As melhores ideias para ganhar dinheiro com impressão 3D na Páscoa

As melhores ideias para ganhar dinheiro com impressão 3D na Páscoa Deixe um comentário

A Páscoa sempre é uma ótima oportunidade para se ganhar dinheiro com alguma renda extra, e com a impressão 3D podemos gerar ganhos realmente consistentes! Neste post, vamos apresentar algumas ideias para que você possa tirar o máximo proveito da sua printer nesta época, vamos lá?

As melhores ideias para ganhar dinheiro com impressão 3D na Páscoa

A Páscoa e a impressão 3D

As melhores ideias para ganhar dinheiro com impressão 3D na Páscoa

A Páscoa é, sem dúvida, muito mais do que um feriado, onde para o grande comércio a venda de produtos contendo o tão apreciado chocolate ou mesmo temas relacionados a ele sempre agradará crianças e adultos. Dito isso, nada melhor do que imprimir moldes para dar formato ao inigualável sabor que o chocolate proporciona!

As melhores ideias para ganhar dinheiro com impressão 3D na Páscoa

Moldes impressos? Mas como é possível? Dizem que impressoras 3D de tecnologia de filamento fundido não são seguras para lidar com alimentos. Explique isso!

Bem, vamos lá. É bem verdade que os vãos criados entre as camadas são sim perfeitos para a proliferação de bactérias, além de detritos, não apenas residuais oriundos da impressão em si, como também dos problemas relacionados a temperaturas possivelmente acima dos 60ºC, que geram calafrios aos que utilizam apenas PLA em suas máquinas. Mas existem formas de resolver os problemas sem grandes dificuldades, desde que as dicas contidas aqui sejam seguidas e se utilize o tão desejado bom senso!

Antes da impressão, verifique se a malha 3D está boa

Isso mesmo! Uma malha 3D com buracos, vértices duplicados e outros problemas, pode inviabilizar a impressão, colocando tudo a perder.

Os softwares de fatiamento interpretam apenas aquilo que é sólido na malha 3D, ou seja, malhas com problemas sérios são inclusive alvos de avisos a respeito da não impressão esperada dos objetos. Apesar disso, alguns fatiadores, como o Ultimaker Cura, possuem algumas ferramentas para auto correção de malhas 3D.

A escolha do filamento ideal

Para trabalhar com moldes, recomendo que se faça uso do PETG ou do HT PLA *(High Temperature PLA), que é um material que tolera temperaturas muito maiores do que o PLA convencional. Em todo caso, se você tiver apenas o PLA comum, pode utilizá-lo, desde que o chocolate esteja a no máximo 58.8ºC. Isso pode ser aferido com um termômetro digital culinário antes mesmo de pensar em colocar o chocolate no molde.

E se eu tiver só ABS?

Não é o ideal, mas é viável. Antes, porém, de fazer uso do molde, crie uma camada de revestimento com silicone auto aderente não tóxico sobre o mesmo. Isso irá tornar o molde, seja em qual material for, apto a receber o chocolate. O uso de chocolate de baixa qualidade pode ser comprometido, pois é feito de gordura hidrogenada pura, o que pode talhar com o choque térmico.

Gostei, mas eu não sei modelar! E agora?

Não tem problema! Existem diversas opções na internet que auxiliam você a criar o seu próprio molde exclusivo online ou através da parametrização em softwares como o FreeCAD e OpensCAD, como no exemplo disponível no link abaixo. Caso prefira, existem inúmeras opções já prontas para impressão nos principais sites que hospedam modelos 3D para impressão, tais como o My Mini Factory e o Thingiverse.

As melhores ideias para ganhar dinheiro com impressão 3D na Páscoa

Para quem quer apenas imprimir sem complicar

As melhores ideias para ganhar dinheiro com impressão 3D na Páscoa

Sim, dá para faturar bem imprimindo acessórios, como este simpático dispensador de ovinhos de chocolate ou mesmo acessórios decorativos para cestas de café da manhã. Você pode fazer isso de uma forma simples e rápida, basta baixar esses itens decorativos em repositórios de modelos 3D.

Este é um dos métodos mais fáceis de ganhar dinheiro sem muitas complicações. Porém, lembre-se: nem todo arquivo pode ser impresso e vendido. Sempre que for buscar um novo arquivo para impressão, verifique qual o tipo de licença que está implicada no download.

Sobre a impressão em 3D de artigos religiosos

As melhores ideias para ganhar dinheiro com impressão 3D na Páscoa

É um segmento que tem seu mercado cativo e, nesta época do ano, os ganhos costumam aumentar bastante, principalmente durante a quaresma e próximo à semana santa. Caso você não saiba modelar, no site My Mini Factory, você encontrará os modelos mais bonitos para impressão, sendo os campeões de vendas a La Pietà e a cruz. Para facilitar a tarefa de quem desejar imprimir, este é o link para a La Pietà.

Impressora de chocolate

Já pensou em ter chocolates em todas as formas que você imagina? Isso mesmo, não é sonho: é a impressora que imprime chocolate! Seguindo os mesmos princípios de uma impressora que imprime em filamento plástico, as impressoras que imprimem chocolate permitem que você dê vida a sua imaginação.

Esta desenvolvida pela 3D Systems e pela The Hershey Company, é uma das mais famosas no mercado, confira o vídeo:

YouTube video

Gostou destas dicas incríveis para ganhar dinheiro com impressão 3D na Páscoa? Então não deixem de continuar acompanhando esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da MakerHero!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe