Fitas de LED: uma introdução 7

Olá pessoal! Neste artigo vamos aprender mais sobre os tipos de fitas de LED existentes e suas características.

Fita de LED

Você sabia que as fitas de LED não são todas iguais? Há diferenças em alimentação e funcionamento, sendo assim, vamos explicar aqui alguns modelos principais e suas características para você conhecer e escolher melhor na hora de usar em seu projeto.

O que é uma fita de LED?

Fitas de LED possuem LEDs (obviamente) montados sobre tiras flexíveis, sendo estes de cor única ou RGB (Red-Green-Blue).

Elas são usadas em diversos propósitos. Seja de forma decorativa em uma fachada, para iluminação de uma bancada, em veículos de transporte e porque não em adereços vestíveis? Sim, é um elemento bastante versátil para projetos diversos.

Fita de LED
Fonte: PickPik

Quais são as cores da Fita de LED?

As fitas podem ter os seguintes modelos de cor:

Cor única

Acendem apenas com uma única cor. Dentre as cores mais comuns, podemos citar vermelha, amarela, azul, verde e variações de branco (frio, normal ou quente).

Fita de LED
Fonte: Pinterest

RGB

Possui as cores vermelha (R), verde (G) e azul (B), que formam todas as cores disponíveis. Possui uma entrada comum (geralmente fio na cor preta ou branca, que equivale a alimentação positiva 12V) e uma entrada para cada cor.

Fita de LED

Endereçáveis

Versão RGB sem os pinos individuais, e sim com pinos de dados de entrada (DIN ou DI) e saída (DOUT ou DO). Estes dados de entrada vem de um controlador e passam para o LED seguinte na fita encadeados. Desta forma, é possível controlar LEDs na fita de forma individual. Os modelos mais conhecidos são WS2812, WS2812B, APA102C e SK6812.

Fita de LED

Quais são os tipos de alimentação das Fitas de LED?

Existem três tipos de alimentação para fitas de LED: 12V, 24V e 5V.

O tipo mais comum são os modelos de 12V. A alimentação é feita através de fontes 12V / 1A. Geralmente estas fitas são vendidas em rolos de 1 a 5 metros de fita, além de possuírem um conector P4 para alimentação.

Alimentação Fita de LED

Já as fitas de 24V, que necessitam de maior tensão e corrente, são usadas com fontes chaveadas.

Alimentação Fita de LED
Fonte: BestLEDStrip

As fitas de 5V geralmente são RGB ou endereçáveis, com conectores de engate rápido, como visto na figura a seguir.

Conector Fita de LED

Estes conectores de engate rápido servem para alimentação, controle, e para realizar a conexão de uma fita com a outra. Possuem três ou quatro fios, dependendo do modelo do LED endereçável. As cores dos fios têm importância, sendo elas:

  • Vermelho: +5V
  • Verde: sinal de entrada para controle (DIN)
  • Branco ou preto: GND
  • Amarelo: sinal de clock (modelos com quatro fios)

Quais são as especificações das Fitas de LED?

Fique atento em algumas especificações entre as fitas de LED.

Formato dos LEDs

As fitas possuem LEDs do tipo SMD soldados sobre elas. Seu formato consta nas especificações das fitas. Os mais comuns são os modelos 3528 (3,5 mm x 2,8 mm) e 5050 (5 mm x 5 mm). Quanto maior, melhor iluminação.

Formato Fita de LED

Proteção

Possui um código iniciando com IP seguido de um número, diz sobre a proteção para uso em ambiente interno ou externo. As de ambiente interno possuem o código IP20 até IP30, não possuindo resistência à umidade ou água. Os modelos para ambientes externos podem possuir proteção de silicone sobre os LEDs (IP65) ou capa de silicone (IP67 ou maior). Até os modelos IP65 há cola para fixação, basta retirar a proteção na parte de trás.

Proteção Fita de LED

Quantidade de LEDs

Esta especificação diz a quantidade de LEDs por metro na fita. Podem ter 30, 60, 74, 96 e 144 LEDs. Isto influencia no espaçamento entre LEDs, efeitos (quanto mais próximos, melhores os efeitos e transições) e preço, sendo as fitas com maior número de LEDs mais caras que as demais.

  • Exemplo de especificação:

Fita de LED 5V WS2812 5050 5m 30 LEDs/m IP30

Fita de LED

Esta fita possui alimentação 5V, é endereçável modelo WS2812, LEDs no formato 5050, embalagem com 5 metros, com 30 LEDs a cada metro (150 LEDs no total) e sem proteção à prova d’água (IP30).

Quais são as formas de controle de uma Fita de LED?

Existem controladores comerciais que são conectados à fita e à uma fonte de alimentação, geralmente em fitas RGB e endereçáveis. Estes controladores podem ser:

Infravermelho (IR)

Com uso de controle remoto para escolher as cores e efeitos.

Controle Fita de LED

Bluetooth

Com uso de aplicativo em smartphones.

Controle Fita de LED

WiFi

Com uso de aplicativo em smartphones.

Controle Fita de LED

Também há a possibilidade de controlar fitas de LED através de plataformas como Arduino, ESP8266 e Raspberry Pi. Veja também como controlar fitas de LED através de controladores comerciais.

Conclusão

Gostou de conhecer a um pouco mais sobre as fitas de LED? É muito importante conhecer suas características e especificações para compra e uso em seu projeto. Deixe seu comentário logo abaixo se gostou do artigo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

7 Comentários

  1. Bom dia…
    Vou usar uma fita de led com 15metros e utilizar controle remoto para mudanca de cores.
    Que tipo e qual a capacidade da fonte vou precisar?
    12v é suficiente?
    Grato.

  2. Matéria esclarecedora. Muito bom o nivel da explicação. Técnica e simples. Agrdeço.

  3. Instalei em minha cozinha um rolo de fita led branco quente e gostaria que a iluminação fosse acionada sempre que houvesse movimento na área, pias e mesa de trabalho, poderia me orientar com que equipamento posso fzer o acendimento automático.
    Joaquim R. Colóssio
    ————————–

    1. Uma forma mais fácil seria instalar em serie com a fonte um sensor de presença com fotocélula, quando estiver com baixa luminosidade e houver movimento ira liberar a tenção ligando a fonte e ligando os leds;

    2. Bom dia…
      Vou usar uma fita de led com 15metros e utilizar controle remoto para mudanca de cores.
      Que tipo e qual a capacidade da fonte vou precisar?
      12v é suficiente?
      Grato

      1. Olá José,

        É preciso ver nas especificações da fita a tensão e corrente que ela demanda, para que consiga especificar a fonte.

        Se a fita for 12 V, precisa ser uma fonte de 12 V, menos não funcionará direito e mais pode queimar.

        Supondo que seja 1 A a corrente que a fita precisa, você pode usar uma fonte que entregue 1 A de corrente, ou pode ser um valor maior.

        A tensão (volts) precisa ser igual, não pode ser maior nem menor.
        Já a corrente (amperes), deve ser igual ou maior.

        Abraços!
        Vinícius – Equipe MakerHero

  4. Ótimo texto e muito bem explicado.