Conheça a impressora 3D Creality Ender-5

Conheça a impressora 3D Creality Ender-5 Deixe um comentário

Com certeza a Creality é umas das empresas preferidas entre os entusiastas de impressão 3D. Por isso, a MakerHero trouxe mais uma impressora da marca: a Creality Ender-5.

Embora a Ender-5 tenha algumas semelhanças em comparação com as versões da família Ender-3, o movimento dos eixos é bem diferente. Na Ender-5, o hotend viaja no plano XY, sempre permanecendo no topo da impressora, enquanto a mesa de impressão se move para cima e para baixo, ou seja, movimenta-se no eixo Z.

Conheça a impressora 3D Creality Ender-5

A impressora 3D Creality Ender-5 também se destaca no volume de impressão (220 mm x 220 mm x 300 mm), que é um pouco maior que a Ender-3. Além disso, a Ender-5 possui uma montagem muito mais simples, levando aproximadamente 30 minutos para finalizar o processo.

Especificações técnicas da Creality Ender-5

Confira abaixo as principais características da impressora 3D Creality Ender-5:

  • Tecnologia FDM;
  • Sistema de extrusão Bowden;
  • Mecanismo de extrusão MK10;
  • Arranjo mecânico cartesiano;
  • Tipos de filamentos: PLA, PLA Wood, ABS, PETG, TPU e HIPS;
  • Volume de impressão: 220 mm x 220 mm x 300 mm;
  • Altura da camada: 0,1 – 0,4 mm;
  • Estrutura em alumínio anodizado;
  • Display LCD;
  • Entrada para cartão SD e USB;
  • Máxima temperatura da mesa: 125ºC;
  • Máxima temperatura do hotend: 260ºC;
  • Máxima velocidade de viagem: 180 mm/s;
  • Velocidade de impressão: 40 – 80 mm/s (recomendado);
  • Diâmetro do filamento: 1,75 mm;
  • Diâmetro do bico: 0,4 mm;
  • Tensão de operação: bivolt com chave de seleção;
  • Fonte de alimentação: 24 V / 15 A;
  • Dimensões externas: 552 mm x 485 mm x 510 mm;
  • Peso total: 11,8 kg.

Além das características acima, é importante destacar que a Ender-5 possui um sistema de aquecimento rápido, sendo capaz de aquecer a mesa a 110ºC em apenas 5 minutos e, também, é capaz de retornar a impressão em casos de queda de energia elétrica.

Principais características da Creality Ender-5

Estrutura

A impressora 3D Ender-5 possui uma estrutura de alumínio no formato de caixa e, por esse motivo, oferecendo mais robustez e estabilidade. Com a Ender-5, você pode imprimir objetos maiores, já que conta com um volume de impressão de 220 mm x 220 mm x 300 mm.

O design da Ender-5 permite que você a transforme em uma impressora 3D fechada, instalando apenas alguns painéis (do material que preferir) em suas laterais.

Eixos Y e Z

A Creality Ender-5 possui um eixo Y duplo com dois motores que funcionam em sincronismo, o que impede vibrações e garante muito mais estabilidade durante a impressão.

Conheça a impressora 3D Creality Ender-5

O eixo Z possui guia dupla, o que garante um movimento muito mais suave.

Conheça a impressora 3D Creality Ender-5

Arranjo mecânico cartesiano

O hotend da Ender-5 se move no plano XY, sempre permanecendo no topo da impressora, enquanto a mesa de impressão se move para cima e para baixo, ou seja, ao longo do eixo Z.

Baseado no seu sistema de movimentação, a Creality Ender-5 é considerada uma clássica impressora cartesiana.

Fonte da marca

A Ender-5 usa uma fonte de alimentação Mean Well certificada, ou seja, muito mais segura e confiável, já que possui componentes de alta qualidade que resultam em menos quedas e picos de energia.

A Ender-3, por exemplo, possui uma fonte de alimentação genérica, o que significa um risco potencial de incêndio ou choque elétrico.

Conheça a impressora 3D Creality Ender-5

Além disso, essa fonte Mean Well permite um rápido aquecimento da mesa de impressão.

Conjunto de extrusão MK10

A Ender-5 acompanha um conjunto de extrusão MK10, que pode ajudar a reduzir o entupimento e proporcionar menos obstruções de filamentos. Além disso, o hotend do modelo MK10 pode chegar até 260º C.

Conheça a impressora 3D Creality Ender-5

Mesa de impressão

A mesa de impressão da Ender-5 aquece muito rapidamente, chegando a 110º C em apenas 5 minutos. Além disso, a impressora acompanha um adesivo magnético, que proporciona melhores resultados de impressão e objetos muito mais fáceis de remover após o resfriamento da mesa.

Conheça a impressora 3D Creality Ender-5

Abaixo da mesa de impressão, a Ender-5 possui molas Uxcell, as quais retêm melhor a tensão, exigindo nivelamento menos frequente.

Montagem

A Creality Ender-5 possui uma montagem bem simplificada, em aproximadamente 30 minutos você já poderá fazer os primeiros testes.

Conheça a impressora 3D Creality Ender-5

Devo comprar a Creality Ender-5?

Com certeza! Por conta da sua estrutura e arranjo mecânico, a Ender-5 imprime com precisão e alta resolução.

De modo geral, a Creality é uma das empresas mais conhecidas no mundo da impressão 3D. Com a fabricação de várias impressoras, a marca chinesa conseguiu trazer alta qualidade com preços acessíveis para os usuários.

Conheça a impressora 3D Creality Ender-5

Ah! Se essa for a primeira vez em impressão 3D, você deve optar por uma impressora mais simples como a Ender-3 ou a Ender-3 Pro. Os interessados ​​em uma máquina confiável com modificações mínimas podem optar pela Ender-5 com tranquilidade.

E então, gostou de conhecer um pouco sobre a Creality Ender-5? Deixe um comentário abaixo contando o que achou. E se você já possui uma Ender-5 compartilhe como está sendo sua experiência.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe