Saiba quais são as linguagens de programação mais utilizadas no mundo 2

Um relatório recente divulgado pela Stack Overflow, site de perguntas e respostas para programadores profissionais, divulgou, dentre outras coisas, quais são as linguagens de programação mais utilizadas no mundo. Se você é um entusiasta da programação ou está querendo começar nesse universo, este relatório traz um panorama geral sobre como os desenvolvedores aprendem, como constroem suas carreiras, quais são suas expectativas com relação ao trabalho e quais ferramentas eles estão usando atualmente. Ouso garantir que você irá gostar! 😉

Sobre o relatório

Anualmente, a Stack Overflow desenvolve um questionário com diversas perguntas para a comunidade de desenvolvedores, desde suas tecnologias preferidas até questões relacionadas à trabalho. O tempo para responder o questionário leva em torno de 30 minutos e, mesmo assim, mais de 100.000 desenvolvedores de 183 países diferentes o responderam este ano, batendo o recorde de todas as edições da publicação, que chega ao seu oitavo ano.

linguagens de programação 1

O questionário é dividido em quatro partes principais, que são:

  1. Perfil do desenvolvedor, onde são descritos aspectos geográficos e demográficos sobre os respondentes, tempo de experiência com programação, vida além do trabalho, entre outros.
  2. Tecnologia, onde podemos dizer que está o ponto central do estudo. Aqui é possível verificar quais são as linguagens de programação mais utilizadas, quais são as mais “amadas”, temidas e desejadas, quais são os ambientes de desenvolvimento mais populares, quais linguagens estão ligadas aos salários mais altos mundialmente, entre outros.
  3. Trabalho, onde é possível tirar conclusões sobre como os desenvolvedores estão se dedicando ao seu trabalho, em que tipo de empresa estão empregados, quais metodologias de trabalho utilizam para garantir que seus projetos de desenvolvimento caminhem, entre outros. Um ponto interessante é que neste tópico também foram feitas perguntas sobre ética na codificação utilizando situações hipotéticas para saber o que os desenvolvedores fariam em cada caso.
  4. Comunidade, que diz respeito onde os desenvolvedores aprendem, compartilham conhecimento e constroem suas carreiras.

As linguagens de programação mais utilizadas

Dentre as diversas informações relevantes encontradas neste relatório, estão as linguagens de programação mais utilizadas as redor do mundo. São elas:

  1. JavaScript (69.8%)
  2. HTML (68.5%)
  3. CSS (65.1%)
  4. SQL (57.0%)
  5. Java (45.3%)
  6. Bash/Shell (39.8%)
  7. Python (38.8%)
  8. C# (34.4%)
  9. PHP (30.7%)
  10. C++ (25.4%)
  11. C (23.0%)
  12. TypeScript (17.4%)
  13. Ruby (10.1%)
  14. Swift (8.1%)
  15. Assembly (7.4%)
  16. Go (7.1%)
  17. Objective-C (7.0%)
  18. VB.NET (6.7%)
  19. R (6.1%)
  20. Matlab (5.8%)
  21. VBA (4.9%)
  22. Kotlin (4.5%)
  23. Scala (4.4%)
  24. Groovy (4.3%)
  25. Perl (4.2%)

Pelo sexto ano consecutivo o JavaScript aparece em primeiro lugar no estudo. Sua popularidade é grande, já que é muito utilizada em páginas web, permitindo a execução de uma série de scripts no navegador. Já o Python é a linguagem que mais vem crescendo no ranking, superando o C# neste ano.

Outros insights obtidos

Neste ano, a pesquisa abordou alguns tópicos novos que vão da Inteligência Artificial à ética na codificação. Isso nos permite analisar alguns pontos interessantes.

DevOps e Machine Learning são tendências importantes na indústria de software hoje. Linguagens e frameworks associados a isso estão em ascensão, e os desenvolvedores que trabalham nessas áreas recebem os maiores salários.

Em geral, os desenvolvedores são otimistas sobre as possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial e 40% acha que o mais interessante é que os trabalhos poderão ser automatizados. Porém, quando se trata sobre quais são os perigos da IA, as opiniões se dividem.

Dentre as linguagens de programação, Python é, nitidamente, a que mais cresce. Está em 1º lugar entre as linguagens mais desejadas, ou seja, que os desenvolvedores ainda querem aprender, e em 3º lugar entre as linguagens mais amadas (68.0%).

linguagens de programação 2

Já com relação à ética na codificação, apenas pequenas frações de desenvolvedores dizem que escreveriam código antiético ou que não têm obrigação de considerar as implicações éticas do código. Em contrapartida, 80% dos entrevistados afirmam que deve-se considerar qual a finalidade e para o que seu código será usado. No entanto, os desenvolvedores não têm certeza de como reportariam problemas éticos e têm idéias divergentes sobre quem é o responsável final por um código antiético.

Dentre as plataformas utilizadas para realizar seus trabalhos de desenvolvimento, Linux é a mais utilizada (48.3%), seguida por Windows Desktop or Server (35.4%) e Android (29.0%). A Raspberry Pi aparece na 6ª posição (15.9%) e Arduino somente na 11ª posição (10.6%).

Para ter acesso ao resultado deste estudo na íntegra, basta acessar este link.

E você? Qual ou quais linguagens de programação utiliza em seus projetos? Deixe seu comentário logo abaixo. 

Fonte: Exame

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. No caso LUA é uma linguagem programação?

    1. Olá Yago!

      Lua é considerada uma linguagem de programação, sim.

      É bastante usada para rodar pequenas expansões de programas, por conseguir unir partes de programas feitas em outras linguagens.

      Abraços!