Capa artigo Kits Especiais na educação

Kits Especiais nas escolas: nova forma de ensinar e aprender Deixe um comentário

Como uma forma de revolucionar os métodos tradicionais de ensino, muitas escolas estão procurando implantar a cultura maker em sala de aula para estimular o aprendizado teórico e prático e levar ao ambiente pedagógico uma abordagem mais experimental através de projetos, como os Kits Especiais, por exemplo. 

Neste artigo vamos apresentar estas criações chamadas Kits Especiais, explicar sua ligação com a cultura maker e a importância de ambos para educação. Caso você não saiba o que é a cultura maker, você pode conferir nosso artigo que fala sobre a importância da Cultura Maker na educação.

Uma forma eficaz de começar a normalizar esta cultura nas escolas é levar para dentro deste espaço projetos desafiadores e criativos que podem ser montados e até modificados pelos alunos.

Exatamente para este propósito foram criados os Kits Especiais, projetos MakerHero, que estimulam a colaboração e permitem que ao criar, os alunos trabalhem em grupo (dando ideias e ouvindo as sugestões dos outros), dividam tarefas e deem os primeiros passos no mundo da eletrônica com ajuda de tutoriais.

Trata-se de projetos revolucionários para os alunos construírem do começo ao fim. Projetos que permitem que eles tenham autonomia no ato da criação ao mesmo tempo que aprendem sobre eletrônica, robótica e programação. E não é necessário ser nenhum especialista, os alunos conseguem facilmente dar vida aos projetos mesmo que estejam apenas começando. 

O que são os Kits Especiais e como ajudam na hora de implantar a cultura maker nas escolas?

Há muito tempo vínhamos pensando na melhor forma de produzir algo que fosse perfeito para makers, mas que também pudesse ser utilizado em escolas e estimular alunos a entrar neste movimento. Isto é, um produto que fosse ao mesmo tempo desafiador e inovador, mas que não fosse tão complexo a ponto de desencorajar aqueles que estão buscando iniciar na área e que pudesse ser facilmente inserido em ambiente escolar sem grandes problemas.

Os Kits Especiais foram criados para oferecer uma experiência maker especial, de forma a incentivar estudantes a buscarem conhecer e aprender mais sobre a cultura “faça você mesmo”. Cada projeto utiliza um ou mais componentes famosos do mundo da eletrônica e impressão 3D, tais como Arduino, Raspberry, ESP32, ESP8266, NodeMCU e muitos outros! 

Nosso objetivo é oferecer esquemas inovadores, que sirvam como um desafio estimulante para encorajar a colaboração, o aprendizado, a criatividade e a autonomia. 

Apesar de fornecermos as instruções e componentes necessários, o projeto é uma criação do aluno maker, pois ele será o real criador. Ele é quem vai colocar a mão na massa e montar o projeto do começo ao fim, passando pelas etapas de preparação dos componentes, solda, instalação do ambiente de desenvolvimento e programação. 

Não importa se são alunos do ensino médio ou fundamental, nem o nível de conhecimento sobre eletrônica e da impressão 3D, cada Kit Especial vem acompanhado de um tutorial com o passo a passo de montagem e explicação dos componentes. 

Com os Kits Especiais os alunos não só vão aprender habilidades e competências novas, como também vão adquirir um conhecimento técnico indispensável sobre eletrônica, impressão 3D, prototipagem, programação e até mecânico. 

Além disso, os Kits são fáceis de serem implantados na rotina de ensino da escola. Os projetos podem ser utilizados por grupo de alunos, possuem instruções claras e não demandam muito material e ferramentas extras. Somado a isso, os projetos também são super criativos e com certeza chamam a atenção de jovens por fazerem referência a cultura nerd.

Veja alguns exemplos de Kits e como eles podem agregar em questão de aprendizado:

Um dos Kits Especiais sendo apresentado: um robô uma luz vermelha ligada e um celular disposto ao lado
Kit Especial Robô BB9 IoT

KIT ROBÔ IOT

Um dos nossos Kits Especiais mais famosos, o Robô BB9 pode se movimentar em todas as direções, mexer a cabeça e emitir alguns sons. Tudo controlado pelo smartphone! O movimento do Robô BB9 é feito através de dois motores DC, enquanto a cabeça é movimentada através de um servo motor. 

Um LED RGB é posicionado no olho do robozinho e indica ao usuário qual tarefa está executando. E para que o robô possa emitir alguns sons, é utilizado um buzzer. Todo o projeto é alimentado por uma bateria Li-Po e o controle é feito no seu smartphone, via WiFi.

 

Uma plantinha com um rosto feliz, uma placa inserida nela e um cabo saindo de seu case
Kit Plantinha IoT

KIT PLANTINHA IOT

O Kit Plantinha IoT foi especialmente desenvolvido para manter as plantinhas vivas e saudáveis! Neste projeto são utilizados 3 sensores que monitoram temperatura, luminosidade e umidade do solo. Além disso, as necessidades da planta são exibidas em um display LCD e os dados dela também ficam disponíveis na plataforma Blynk IoT para monitorar de qualquer lugar.

O Kit Plantinha IoT é um vaso de plantas baseado em Internet das Coisas ( Wireless IoT), que utiliza o Módulo WiFi ESP8266 NodeMCU juntamente com sensores para que seja possível entender as necessidades da sua planta a todo momento.

Um cofre de madeira com um timer disposto em um fundo laraja
Cofre com Timer

KIT COFRE COM TIMER 

O Kit Cofre com Timer serve para guardar peças e produtos que só serão revelados após o fim do timer ou com uma senha.

Ao montar este projeto, o aluno eventualmente aprende a programar um Arduino UNO para controlar a abertura do seu cofre e definir um timer, além de montar um cubo super irado feito numa cortadora a laser.

Além de utilizar uma placa de desenvolvimento Arduino Uno, as informações serão visualizadas em um display OLED 0,96”. Para inserir a senha e o tempo, usamos como botão um encoder rotacional. E, para travar a porta do cofre, é utilizado um servo motor.

Kit Especial Notificador de e-mail, com uma caixinha branca de correio e uma bandeirinha vermelha que levanta
Notificador de e-mail

KIT NOTIFICADOR DE E-MAILS

O Kit Notificador de E-mails é um projeto IoT que avisa quando alguma mensagem chega na caixa de entradas do gmail. 

Este projeto ensina como programar um ESP8266 para ler informações da internet e controlar a bandeirinha, além de proporcionar uma experiência única ao montar uma caixa de correio divertida fabricada em PLA em nossas impressoras 3D.

Os principais componentes do notificador são o Módulo WiFi ESP8266 NodeMCU e um Micro Servo. Todo o projeto ganha vida com auxílio de duas plataformas: Adafruit IO e o Zapier.

Apresentação do Kit Estação meteorológica em formato de nuvem de tempo, que está aoresentando algumas informações do clima na tela
Kit Estação Meteorológica

ESTACÃO METEOROLÓGICA

O Kit Nuvem do Tempo é uma estação meteorológica IoT que informa os dados atuais de tempo e a previsão para os próximos 3 dias.

Ao montar o projeto da nuvem do tempo, o maker aprende a programar um ESP8266 para controlar a captura e exibição dos dados do Open Weather Map e do Network Time Protocol, além de montar uma estação divertida impressa em 3D de PLA. 

Para este projeto é utilizado sensores DHT11 e BMP180 para monitorar as informações locais de temperatura, umidade relativa do ar e pressão atmosférica; como também serviços do Open Weather Map para obter a previsão do tempo para os próximos 3 dias e o Network Time Protocol para adquirir informações de horário e data atuais.

Exemplo de Kits Especiais
Exemplo de Kits Especiais

Temos ainda outras opções de Kits Especiais, igualmente criativas e didáticas, que transformam qualquer sala de aula no próprio laboratório de Dexter. Os Kits Especiais são a personificação de um projeto da cultura maker, pois além de todo o processo de criação e programação também propõe desafios para que os alunos criem e façam modificações nos projetos que não constam nas instruções. 

Por que os Kits Especiais são a melhor opção e o que os alunos podem aprender com eles?

Ao permitir que os alunos explorem assuntos como robótica, marcenaria e programação, os Kits incentivam a procura por soluções inovadoras de problemas, o trabalho em equipe e autonomia (cada projeto é um sucesso pessoal para o aluno maker). Além disso, desenvolvem o aluno de formas que o ensino tradicional não conseguiria. 

Por isso, se você busca tornar sua escola referência no quesito tecnologia, inovação e informação, começar a implantar a cultura maker hoje é fundamental. E aderir aos Kits Especiais com certeza é uma forma de agregar a progressão deste método. 

Antes de sair, conta para a gente o que achou do post! E para ficar por dentro de todas as novidades do mundo maker, componentes eletrônicos e impressoras 3D, siga MakerHero no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe