Conheça a Wemos D1 Mini Pro: Mais funcionalidades para o ESP8266 Deixe um comentário

A Wemos D1 Mini Pro é uma placa indicada para utilização em projetos de IoT (Internet das Coisas) e desenvolvimento de projetos eletrônicos em geral, contando com o já conhecido chip WiFi ESP8266.

Placa ESP8266 Wemos D1 Mini Pro

A Wemos D1 Mini Pro possui 11 pinos digitais de entrada e saída, 1 pino analógico de entrada, e suporta interrupções, PWM, I2C e one-wire. A comunicação com o computador e alimentação é facilmente feita pelo conector micro-USB

O grande diferencial desta placa é que ela possui antena cerâmica embutida e conector para antena externa U.FL, o que pode permitir uma comunicação WiFi com maior alcance. Além disso, a placa possui 16 MB de memória flash, diferente de outras placas com Esp8266 que possuem apenas 4 ou 8 MB de flash.

Características gerais da Wemos D1 Mini Pro

A placa de desenvolvimento Wemos D1 Mini Pro é uma plataforma completa voltada para prototipagem IoT (Internet das Coisas). Esta plataforma é open source tanto em software como em hardware e possui o chip ESP8266EX como controlador.

Características da Placa ESP8266 Wemos D1 Mini Pro

Possui porta micro USB para alimentação e programação, onze portas digitais que operam em nível lógico de 3,3 V (não tolerante a 5 V), uma entrada analógica com resolução de 10 bits e uma antena WiFi de cerâmica embutida. Além disso, a placa de desenvolvimento possui suporte às redes WiFi 802.11 b/g/n e criptografia WPA e WPA2, 16 MB de memória flash e baixo consumo de energia.

Abaixo estão listadas todas as características da placa:

  • Controlador ESP8266EX (datasheet)
  • 11 pinos digitais de I/O: 9 pinos de PWM, 1 interface SPI, 1 interface I2C, 1 interface UART
  • Nível de sinal pinos de I/O: 3,3 V
  • 1 entrada analógica
  • Nível máximo na entrada analógica: 3,2 V
  • Memória Flash: 16 MB
  • Conector micro USB para alimentação e programação
  • Conector para antena externa U.FL
  • Antena cerâmica embutida
  • Botão de reset
  • Dimensões: 34,2 mm x 25,2 mm x 3,5 mm

A placa pode ser programada na linguagem LUA, MicroPython ou através da IDE do Arduino, com uma linguagem de programação baseada em C/C++.

Pinos da Wemos D1 Mini Pro

A placa de desenvolvimento Wemos D1 Mini Pro tem um total de 16 pinos. São 11 pinos digitais de entrada e saída, sendo que 9 deles são PWM. Possui um pino de aterramento e dois pinos de alimentação, sendo um deles com tensão de 5 V e outro e 3,3 V. 

Pinos da placa ESP8266 Wemos D1 Mini Pro

Além disso, possui 1 entrada analógica de 10 bits, 1 interface UART, 1 interface SPI, 1 interface I2C e um pino de redefinição (RST).

Primeiros passos na IDE Arduino

Na IDE, vá em Arquivos > Preferências e cole o link abaixo no campo URLs Adicionais de Gerenciadores de Placas.

http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

ESP866 na Arduino IDE

Depois vá em Ferramentas > Placas > Gerenciador de Placas e busque por esp8266. Clique em instalar e aguarde, pois esse processo pode demorar alguns minutos.

ESP866 na Arduino IDE

Na sequência, vá em Ferramentas > Placas > ESP8266 Boards e selecione LOLIN(Wemos) D1 mini Pro.

Conecte a Wemos Pro Mini ao seu computador usando um cabo micro USB e depois vá em  Ferramentas > Porta e selecione a porta USB que a placa está conectada.

Para testar a placa, vamos carregar um código que irá piscar o LED interno da placa, que está conectado ao pino D4 (GPIO 2). Copie e cole o código abaixo na IDE Arduino e depois clique em Carregar

void setup() {
  pinMode(2, OUTPUT); // Inicializa o pino D4 (GPIO 2)  como uma saída
}

void loop() {
  digitalWrite(2, HIGH); // Coloca o pino D4 (GPIO 2) em nível alto
  delay(1000); // Aguarda 1 segundo
  digitalWrite(2, LOW); // Coloca o pino D4 (GPIO 2) em nível baixo
  delay(1000); // Aguarda 1 segundo
}

Você verá que o LED da placa irá acender e apagar a cada 1 segundo. 

Aplicações da Wemos D1 Mini Pro

Como a Wemos D1 Mini Pro já possui WiFi nativo ela é uma das placas ideais para projetos robóticos e de automação residencial. Veja alguns exemplos:

A memória flash de 16 MB também permite que ela seja utilizada em projetos que exigem a gravação de dados permanente. O post abaixo mostra como fazer isso:

Além disso, esta plaquinha é ideal e compacta para qualquer projeto em que o espaço seja limitado.

E então, gostou de conhecer o potencial da Wemos D1 Mini Pro? Deixe um comentário abaixo dizendo o que achou e em qual aplicação você usaria esta plaquinha. Para mais conteúdos como este, acesse nosso blog


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe