.

  51. Olá, gostaria de saber se ao desligar a fonte 12V ele mantém as configurações?

    1. Olá Enrico!

      Por um curto período de tempo mantém. Se ficar muito tempo desligado ele realmente reseta.

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  52. Boa noite Filipe!
    Estou utilizando o meu para fazer a maturação de minha cerveja no freezer: uma das etapas envolvia subir a temperatura gradativamente de grau em grau até 21ºC e depois baixar dois dias consecutivos para 13ºC e em seguida para 0ºC, entretanto nesta última não consegui… o controle ficou “louco” e cortava o acionamento do motor antes de atingir o set point. Ficava estalando. O que aconteceu? – É alguma problema de configuração ou de alarme de mínima (se é q tem?).

    1. Olá Bruno!

      O seu modelo é o w1209?

      Ele ficava ligando e desligando? Parece um problema na configuração.

      O que aparece no visor quando dá isso?

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

      1. Sim André, é o W1209.

        Ele fica piscando e alterna entre a temperatura real e números absurdos tipo 5 ºC e de repente marca 25 ºC, depois volta pra 5 ºC e de repente 27 ºC. Quando não ele dá Off e desliga com os três traços —. É muito louco.

      2. Sim André, é o W1209.

        Ele fica piscando e alterna entre a temperatura real e números absurdos tipo 5 ºC e de repente marca 25 ºC, depois volta pra 5 ºC e de repente 27 ºC. Quando não ele dá Off e desliga com os três traços —. É muito louco.

      3. Sim André, é o W1209.
        Ele fica piscando e alterna entre a temperatura real e números absurdos tipo 5 ºC e de repente marca 25 ºC, depois volta pra 5 ºC e de repente 27 ºC. Quando não ele dá Off e desliga com os três traços —. É muito louco.

        1. Bruno!

          Me parece problema no sensor dele, viu? O termostato é meio velhinho? Vê se não tá meio escuro a ponta dos fios do sensor.

          Os três traços é do alarme dele mesmo.

          Se você comprou conosco e faz pouco tempo, entra em contato com o atendimento e vamos ver de verificar o problema aqui.

          Abraços!

          André – Equipe MakerHero

          1. Bom dia! – Na verdade ele é bem novo, é apenas a primeira vez que uso ele. Também não comprei com vocês, mas obrigado pelas informações!

  53. o meu termostato vai até P8 ,como configura???

    1. Olá Jose!

      Qual é o modelo dele?

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  54. Instalei esse termostato em minha chocadeira já tentei várias configurações mas nao adianta fica ligando e desligando quando atinge a temperatura vc poderia me ajudar?

    1. Olá Ademar!

      Você tem certeza que ele está em modo de aquecimento?

      Dê uma olhada também naquele parâmetro chamado “Histerese”.

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  55. Oi Andre, comprei o termostato w1209. Quero montar um esquema tipo adega com uma placa peltier de 5v e dois coolers de 12v, como faço para o termostato controlar os 3?

    1. Oi Thiago!

      Você pode ligar todos em série! Aí quando o termostato liga 1, liga todos.

      Outra opção seria deixar um dos coolers sempre ligado e o outro só aciona junto com o peltier.

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

      1. Em série?
        Sério?
        Dois ventiladores de 12V e um Peltier de 5V e você vai ligá-los em série?
        Como? Com uma fonte de 29V chaveada pelo relê? Experimente. Faça a montagem e meça a DDP sobre os 3 componentes. Veja se consegue a tensão nominal sobre eles…
        Você é um gênio…

  56. Comprei um a temperatura esta em 41 grau e o termômetro marca 37 p que eu faço por favor me ajuda?????

    1. Olá Margarete!

      Como você está medindo esses 37 graus? É um termometro confiável?

      Quando você coloca debaixo do braço, o termostato aponta quanto?

      Se for problema mesmo no term^metro, você pode usar a função P4, que corrige esse valor.

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  57. Ola, tenho um modelo parecido, o w1308, esta apresentando um problema. Ao ligar na alimentação, ele acende, e aposnins 3 segundos apaga. Estou usando uma fonte de 12v 2a

    1. Olá Luiz!

      Você já testou a sua fonte em outro lugar? Pode ser problema na fonte.

      Outro teste possível é utilizar uma fonte diferente.

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  58. Boa noite preciso controlar o meu termostato resfriado um equipamento gostaria de colocar ele para operar entre 25 e 30 graus portanto gostaria que quando atingisse a temperatura de 30 graus entrasse em funcionamento baixando para 25° ele desligasse e não estou conseguindo então quero que ele desliga em 25 graus e quando a temperatura subir para 30 graus ele voltar a funcionar novamente até chegar aos 25 e descansar.

    1. Olá Adolfo!

      Qual termostato você está utilizando?

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  59. Ola, gostaria de programar a placa para a funçao esquentar com 55°C e desligar no 60°C com essa variação de 5°C mas nao estou conseguindo. Oq fazer?

    1. Olá Mario!

      Como você quer deixar entre 55 ºC e 60 ºC você deve ajustar o objetivo para o meio entre eles e deixar a tolerância em 2,5 ºC.

      Por exemplo: se você coloca a referência em 57,5 ºC e a tolerância em 2,5 ºC, ele vai ligar quando a temperatura estiver em 55 ºC (objetivo – tolerância) e desligar com 60 ºC (objetivo + tolerância)

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

      1. Ok…então esse é o esterese?? Grato

        1. Isso, Claudio,

          Com a histerese você consegu ter essa tolerância.

          Abraços!
          Diogo – Equipe MakerHero

  60. Eu só tenho uma fonte de saída 9V 600mA, posso usar nesse aparelho ?

    1. Olá Ruan!

      Não funciona. Tem que ser 12 V mesmo.

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  61. Quando ligo o W1209 aparece a L piscante no display, o que pode ser?

    1. Descobri, havia esquecido de conectar o sensor de temperatura.

      1. Olá Marcos!

        Muito obrigado por ter compartilhado a solução conosco!

        Abraços!

        André – Equipe MakerHero

  62. É possível com uma placa wifi e arduino controlar os comandos via android? Modificar temperaturas, o set etc?

    1. Olá Marcello!

      Não é possível. Sugiro montar o seu próprio termostato. Você pode pegar um ESP32, ligar na wifi, acionar um relé e medir a temperatura com um sensor!

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

      1. Muito legal a ideia. Os srs saberiam me indicar um sensor que suporte altas temperaturas (até 200ºc)?

        1. Olá Caio!

          Você pode usar o Pt100, usado normalmente em laboratórios e ambientes industriais:
          https://www.makerhero.com/produto/sensor-de-temperatura-pt100-a-prova-dagua/

          Tome cuidado com o acionamento!

          Abraços!

          André – Equipe MakerHero

  63. O meu termostato w1209 nao está desligando quando a temperatura passa dos limiteseus a instalação está correta

    1. Olá André, bonito nome!

      Você colocou para desligar ou para ligar quando passa da temperatura?

      Talvez mexer na configuração P0 resolva seu problema.

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  64. Muito bom André, comprei um destes no eBay mas achei que não é muito linear. Estou comparando com outro termômetro para ajustar a temperatura do W1209 e percebi que a variação não é a mesma um do outro. Vou continuar os testes. Abs

    1. Olá Dirceu!

      Existe toda uma ciência por trás das medições né? Tem que ver se o termômetro que você tá comparando é muito melhor que o do termostato também.

      Boa sorte aí!

      Ficamos muito felizes em saber que nosso trabalho realmente ajuda as pessoas!

      Você já viu o nosso fórum? É um espaço aberto onde todos podem colaborar. Lá você pode postar seus projetos, tirar suas dúvidas, ajudar outras pessoas e contribuir para a comunidade 🙂

      https://www.makerhero.com/forum/

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  65. André, não consegui parametrizar o alarme . Pode mostrar um exemplo? O P6 só aceito on/off. Abs.

    1. Olá Mario!

      Você pode entrar na opção P6:

      ao apertar ‘- ‘ ele vai baixando até desligar o alarme.

      Ao apertar em ‘+’ ele vai para ligado e aumentando a temperatura do alarme.

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

    2. Andrés, no puedo hacer que la fuente de calor encienda (bombilla) a pensar de estar calibrado. Pondría hacer un diagrama de instalación de los cables x favor muchas gracias.

  66. André, fale sobre o parâmetro atraso de inicio, esse atraso é somente no início do ciclo ou funciona sempre que a temperatura ultrapassar os limites da tolerância?

    1. Olá!

      Funciona sempre que passar pela tolerância.

      É o tempo mínimo para acionar o relé novamente.

      Abraços!

      1. Olá André,o meu desliga corretamente no 37.8 ,mas não religa no 37.4,as instalações estão direitinhas.

        1. Verifique o P5 “atraso de início”, deve estar “0”. Se estiver em 1 demorá 1 minuto até ligá-lo novamente.

    2. Se me olvido comentar qué el termostato es w1209. Comprado por wichs. Lo que necesitó es un diagrama de instalación de cables para que funcione ya que los que e visto no enciende el bombillo. Muchas gracias .

    3. Bom dia. Comprei um circuito desses há algum tempo. Agora ao testar quando a temperatura atinge 50°C o valor medido some ficando três traços. Pergunto à vc como conhecedor.1.É assim mesmo? 2.O range dessa medição pode ser ajustado?
      Obrigado.

      1. Verifique o “P6” Se ele estiver “on”, mude para “off”.

        “P6” =>Configura um alarme que é acionado quando a temperatura ultrapassa a definida. No seu caso está definida para 50 graus.

        Durante o alarme, o display apresenta: “– – – ” e desliga o relé.