Já vimos no post Como Fazer um Medidor de Energia Elétrica com Arduino o esquema de utilização de um sensor de corrente não invasivo de 20A. Neste post, vamos apresentar um projeto muito parecido, um medidor de corrente utilizando o Sensor de Corrente Não Invasivo 100A SCT013:
Esse sensor também é do tipo não invasivo, ou seja, você não precisa interromper o circuito para realizar a medição, bastando envolver um dos fios de energia para medir a corrente.
Cálculo do resistor de carga
Segundo informações do datasheet, o sensor de corrente SCT-013-020 (20A) tem na saída uma variação de tensão, e o SCT-013-000 (100A), tem na saída uma variação de corrente.
Assim, no microcontrolador conseguimos ler quase que diretamente a variação de tensão, mas no de 100A vamos precisar de um componente adicional: o “burden resistor” (“resistor de carga”), para gerar a variação de tensão que precisamos para efetuar a leitura no Arduino.
Para calcular o resistor de carga, vamos seguir alguns passos:
1 – Determinar a corrente máxima que vamos medir
No nosso caso, é um sensor de 100A, logo vamos determinar esse valor como corrente máxima
2 – Converter a corrente máxima RMS para corrente de pico, multiplicando-a por √2
Primary peak-current = RMS current × √2 = 100 A × 1.414 = 141.4A
3 – Dividir a corrente de pico pelo número de voltas do CT (2000) para determinar a corrente de pico na bobina secundária:
Secondary peak-current = Primary peak-current / no. of turns = 141.4 A / 2000 = 0.0707A
4 – Para melhorar a resolução da medição, a voltagem através do resistor de carga no pico de corrente deve ser igual a metade da tensão de referência do Arduino (AREF/2). Como a tensão de referência no Arduino é de 5V, teremos:
Ideal burden resistance = (AREF/2) / Secondary peak-current = 2.5 V / 0.0707 A = 35.4 Ω
Resumindo o cálculo anterior:
Burden Resistor (ohms) = (AREF * CT TURNS) / (2√2 * max primary current)
Se preferir pode utilizar uma ferramenta online que faz o cálculo deste resistor, neste link.
Circuito sensor de corrente 100A
Agora que já temos o valor do resistor de carga, vamos montar o circuito para ligação do sensor, que basicamente é o mesmo circuito do sensor de 20A, mas agora adicionando o resistor de carga. Temos então a seguinte lista de material:
- Sensor de Corrente SCT-013-000
- 2 resistores de 10K
- Display Nokia 5110
- 1 resistor de 33 Ω (para o resistor de carga)
- Capacitor 10 µF
Como não temos um resistor de 35.4 Ω disponível , o valor mais próximo é o de 33 Ω. Vamos usar esse valor para a montagem do circuito:
Esse sensor vem com um plug P2 e você pode conectá-lo ao Arduino usando um adaptador, ou pode retirar o plug e ligar os fios diretamente, como fizemos no circuito acima.
Medidor de corrente com o sensor SCT-013-000 100A
Carregue o programa abaixo, que usa a biblioteca EmonLib (download). Descompacte a pasta e coloque dentro da pasta LIBRARIES da IDE do Arduino. Para utilizar o display gráfico, faça o download também das bibliotecas Adafruit_GFX (download) e Adafruit_PCD8544 (download).
//Programa : Medidor de corrente com Arduino e SCT-013 100A //Autor : MakerHero //Baseado no programa exemplo da biblioteca EmonLib //Carrega as bibliotecas #include <Adafruit_GFX.h> #include <Adafruit_PCD8544.h> #include "EmonLib.h" #include <SPI.h> EnergyMonitor emon1; Adafruit_PCD8544 display = Adafruit_PCD8544(8, 9, 10, 11, 12); //Tensao da rede eletrica int rede = 220; //Pino do sensor SCT int pino_sct = A1; void setup() { Serial.begin(9600); //Pino, calibracao - Cur Const= Ratio/BurdenR. 2000/33 = 60 emon1.current(pino_sct, 60); //Ajuste iniciais display display.begin(); //Ajusta o contraste do display display.setContrast(48); //Apaga o buffer e o display display.clearDisplay(); //Define tamanho do texto e cor display.setTextSize(1); display.setTextColor(BLACK); //Retangulo principal display.drawRect(0, 0, 84, 48, 2); //Retangulo corrente display.fillRect(0, 0, 84, 15, 2); display.setTextColor(WHITE, BLACK); display.setCursor(18, 4); display.println("Corrente"); display.setTextColor(BLACK, WHITE); display.setTextSize(2); } void loop() { //Calcula a corrente double Irms = emon1.calcIrms(1480); //Mostra o valor da corrente no serial monitor e display Serial.print("Corrente : "); Serial.print(Irms); // Irms display.fillRect(4, 15, 55 , 20, 0); display.setCursor(8, 22); display.println(Irms, 2); display.display(); display.setCursor(67, 22); display.println("A"); delay(1000); }
Para realizar a medição, abra o sensor e envolva um dos fios de energia. Será mostrado no display o valor da corrente que está passando naquele momento:
Não esqueça de ajustar o valor da rede elétrica (110 ou 220V), na linha 17 do programa.
Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.
Olá Adilson, boa tarde.
Achei bem interessante o seu artigo. Me ajudou a entender melhor como trabalhar com este sensor.
Eu gostaria de saber se você poderia me indicar este adaptador que você usou para realizar a conexão entre o sensor SCT-013 e a Protoboard, pois eu não quero cortar o cabo P2. Infelizmente eu não consegui encontrar este adaptador.
Desde já agradeço
Atenciosamente.
Olá Alan.
Você pode usar um conector semelhante ao desse anúncio: https://www.makerhero.com/produto/conector-jack-p2-audio-3-5mm/
Bastando você soldar um par de fios e ligar na protoboard.
Existem também adaptadores p2 para borne (terminais verde) para poder colocar os fios.
Att.
Vitor Mattos.
Suporte Técnico MakerHero.
Boa tarde, o sistema é robusto para medir com cargas capacitivas ou indutivas ?
Olá Samuel.
Esse medidor converte campo magnético em corrente elétrica, então é indiferente o tipo de carga.
Att.
Vitor Mattos.
Suporte Técnico MakerHero.
Eu consigo identificar quando a corrente mudar de sentido para poder calcular o quanto um sistema residencial com energia solar injeta na rede e o quanto ela consome da concessionária? Não consegui encontrar nenhuma informação concreta sobre esse sensor ser bidirecional ou não.
Olá.
O sensor possui uma indicação de seta, que auxilia em qual direção você precisa medir a corrente.
Então para medir duas direções, você teria que usar dois sensores, um para cada direção.
O diferencial desse sensor é a facilidade do uso, bastando apenas plugar no cabo/fio a ser medido corrente. Sendo assim, você não precisa modificar em nada o projeto original.
Att.
Vitor Mattos.
Suporte Técnico MakerHero.
TEM O CALCULO COM O SCT013 30A/1V?
Olá.
O cálculo é o mesmo, só precisa substituir os valores que o autor fez (que no caso foi de 100A) para os valores do seu sensor.
Att.
Vitor Mattos.
Suporte Técnico MakerHero.
Como eu faço para os valores aleatórios pararem de aparecer no display e ele ficar zerado até que eu coloque o sensor em atuação??
Olá.
Você pode acrescentar uma linha de código que não irá imprimir um texto em branco caso o valor em corrente seja fora do esperado. Substitua seu void loop para o seguinte:
void loop()
{
//Calcula a corrente
double Irms = emon1.calcIrms(1480);
//Mostra o valor da corrente no serial monitor e display
Serial.print(“Corrente : “);
Serial.print(Irms); // Irms
display.fillRect(4, 15, 55 , 20, 0);
display.setCursor(8, 22);
if ((Irms >= 0) && (Irms <= 100))
{
display.println(Irms, 2);
}
else
{
display.println("0", 2)
}
display.display();
display.setCursor(67, 22);
display.println("A");
delay(1000);
}
Att.
Vitor Mattos.
Suporte Técnico MakerHero.
Na verdade coloquei a programação que vocês disponibiliza e sem eu colocar o sensor no circuito já estava aparecendo valores aleatórios no meu display, eu quero que esses valores aleatórios parem de aparecer para assim eu conectar o sensor e o Arduino ler o que o sensor está mandando
Olá.
Então, é difícil que a visualização de corrente fique exatamente em zero quando o circuito está aberto, pois ele perde a referência. Além disso, pode haver incidência de campo magnético e fuga de corrente no circuito de medição, principalmente se está sendo usado protoboard. O código adicional que te passei ao menos limita os valores entre 0 e 100 A.
Att.
Vitor Mattos.
Suporte Técnico MakerHero.
Olá
Então acho que minha pergunta não está muito explicativa. Tipo sem eu ligar o sensor no circuito o display fica variando valores coisa do tipo de 10 a 50 A… EAI quando eu coloco o sensor no circuito não muda nada…
Então eu entendo disso que o programa está jogando valores aleatórios e não está lendo de fato a porta analógica A0 que é a porta aonde está ligado o sensor de corrente…
Ai queria saber como faço pra o Arduino ler esse valor de corrente que o sensor transmiti e jogar na tela do display o valor que o sensor está lendo e não os valores aleatórios sem sentido algum.
Ai então o seu problema pode ser outro, como valor de resistor, esquema elétrico e etc.
Para tratarmos melhor esse assunto, por gentileza, entre em contato comigo no WhatsApp (48) 3307-3495.
Att.
Vitor Mattos.
Suporte Técnico MakerHero.
Estou utilizando um adaptador na ponta do plugue p2, pode me ajduar em como ligar?
Outra pergunta é se posso utilizar um lcd i2c
Olá,
Corrigimos o link para o datasheet do componente, ali tem a indicação da pinagem do plug P2.
Sim, você precisa alterar o código, mas pode utilizar um lcd i2c sem problemas.
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero
Olá Adilson, o Sr. montou essa simulação no tinkercad? não consegui achar esse SCT 013 para poder simular o circuito
Olá Matheus,
A imagem foi feita no Fritzing, que por enquanto simula apenas componentes simples, nesse caso não era uma imagem de simulação.
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero
Oláa boa Tarde, eu comprei o sensor para utilizar no esp32, e comprei o resistor de carga de 22 ohms, mas os valores estão incorretos, vocês poderia me ajuda?
Olá Thiago,
Pelo que consegui localizar de informações a biblioteca original tem erros no suporte ao ADC do ESP32, esta aqui diz corrigir o problema: https://github.com/Savjee/EmonLib-esp32
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero
Olá! Gostaria de saber como efetuo a medição utilizando o sensor de corrente em que a saída de medição do sensor é em tensão (modelo de 50A/1V).
Olá!
No caso de saída de tensão o resistor de carga já é interno ao sensor, então removeria o resistor de 33 ohms e manteria as demais conexões.
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero
Maravilha! Então não preciso fazer nenhuma alteração no programa ou devo fazer regra de 3 para “setar” os níveis de tensão – de 0 a 1 V- ?
Muito obrigado pela atenção Vinicius.
Ola!
Você deve fazer a regra de 3 para os níveis de tensão, pois no caso do sensor de 50 A os níveis de tensão terão relação diferente com as medidas de corrente.
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero
Olá, em relaçao ao capacitor tenho um aqui em casa de 10uF 50v poderia usar esse?
Olá João!
Sim, é possível utilizar esse.
A indicação de tensão do capacitor é a máxima, e no caso não chegará nem perto dessa tensão.
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero
Olá, Gostaria de saber se o no circuito o capacitor tem mais alguma função além de filtro. e uma duvido. o sinal quem vem do sensor e alternado certo? teria que por um retificador de tensão entre o sensor e a plaquinha arduino?
Olá Francisco!
O capacitor serve para que o sinal AC não passe pelo resistor no divisor de tensão.
Não é utilizado o retificador pois os dois resistores junto do capacitor inserem um nível DC no sinal, de forma que ele oscila sem ficar negativo devido à esse nível.
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero
Com esse sensor sou capaz de medir o valor instantâneo da corrente? Preciso dos valores instantâneos para práticas de Sinais e Sistemas – filtros, FFT e outros processamentos de sinais.
Abraços!!
Olá Felipe!
Sim, você consegue medir o valor instantâneo.
No caso o código lê aproximadamente a cada 1 segundo, mas você pode alterar o valor do delay para fazer medidas mais ou menos espaçadas.
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero
estou utilizando um divisor de tensão com 15k homs e o sensor não zera de jeito nenhum e nem chegar proximo de zero, com fator de correção de 60.607 para um resistor de carga de 33 homs. Podem me ajudar ?
Olá Paulo,
Você está utilizando o sensor de 20A ou o de 100A?
Alguns sensores também podem ter a saída em tensão, não em corrente.
Aí estará marcado a corrente que ele lê e uma tensão à qual aquela corrente se relaciona no sensor.
Verifique se é o caso, aí o resistor de 33 ohms já é interno ao sensor e não deve ser colocado.
Abraços!
Vinícius – Equipe MakerHero
Olá, com este circuito da através da programação desliga qdo. uma corrente chegar a um determinado valor? assim rondando num circuito uma de 2 Amperes e qdo ela chegar a 7 amperes ele desligar.
Olá Rita,
Sim, é possível fazer isso com a programação, mas seria necessário mais um módulo com um relé para realizar o desligamento.
Abraço!
Vinícius – Equipe MakerHero
Estou tentando utilizar ele no esp8266 e não esta ajustando certinho o sensor. este sensor pode ser usado no esp8266
Olá Heverton,
Como o nível lógico do ESP8266 é de 3.3V, você precisa ajustar o valor de resistor de carga.
O resistor de carga teórico é de 23.338 ohm, portanto o valor comercial mais próximo é de 22 ohms.
Abraço!
Rosana – Equipe MakerHero
Olá gente, muito bom esse tutorial, mas fiquei com uma dúvida em relação a proteção do meu circuito medidor de corrente. Se eu estiver utilizando um SCT-013-000 para medir a corrente de um equipamento e ocorra um pico de energia onde a corrente passe de 100A, como que eu faço para proteger meu circuito do medidor de corrente para que meu Arduino não queime? Tenho que utilizar fusíveis e varistores ou o próprio SCT já protege meu circuito?
Olá Camila,
O SCT-013 possui um diodo de proteção na saída.
Abraço!
Rosana – Equipe MakerHero
Top
Gostaria de saber como faço para utilizar o valor lido pelo SCT no programa, para comparar esse valor com uma constante.
Olá Lucinei,
Primeiramente você precisa fazer a transformação da variável para depois fazer a comparação com uma constante.
Abraço!
Rosana – Equipe MakerHero
Pessoal boa tarde!
Sou iniciante em eletrônica e estou tentando fazer esse mesmo projeto de medição de corrente, só que utilizando o ESP8266 NodeMCU com esse mesmo CT013 000. Porém estou tendo um pouco de dificuldade em fazer a leitura correta da corrente, estou utilizando um resistor de carga de 20 ohms, e no divisor resistivo 2 resistencias de 10k e 1 capacitor de 10uf. Estou com duvidas se realmente os valores que estou utilizando no circuito estão corretos. Alguem ja chegou a fazer esse mesmo projeto usando o NodeMCU?
Agradeço desde já.
Olá Thaisa,
O resistor de carga teórico é de 23.338 ohm, portanto o valor comercial mais próximo é de 22 ohms.
Abraço!
Rosana – Equipe MakerHero
Para um sensor SCT 50A também precisa do resistor ou a variação é de tensão? Como fazer nesse caso?
Olá Amauri,
Como a saída do SCT 50A é em tensão, não é necessário usar um resistor de carga.
Abraço!
Rosana – Equipe MakerHero
Ola, Adilson!
Parabéns pelo projeto.
Dicas:
estou pensando modulo arduino+wifi ou esp8266 em função do pouco espaço para
unidade ‘fixa’
sistema trifasico, em tese, só add mais sensores (rst)?
medidor de tensão (rst) igualmente trifasico (220 ou 380} o que recomendaria?
por ultimo, tres sensores de contato tipo ponta de prova para temperatura. modelos?
unidade autonoma
bateria para 365 dias. com eh um ambiente sujeito a umidade…
esp 8266 por causa do wifi ambiente operacional (-30 ºC) suporta?
ad dois sensores (temperatura e umidade) modulo de sensor clássico
dados: penso no thingspeak ou server no próprio disposisitivo, pensando na redudancia, mas, enquanto digito, me ocorre rede mesh. Eh confiavel a ter um server externo?
custo beneficio, capacidade de armazenamento/backup de dados?
Alguma inteligencia no crud?
os dois módulos encapsulado por questões de segurança/proteção. usar caixas padrão? fazer a própria caixa invólucro?
Obrigado!!
Boa tarde.
é possível utilizar dois ou mais sensores em um único arduino?
me deu a entender aqui que a lib meio que entrega o dado pronto já, sendo assim só alterar as variáveis não resolve.
alguém sabe me dizer??
A variável “rede” não está sendo utilizada em nenhum lugar do código, ela é realmente necessária ? se necessária , qual a funcionalidade dela ?
Obrigado
Olá, gostaria de saber se este sensor funciona direto na Raspberry Pi 3, sem precisar do Arduino?
Alan,
É possível usá-lo na Pi sim.
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
Olá Diogo, obrigado pela resposta, eu montei ele primeiro no Arduino para depois passar para Raspberry com convesrsor A/D, no entanto, tenho uma dúvida quanto à fiação do sensor.
Bem, eu não quero cortar o plug P2, já que tenho um fêmea, que pretendo soldar na placa para utilizá-lo, sendo assim, gostaria de saber à respeito dos fios, pelo que vi no desenho do artigo, há um fio vermelho e um branco, e no datasheet do sensor ele informa que a ponta é “Tip” e a parte da extremidade é “Sleeve”, sendo a parte do meio sem ligação nenhuma, minha dúvida é: há diferença eu ligar esses fios invertidos quando pôr em paralelo com o resistor? Ou tem que ter uma ligação exata do “Tip” e “Sleeve”?
O plug jack fêmea que tenho é um de 5 terminais, li o datasheet dele e fiz testes de continuidade para obedecer a ligação.
Alan,
Então, isso é uma coisa que eu não saberia te responder com certeza.
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
Alan Kardec, vc consegui fazer um codigo para testar esse sensor no raspberry?
Oi Alan!
Comprei hoje essa placa para adaptar ao conector P2 do sensor.
Eu usei o SLEEVE e RING1 e funcionou. Quando medi com multímetro, TIP e SLEEVE estavam dando que era o mesmo ponto (curto). É o primeiro anel que dá o contato do sensor.
A saída desse sensor seria uma senoide? Pergunto pois preciso do sinal da senoide na saída pois preciso identificar a passagem por zero da mesma para obter o fator de potência .
Ignora a biblioteca e faz uma função no programa pra calcular as correntes em vários sensores. É fácil.
este sensor também ira funcionar com um esp32?
José,
Funciona sim: https://community.createlabz.com/knowledgebase/wireless-energy-monitoring-system-using-esp32-with-blynk-mobile-app/
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
Qual a diferença de resultados entre usar este sensor e usar um sensor ACS712?
Exceto o fato de um ser invasivo e o outro não o que difere no resultado final?
Obrigado,
Lauro Becker
Bom dia! Não tem um artigo atualizado e com todos os componentes disponíveis para adquirir do site?
Bom dia preciso montar um circuito destes, porem queria gerar um gráfico de consumo de corrente durante um dia
Julio,
Dê uma olhada no site Thingspeak (thingspeak.com) lá é possível mandar os dados para a nuvem e montar um gráfico.
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
Minha residencia possui energia trifásica. Se eu ligar esse sensor em um dos três cabos que saem do medidor de energia elétrica, o mesmo funcionará corretamente, mostrando toda a corrente consumida pela residencia?
Olá! O artigo não deixou claro como foi obtido o número de voltas da bobina do sensor, dado que essa informação não está disponível em datasheet. Outro ponto de dúvida é: qual a transcondutância do sensor, ou seja, quantos ampéres eu terei na saída do sensor para cada ampér de entrada? De já parabenizo a iniciativa. Muito bom o trabalho de vocês.
Excelente fonte de informação, parabéns!
Qual seria a corrente mínima que esse projeto poderia ler? e como fazer esse cálculo por favor?
Grato
Att
Bom dia,
Tentei utilizar esta programação no esp 32 devkit v1 e não funcionou, retornei para o arduino mudando apenas a porta de leitura e funcionou perfeitamente.
sabe dizer se o esp 32 é compatível com esta programação?
Lucas,
Dê uma olhada nesse aqui para o ESP32: https://www.savjee.be/2019/07/Home-Energy-Monitor-ESP32-CT-Sensor-Emonlib/
Abraços, e cuide-se com o COVID-19!
Diogo – Equipe MakerHero
Diogo, estou com o mesmo problema do Lucas, já instalei a biblioteca especifica para o esp32 como diz nesse link e não funciona. Mas quando tento usar no arduino funciona perfeitamente.
Bom Dia, sei que já faz um tempo deste post, comprei o material indicado no site.
Sou iniciante, então depois de várias pesquisas, o Produto Display Nokia 5110, existem dois modelos.
Pode-se dizer o Vermelho e o Azul. Neste projeto foi utilizado o Azul. Fica a dica. O Vermelho é necessário resistores e outros itens. Ainda não sei como fazer, mas estou pesquisando.
Meu, sou grafuando no curso de física aqui na Universidade Federal de Rondônia, tive um breve bisu sobre arduno, e estou imprecionado com o tanto de coisa que da para fazer para interagir com os meus alunos em geral, e da para dar uma dica de como tudo sugiu, no nosso mundo tecnologico, isto da para dar mais enfase nas ailas de fisica, montrando como a corrente elwtrica se comporta , e com a variação de carga, como ela interage na sua variação nas combinações de correntes muito bom, parabéns pelo trabalho.
Lindonil,
Que bom que curtiu! Adoramos saber que fazemos a diferença!!
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
A variável rede da linha 17 não é usada
Boa noite, ótimo artigo, queria fazer um com esp + sct013, vocês tem algum assim? algo mais simples apenas com os envios MQTT sem o display. Obrigado!
Marcus,
As ligações seriam basicamente as mesmas, no entanto você deve usar essa versão da biblioteca Emonlib: https://github.com/capella-ben/emon_esp32
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
Olá!
Vou usar este sensor SCT-013-000 100A para medir a corrente numa carga, mas a corrente maxima que a minha carga drena é de 3A.
A minha dúvida é se uso o resistor de carga de 33Ω ou se devo calcular tendo em conta a minha corrente maxima á ser lida (3A), que neste caso encontrei um resistor de carga de 1179Ω
Aldair,
Você pode usar o de 33Ohms, pois o cálculo desse resistor é feito pra corrente máxima do sensor mesmo.
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
Ola tudo bem?
Gostaria de comunicar o sensor nao invasivo 30A com esp32…
Diego,
Dê uma conferida aqui: https://www.savjee.be/2019/07/Home-Energy-Monitor-ESP32-CT-Sensor-Emonlib/
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
Olá sr. Adilson Thomsen. Esse sistema serve para eu poder fazer com que um aparelho ligue sempre que a corrente ultrapassar 1ah em 127v?? É que eu preciso fazer com que um inversor de tensão on-grid do sistema fotovoltaico da minha casa seja acionado sempre que a corrente aumentar de acordo com o uso dos aparelhos de casa.
Meu sistema é um pouco diferente do convencional. Ele é híbrido Off-Grid e On-Grid ao mesmo tempo. O meu problema é que sempre que o consumo da carga zerar ou ficar muito baixo o inversor On-Grid tem que ser desligado para evitar que a saída do AC dele queime a saída AC do outro inversor Off-Grid que fica em paralelo com o mesmo. Esse tipo de ligação retira o consumo de cima das baterias em até 90%, fazendo com que o inversor on-grid alimente a carga diretamente. É como se o offo-grid estivesse ali só para enganar o on-grid fazendo o papel da energia que seria originalmente da concessionária. Já vi o teste prático e funcionou perfeitamente. Só tem que ser resolvida a questão de ligar o inversor on-grid somente acima de determinada amperagem.
Caso possa me ajudar desde já lhe agradeço!
Pedro,
Você pode usar o medidor para que o Arduino receba a corrente do circuito. No código mesmo basta adicionar uma condição de quando corrente “x” atingir tal valor, acione o circuito que você quiser.
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
Olá Pedro.
Tenho igualmente sistema offgrid e ongrid usados juntos.
Gostaria de entrar em contato para trocar idéias.
Obrigado.
[email protected]
Sensacional!! Me ajudando muito com o projeto de iniciação científica da faculdade :). O arduino só consegue captar a corrente utilizando sensores ??
Olá, Juliete!
Que bom que lhe serviu 😀
Sobre a corrente, sim, para que você consiga medir a corrente, é necessário algum sensor/medidor.
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
bom, como faço para medir uma corrente e tensão RST das mesmas ao mesmo tempo?
Vinícius,
Com apenas um sensor não é possível, já que estaria medindo para cada fase.
Abraços!
Diogo – Equipe MakerHero
Boa noite!
O modelo 30 A / 1V pode ser ligado direto na porta do Arduino ou preciso fazer um circuito como o que é usado para o sensor 100A/50mA???
A saida do sensor 30A/1V é 1 Volt DC ou AC?
Boa tarde à todos.
Gostaria de saber o seguinte, quero utilizar o modelo desse medidor para 100A, com essa programação funcionaria?
Olá Carolini,
Vai depender muita do modelo de sensor que você vai usar.
Abraço!
Rosana – Equipe MakerHero
Gostaria de saber como diferenciar Irms para mais de um sensor, pois foi definido o pino a ser medido, todavia a fórmula aplicada, extraída da biblioteca, não particulariza que a medição é no pino x, apenas calcula Irms. Alguém precisou fazer um projeto com mais de 1 sensor e conseguiu?
Gostaria de fazer esse projeto mais usando arduino Nano
Olá Diego,
No esquema de ligação, observe quais são os pinos digitais e analógicos usados no Arduino Uno. É só fazer essas conexões no seu Arduino Nano.
Já no Arduino IDE você precisa ir em Ferramentas> Placas > Arduino Nano.
Acredito que dará certo!
Abraço,
Rosana – Equipe MakerHero
Ahoi! Gostaria de saber de quantos volts é o Capacitor 10 µF …
Olá Luana,
Acredito que o capacitor utilizado seja um de 10uF/16V.
Abraço!
Rosana – Equipe MakerHero
Boa noite.
Na sua opinião, qual o mais indicado para verificar corrente em uma ligação Triway (entre interruptor e relé), de maneira que possa ser verificado se a lâmpada está ligada ou não, identificando o estado da lâmpada no código do arduino? Seria o SCT-013-020 ou o ACS712?
Pergunto isso por que neste tipo de ligação, caso a pessoa ligue/desligue a lâmpada pelo interruptor não tem como saber no aplicativo/arduino/rasp.
Adicionado o sensor, este pode enviar um sinal para o arduino informando se está passando ou não corrente, de maneira que o aplicativo/arduino/rasp, saiba o estado da lâmpada.
ola sou Arnaldo Euclides tecnico eletrotecnico e eletronico e estudante de analise desinvolvimento de sistemas
estou montando um sistemas de energia solar em minha casa e quero monitorar tensao corrente cosumida gerada remotamente no smartfone sei que possivel mais estou estudando como
acho que posso usar algo do exemplo acima
Olá Arnaldo,
Sim, você pode usar o exemplo acima em seu projeto.
Abraços,
Rosana – equipe MakerHero
Aqui funcionou, mas agora queria que quando chegasse um valor tipo 10a acionasse um pino para desligar ou ligar algo no caso vou usar um modulo rele,
Olá Anderson,
Existem várias postagens em nosso blog que ensinam a acionar um módulo relé utilizando diferentes sensores:
https://www.makerhero.com/blog/sensor-de-luz-ldr-com-rele/
https://www.makerhero.com/blog/sensor-de-som-acender-luz-palmas/
Acredito que essas postagens podem te ajudar!
Abraços!
Rosana – Equipe MakerHero
Olá Boa noite gostaria de saber se este medidor tambem serve para medir corrente de pico de motores de corrente continua?
Estou trabalhando em um projeto da faculdade que precisa monitorar a corrente e baterias que alimentam um carrinho controlado por RF ai caso de um curto no circuito ou a corrente exceda 100A ele teria que desligar o circuito.
Olá Douglas!
Ele não mede corrente contínua!
Para esses excessos de corrente aí eu aconselho um fusível ou disjuntor 🙂
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Se gostei??!!! Isso sim é uma explicação de mestre!!! Muito obrigado!!!
Tem que alimentar o Arduíno com uma fonte externa senão fica dando valores mesmo sem corrente… fica a dica
estou com problemas na biblioteca adafruit-pcd8544-nokia-5110-lcd-library-master esta dado erro na programacao alguem pode me dizer oq fz??
Olá Antonio!
Você instalou a biblioteca corretamente?
Dá uma olhada nesse post aqui:
https://www.arduinoecia.com.br/2013/05/display-lcd-nokia-5110.html
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Boa Tarde, eu tenho o arduino NANO, gostaria de saber se e possivel eu montar nele..????
Olá Diego!
É possível sim!
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Boa Noite
Gosatia de montar no arduino Nano, mas preciso de um Norte…
Posso colocar um TC de 300 a, em vez do de 100?
Olá Lucas!
Pode sim!
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Gostaria de saber qual ferramenta foi utilizada para montar o circuito no desenho, pois já busquei em outros sites, mas não encontro o sensor não invasivo para conectar. Agradeço desde já!
Olá Luana!
Usamos o Fritzing!
Abraços!
André Rocha – Equipe MakerHero
Como ficaria para o SCT-013-020 (30A) ?
Olá Thiago!
Seria o mesmo circuito. O código também é basicamente o mesmo.
Abraços!
André Rocha – Equipe MakerHero
No caso do uso do sensor SCT-013 20A/1V existe a necessidade do circuito assim como é montado no 100A/50mA? Pois para o primeiro sensor como a saida dele é de 0 a 1V e a entrada do sistema embarcado aceita essa faixa, acredito que não existe a necessidade dos resistores e capacitor, é isso mesmo?
Olá Paulo!
Os resistores e capacitores também têm uma função de filtro do circuito. Então acredito que sejam necessários.
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Boa noite.
Qual a voltagem do Capacitor 10 µF?
Seus projetos são ótimos.
Grande abraço
Olá Cristiano!
Ele é um capacitor de 25 V, daqueles eletrolíticos mesmo. Cuidado com o lado!
https://www.makerhero.com/produto/capacitor-eletrolitico-10%C2%B5f-25v-x5-unidades/
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Olá, boa tarde!
Parabéns e obrigado por ter compartilhado.
Já tem um tempo que fiz este projeto seguindo esse post. Funcionou bem.
Agora fiquei com uma dúvida: como vc dimensionou os resistores de 10K e o capacitor?
Obrigado.
Olá Ricardo!
É utilizado um filtro. Dimensionamento de filtro não é uma coisa trivial, mas tem calculadoras por aí que fazem parte do trabalho:
https://www.electronicproducts.com/RC_Filter_Cutoff_Frequency_Calculator.aspx
Abraços!
André – Equipe MakerHero
e como vc chegou na freq de corte de 160Hz?
Olá Paulo!
A teoria por trás é bem complexa, envolve análise de resposta em frequência, atraso de fase e afins.
Parte da análise é explicada aqui:
https://openenergymonitor.org/forum-archive/node/846.html
Olá Ricardo!
É utilizado um filtro. Dimensionamento de filtro não é uma coisa trivial, mas tem calculadoras por aí que fazem parte do trabalho:
https://www.electronicproducts.com/RC_Filter_Cutoff_Frequency_Calculator.aspx
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Como vc conseguiu fazer o circuito funcionar Ricardo ?
Estou tendo o mesmo problema que vc mencionou em post anterior.
Olá pessoal, queria um informação, como devo conectar no circuito o Jack J2 Stereo de Placa? Irei usar apenas o polo positivo e negativo do adaptador de P2? Não sei como fazer a ligação pois não conheço a função e características dos terminar do adaptador.
O fio que vem a mais no sensor é para aterramento ? alguem poderia me ajudar, meu sensor é o de 100 A, sct 013 000
Muito bom! Parabéns e obrigado por compartilhar.
Mas tive um problema. Fiz tudo como está aí e com o mesmos componentes e copiei e colei o programa no meu arduino uno, porém fica aparecendo tanto no display quanto no serial monitor um valor de corrente incoerente, independente do sensor estar medindo ou não uma corrente. Ou seja, eu tiro os fios do sensor do circuito e o valor continua a ser mostrado no display e monitor serial.
Olá Ricardo!
Seria interessante você rever as conexões do sensor, pode ser problema nele.
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Como ficaria o projeto/código se utilizasse o ESP8266 ?
Olá Victor!
Ficaria bem parecido.
Esse tutorial dá uma adiantada no problema:
https://www.makerhero.com/blog/esp8266-esp-12e-display-oled/
Você já viu o nosso fórum? É um espaço aberto onde todos podem colaborar. Lá você pode postar seus projetos, tirar suas dúvidas, ajudar outras pessoas e contribuir para a comunidade 🙂
https://www.makerhero.com/forum/
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Olá, boa tarde,
Estou iniciando no Arduino e gostaria de saber se é possível fazer no caso uma medição trifásica, com 03 sensores de corrente de 100A e desta forma fazer todo o controle de consumo de energia elétrica de uma residência?
Olá!
Preciso montar um equipamento para aferição de relé e disjuntores de MT.
Montamos um transformador de alta corrente e usaremos um TC de 1000/5 para medição. Preciso que, no momento que a placa ler uma determinada corrente, mande um comando para um cronometro e o mesmo inicie a contagem e só irá parar essa contagem no momento que a proteção do disjuntor ou relé atuar.
Com isso tenho o tempo de atuação da proteção.
Consigo programar essa placa para mandar um sinal a determinada corrente?
Alguém saberia explicar como fazer ou então direcionar para outro local?
Muito obrigado desde já
É muito bom quando se pode comprar a peça pronta, mas esses sensores são apenas um enrolamento, talvez seja possível usar um relê, usar a sua bobina para medir corrente, o núcleo eu já consegui remover, sem danificar muito a carcaça do relê, vamos aos testes :p
Olá Adilson, muito útil suas informações. Obrigado!
Gostaria de saber se é possível injetar na programação uma leitura de limite na queda de corrente com pulso de 2 volts
Exemplo…:
Determine que uma boa corrente está entre 80/100 A, abaixo de 80 A envie 0/3 volts proporcionalmente
Obrigado
Boa Tarde, construi este circuito, e pelo que andei lendo no datasheet diz que consegue medir corrente CC e CA, porém só está funcionando a leitura de corrente CA, está relacionado com o efeito hall ou meu circuito que está com problema?
Desde já Obrigado!
Talvez seja necessário uma etapa de desmagnetização, já que a corrente DC vai provocar fluxo magnético apenas em uma polaridade (norte-sul) por isso que o transformador necessita de variação constante de fluxo magnético para funcionar, existe meios, pois já existe o alicate amperímetro que mede DC.
nao consigo utilizar 2 sensores no arduino?
Consigo gravar os dados do resultado das medições dentro do Zabbix?
Parabéns. Mas tenho uma dúvida…ali você informou a tensão de 220V. Caso essa tensão oscile, o mostrador irá mostrar uma corrente errada?
Outra dúvida, tem como colocar junto no projeto um sensor de tensão, aí em vez de informar a tensão, ele pega a leitura do sensor de tensão.
Obrigado
Boa tarde, estou com um projeto de controle de sinalização semafórica em minha cidade. Porem faz-se necessário que o meu arduino detecte se há mais de 1 lampada queimada e torne o sinal automaticamente “piscante”. Para evitar que ocorra acidentes pela falta de sinalização. Me indicaram usar um optoacoplador 4N25, sendo este que eu nunca usei e tenho duvidas de como implanta-lo em meu projeto.
Dados dos Semáforos
3 lampadas (V, Verm, Am.) Sendo estas 220V
Arduino UNO R3
Olá ótimo projeto mas gostaria de saber onde importou ou baixou o sensor sct no fritzing para demontração de montagem gostaria de obter também.
Eu consigo o Zero Crossing com esse sensor?
Esse medidor funciona em DC? se não; sabe indicar um que funcione? para correntes na casa dos 100A.
Esse medidor funciona em DC? se não sabe indicar um que funcione? para correntes na casa dos 100A.
Esse sensor mede corrente do tipo DC? Ou somente do tipo AC?
Continuo a um ano tentando baixar e introduzir esta biblioteca emomlib, porém não estou conseguindo. Quem puder favor me ajude, envie para o meu email o arquivo para ser copiado diretamente na IDE do Arduino.
Caso contrário irei vender o meu sensor pois estou quase desistindo do meu projeto.
Bom dia!!!
Esse capacitor de 10µf é por quantos volts?
Boa tarde Filipe,
Utilizando mais de um medidor de corrente é possível aproveitar o mesmo circuito do divisor de tensão (resistores de 10K e Capacitor 10 µF)?
Este circuito é usado para manter a corrente alternada entrando no arduino sobre um nível de 2,5Vdc correto?
Obrigado.
Clécio Silva.
Boa tarde,
Existe a possibilidade de utilizar um sensor de corrente para monitorar o uso de uma pulseira antiestática?
Mano com esse sensor ai não tem como. Ele só mede correntes alternadas e altas. Essas pulseiras vão apenas fazer uma descarga estática pra terra, é corrente DC e baixíssima. Você vai precisar de um sensor de corrente DC ou amperímetro DC de alta precisão.
Existe um sensor de tensao 110/220 que converte para leitura no arudino? O funcionamento é o mesmo de um tp( transformador de potencia) ele transforma uma tensao alta pra uma tensao baixa variando de 0 a 100%. Esse sensor ajudaria a precisar a potencia consumida, ja que a tensao varia muito. 127v x 10a = 1270 w ou 110v x 10a = 1100 w. Uma diferença de 13% a menos.
Boa noite Adilson!
Adquiri um sensor de corrente 100A, porém não estou conseguindo copiar a biblioteca Emonlibe.
Outra dúvida será que eu conseguiria utilizar o display de 16×2 com I2C neste projeto?
Se alguém puder me ajudar, estou a mais de seis meses com o meu projeto parado por falta de informação.
Se alguém puder me enviar o arquivo da biblioteca EmoLibe e também o Sckat utilizando o display citado ficarei muito grato. Depois posto para dizer se tudo deu certo.
Meu email: [email protected]
Tem sim Amigo, é só substituir o display, ultilizar a biblioteca certa, e a biblioteca do sensor vc pode copiar ela desse codigo acima e pesquisar, vc baixa e coloca ela no librairi que fica na pasta do Aplicativo do arduino, logo após isso, vc vai em uma opção do aplicativo, não lembro ao certo qual mais dá um procurada não é difícil de achar, e ativa ela para o codigo. E pronto…
ola boa tarde.
No datasheet não consegui ver onde estava o numero de voltas do sensor que foi usado para calcular . por favor pode me mostrar?
estou usando o fritizing mas não tenho o sensor sct-013 na lista de parts(componentes) . onde voce conseguiu esta parte? estou fazendo um projeto e gostaria muito de ter esse sensor no fritizing.
Olá amigo, você conseguiu? estou com o mesmo problema…
Ola pessoal, gostaria de saber como faço para realizar a leitura de 40 tensões simultâneas com arduino, alguém pode me ajudar?
Obrigado!
Luiz, o arduino só tem um conversor analógico-digital, embora tenha mais de uma entrada para leitura analógica. Ele multiplexa esse conversor e faz uma leitura de cada vez, por isso na prática ele nunca fara uma leitura simultânea. Porém ele faz essa multiplexação bem rápido, e para muitos casos parece que são leituras simultâneas separadas. Se no seu caso o sinais que você vai ler não fiquem variando bem rápido como sinal de áudio por exemplo, você pode usar um ou mais multiplexadores analógicos para fazer a mesma coisa que o arduino. Usa um multiplexador com várias entradas e lé um sinal por vez, fazendo essa leitura bem rápido pode parecer que a leitura é simultânea (lembrando de respeitar os limites do auduino, dá uma olhada no datasheet).
Boa tarde.
Fiquei em dúvida em por que foi escolhido 1480 amostras no comando da função:
double Irms = emon1.calcIrms(1480);
Gostaria de entender o motivo dessa escolha, desde já agradeço.
Boa tarde Bruno,
Verifique este link, por favor: https://openenergymonitor.org/emon/node/846
Abraço!
Adilson – Equipe MakerHero
OLa Boa noite.
Pelo que eu entendi 1480 é só pra 50Hz. E como fica pra 60Hz?
Olá, verifiquei o datasheet do mesmo no site da fabricante, e lá consta que a bobina é 1800 voltas e não 2000.
Ola, preciso de uma informaçao, o sensor SCT-013 pode ser utilizado em um rede de 24v com amperagem acima de 100A deve chegar a 180A, vou explicar o motivo:
Preciso apenas medir se ha corrente no cabo para contar o tempo que existe corrente e não preciso exatamente medir a corrente que esta trafegando no cabo.
Boa Tarde,
Estou com dificuldade com a calibragem do sensor de corrente, estou utilizando SCT-013-100.
Quando desligo a lampada ele continuar marcando entre 2 a 3 A.
Obrigado
Boa noite meus caros amigos!
Estou tentando montar um medidor de energia utilizando o sensor não invasivo SCT 100A com um display lcd 16X2 com o módulo I2C.
Porém não consigo baixar e gravar na IDE do ARDUÍNO a biblioteca EmonLib, também não encontrei uma programação compatível com este display.
Peço aos amigos encarecidamente, se puder me enviar o arquivo já baixada do biblioteca EmonLib, e também a programação para que eu possa tentar dar continuidade ao meu projeto. Preciso apenas de medir a potência Ativa e também a Corrente.
E-mail para contato: [email protected]
Desde já agradeço a todos.
Felipe boa tarde.
Gostaria de saber se consigo medir a potência com o projeto aqui proposto? Você poderia me orientar?
Tera que medir a tensão também e multiplicar pela corrente medida. Tambem pode simplesmente multiplicar a corrente por 220V, MAS isso mascara a potencia, caso a rede esteja com 200V por exemplo ou o sistema esteja conectado em rede 127!
Bom dia,
Teria como passar uma imagem com esquema do display vermelho do nokia 5110 para este projeto?
Abraço!
Olá, esse medidor só serve para equipamentos que usam corrente AC?
Grato.
Da forma que esta preferencialmente para AC, mas a ideia pode ser aproveitada para DC tambem!
Usando Arduino Nano é o mesmo esquema?
Outra Pergunta é Considerando portas Analógicas de 3.3V e 1V é o mesmo esquema?
Obrigado!
Olá, gostaria de saber se pode usar o display LCD de 16 pinos?
Boa tarde,
Pode sim, você inclusive pode usar as informações desse post aqui, que já usa o display 16×2: https://www.makerhero.com/blog/medidor-de-energia-eletrica-com-arduino.html
Abraço!
Adilson – Equipe MakerHero
Olá! Eu repliquei o circuito e deu tudo certo. Gostaria de saber como eu coloco 2 sensores nesse circuito? Os dois de 100A. Desde já agradeço. Ótimo post 🙂
Caro Adilson Thomsen,
Gostaria de saber se o amigo postou os componentes Fritzing relativo ao sensores YHDC SCT-013 20A e YHDC SCT-013 100A. Em caso positivo, como posso encontrá-los? Em caso negativo, você poderia enviá-los para mim?
Ocorre que estou treinando com o Fritzing e não os encontrei, até agora.
Desde já, agradeço sua ajuda.
Parabéns pelo belo trabalho.
Olá, também gostaria de saber como encontrar esses componentes Fritzing, desde já agradeço.
Alguém conseguiu o sensor para o fritizing? estou precissado para o meu TCC.
ATT,
Phillippe
Olá, gostaria de saber se como faço para ao invés de calcular a Corrente gostaria de calcular a potencia Ativa.
Rapaz, primeiro teria quer um sensor de tensão para depois analisar a defasagem entre ambos
Esse medidor de corrente serve para corrente continua? preciso de um para medir 200 A, tem como me indicar um??
No seu caso, pesquise por Resistor Shunt, lê corrente continua até 200A
Pode ser aproveitada a ideia, mas o sensor de corrente é so para AC!
Boa Noite, Galera.
Estou desenvolvendo um projeto parecido e estava achando estranho esses cálculos.
Lendo o datasheet desse sensor, o modelo de 100A, gera uma corrente na saida, segundo o datasheet de 33mA.
Bom, se a corrente maxima de saida é 33mA, para se ter 5V, deve-se colocar um resistor de 150R(aproximado) na saida do sensor.
Não testei ainda, mas vou testar e colocarei os resultados aqui.
Ola bom dia!!
Estou fazendo um projeto com esse medidor e o arduino para medir a corrente e potência de um chuveiro e apresentar essa informação no lcd 4×16, ( estou realizando teste com uma lampada em uma rede de 127V e a mesma possui 60W) o sensor quando estar em volta da fase ler a corrente normalmente (208 mA) , POREM quando tiro o O SENSOR do A1 continua aparecendo no LCD um valor de mais o menos 130 mA.
MINHA PERGUNTA É… TEM COMO ESSE VALOR SER ZERO QUANDO TIRO O SENSOR DO PINO A1?? O QUE FAZER PARA ZERAR?? E DE ONDE VEM ESSE VALOR??
Olá Jader.
Também tenho o mesmo problema. No meu caso, se tirar o TC da fase em medição o display ainda apresenta um determinado nível de corrente, muito baixo mas diferente de zero. Vou fazer uns testes com algum tipo de filtro ou alterando aquele capacitor de 10uF.
Boa noite, eu estou realizando o desenvolvimento de um projeto no frizing e não estou achando a biblioteca do SCT, vocês poderiam me informar como acha-la?
Olá
Com eu faço para ler três sensores de corrente ao mesmo tempo.
Obrigado
Por quantos volts deve ser esse capacitor de 10 Micro.
Montei este mesmo circuito e a leitura sem algo no sensor fica em torno de 0,15 de corrente, com uma lampada fica na base de 0,20 de corrente com os 5v do arduino, usando uma fonte externa de 5v os valores ficam muito alto casas de 100 de corrente, alguém aqui conseguiu deixar os valores zerados quando não possui nada e a leitura correta ou bem proxima quando algo no sensor?
Se alguém poder deixar o email seu para trocarmos ideias ficaria grato.
Abraços
Olá Elisandro,
Tenho o mesmo problema. Vou tentar algum tipo de filtro ou alterar o capacitor de 10uF. Se tu achar uma solução me avise.
Abraço
Mauro, você conseguiu uma solução?estou tendo o mesmo problema.
Amigo, conseguiu solucionar o problema?
Elisandro, você conseguiu uma solução?estou tendo o mesmo problema.
tbm estou com esse problema
Boa tarde estou fazendo o mesmo projeto e suspeito que os dados gerados são inconsistentes, quando o sensor esta conectado gera valores absurdos e quando desconectado continua gerado valores, estou alimentando a placa pela saida usb.
poderia me ajudar?
Gostaria de saber se existe alguma forma de medir tensão continua -48 estou com dificuldade realizar essa automação.Atenciosamente Obrigado.
Como construir com Arduino e sensores um medidor de consumo de energia doméstica?
Grato
Marcos
Olá,
Gostaria de saber qual a distância que consigo ter do sensor de corrente até o circuito.
Preciso desenvolver uma aplicação onde o sensor ficaria a uns 25 metros de distância do circuito.
O que preciso é desenvolver uma solução onde grave de tempo em tempo a corrente e envie para um banco de dados na internet ou em uma rede local.
Seria melhor levar o circuito até próximo do roteador ou levo um cabo de rede até a instalação ?
Att.
José Mauro
Boa tarde José,
25 metros me parece uma distância bem grande para esse sensor, que tem uma saída de corrente máxima de 33mA, segundo o datasheet. Qualquer interferência no meio do caminho pode causar uma grande variação na leitura.
Você tem a opção também de usar um módulo wireless como o ESP8266 para enviar os dados pela rede.
Abraço!
Adilson – Equipe MakerHero
Boa noite. Gostaria de saber qual o simulador que vocês usam no teste desses circuitos. Pela foto, o esquema aparenta ter sido reproduzido em um. Gostaria muito de saber pois necessito realizar alguns testes e não encontro nenhum simulador que contenha o bloco do sensor citado no post. Abraços !!
Bom dia Lunara,
Todos os nossos circuitos são montados e testados, para garantir que o que esteja no post realmente funcione. O desenho é feito no Fritzing, que você pode baixar neste endereço: http://fritzing.org/home/
Abraço.
Adilson – Equipe MakerHero
Bom dia! A minha dúvida é que todos os exemplos com o uso desse sensor foi utilizando equipamentos AC, gostaria de saber, se ele também mensura correntes DC?
Boa tarde,
Esse sensor serve apenas para correntes AC. Como sensor de corrente DC, temos o ACS714: https://www.makerhero.com/pd-14d171-sensor-de-corrente-acs714-30a-a-30a.html
Abraço!
Adilson – Equipe MakerHero
Valeu Adilson, mas para aplicação que desejo fazer o sensor ACS714 não me atende. O valor da corrente que quero medir está entre 45A – 100A. Caso conheça algum que atenda, favor avisar!
Abraço!
olá tenho uma duvida!
fiz o teste com o sensor e com um alicate amperímetro e deu estes resultados:
alicate — sensor (SCT-013-000)
10,4 A——9.90 A
7.2 A——– 6.9 A
1.37 A—— 1.23 A
14.25 A—–13.57 A
é normal dar esta variação?
Bom dia Rodrigo,
O circuito mostrado no post serve para fins didáticos e demonstração do uso do sensor, não é possível comparar a precisão do circuito com o de um alicate amperímetro sem alguns ajustes no circuito do post.
Abraço!
Adilson – Equipe MakerHero
Quais ajustes poderia fazer, por exemplo, para ter uma maior precisão?
Ter em conjunto na aplicação um sensor de tensão e usar a tensão real medida no cálculo da potência vai melhorar a precisão?
Quer fazer um desses porque divido um relógio com um vizinho e gostaria de monitorar melhor os gastos de cada um…
Olá Alexandre,
Sim, usar a tensão real vai melhorar a precisão.
Abraço!
Rosana – Equipe MakerHero
Ola, queria saber se consigo ligar mais de um sensor como este em uma mesma placa Arduino e o Arduino mandar os resultados para uma Raspberry Pi 2.. Tem como? ou preciso de varios Arduinos ?
Obrigado, muito bom o post!
Boa tarde Guilherme,
Não testamos com mais de um sensor, mas como ele utiliza somente uma porta analógica, creio que não haveria problema em utilizar vários no mesmo Arduino.
Abraço e obrigado!
Adilson – Equipe MakerHero
Ignora a biblioteca e faz uma função no programa pra calcular as correntes em vários sensores. É fácil.
fiz esse projeto e incrementei algumas funções como somar o potencia total utilizada e tbm o soma em reais gastos desde o inicio da contagem , porém tenho um problema quando não há carga no sensor ele não zera, continua lendo corrente. alguém tem uma sugestão.
Olá amigo Sidnei,
Aconteceu o mesmo comigo. O que eu fiz foi imprimir a leitura do sensor direto no serial.
O meu parava em 0,0008 depois de 5s. Entao coloquei uma programação pra captar o valor acima disso.
Sei que está errado, mas foi a unica forma de zerar.
Outra coisa que vc deve ter cuidado que o sensor gerar um valor ligado na porta USB do PC e outro qndo ligado direto em uma fonte Vcc.
Espero ter ajudado.
Abraço
Sidnei, poderias me enviar o seu email? estou trabalhando num projeto semelhante e estou precisando de ajuda.
Essa eu sei… é por causa da corrente parasita nos condutores, já neste caso tu tem que analisar qual o valor dado no fio sem carga e estabelecer um parâmetro de zero, pois o mesmo feito em alicates amperímetros.
calibragem =)
qual o melhor sensor para eu ler uma corrente de 600mA que sai de uma porta POE de 160v cc (me indiquem pois precisarei comprar 10 sensores para monitorar via arduiino e ethernet shield
Ola amigos !
alguém pode me explicar para quer serve esse capacitor aqui nesse projeto? obrigado
Compartilho da mesma dúvida.
acho que o capacitor junto com o resistor, serve como um filtro.
Olá
Isso mesmo!
Funciona como filtro.
Abraços!
André Rocha – Equipe MakerHero
No caso o filtro serve para não deixar passar a tensão negativa, que seria os -2,5V da alternada? Ele apenas retém ou transforma em positiva e joga no circuito?
Parabens amigos…. sempre recorro a vcs com relação a tutoriais pra arduino e pra comprar produtos.
Me tira uma dúvida, como faço pra zerar meu display? Sem nenhuma carga, ele lê 0,23A, colocando carga, ele muda.
Coloquei uma carga de 40W, tensão de 127V,.. apareceu 0,34A, acredito está calibrado. Alguem sabe o q precisa fazer?
Abraço a todos
Ola, muito bom saber que esse blog esta sempre ativo e com pessoas postando soluções e tentando ajudar uns aos outros.
Minha duvida é no blog tem um esquema para medidor 20a e agora um para medidor 100a. Eu tenho um medidor de 30a eu devo seguir o esquema do medidor de 20a correto ? Pois tem a saida em volts, ou devo seguir esse de 100a ?
obrigado
Boa tarde Leandro,
O medidor de 30A também tem uma variação de tensão na saída, como o modelo de 20A.
Abraço!
Adilson – Equipe MakerHero
Fiz um ajuste que funciona no sensor de 20A em prevê posto
Alguém conseguiu uma medição Boa ? Quando não tem carga de qualquer jeito continua contando, alguém conseguiu fazer uma,programação Boa ?
Tava rezando que viesse esse post
Vocês são ótimos!!
Boa tarde.
Já verificou a fonte?
Tive o mesmo problema quando o Arduíno tava sendo alimentado por USB.
Utilize uma fonte com boa filtragem para prevenir ruídos de saída na fonte.
Boa sorte.
Vcs são os melhores!
Estava almejando este post pois tenho tudo o que precisa para montagem.
Muito obrigado. Qualquer dúvida volto.
Grande abraço!