Retropie na Raspberry Pi 5 - Tutorial completo - MakerHero
Instalando Retropie na Raspberry Pi 5

Instalando Retropie na Raspberry Pi 5 2

Este post vai mostrar como instalar o Retropie na Raspberry Pi 5, para transformá-la em uma central de jogos eletrônicos emulados. Raspberry Pi 5 é, atualmente, o Single Board Computer (SBC) mais poderoso dentre as disponíveis pela Raspberry Pi Foundation. 

Com especificações impressionantes, possui desempenho sem precedentes dentre as placas da linha Raspberry Pi (confira neste nosso post). Desta forma, a Raspberry Pi 5 é ideal para diversas aplicações e funcionalidades.

O que é RetroPie?

Conforme visto neste nosso post, o RetroPie é um projeto criado para rodar os jogos de consoles antigos (ou, conforme comumente referidos, consoles retrô) em uma placa Raspberry Pi, utilizando como base o sistema operacional Raspberry Pi OS

O que é RetroPie?

O projeto RetroPie funciona a partir da emulação destes consoles. Para os fãs de consoles, é possível até mesmo emular o PS2 com o Retropie, proporcionando uma vasta biblioteca de jogos retro em diversas plataformas. A lista de consoles suportados para emulação é vasta, incluindo (mas não se limitando) emuladores para:

  • Atari 2600
  • Game Boy (clássico e color)
  • MSX
  • NES
  • SNES
  • Nintendo 64
  • PS2
  • E muito mais!

Devido às possibilidades de conectividade oferecidas pela Raspberry Pi, é possível utilizar joysticks com fio (via USB) e sem fio (via Bluetooth) para a jogatina ficar ainda melhor. É fácil encontrar na Internet joysticks réplicas dos joysticks do SNES, Playstation 2, XBOX, dentre muitas outras opções.

Se você está interessado em transformar diferentes dispositivos em uma máquina de emulação retro, o Retropie é uma excelente escolha. Você pode configurar seu PC para rodar jogos clássicos, seja utilizando Retropie no Ubuntu ou Windows. Além de rodar o Retropie no PC, também é possível instalar o Retropie no Android, permitindo que você jogue seus títulos favoritos em dispositivos móveis. Se você gosta de jogos e consoles antigos e deseja relembrar os bons e velhos tempos nos seus jogos preferidos, o RetroPie é ideal para você!

O site oficial do projeto é: https://retropie.org.uk/ 

Vantagens da Retropie na Raspberry Pi 5

O RetroPie é ainda melhor com o Raspberry Pi 5. A Raspberry Pi 5, conforme já vastamente noticiado, possui especificações técnicas impressionantes para uma SBC, conforme pode ser visto a seguir:

  • RAM: são oferecidas 2 opções: 4GB e 8GB.
  • Processamento: SoC Broadcom BCM2712 de 64-bits, quad-core, com frequência de CPU máxima de 2,4GHz.
  • Multimídia: oferece duas saídas mini-HDMI, que podem ser usadas de forma simultânea (ou seja, é possível usar dois displays / monitores HDMI ao mesmo tempo). Em termos de qualidade de vídeo, a Raspberry Pi 5 é capaz de lidar com vídeos em 4K.
  • Conectividade: WiFi (2,4GHz e 5GHz), Bluetooth 5.0, Bluetooth Low Energy (BLE) e porta Ethernet gigabit, sendo todas estas conectividades já nativas.
  • Portas USB: quatro portas, sendo duas USB 2.0 e duas USB 3.0.
  • Possui um slot PCI express para ligar armazenamento NVME ou até mesmo uma placa de vídeo externa.
  • Principais sistemas operacionais suportados: Linux (principais distribuições: Ubuntu e Raspberry Pi OS) e Android (versão 14).

Dessa forma, as vantagens em se usar o RetroPie na Raspberry Pi 5 se concentram no quesito desempenho. Isso significa dizer que, com o desempenho que as especificações técnicas da Raspberry Pi 5 oferecem, é possível ter as seguintes vantagens:

  • Menor tempo de boot, ou seja, o tempo entre ligar a placa e ela estar pronta para uso será muito menor do que em qualquer outra placa da linha Raspberry Pi.
  • Consoles e jogos mais pesados rodam de forma mais fluida na Raspberry Pi 5, uma vez que as especificações técnicas desta placa são superiores às de quaisquer outras placas da linha Raspberry Pi.
  • Com as especificações técnicas da Raspberry Pi 5, é possível que sejam utilizados nela emuladores e jogos mais pesados, que não rodam hoje de jeito nenhum em quaisquer outras placas da linha Raspberry Pi. Logo, para quem gosta de jogos e consoles retrôs mais pesados, a Raspberry Pi  é a placa certa para se ter.

Instalação do Retropie na Raspberry Pi 5

Uma vez conhecido o RetroPie e suas vantagens de uso na Raspberry Pi 5, é hora de aprender a instalá-lo. Para isso, você precisará de:

Porém, é importante informá-lo que, devido à Raspberry Pi 5 ainda ser uma placa recente (até o momento da escrita deste post), não há uma imagem pronta para a Raspberry Pi 5 contendo o RetroPie já instalado. Dessa forma, o processo de instalação do RetroPie na Raspberry Pi 5 será mais manual se comparado ao feito com outras placas da linha Raspberry Pi 5.

Sendo assim, a instalação será dividida em três partes distintas:

  1. Instalação do Raspberry Pi OS Lite (64-bit) no SD-Card da Raspberry Pi 5
  2. Configuração do Raspberry Pi OS
  3. Instalação do RetroPie dentro do Raspberry Pi OS Lite (64-bit)

Parece extenso e complicado, mas pode ficar tranquilo! A partir deste ponto neste post, será apresentado em detalhes todas as etapas para deixar o RetroPie pronto para uso na sua Raspberry Pi 5!

Instalação do Raspberry Pi OS Lite (64-bit)

Para instalar o Instalação do Raspberry Pi OS Lite (64-bit) no SD-Card da Raspberry Pi 5, é preciso antes ter instalado em seu computador a versão mais recente do programa Raspberry Pi Imager. Este programa é oficial da Raspberry Pi Foundation, e permite gravar de forma simples e fácil quaisquer imagens de Raspberry Pi OS em qualquer placa da linha Raspberry Pi. Este programa está disponível tanto para Windows, Linux quanto macOS.

Para obter o Raspberry Pi Imager, acesse esta página, baixe a versão de acordo com o sistema operacional do seu computador (Windows, Linux ou macOS) e instale-o (não há segredos, a instalação é realmente simples).

Uma vez instalado o Raspberry Pi Imager, siga o procedimento abaixo:

1. Insira o cartão-SD no seu computador e abra o Raspberry Pi Imager

2. Na tela do Raspberry Pi Imager, clique em Choose Device e depois em Raspberry Pi 5, conforme destacado em azul nas imagens abaixo.

Instalação do Raspberry Pi OS Lite (64-bit)

Instalação do Raspberry Pi OS Lite (64-bit)

3. Na tela de seleção de sistema operacional, clique em Raspberry Pi OS (other) e depois em Raspberry Pi OS Lite (64-bit), conforme destacado em azul nas imagens abaixo.

Instalação do Raspberry Pi OS Lite (64-bit)

Instalação do Raspberry Pi OS Lite (64-bit)

4. Depois, clique em Choose Storage e selecione seu SD-card na lista

5. Clique em Next. Será mostrada uma janela perguntando se você deseja editar as configurações do sistema operacional a ser instalado no cartão SD. Clique em Edit Settings.

6. Na tela de configurações do sistema operacional a ser instalado no cartão SD, altere o hostname para retropie e, em Configure Wireless LAN, coloque o SSID e senha da sua rede WiFi. Depois, clique em Save.

7. Clique em Yes e aguarde o sistema operacional ser baixado e instalado no cartão SD. Esse processo leva alguns poucos minutos, a depender da velocidade da sua conexão com a Internet e se o cartão é classe 10 ou não (se não for, o tempo é maior).

8. Pronto! O Raspberry Pi OS Lite (64-bit) está instalado no seu cartão SD e pronto para uso!

Configuração do Raspberry Pi OS

Prosseguindo as etapas para a instalação do RetroPie, é necessário agora configurar o Raspberry Pi OS. Para isso, é preciso acessar a placa Raspberry Pi 5 com o cartão SD recém gravado (com o Raspberry Pi OS instalado). Será preciso então:

  • Ter a Raspberry Pi 5 em seu case, já com dissipadores e cooler instalados
  • Colocar o SD card recém gravado na Raspberry Pi 5.
  • Colocar um teclado USB e um mouse USB na Raspberry Pi 5.
  • Conectar a Raspberry Pi 5 em um monitor, seja via adaptador micro-HDMI ou cabo micro-HDMI.
  • Conectar a fonte na tomada e, finalmente, conectar o cabo da fonte na entrada de energia da Raspberry Pi 5

Agora, você terá acesso ao terminal do Raspberry Pi OS. Nele, você deve atualizar todos os pacotes instalados usando os seguintes comandos:

sudo apt update
sudo apt upgrade -y

Após a conclusão das atualizações, utilize o comando sudo raspi-config e vá até Localisation Options. Lá, faça as seguintes configurações:

  • Em Locale, configure como en_us.UTF-8 .
  • Quando perguntado sobre o default locale, selecione também en_us.UTF-8 .

Depois, selecione Finish.

De volta ao terminal, utilize os seguintes comandos para finalizar as configurações necessárias e reiniciar a Raspberry Pi 5:

sudo update-locale LANGUAGE="en_US:en"
sudo update-locale LC_ALL=en_US.UTF-8
sudo reboot

Aguarde a placa reiniciar. Pronto, está tudo preparado para prosseguir ao próximo e último passo: instalação do RetroPie.

Instalação do RetroPie 

Para instalar o RetroPie dentro do Raspberry Pi OS Lite (64-bit), é necessário primeiro instalar algumas dependências. Para isso, utilize o comando abaixo:

sudo apt install git lsb-release -y

Agora, é hora de baixar o repositório do RetroPie na Raspberry Pi 5. Para isso, utilize o comando abaixo:

git clone --depth=1 https://github.com/RetroPie/RetroPie-Setup.git

Entre no diretório do RetroPie utilizando o comando cd RetroPie-Setup, e depois de permissão de execução ao script de setup do RetroPie com o seguinte comando:

chmod +x retropie_setup.sh

E, para iniciar a instalação do RetroPie, utilize o seguinte comando:

sudo ./retropie_setup.sh

Feito isso, vá dando Ok nas janelas até aparecer a janela RetroPie-Setup Script, conforme ilustrada na imagem abaixo. Selecione Basic Install (destacado em vermelho na figura abaixo) e, se perguntado se tem certeza que quer fazer isso, selecione Yes.

Instalação do RetroPie

Será iniciado um processo de compilação do projeto RetroPie. Aguarde sua finalização. Será então exibida novamente a janela RetroPie-Setup Script. Nela, entre na opção Configuration / tools

Dentre as opções mostradas na tela selecione autostart, depois Start Emulation Station at boot e clique em Ok. Feito isso, na janela de opções, selecione bashwelcometweak, depois Install Bash Welcome Tweak e clique em Ok

Agora, basta sair selecionado Exit, reiniciar a Raspberry Pi 5 com o comando sudo reboot e aproveitar o RetroPie na sua Raspberry Pi 5!


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. Bom dia, então, segui o passo a passo. Mas esta pedindo login e senha para acessar o pi os lite. Tentei admin admin, root root, ate toor toor e a pi raspberry, mas nenhuma funciona, tentei tbm a que eles mandam configurar no início, mas não funcionou

    1. Olá Filipe.

      Normalmente no primeiro acesso o sistema pede para você obrigatoriamente criar um usuário e senha, talvez você tenha passado por essa parte.

      Tente instalar tudo novamente e veja se é possível criar o usuário e senha.

      Se persistir no problema, favor retornar o contato.

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico MakerHero.