Internet das Coisas | Exemplos de uso no dia a dia Deixe um comentário

Internet das Coisas é um termo que deriva do inglês Internet Of Things (IOT), para descrever a conexão entre os mais variados dispositivos que formam um sistema interligado de computadores, eletrônicos e  objetos até pessoas e animais!  que operem entre si, sem a necessidade de interação humana ativa! Neste artigo, “Internet das coisas: exemplos de uso no dia a dia”, vamos explicar não só o que é Internet Of Things, mas também mostra como ela pode ser usada na prática. Confira!

O que é Internet das Coisas

O que é Internet das Coisas? É o nome dado para a interconexão entre qualquer objeto, ou coisa, sem a necessidade de que haja um trabalho entre humanos, ou entre humanos e computadores, para que o sistema funcione. Ou seja, é uma rede de objetos capazes de receber e emitir dados entre si, de forma automatizada.

História da IoT

As reflexões que embasam a Internet das Coisas começaram a ser discutidas décadas atrás, quando a maioria das tecnologias que usamos hoje ainda eram apenas ideias que ainda nem estavam no papel.

Para muitos, o pai da Internet of Things é o famoso cientista da computação Mark D. Weiser. No final da década de 1980, ele trouxe à tona a ideia da computação ubíqua, ou computação pervasiva, que descreve a onipresença da informática, que poderia estar em qualquer dispositivo. Ou seja, qualquer coisa poderia ser e agir como um computador.

Mesmo se usar, exatamente, o termo Internet das Coisas, Weiser explorou o conceito que hoje chamamos assim no seu celebrado artigo “The Computer for the 21st century” (O Computador para o século XXI, em livre tradução), que foi publicado no Scientific American Journal, em 1991.

Mais do que pensar a portabilidade digital quando os computadores ainda pesavam mais de 10 kg, Weiser já filosofou que eles seriam integrados ao cotidiano das pessoas,

“As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano, e tornam-se indistinguíveis” – Mark D. Weiser

Internet das Coisas: Exemplos práticos

A IOT já está no mundo e pode ter grandes impactos em diferentes segmentos. Veja abaixo!

Internet das Coisas em casa

Ligar o ar-condicionado quando a temperatura está muito alta, abrir as cortinas eletrônicas na hora de acordar, ligar a luz branca na hora de trabalhar e a amarela para o relaxamento, ligar os irrigadores quando o solo está seco, monitorar a quantidade dos mantimentos e a qualidade dos alimentos na geladeira.

Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades do que pode ser feito com a IOT dentro das casas. A automação residencial é uma das inovações que nos deixam mais perto daquele mundo que imaginávamos com os Jetsons. Ainda não temos os carros voadores, mas os robôs e assistentes virtuais já trazem muitas facilidades para o nosso dia a dia.

Internet das Coisas na educação

A pandemia do coronavírus trouxe para o dia a dia de alunos e professores brasileiros muitas funcionalidades da Internet das Coisas na Educação. Afinal, IOT não diz respeito apenas aos dispositivos, mas também à forma de estudo e relacionamento entre educadores e alunos. A Internet of Things muda, não somente as tecnologias usadas por todos durante as aulas, mas toda a forma de ensinar e aprender.

Alguns exemplos práticos da IOT na Educação são as lousas inteligentes, que armazenam e transmitem dados, os diários de classe eletrônicos, os cartões de acesso e identificação, além das automações que também vemos em outros lugares, como os sensores de segurança, temperatura e iluminação.

Internet das Coisas no trabalho

Quando pensamos na IOT no trabalho é impossível não associá-lá com o fenômeno que tem sido chamado de Nova Revolução Industrial, ou Revolução Industrial 4.0, que é baseada, justamente, na ideia da interconexão automatizada entre máquinas.

Nos negócios, são muitas as formas como pode ser aplicada a Internet das Coisas. Como controle de estoque, em que gestores recebem em seus celulares quando um ativo esta em baixa; chatbots de autoatendimento, que otimizam o relacionamento com clientes e filtram as demandas; e a sistematização de dados, que possibilitam uma tomada de decisões mais efetiva e inteligente, mostram como a IOT pode aprimorar o trabalho.

Internet das Coisas na saúde

As pulseiras e relógios fit são alguns exemplos de como a IOT pode trabalhar para a saúde. Elas monitoram passos, atividades físicas, batimentos cardíacos e até a qualidade do sono. Todas essas informações são integradas automaticamente com o smatphone do usuário e podem alimentar outros aplicativos.

Outros exemplos de IOT na prática

Confira mais alguns exemplos de como a Internet Of Things pode ser vista no dia a dia.

Carros elétricos

Não é só o tipo de combustível que diferencia os carros elétricos dos convencionais. Isso porque, além de serem movidos por energia elétrica, os carros elétricos do mercado, como os da Tesla Motors, possuem outras funcionalidades integradas. Uma delas é o check-up completo do automóvel por sensores, assim como dados baseados na geolocalização e integração com sistemas de GPS online.

Armazenamento na Nuvem

Os nascidos até o início da década de 1990 se lembram de como o armazenamento e a transmissão e dados era feita apenas em dispositivos físicos. Os trabalhos de escola e relatórios de trabalho eram entregues unicamente por CDs, pendrives e – para os mais antigos – disquetes. Se hoje essa já é uma realidade distante, é porque o armazenamento em nuvem já se tornou algo corriqueiro, que trouxe muita praticidade e segurança.

Como IoT está mudando o mundo

Agora que já sabemos o que é internet das coisas e seus exemplos, podemos entender como IoT está mudando o mundo. Certas mudanças e avanços tecnológicos fazem mais do que trazer certo conforto ou facilidade e, de fato, mudam a maneira como a sociedade se relaciona, trabalha, estuda, se diverte e interage com o mundo. Por isso, podemos dizer que a Internet das Coisas é uma revolução tecnológica e comportamental, pois está causando mudanças estruturais em todo o mundo.

Desafios para a sociedade

Um dos maiores desafios dessa revolução é a democratização do acesso digital. Afinal, muitas tecnologias já estão disponíveis para a sociedade, mas poucas pessoas têm condições financeiras de adquiri-las. A tendência é de que, com o tempo, os dispositivos e ferramentas se tornam cada vez mais acessíveis a todos. Outro grande desafio é a conectividade, que nem sempre é disponibilizada em vias públicas.

A internet 5G promete tornar mais ágil as conexões, tornando alguns processos mais baratos. Se hoje o 4G oferece velocidades de upload de 7 a 17 mpbs e 12 a 36 mpbs para download, o 5G pode chegar a velocidades entre 15 e 30 gbps, expandindo o leque de possibilidades.

Cidades Inteligentes

Em alguns lugares do mundo, as SmartCities (Cidades Inteligentes) já são realidade e usam a IOT para facilitar a administração pública e a rotina dos cidadãos. Em Barcelona (Espanha), por exemplo, os incômodos caminhões de lixo já são coisa do passado. Isso porquê a coleta de resíduos sólidos acontece de forma automatizada e por baixo do solo. Os moradores depositam o lixo em coletores instalados nas vias públicas que, quando alcançam determinada lotação, acionam um sistema de vácuo e sucção que leva os resíduos direto para a central de coleta.

O que achou do artigo Internet das Coisas: Exemplos de uso no dia a dia?

Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das novidades sobre IOT e descobrir como construir os seus próprios sistemas interconectados! E não esqueça de nos seguir no Instagram 😉

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe