Falta de limpeza na impressora 3D o que pode acontecer

Falta de limpeza na impressora 3D: o que pode acontecer? Deixe um comentário

Manter uma impressora 3D requer que seu feliz proprietário invista algumas horas em sua manutenção e limpeza preventivas, mas… e se isso não for feito, o que pode acontecer?

Falta de limpeza na impressora 3D: o que pode acontecer?

O cooler do hotend pode simplesmente falhar

Falta de limpeza na impressora 3D: o que pode acontecer?

A falta de limpeza pode provocar inúmeros problemas em uma impressora 3D, principalmente no tocante a refrigeração de componentes críticos, tais como a ventoinha, que resfria o corpo do hotend mantendo a temperatura estável até que o filamento chegue na garganta, ganhando calor gradativamente para ser extrusado a contento. A limpeza deste componente deve ser feita de forma periódica, com uma pinça puxando delicadamente os detritos ali acumulados, que podem ir desde pequenos fragmentos de filamentos a, até mesmo, fios de cabelo e pelos humanos! Se a ventoinha falhar, o filamento irá começar a derreter antes do ponto certo causando o entupimento, muitas vezes severo, do sistema, gerando custos com a eventual substituição do tubo de teflon e gastos com mão de obra em casos mais graves.

Diminuição da vida útil dos rolamentos

Falta de limpeza na impressora 3D: o que pode acontecer?

A falta de limpeza fará com que detritos de toda sorte sejam depositados entre os rolamentos do equipamento, seja ele equipado com polias sobre trilhos como no sistema V-SLOT, seja em rolamentos convencionais transladados por barras lisas. Esses detritos podem, literalmente, causar danos diretos, gerando desde barulhos horrendos até mesmo a perda de precisão nas peças e, em casos mais graves, até mesmo o engripamento do eixo onde o rolamento não é mais capaz de permitir o movimento do eixo. A limpeza dos eixos deve ser feita com pinça e cotonete seco para a retirada dos detritos. Em casos mais severos, utilize uma solução desengripante em pequenos jatos para ajudar a expulsar os detritos, como o wd 40 por exemplo. Feito isso, limpe o eixo com pano seco e macio aplicado um pouco de óleo de máquina para repor a lubrificação.

Perda de passo / superaquecimento da eletrônica

Falta de limpeza na impressora 3D: o que pode acontecer?

Um dos componentes que mais sofre com a sujeira é, sem dúvida, a placa controladora do equipamento e seus componentes adjuntos, como os terminais para as resistências do hotend e mesa aquecida, pois tais detritos podem não apenas paralisar a ventoinha responsável pela refrigeração, mas a umidade residual e o sal presentes na maresia – que tanto afeta máquinas instaladas em cidades litorâneas, podendo, simplesmente, fazer com que a poeira e outros detritos grudem, se transformando em uma espécie de seiva, que pode causar até mesmo a oxidação da placa e/ou drivers (em casos mais extremos, até mesmo curtos nos terminais das referidas resistências).

E quanto as impressoras 3D de resina? Elas também precisam de limpeza?

Falta de limpeza na impressora 3D: o que pode acontecer?

Claro que sim! Apesar de possuírem apenas um eixo para translado, estas máquinas possuem componentes sensíveis, que irão demandar que tudo esteja sempre limpo e livre de resina curada, para garantir que suas impressões saiam sempre perfeitas – e a máquina esteja sempre disponível para uso.

Atenção com o FUSO e o VAT

Falta de limpeza na impressora 3D: o que pode acontecer?

Assim como nas impressoras 3D de tecnologia FFF, o fuso que permite a movimentação do eixo Z, requer eventual lubrificação e verificação periódica para que nenhum detrito, ou mesmo fragmento de resina curada, não se aloje ali. Quanto ao VAT, garanta o mesmo e o filme FEP estejam livres de quaisquer resíduos de resina, para garantir o máximo aproveitamento de cura durante suas impressões e minimizar transtornos que um VAT sujo podem ocasionar na operação.

E se o LCD sujar, o que eu faço ?

Falta de limpeza na impressora 3D: o que pode acontecer?

Sem dúvida, ele é um dos componentes mais críticos de uma impressora de resina e não está livre de ser eventualmente atingido por resina, caso o Filme FEP venha a falhar ou um leve descuido aconteça na hora da retirada do VAT. A solução é simples: use álcool isopropílico ou um pouco de desengordurante e limpe com um pano macio e sem fiapos delicadamente até que toda a resina seja, enfim, retirada.

Gostou de saber como limpar e manter sua impressora 3D sempre em ordem? Então, não deixem de continuar acompanhando o blog da MakerHero nesta incrível jornada pelo universo da impressão 3D!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe