Anycubic Photon S x Creality LD-002R: Qual impressora 3D de resina devo comprar? 1

No post de hoje você vai entender as semelhanças e diferenças entre dois modelos de impressora 3D de resina: a Anycubic Photon S e a  Creality LD-002R

Modelos de impressora 3D de resina: Anycubic Photon S x Creality LD-002R

Anycubic Photon S x Creality LD-002R

A impressão 3D em resina é uma técnica famosa por sua capacidade de produzir protótipos e peças de alta precisão, com maior nível de detalhes e acabamento superficial suave. Se quiser conhecer mais sobre esse método de impressão acesse o post “Entenda como funciona a impressão 3D em resina”.

Além dos modelos de impressora 3D em resina, a MakerHero também está comercializando uma variedade de cores de resinas compatíveis com esses modelos de impressora e também impressoras 3D FDM como a Creality Ender 3, Anycubic I3 Mega S e Anycubic Chiron.

Especificações Gerais

Abaixo está uma tabela comparativa entre as impressoras Anycubic Photon S e a Creality LD-002R.

Anycubic Photon S Creality LD-002R
Tecnologia de impressão SLA baseado em LCD LCD
Volume de impressão 115 mm x 65 mm x 165 mm 119 mm x 65 mm x 160 mm
Precisão XY 47 µm 75 µm
Altura da camada 25 µm – 100 µm 10 µm – 50 µm
Velocidade da impressão 20 mm/h 20 mm/h – 30 mm/h
Conectividade USB USB
Material de impressão Resina UV 405 nm  Resina UV 405 nm
Alimentação Bivolt automático Bivolt automático
Tamanho da impressora 230 mm x 200 mm x 400 mm 221 mm x 221 mm x 403 mm

Como podemos ver acima, as principais diferenças entre os dois modelos estão na precisão dos eixos XY, na altura da camada e na velocidade de impressão. 

Aparência e Usabilidade

Vamos analisar quatro fatores relacionados à aparência e usabilidade: estrutura, montagem e nivelamento, display de navegação, e sistema de filtro de ar. 

Estrutura

A tampa da impressora da Creality é feita de acrílico. O restante da estrutura de impressão da LD-002R é feita em metal. Isso garante mais estabilidade durante as impressões e durabilidade do produto.

Modelos de impressora 3D de resina: Anycubic Photon S x Creality LD-002R

Estrutura: Anycubic Photon S x Creality LD-002R

Já a Anycubic Photon S possui algumas partes feitas em metal e outras em plástico e acrílico. 

Montagem e Nivelamento

Os dois modelos de impressora 3D de resina chegam ao usuário semi-montadas. Para completar a montagem das duas opções de impressora, basta finalizar os encaixes da base de impressão e do reservatório de resina. O nivelamento das duas impressoras é extremamente simples e rápido de fazer.

Para mais detalhes sobre a montagem e nivelamento da impressora LD-002R, confira o vídeo no canal oficial da Creality. E para informações sobre montagem e nivelamento da impressora Photon S, acesse o manual.

Display para navegação

Ambas as impressoras contam com uma tela sensível ao toque.

Modelos de impressora 3D de resina: Anycubic Photon S x Creality LD-002R

Display de navegação: Anycubic Photon S x Creality LD-002R

A LD-002R possui uma tela de 3,5 polegadas enquanto que a Photon S possui uma tela ligeiramente menor, de 2,8 polegadas.

Sistema de filtro de ar

Tanto a LD-002R quanto a Photon S possuem um sistema de filtro de ar. Na LD-002R o filtro fica na lateral direita da mesa e na Photon S fica na lateral esquerda.

Modelos de impressora 3D de resina: Anycubic Photon S x Creality LD-002R

Filtro de ar: Anycubic Photon S x Creality LD-002R

Esse filtro é necessário pois durante o processo de impressão são liberados gases que, além de possuírem um cheiro desagradável, são nocivos. Por isso, um sistema de purificação é muito importante!

Velocidade e precisão na impressão

Na tabela de especificações das duas impressoras vimos que Photon S possui mais precisão no eixo XY enquanto que a LD-002R possui a capacidade de imprimir camadas com alturas menores. Vamos analisar outros dois parâmetros: sistema anti-aliasing e estabilidade do eixo Z.

Anti-aliasing

Para melhorar ainda mais a qualidade da impressão, a impressora da Creality possui um sistema de anti-aliasing 4X/8X

Efeito do anti-aliasing

Efeito do anti-aliasing

Esse sistema pode reduzir os efeitos estéticos negativos que o serrilhamento pode causar nas impressões, fornecendo modelos mais detalhados. Na impressora da Anycubic esse sistema é inexistente. 

Estabilidade no eixo Z

A Anycubic Photon S possui um trilho duplo para o eixo Z, garantindo mais estabilidade na hora da impressão.

Modelos de impressora 3D de resina: Anycubic Photon S x Creality LD-002R

Eixo Z: Anycubic Photon S x Creality LD-002R

Já a Creality LD-002R possui trilho esférico simples. É uma solução simples, mas que garante um acabamento superficial suave para a peça final.

Acessórios

Aqui está a principal diferença entre os dois modelos. A impressora LD-002R não acompanha nenhum acessório ou ferramenta. Já a impressora Photon S vem acompanhada de diversos acessórios, listados abaixo:

  • Resina UV fotossensível 450 nm (500 ml)
  • Máscara
  • Luvas
  • Espátula
  • Funil
  • Kit de ferramentas
  • Parafusos M5 * 10 mm (reposição)
  • Filme FEP para reservatório de resina (reposição)
  • Pen-drive
  • Cabo USB

Como podemos perceber na lista acima, a impressora 3D de resina da Anycubic vem acompanhada de quase todos os itens necessários para que você possa fazer a impressão das suas primeiras peças. 

Qual escolher?

De maneira geral os dois modelos de impressora 3D de resina são bem parecidos e sem dúvida alguma são excelentes opções. Se deseja comprar uma impressora que já venha com tudo que você necessita para realizar suas primeiras impressões 3D, a Anycubic Photon S é a melhor opção. Mas se você deseja comprar uma impressora barata e mesmo assim com excelente precisão, a  Creality LD-002R é uma boa escolha. São duas impressoras de excelente qualidade, que garantem peças finais com precisão no detalhes e acabamento superficial suave. 

Gostou de conhecer as impressoras 3D de resina? Ambas as opções, assim como modelos de impressoras 3D FDM estão disponíveis na loja da MakerHero. Corre lá e garanta já a sua

Deixe seu comentário logo abaixo dizendo qual das impressoras 3D de resina você mais gostou. 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

Um Comentário

  1. Olá, desculpe a minha ignorância….. qual tem o melhor acabamento de impressão?? Qual deixa os pequenos detalhes das peças com maioqualidade??