Capa do artigo Pintando sua Action Figure, técnicas de pintura.

Introdução: Pintando sua Action Figure, técnicas de pintura. Deixe um comentário

Olá pessoas! Prontas para pintarem sua Action Figure ou miniatura?

Hoje nós vamos falar sobre técnica de pintura para suas action figures e miniaturas que você poderá utilizar nas peças que imprimir em sua impressora 3D. O processo é trabalhoso, mas muito envolvente. Vamos trabalhar com luz, sombra e profundidade.

Antes de passarmos pelo passo-a-passo do processo de pintura, aproveite para relembrar e separar os materiais de que vai precisar. Você pode revisitar o artigo sobre materiais necessários para pintura de miniaturas. Nem tudo nessa vida se resolve com o aerógrafo. Ter mãos leves é algo essencial e a noção de “menos é mais” pode vir a ajudar.

Para ilustrar e elucidar melhor o que vou explicar aqui, vamos usar este busto do cantor Chester Bennington do Linking Park, como exemplo.

Action Figure do cantor Chester Bennington do Linking Park com pintura acobreada

Aqui vamos fazer uma pintura com textura em cobre envelhecido. Em pintura realista as técnicas são as mesmas. Após a cor inicial feita, vamos dar profundidade e tridimensionalidade à peça.

Para dar profundidade vamos começar com cores escuras. Use a tinta preta e, caso necessário, misture com a cor base. Aqui utilizaremos o pincel seco e a tinta em natura. Existem artistas que gostam de diluir a mesma em um pouco de água e retirar o excesso com um papel toalha ou cotonete. Aqui vamos utilizar pincéis de tamanhos diferentes, tinta preta, um papel toalha.

O que vamos fazer aqui é tirar o excesso de tinta do pincel e com a mão bem leve começaremos a “sujar” a peça nos pontos que achamos essenciais. No caso, pegamos as áreas mais fundas e até um pouco as que estão mais “saltadas” e com a mão bem leve passamos o pincel. Para retirar o excesso de tinta, usamos outro pincel, pano ou cotonete.

Pintura Action Figure do cantor Chester Bennington do Linking Park com pintura acobreada

Resultado Final:

Action Figure do cantor Chester Bennington do Linking Park com pintura acobreada

 

Antes de começar a nova camada de pintura, deixe a peça secar bem.

Logo após isso, vamos fazer os “highlights” que seriam as partes onde ficam em evidência. Para isso usamos tons claros como o prata, branco, a própria cor base ou a mistura da cor base com o branco.

 

Introdução: Pintando sua Action Figure, técnicas de pintura.

Aqui seguiremos com a técnica do pincel seco mas utilizando um pedaço de esponja para suavizar bem as marcas. Novamente aqui vamos “sujá-la” para dar uma impressão de metal gasto. Podemos também misturar o prata com preto para assim termos mais nuances de metal gasto.

Action Figure do cantor Chester Bennington do Linking Park com pintura acobreada

Action Figure/Miniatura do cantor Chester Bennington com highlights. Vá fazendo as pinceladas com calma e na medida que achar necessário. Muitas vezes, repetir camadas de tons escuros e claros pode vir a ajudar.

Aplicar tons de verde em uma peça em bronze ou cobre envelhecido dá a impressão de que se criou um zinabre (metal mais envelhecido) na peça, passando assim mais realismo. Lembre-se que em alguns casos menos é mais.

Em alguns casos, você terá de criar texturas dos mais variados tipos em suas peças. Um exemplo é de roupas (tecidos) que, para se criar tal textura, você passa uma camada de tinta base e quando ela estiver quase seca, aplique o tecido por cima da tinta com pouca pressão e logo após retire. Isso vai deixar a marca das fibras do tecido. Para dar as nuances necessárias, comece a trabalhar com os tons de cores que preferir e os pincéis de cerdas duras e macias com tamanhos variados.

Para degradês, tenha em mente que estamos trabalhando com três cores.

“Como assim três cores?”

Simples, meu caro amigo, temos duas cores sólidas (sendo elas A e C). A cor B é a mistura entre essas duas. Um exemplo é a imagem abaixo onde temos o amarelo e o vermelho, o degradê entre elas originou a cor laranja.

Degradê do vermelho ao amarelo com as letras A, B e C em preto

Explicado este conceito, como criamos um degradê na pintura?

Podemos usar a esponja, fazendo leves batidas na divisão das duas tintas. Isso ajuda a esmaecer a tinta com facilidade.

Introdução: Pintando sua Action Figure, técnicas de pintura.

Com o pincel a dinâmica é parecida mas com um diferencial. Aqui precisaremos usar um pouco mais de tinta e quando fizermos a transição de cores devemos seguir um único sentido do pincel.

Introdução: Pintando sua Action Figure, técnicas de pintura.

Menção honrosa ao aerógrafo. (Infelizmente fico devendo essa pra vocês pois não possuo tal equipamento para demonstrar como ele funciona.)

Vamos falar agora sobre a mistura de cores!

“Mas por que vou precisar saber a mistura de cores?”

Apesar de atualmente possuirmos uma alta gama de cores no mercado, existe aquele tom BEM específico que não vamos conseguir encontrar à venda. A mistura de cores ajuda nessas horas.

Vamos puxar aqui os conceitos básicos!

Branco clareia.
Preto escurece.

Cores Primárias: Amarelo, vermelho e Azul.
Cores secundárias: Laranja, roxo e verde.

Muitas vezes, para atingirmos um tom, teremos de misturar mais de duas cores.

O exemplo que usaremos aqui são tons de pele.

“Ah, mas por que tons de pele?”

Porque os tons de pele possuem uma coisinha chamada subtons! Uma pele branca pode ter um subtom mais rosado, acinzentado ou amarelado. Assim como uma pele negra pode possuir subtons acinzentados, avermelhados ou alaranjados.

Uma dica que te dou é, para dar um aspecto acetinado (brilhante), pode-se usar o dourado ou prata na mistura em pequena quantidade.

Mistura de cores - paleta em tons bege claro

Logo, todo qualquer tom de cor tem o seu subtom. O problema é que muitas vezes você terá de refazer a mistura. E muitas vezes é difícil chegar no tom exato novamente. Não é recomendado fazer altas quantidades de mistura pois assim pode haver desperdício de material.

Mistura de cores - paleta na cor marrom escura
Mistura de tintas para obter um tom de pele escura mais realista.

Depois de finalizada a pintura de sua peça, aplique finas camadas de verniz (acabamento fosco ou brilhante) e deixe secar bem.

Bom pessoal, essas são as técnicas básicas de pinturas para suas action figures! Vale a pena ressaltar que quanto mais se pratica, melhor a sua técnica fica!

Nos vemos na próxima! =D

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe