Guia Gratuito de IoT para iniciantes 11

O fenômeno da internet das coisas – IoT vem ganhando cada vez mais destaque devido às transformações digitais que estamos vivemos. Objetos que antes não tinham conexão com a internet, agora são capazes de executar suas funções à distância através de um simples toque pelo smartphone, por exemplo. Com esse Guia Gratuito de IoT para Iniciantes você terá contato com os fundamentos dessa tecnologia e dará os primeiros passos para dominar essa tecnologia.

Não só dispositivos, mas também cidades inteiras estão se tornando inteligentes graças ao avanço da internet das coisas. E o que iniciantes em eletrônica e makers tem a ver com tudo isso? Eles também fazem parte desta grande transformação! Seja através de algum aprendizado na faculdade que virou uma grande ideia ou mesmo seus pequenos “projetos de garagem”.

Robô IoT com Raspberry Pi Pico
Robô IoT com Raspberry Pi Pico

Quem já é Maker sabe que as possibilidades são infinitas quando se trata de internet das coisas e o mundo da eletrônica. Alguns fatores externos acabam contribuindo para o desenvolvimento desses projetos, tais como o barateamento dos componentes utilizados. Sensores, módulos e até mesmo microcontroladores, como o Arduino, estão cada vez mais acessíveis. Além disso, a performance cada vez maior destas placas permitem um consumo menor de energia sem perder capacidade de processamento.

Nesse sentido, decidimos criar um material completo, que aborda os principais tópicos relacionados à internet das coisas do ponto de vista da área de eletrônica e programação. Ou seja, se você é estudante ou um maker iniciante, este curso o ajudará a explorar melhor o conceito de IoT, mostrar alguns princípios básicos e também alguns projetos que podem ser feitos utilizando componentes como Arduino Uno, ESP8266 NodeMCU, entre outros.

Tópicos do Guia Gratuito de IoT para iniciantes

Criamos este guia cuidadosamente, pensando no passo a passo ideal para você iniciante ou maker se conectar com o universo de Internet das Coisas – IoT. A trilha de conhecimento começa com os conceitos básicos de Internet das Coisas, aborda os principais componentes e como fazer uma boa compra e termina com um projeto incrível: uma Planta IoT com o ESP8266 NodeMCU.

Dividimos o curso em 8 aulas com temas essenciais para iniciantes em eletrônica criarem seus primeiros projetos de Internet das Coisas:

Materiais necessários

Para realizar todas as aulas e projetos do guia, você irá precisar dos seguintes materiais:

Descontinuação da página Universidade

O ano de 2022 começou com muitas novidades por aqui! Lançamos a assinatura da HeroBox e criamos os kit especiais, para quem busca um projeto divertido para aprender conceitos de eletrônica colocando a mão na massa.

A mais recente novidade foi o lançamento da nossa plataforma de cursos! Desde o começo do mês você já pode encontrar o conteúdo do Kit Maker Arduino Iniciante e do Kit Maker Raspberry Pi Zero na nova plataforma. Recentemente também colocamos por lá o passo a passo de montagem dos kits especiais. Durante essas mudanças, decidimos descontinuar a página Universidade, pois temos a intenção de investir em cursos com melhor experiência já na plataforma.

Com isso, os projetos Aprenda em Casa Arduino, Raspberry Pi e IoT não serão transferidos para a plataforma. E, para que você não ficassem sem acesso ao conteúdo, criamos os Guias Gratuitos em nosso Blog em um formato de trilha de conhecimento. Com esse que você está acessando!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

11 Comentários

  1. O link do download ta quebrado… da erro de pagina nao encontrada

    1. Olá Abel,

      Já foi corrigido, obrigado pelo aviso!

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  2. Fantástico o mundo da tecnologia….

  3. Gostaria de conhecer o material. o

    1. Olá Mauro!

      Você pode acessar o material através de link: https://materiais.www.makerhero.com/guia-iot-para-iniciantes-em-eletronica

      Abraço!
      Rosana – Equipe MakerHero

  4. Gostaria de agradecer por disporem de tempo para que nós de fora nos atualizemos.
    Muitíssimo obrigado.

  5. Ainda não fiz o download, mas vou fazê-lo com toda certeza e já o agradeço. Celysa você é uma gata! 😉

    Charles Kenneth Leicester Bialet
  6. Fiz o download do material e dei uma olhada por cima e parece estar muito bom!
    Assim que eu conseguir olhar com mais calma e replicar os projetos darei outro feedback.
    Ótima iniciativa.

    1. Valeu Vagner!

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  7. Ótima iniciativa. Seja Persistente em seus projetos. Boa Sorte!!!!!