introducao-modelagem-3D-low-poly

Introdução a Modelagem 3D Low Poly Deixe um comentário

A modelagem 3D em Low poly é muito prática e permite criar projetos incríveis, perfeita para você que tem um computador com poucos recursos e ainda permite uma transição suave para a criação instantânea de projetos altamente detalhistas, vamos lá?

introducao-modelagem-3D-low-poly-1

As primitivas na Modelagem 3D Low Poly

As primitivas 3D são basicamente formas geométricas primárias que podemos editar e manipular para criarmos formas complexas.

Abaixo temos alguns exemplos de primitivas que podemos encontrar no menu de malhas 3D do Blender, para acessá-las basta pressionar as teclas “Shift + A” do seu teclado.
introducao-modelagem-3D-low-poly-2

O que pode vir de um simples Icosaedro?

Após chamarmos a forma da ico esfera vamos alternar para o modo de edição do Blender e imaginar o que pode ser feito.

introducao-modelagem-3D-low-poly-3

No exemplo de hoje vamos criar um pequeno personagem 3D, para isso vamos começar criando os olhos selecionando os polígonos paralelos frontais, feito isso vamos extrusar individualmente tais faces:

introducao-modelagem-3D-low-poly-4
Agora, vamos empurrar as novas faces para dentro criando uma separação para os olhos!

introducao-modelagem-3D-low-poly-5

Feito isso, vamos selecionar uma face que esteja mais abaixo para criar o que poderia ser um simples nariz ou mesmo um “bico” 🙂

introducao-modelagem-3D-low-poly-6

Para isto, basta afinar a face selecionada escalonando a mesma com a tecla “S” .

introducao-modelagem-3D-low-poly-7

Para criar o que poderia ser uma crista ou cabelos, vamos selecionar as faces de forma alternada logo atrás dos olhos e utilizar a mesma técnica para a criação de novas faces utilizadas anteriormente para os olhos.

introducao-modelagem-3D-low-poly-8

introducao-modelagem-3D-low-poly-9

Para o corpo e pescoço vamos apenas extrusar as faces inferiores e escalonar de forma a criar um bom volume 🙂 !

introducao-modelagem-3D-low-poly-10
Para criar mais detalhes, crie o corpo subdividindo as faces em 3 partes escalonando as mesmas progressivamente. Para outros detalhes podemos utilizar a divisão de faces com a ferramenta de corte denominada “Faca” através do atalho “CTRL + R”.

introducao-modelagem-3D-low-poly-11

Para as pernas ou patas, o procedimento é o mesmo que utilizamos para o corpo.

introducao-modelagem-3D-low-poly-12
E aqui temos a nossa pequena ave lowpoly!

introducao-modelagem-3D-low-poly-13

Mas e se…a gente quiser transformar em High Poly?

A modelagem High Poly é justamente o contrário do que vimos, ou seja, muitos polígonos e detalhamento máximo! A grande mágica se faz utilizando o modificador de subdivisão de superfície onde instantaneamente podemos adicionar milhares de polígonos à malha 3D trazendo o máximo de detalhe ao nosso projeto!

introducao-modelagem-3D-low-poly-14

Para acessar o modificador mencionado basta seguir o menu abaixo:

introducao-modelagem-3D-low-poly-15

 

introducao-modelagem-3D-low-poly-16

Aplicado o mesmo podemos ainda acrescentar outros detalhes ao projeto caso seja esse o nosso desejo!

introducao-modelagem-3D-low-poly-17

Agora, dê uma olhada na quantidade de polígonos que a nossa malha 3D ganhou com a subdivisão!

introducao-modelagem-3D-low-poly-18

As linhas limpas e harmoniosas tem um preço: Processamento e memória!

E o que pode vir a partir do clássico e singelo CUBO?

introducao-modelagem-3D-low-poly-19

O cubo é a primitiva mais famosa vista no Blender, já que faz parte do exemplo inicial, ele permite a criação de uma infinidade de objetos bastando primeiro imaginar o que se deseja, como o cachorrinho 3D que iremos criar a seguir!

Primeiro, corte o cubo em dois com a ferramenta denominada “Faca”*( CTRL+ R) e crie uma nova face extrusando para frente.

introducao-modelagem-3D-low-poly-20

Feito isso, vamos empurrar a extremidade inferior para dentro puxando o eixo Z para cima, para criar o espaço entre as bochechas.

introducao-modelagem-3D-low-poly-21

Você ainda pode criar mais detalhes extrusando novas faces com intervalos e escalonamento regular!

introducao-modelagem-3D-low-poly-22

Para os olhos, basta extrusar as faces superiores para dentro, criando em seguida novas faces para trás:

introducao-modelagem-3D-low-poly-23

Para as orelhas, basta dividir as faces superiores com a ferramenta “Faca” e extrusar novas faces superiores abaixando suas extremidades criando um trapézio.

introducao-modelagem-3D-low-poly-24

Feito isso, basta extrusar as faces frontais para criar a parte interna das orelhas!

introducao-modelagem-3D-low-poly-25
Para o focinho o procedimento de extrusão é o mesmo que fizemos uso para criar as bochechas!

introducao-modelagem-3D-low-poly-26
E sim! A mesma mágica para o high poly também é válida para o cachorrinho!

introducao-modelagem-3D-low-poly-27

Agora você já sabe como criar exemplos práticos de Modelagem 3D Low Poly imprimíveis! Gostou de aprender a modelar fazendo uso de poucos polígonos no Blender? Então não deixem de continuar acompanhando esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no Blog da MakerHero!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe