Conheça a impressora 3D CR-200B Deixe um comentário

A Creality vem constantemente ampliando seu catálogo e no final de 2020 anunciou o lançamento da Impressora 3D Creality CR-200B, com estrutura totalmente fechada.

Impressora 3D Creality CR-200B
Figura 01 – Impressora 3D Creality CR-200B

Com um volume de impressão de 200 mm x 200 mm x 200 mm, a CR-200B possui uma extrusora metálica capaz de atingir 260 ºC e mesa de impressão de vidro temperado (Carborundum). Isso significa que esta impressora é capaz de imprimir plásticos de alta temperatura de forma confiável

Além disso, a Creality CR-200B possui alguns recursos já conhecidos em outras impressoras da marca como placa-mãe silenciosa, sensor de filamento, retomada de impressão após queda de energia, display touchscreen 4,3 polegadas e altura de camada entre 0,1 mm e 0,4 mm. Outro detalhe importante é que ela é vendida montada

Especificações Técnicas da Creality CR-200B

CR-200B | Geral

  • Fabricante: Creality
  • Estrutura: Plástico e Alumínio Anodizado
  • Tecnologia de Impressão: FDM (Fused Deposition Modeling)
  • Tamanho da Área de Impressão: 200 mm x 200 mm x 200 mm
  • Tipo de Filamento: TPU, PLA, PLA Wood, ABS, PETG e HIPS
  • Totalmente montada
  • Câmara de impressão fechada
  • Placa de controle silenciosa
  • Display touchscreen de 4,3 polegadas
  • Nivelamento manual assistido (não possui sensor de nivelmento)
  • Mesa de impressão de vidro
  • Extrusora totalmente metálica
  • Iluminação interna
  • Sensor de filamento
  • Retomada após queda de energia
  • Diâmetro do Filamento: 1,75 mm
  • Diâmetro do Bico: 0.4 mm
  • Modo de Trabalho: USB ou SD
  • Formato do Arquivo: STL, OBJ, AMF e G-code

CR-200B | Desempenho

  • Máxima velocidade de viagem:  180 mm/s
  • Velocidade de impressão: 20-60 mm/s
  • Espessura da Camada: 0.1-0.4 mm
  • Temperatura do Bico: máx. 260℃
  • Temperatura da Mesa: máx 100℃

CR-200B | Dimensões e Energia

  • Entrada de Alimentação: 115-235 V / 50-60 Hz (bivolt)
  • Saída de Alimentação: 24 V / 21 A (350 W)
  • Dimensões: 411 mm x 435 mm x 503 mm
  • Peso Líquido: 16 Kg

YouTube video

Vantagens da Creality CR-200B

No universo de impressão 3D existe uma infinidade de máquinas que podem atender suas necessidades. Para te ajudar na escolha, destacamos abaixo as principais vantagens da CR-200B.

Impressora totalmente montada

Ela é vendida totalmente montada, evitando a existência de qualquer folga ou desnível que possa ter sido causada por uma montagem inadequada. 

Além disso, a impressora oferece controles intuitivos e é extremamente fácil de usar, o que a torna uma boa opção para usuários inexperientes que desejam entrar no mundo da impressão 3D sem investir muito.

Estrutura fechada

A impressora 3D CR-200B conta com um design realmente inteligente e elegante. Sua estrutura permite que o volume de impressão esteja totalmente fechado, característica que auxilia a máquina a manter a temperatura de impressão estável ​​e livre de interferência externa.

Estrutura Impressora 3D Creality CR-200B destacando a elevada temperatura dentro da impressora.
Figura 02 – Estrutura da Impressora 3D Creality CR-200B

Seu gabinete fechado permite trabalhar com filamentos com alta retração, como ABS, HIPS e Nylon. Além disso, contribui para o combate à divisão de camadas ao proporcionar dissipação uniforme do calor, sem falar na proteção adicional contra ruídos, poeira e odores. Além de fornecer segurança adicional e ajudar a manter crianças e animais afastados.

Para entender mais sobre as vantagens de uma impressora 3D fechada acesse o post “Impressora 3D fechada ou aberta. Qual devo escolher?”.

Além das características citadas acima, a CR-200B possui um sistema de iluminação interno que contempla todo o volume de impressão, permitindo que você veja suas peças serem construídas durante todo o tempo.

Placa controladora silenciosa

Além de ser alimentada por uma fonte Meanwell à prova de falhas, a Creality CR-200B é construída com placa-mãe ultra silenciosa, que combinada com a estrutura totalmente fechada, oferece maior consistência e conforto, permitindo impressões contínuas e mais silenciosas mesmo durante a noite.

Extrusora metálica

A impressora 3D CR-200B é equipada com extrusora metálica, mais resistente ao desgaste. O bico da extrusora pode ser aquecido a até 260 ºC, o que torna a impressora adequada tanto para aplicações básicas quanto profissionais, pois pode imprimir de forma confiável plásticos de alta temperatura como o ABS.

Para aprender a utilizar o filamento ABS em impressoras 3D acesse o post “Trabalhando com filamento ABS”.

A impressora 3D CR-200B é equipada com uma extrusora Bowden que, em comparação com impressoras com acionamento Direct Drive, é mais rápida, mais precisa e capaz de reduzir os problemas de emaranhamento de filamento.

Aplicações da impressora 3D CR-200B

A impressora 3D CR-200B pode ser a impressora ideal tanto para os usuários iniciantes quanto para os mais avançados. Como comentado anteriormente, a CR-200B é vendida montada, o que evita uma montagem inadequada por utilizadores que ainda não possuem tanto conhecimento no mundo 3D. Já sua estrutura totalmente fechada e extrusora metálica, permitem que os usuários mais experientes possam imprimir peças utilizando filamentos de alta retração com bastante consistência.

Conjunto com dois vasos impressos em 3D.
Figura 03 – Resultado final com a Creality CR-200B

Os recursos da CR-200B a tornam uma impressora 3D perfeita para construir peças de engenharia, protótipos e moldes. Mas também pode ser utilizada para a impressão de miniaturas, action figures, peças de artesanato e peças decorativas.

Primeiros passos com a Impressora 3D Creality CR-200B

Antes de iniciar a primeira impressão a mesa de impressão deve ser calibrada manualmente, usando a ferramenta de nivelamento assistido

Após desembalar, instalar a tampa e o suporte de filamento, alimente a impressora com filamento, inserindo o carretel na parte traseira da máquina. Em seguida, inicie o procedimento de calibração, escolhendo a opção Settings > Leveling na tela sensível ao toque.

Animação com passo-a-passo quais comandos do painel utilizar para nivelamento da mesa da Creality CR-200B.
Figura 04 – Nivelamento da mesa da Creality CR-200B

Insira uma folha de papel na mesa de impressão e faça as regulagens necessárias usando as roscas de ajuste até que o papel mal se mova

Animação ilustrando o processo de ajuste fino do nivelamento da mesa da Creality CR-200B utilizando uma folha de papel.
Figura 05 – Ajustes da mesa da Creality CR-200B

Certifique-se de executar alguns testes de impressão para verificar se a plataforma de impressão está nivelada corretamente.

Impressora 3D Creality CR-200B no Ultimaker Cura

Até o momento, a impressora 3D CR-200B não possui perfil pronto Ultimaker Cura (versão 4.10). No entanto, é possível modificar um perfil já pronto, como o da Ender 3.

No Cura, vá em Add Printer > Add a non-networked printer e selecione Creality3D > Creality Ender-3. Em Printer name modifique o nome para CR-200B e clique em Add

Depois, modifique o tamanho dos eixos X, Y e Z para 200 mm.

Animação com o passo-a-passo para configurações do Cura para a Creality CR-200B.
Figura 06 – Configuração inicial no Cura para a Creality CR-200B

Por último, aumente o valor de Retration Distance para 6.5 mm e o valor de Retration Speed para 55 mm/s.

Animação com o passo-a-passo para configurações do Cura para a Creality CR-200B.
Figura 07 – Configurações no Cura para a Creality CR-200B

Conclusão

Resumindo, a impressora 3D CR-200B é uma excelente impressora FDM, a qual permite que você imprima peças de maneira rápida e consistente. Graças a sua estrutura totalmente fechada, extrusora metálica e mesa de impressão Carborundum, a CR-200B se torna uma impressora perfeita para aqueles que desejam trabalhar com filamentos de alta retração.


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe