Impressoras 3D Creality CR-10. Qual versão comprar? 1

Se você já tem conhecimento sobre as impressoras 3D da Creality, provavelmente sabe do tamanho que possui a série de impressoras CR-10. Agora, se você ainda não conhece muito sobre essas impressoras, o fato é: o tamanho da série é enorme! CR-10, CR-10 V2, CR-10 S e muito mais.

E no meio de tantas impressoras com nomes parecidos, você pode se indagar o seguinte: a série CR-10 é confiável e obtém êxito no que faz? E ainda mais, quais são as diferenças entre as principais impressoras da série? Aqui nesse post você terá as respostas para essas e mais perguntas.

Para entregar análises concisas e detalhistas sobre a série CR-10, serão analisadas as impressoras: CR-10, CR-10 S, CR-10 V2, CR-10S Pro V2, CR-10 V3 e CR-10 Smart. Essas são as impressoras que estão no catálogo oficial da Creality no momento em que esse post foi escrito.

Por mais que sejam bastante impressoras, fique tranquilo(a)! As informações sobre cada uma delas serão explicitadas com bastante clareza, vamos lá?

O que esperar da série CR-10

A série CR-10 de impressoras 3D da Creality apresenta características comuns a todas as impressoras analisadas, sendo elas: são de FDM (fused deposition modeling), abertas com o arranjo mecânico XZ, que é um modelo bem comum e consistente no mercado de impressoras de filamento; apresentam impressão de peças com altura de camadas de 0.1mm até 0.4mm com qualidade e confiabilidade em uma velocidade recomendada de 60mm/s; por fim, têm uma extrusora, apresentam mesas de vidro e possuem o mesmo tamanho útil de 300mm x 300mm x 400mm.

Além dessas especificações técnicas, a série CR-10 de forma geral chama bastante atenção pelo seu grande volume útil de impressão por um preço relativamente justo.

Dito isso, vamos conhecer agora um pouco mais sobre cada uma das impressoras.

Impressoras CR-10

Para apresentar, analisar e diferenciar as impressoras da série CR-10, partiremos da própria CR-10, impressora que dá o nome para a série. A partir dela, serão expostas as características das outras impressoras na medida que diferem da CR-10. Ademais, há uma tabela no fim desse artigo que mostra as informações de forma mais ampla.

CR-10

A CR-10 apresenta todas as características comuns que já foram expostas na seção “O que esperar da série CR-10”, e além disso tem várias outras características que precisam também ser comentadas.

Impressora 3D Creality CR-10
Figura 1 – Impressora 3D Creality CR-10

Primeiro, apresenta sistema de extrusão Bowden, o qual define que a extrusora fica distante do Hotend, resultando em menor peso no eixo X e assim garantindo maior precisão para as peças impressas. Ainda mais, possui nivelamento manual, mesa aquecida de vidro que chega até 75°C, hotend que atinge até 250°C, extrusora de plástico e tubo PTFE genérico.

Além disso, tem conectividade com uso de cartão SD e cabo USB, apresenta um LCD monocromático bem intuitivo de ser utilizado, a placa mãe tem 8 bits, que não é a versão mais atualizada no mercado mas funciona bem para uma impressora 3D, e possui um volume útil de impressão de 300mm x 300mm x 400mm, o que chama muita atenção nessa impressora.

Percebe-se, portanto, que a impressora 3D Creality CR-10 é uma impressora que apresenta ótimo desempenho, podendo confeccionar peças maiores, por um preço super adequado, fazendo dela uma impressora bem interessante para ter em sua casa ou trabalho.

Por fim, é um equipamento popularmente considerado super simples de ser utilizado e ainda é open-source, ou seja, o firmware e o design geral da impressora estão em livre acesso para todos os usuários da impressora. Dessa forma, fica fácil fazer mudanças e upgrades por conta própria!

Os tipos de filamento que a CR-10 pode utilizar são: PLA, ABS, TPU, Wood, Fibra de carbono e Cobre.

CR-10 S

A CR-10 S é muito parecida com a CR-10 no geral, entretanto há algumas diferenças significativas entre elas. A CR-10 S apresenta um sistema de sensor de filamento, ou seja, se o filamento emperrar ou acabar, a impressora comunica. E possui um sistema de retomada de impressão caso ocorra queda de energia, fazendo com que a impressão não seja perdida caso seja. interrompida.

Impressora 3D Creality CR-10S
Figura 2 – Impressora 3D Creality CR-10S

Além disso, apresenta duplo motor e fuso trapezoidal no eixo Z, garantindo maior estabilidade e precisão de impressão. Possui também upgrades nas partes de forma geral, por exemplo, botões de ajustes maiores e bico da extrusora de latão.

Os tipos de filamento que a CR-10 S pode utilizar são: PLA, ABS, TPU, Wood, Fibra de carbono e Cobre.

CR-10 V2

A CR-10 V2 é um upgrade direto da CR-10 e tem muito a oferecer. Ela possui a maioria das características da CR-10 diferindo em: ter uma mesa de vidro Carborundum que garante que a mesa aqueça até 100°C, possui uma extrusora metálica que garante maior vida útil para o equipamento, há sensor de filamento e retomada de impressão.

Impressora 3D Creality CR-10S
Figura 3 – Impressora 3D Creality CR-10S

Além disso, há outros upgrades: a CR-10 V2 possui Driver silencioso TMC 2208 que garante bem menos barulho para o produto durante o funcionamento; possui sistema de resfriamento duplo, garantindo maior qualidade da peça de impressão; tem eixo Z duplo que implica em maior estabilidade; e há uma fonte de alimentação MeanWell que confia maior durabilidade e segurança à impressora.

Por fim, a impressora ainda tem suporte direto para o sensor BL Touch, ficando mais fácil para montá-lo, ajudando e muito no nivelamento da impressão 3D.

Os tipos de filamento que a CR-10 V2 pode utilizar são: PLA, ABS, PETG, TPU (flexível) e outros.

CR-10S Pro V2

Para a CR-10S Pro V2, pode-se encontrar nivelamento automático, com o uso e auxílio de um BL Touch melhorado que já vem na impressora. A mesa aquece até 100°C e o Hotend é melhorado com um bico feito de bronze podendo chegar até 260°C.

Impressora 3D Creality CR-10S Pro v2
Figura 4 – Impressora 3D Creality CR-10S Pro v2

Possui LCD colorido e touchscreen, deixando a experiência do usuário mais proveitosa. Ademais, há uma extrusora metálica com sistema de engrenagem dupla, confiando maior força sobre o filamento, resultando em uma deposição mais suave. Ainda mais, há um tubo PTFE Capricorn, que auxilia em melhores texturas na impressão final.

Apresenta uma placa mãe mais estável e silenciosa, retomada de impressão com queda de energia e sensor de quebra de filamento extra sensível.

Os tipos de filamento que a CR-10S Pro V2 pode utilizar são: PLA, ABS, TPU, Wood, Cobre e Gradiente.

CR-10 V3

A CR-10 V3 é uma impressora bem parecida com a CR-10 V2 – apresenta drivers silenciosos, fonte MeanWell, eixo Z duplo, entre outras características-, ficando mais fácil compará-las diretamente e assim pode ser comparada indiretamente com a CR-10 básica.

Impressora 3D Creality CR-10 v3
Figura 5 – Impressora 3D Creality CR-10 v3

A V3 difere principalmente nos seguintes pontos, possui um Hotend que chega a temperatura de 260°C, assim como a CR-10 Pro V2, e possui um sistema diferente de extrusão, o Direct Drive.

Esse sistema garante maior facilidade de ajuste de retração, que é processo de interromper a deposição de filamento na peça e puxar esse filamento para dentro do Hotend, para que este possa se mover para outro lugar da peça e continuar a impressão (quando a retração está mal ajustada, surgem os famosos “fiapos”). Além disso, quando é desejado trabalhar com filamento flexível, o Direct Drive é uma ótima pedida.

Os tipos de filamento que a CR-10 V3 pode utilizar são: PLA, ABS, PETG e TPU.

CR-10 Smart

A impressora 3D Creality CR-10 Smart apresenta vários upgrades super chamativos em relação à CR-10 básica e a Smart é uma das mais recentes da série CR-10.

Impressora 3D Creality CR-10 Smart
Figura 6 – Impressora 3D Creality CR-10 Smart

 

Apresenta nivelamento automático, drivers ultra silenciosos segundos os fabricantes, conectividade via cartão SD, cabo USB e Wi-Fi, ou seja, é possível operar na impressora 3D à distância, podendo controlar a impressora por um computador, celular ou aparelho digital equivalente. Essa conectividade por Wi-Fi é um grande diferencial da impressora.

Possui mesa de vidro que esquenta até 100°C, Hotend que esquenta até 260°C, LCD colorido e touchscreen, retomada de impressão e sensor de filamento. Por fim, sua placa é de 32 bits, o que garante maior velocidade de impressão, redução de ruídos, qualidade de impressão e evita problemas com atualização de firmware.

Por fim, a impressora desliga seu display LCD colorido automaticamente caso fique ligada por muito tempo e sem interação, e ainda, desliga ela própria quando a peça termina. Tudo isso, para economizar energia e gastos.

Os tipos de filamento que a CR-10 Smart pode utilizar são: PLA, ABS, PETG e TPU.

Preços da série CR-10

Na última seção, foram discutidas várias impressoras e comparadas, principalmente com a impressora que dá o nome para a série CR-10.

Além disso, foram pinceladas algumas informações de preço e intuitivamente você deve ter imaginado que quanto maior a área de impressão, quantidade de upgrades, novas funcionalidades, enfim, quanto maior o número de mudanças e melhorias de forma geral, maior é o preço da impressora; e é mais ou menos isso mesmo.

Confira abaixo em ordem crescente os preços das impressoras:

Comparativo de preços
Figura 7 – Comparativo de preços

Assim como informado na imagem, esses são os preços oficiais do site da Creality das impressoras no período em que esse post está sendo feito, logo, os preços estão sujeitos a mudanças. Além disso, o tamanho de uma impressora em relação a outra não deve ser levado em consideração, as imagens são meramente ilustrativas.

Tabelas gerais de comparação

Agora que você já conhece um pouco sobre cada impressora, confira as seguintes tabelas de comparação entre as impressoras 3D da Creality série CR-10.

CR-10 CR-10 S CR-10 V2
Estrutura Aberta Aberta Aberta
Sistema de Extrusão Bowden Bowden Bowden
Arranjo mecânico XZ XZ XZ
Nivelamento Manual Manual Manual
Número de extrusoras 1 1 1
Volume de impressão 300mm x 300 mm x 400mm 300mm x 300 mm x 400mm 300mm x 300 mm x 400mm
Altura de camada 0.1mm – 0.4mm 0.1mm – 0.4mm 0.1mm – 0.4mm
Velocidade de impressão ideal: 60mm/s max:100mm/s ideal: 60mm/s max:100mm/s ideal: 60mm/s max:100mm/s
Conectividade SD, USB SD, USB SD, USB
Mesa aquecida Vidro (75ºC) Vidro (75ºC) Vidro (100ºC)
Temperatura Hotend 250ºC 250ºC 250ºC
Display LCD monocromático LCD monocromático LCD monocromático
Placa mãe 8 bits 8 bits 8 bits
Extrusora Plástico Plástico Metálica
Tubo PTFE Genérico Genérico Genérico
Sensor de filamento Não Sim Sim
Retomada de impressão Não Sim Sim

 

CR-10S Pro V2 CR-10 V3 CR-10 Smart
Estrutura Aberta Aberta Aberta
Sistema de Extrusão Bowden Direct Drive Bowden
Arranjo mecânico XZ XZ XZ
Nivelamento Automático Manual Automático
Número de extrusoras 1 1 1
Volume de impressão 300mm x 300 mm x 400mm 300mm x 300 mm x 400mm 300mm x 300 mm x 400mm
Altura de camada 0.1mm – 0.4mm 0.1mm – 0.4mm 0.1mm – 0.4mm
Velocidade de impressão ideal: 60mm/s max:100mm/s ideal: 60mm/s max:100mm/s ideal: 60mm/s max:100mm/s
Conectividade SD, USB SD, USB SD, USB, WiFi
Mesa aquecida Vidro (100ºC) Vidro (100ºC) Vidro (100ºC)
Temperatura Hotend 260ºC 260ºC 260ºC
Display LCD colorido (touchscreen) LCD monocromático LCD colorido (touchscreen)
Placa mãe 8 bits 8 bits 32 bits
Extrusora Metálica Não se aplica Plástico
Tubo PTFE Capricorn Não se aplica Genérico
Sensor de filamento Sim Sim Sim
Retomada de impressão Sim Sim Sim

Reforçando, caso queira saber mais sobre upgrades específicos que fogem dos tópicos da tabela, leia a seção sobre cada uma delas separadamente. Ademais, consulte a seção de preços para ver quanto custa cada impressora.

Conclusão

A Creality é uma das maiores produtoras de impressoras 3D do mercado, e de forma geral, suas impressoras 3D apresentam ótima qualidade e confiabilidade, com a série CR-10 não é diferente. Impressoras com volume útil de impressão super atrativo e ainda com vários tipos de upgrades, para as mais diversas aplicações e necessidades, e os mais variados preços para os mais diversos poderes aquisitivos.

O que você achou do post? Tem mais alguma impressora que você quer que a MakerHero fale sobre? Deixa aqui nos comentários para a gente saber. Dê uma olhada no catálogo de impressoras aqui da MakerHero e conheça mais sobre impressão 3D!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

Um Comentário

  1. adorei a explicação 😉