Principais diferenças entre as impressoras 3D Creality Ender-3 e Ender-3 Pro

Principais diferenças entre as impressoras 3D Creality Ender-3 e Ender-3 Pro 2

A Ender-3 é uma das impressoras 3D DIY mais popular e mais barata do mercado de impressão 3D desde seu lançamento até os dias de hoje. Ela possui não só um preço mais competitivo, mas um excelente efeito de impressão. Todavia, querendo trazer uma experiência melhor, a Creality decidiu criar uma nova versão desta impressora tão querida: a Ender-3 Pro. A intenção por trás da nova versão é trazer ao cliente uma segurança e estabilidade maior.

Então, quais as diferenças entre a Ender-3 e a Ender-3 Pro? Vamos conferir!

YouTube video

Principais diferenças entre a Ender-3 e a Ender-3 Pro

A Creality Ender-3 é uma impressora 3D open-source para toda a comunidade de usuários e contribuintes. Uma das suas principais características é a sua estabilidade. Possui Polia V-Slot, uma tecnologia patenteada que funciona mais suavemente e é muito resistente – pode, inclusive, reduzir os barulhos produzidos.

Além disso, a placa de circuito é de qualidade industrial, podendo trabalhar continuamente por 200 horas sem pressão alguma. Aliada a isso, a Ender-3 também permite que você resuma sua impressão caso tenha faltado energia elétrica ou tenha precisado desligá-la.

Ela pode imprimir praticamente qualquer filamento no mercado. E o mais importante, a Ender-3 possui uma mesa aquecida que pode chegar aos 110°C.

Já a Ender-3 Pro é uma versão melhorada, com maior estabilidade. Abaixo estão quais são as melhoras:

Fonte de alimentação Meanwell

A Ender-3 Pro possui uma nova fonte de alimentação, que traz todo o necessário para um aquecimento rápido e impressões duradouras. A fonte Meanwell produz uma forma mais segura e rápida de aquecer mesa, filamentos e energizar da impressora.

Além disso, a fonte conta com proteção contra surtos de energia ou a falta dela. Se a energia é perdida, pode-se retornar onde parou na sua impressão, como na Ender-3 original.

Extrusão de alumínio

A Ender-3 Pro foi redesenhada para ter uma extrusão de alumínio 40×40 muito mais robusta na base do eixo Y. Isso traz uma estabilidade superior para a superfície de impressão, resultando numa qualidade muito maior. Enquanto a Ender-3 original utiliza uma extrusão de plástico.

Mesa Magnética C-MAG

A mais nova mesa magnética “C-MAG” é completamente removível e flexível, a qual é perfeitamente desenhada para a Ender-3 Pro. Com uma superfície texturizada, os filamentos podem se aderir muito mais facilmente, assim você não precisa utilizar métodos como fitas, colas ou spray de cabelo.

Assim que o modelo terminar de ser impresso, remova a parte magnética superior e então entorte e flexione a superfície para que o modelo saia sem problema algum!

Principais diferenças entre as impressoras 3D Creality Ender-3 e Ender-3 Pro

Nivelamento da mesa melhorado

Na Ender-3 Pro, temos também novos parafusos e porcas para que fique muito mais fácil todo o processo de nivelamento. Assim você passa mais tempo imprimindo e menos tempo nivelando a impressora!

Principais diferenças entre as impressoras 3D Creality Ender-3 e Ender-3 Pro

Razões para utilizar a Ender-3

Vai depender muito de quão familiar você é com a impressora. Se você é bom em reparar ou trocar partes da impressora, como ventoinhas e/ou modificações, você pode ficar com a Ender-3 original. Isso porque assim você consegue customizar de forma mais aberta.

Principais diferenças entre as impressoras 3D Creality Ender-3 e Ender-3 Pro

Razões para utilizar a Ender-3 Pro

Se você tem um pouco mais no seu orçamento, e deseja uma impressão com maior qualidade, precisão e estabilidade, a Ender-3 Pro será a sua melhor escolha. Isso porque as peças melhoradas aumentam muito a durabilidade da impressora como um todo.

Principais diferenças entre as impressoras 3D Creality Ender-3 e Ender-3 Pro

Veja o vídeo sobre as principais diferenças entre as impressoras 3D Ender-3 e Ender-3 Pro:

E aí, já sabe qual comprar? Confira os modelos disponíveis em nossa loja e acesse nosso blog para mais posts como esse.


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. Então… Será que os upgrades da comunidade disponíveis para a ENDER 3 podem ser utilizados na versão PRO.
    Não conheço a PRO, mas pelo visto tem a mesma placa controladora do comum. Também os firmwares para download parecer ser os mesmos.
    Será que consigo colocar o firmware da versão normal na versão PRO?

    1. Olá Rômulo,

      Os firmwares possuem algumas diferenças, mas as placas controladoras são as mesmas. O ideal é que seja utilizado o firmware específico da Pro.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero