Conheça a impressora 3D Anycubic 4Max Pro 2.0 Deixe um comentário

A Anycubic trás a versão 2.0 da sua impressora 3D 4Max Pro, com algumas atualizações em relação à versão anterior.  Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

Impressora Anycubic 4Max pro 2.0
Figura 1 – Impressora Anycubic 4Max Pro 2.0

Mas afinal, qual a vantagem de uma impressora FDM fechada?

Com uma impressora FDM (Fused Deposition Modeling ou, em tradução livre, Modelagem por Deposição Fundida), podemos utilizar uma gama de materiais para nossos modelos. No entanto, alguns materiais têm sensibilidade maior a variações na temperatura durante o processo, podendo apresentar empenamento nas peças, descolamento da mesa de impressão ou descolamento de camadas. Um dos materiais que mais sofre com esse problema é o ABS.

Uma impressora fechada mantém o ambiente de impressão a uma temperatura muito mais constante, e também evita que corrente de ar do ambiente atinja a peça. Dessa forma, garante uma melhor qualidade e fidelidade das peças, bem como reduz a perda de peças por empenamento ou descolamento da mesa.

Especificações Técnicas da Anycubic 4Max Pro 2.0

Abaixo você encontra as principais características da impressora 4Max Pro 2.0:

Anycubic 4Max Pro 2.0 | Geral
– Fabricante: Anycubic
– Estrutura: Plástico e Alumínio Anodizado
– Tecnologia de Impressão: FDM (Fused Deposition Modeling)
– Volume de Impressão: 270 mm x 210 mm x 190 mm
– Tipos de filamentos: PLA, PLA Wood, ABS, PETG, TPU e HIPS
– Câmera de impressão fechada
– Placa controladora com drivers de passo silenciosos
– Display LCD touchcreen colorido de 3,5 polegadas
– Nivelamento manual
– Mesa de impressão de vidro
– Iluminação interna
– Sensor de filamento com alarme
– Retomada de impressão após queda de energia
– Desligamento automático após o fim da impressão
– Diâmetro do Filamento: 1,75 mm
Diâmetro do Bico: 0,4 mm
Modo de Trabalho: cartão SD e USB-B

Anycubic 4Max Pro 2.0 | Desempenho
– Precisão posicionamento: 0,0125 mm (eixo X) , 0,0125 mm (eixo Y) e 0,00125 mm (eixo Z)
Velocidade de Impressão: entre 20 mm/s e 80 mm/s (ideal: 50 mm/s)
Espessura da Camada: entre 0,05 mm e 0,3 mm
Temperatura Máxima do Bico: 260 ℃
Temperatura da Mesa: 100 ℃

Anycubic 4Max Pro 2.0 | Dimensões e Energia
– Entrada de Alimentação: Bivolt com chave de seleção
– Dimensões: 454 mm x 466 mm x 410 mm
Peso Líquido: 18,2 kg

Destaques da Impressora 3D Anycubic 4Max Pro 2.0

A Anycubic incorporou algumas inovações no modelo 2.0 da 4Max Pro. Conheça os principais diferenciais!

Extrusora direct drive dual gear

A impressora trás um sistema de extrusão direct drive com dual gear, com motor de extrusão diretamente acima do hotend e duas engrenagens ao invés de uma engrenagem e uma polia para guia, o que significa mais precisão ao lidar com filamentos, com menos risco de que o filamento patine, além de lidar melhor com filamentos flexíveis.

Impressora Anycubic 4Max pro 2.0 - Sistema de extrusão
Figura 02 – Sistema de extrusão da Impressora Anycubic 4Max Pro 2.0

Hotend Atualizado

No hotend da 4Max Pro 2.0 traz uma atualização na refrigeração, contando agora com dois ventiladores, que segundo a fabricante, reduzem a vibração traduzindo-se numa qualidade de impressão melhor comparada com sua antecessora.

Impressora Anycubic 4Max pro 2.0 - Sistema de resfriamento
Figura 03 – Sistema de resfriamento da Impressora Anycubic 4Max Pro 2.0

Drivers de passo silenciosos TMC2208

Ela conta com os drivers de motor TMC2208, que garantem uma operação mais silenciosa. Juntando-se a isso o fato de ser uma impressora 3D fechada, reduzindo o ruído geral de funcionamento percebido no ambiente.

Sistema dual Z

Outra novidade do modelo é o sistema dual Z, trazendo mais estabilidade nos movimentos verticais. Além disso, conta com guias de grafite, garantindo suavidade nos movimentos.

Impressora Anycubic 4Max pro 2.0 - Eixo Z
Figura 04 – Eixo Z da Impressora Anycubic 4Max Pro 2.0

Volume de impressão

O volume de impressão é ligeiramente menor que o de sua antecessora, 270 x 210 x 190 mm vs 270 x 205 x 205 mm, devido ao espaço para acomodar os upgrades no mesmo encapsulamento.

Se comparada com a Impressora 3D CR-200B da Creality, com seus 200 x 200 x 200 mm, a área de mesa é superior, porém com uma altura levemente menor de impressão.

Estrutura

Assim como sua antecessora, a Anycubic 4Max Pro 2.0 é uma impressora fechada, facilitando o trabalho com materiais como o ABS e o PETG, reduzindo as chances de empenamento das peças pela variação de temperatura.

Interface de comando

Nos comandos temos a já conhecida interface Anycubic com tela touch no topo da impressora, tornando o monitoramento dos parâmetros bastante simples durante a impressão, bem como os ajustes pré e pós impressão.

Sensor de filamento e retomada de impressão

Contando com sensor de filamento, a impressora pode evitar aqueles momentos em que você vê uma parte da impressão na mesa, e a extrusora se movendo no ar devido ao fim do filamento. Também pode retomar a impressão após uma queda de energia, para que você não perca aquela peça de horas, que pode ser muito frustrante.

Desligamento automático após a impressão

Com a 4Max Pro 2.0 você tem a opção de que a impressora se desligue automaticamente após concluir a impressão, economizando energia no tempo entre a conclusão da impressão e a próxima vez que você interagir com a impressora.

Aplicações da Anycubic 4Max Pro 2.0

A Anycubic apresenta a impressora, apesar do Pro no nome, como uma impressora voltada para uso educacional, afirmando ser uma ótima opção como material de apoio para ensino de crianças. Mas isso não quer dizer que também não se aplique nas áreas de Artesanato, Brinquedos, Engenharia, Moldes, Peças de decoração, Protótipos leves e tantas outras.

Sendo uma impressora fechada e com drivers silenciosos, é uma boa candidata a ficar no escritório para prototipagem rápida, ao invés de ter que ficar num ambiente isolado por conta do ruído.

Conclusão

Com um design elegante, a Anycubic 4Max Pro 2.0 pode ficar em local de destaque num escritório ou sala, sem destoar como uma peça “deslocada” do seu ambiente, além dos drivers silenciosos que permitem uma operação em tais ambientes sem chamar tanta atenção. Discreta porém poderosa, ela pode ser uma grande adição a escritórios que trabalham com design e modelagem de peças, espaços educacionais ou até mesmo para quem quer dar um upgrade no seu hobby.

E aí, quais as suas opiniões sobre essa nova máquina? 


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe