Já faz algum tempo que a impressora 3D Creality Ender-3 chegou ao mercado brasileiro, e desde lá, várias versões dessa mesma impressora surgiram: a Ender 3 Pro, Ender 3 V2 e a Ender 3 Max. Conhecidas como impressoras “de entrada”, a família da Ender 3 é uma das mais populares impressoras aqui no Brasil e coleciona cada vez mais fãs com o passar do tempo.
Mas no meio de tantas versões da mesma Ender 3, pode parecer um pouco complicado compará-las e entender qual é a melhor opção para proveito pessoal, profissional e/ou educacional, mas fique tranquilo(a), leia esse post sobre as principais diferenças entre as impressoras 3D citadas acima que é garantido o entendimento do que cada uma delas é capaz de fazer.
A família Creality Ender 3
As impressoras abertas de filamento Ender 3, Ender 3 Pro, Ender 3 V2 e a Ender 3 Max são conhecidas como impressoras “de entrada”, ou seja, impressoras para quem está começando a entrar no mundo da impressão 3D, mesmo assim não deixam de ser impressoras que entregam boa qualidade de impressão.
A categorização “de entrada” se dá pelos seguintes motivos: são impressoras com preços acessíveis quanto ao mercado de impressão 3D, e por causa disso, possuem uma grande comunidade ativa e participativa de usuários engajados no universo maker. Dessa forma, suporte técnico, upgrades e orientações sobre uso e montagem podem ser facilmente encontrados nas redes sociais e internet em geral.
Comparativo entre impressoras 3D Ender 3 da Creality
Ender 3
O modelo inicial de todas as impressoras que serão abordadas nesta seção é a Ender 3, a primeira impressora da família Ender 3. Ela possui características gerais e básicas que as suas sucessoras compartilham e outras que foram substituídas por upgrades.
A Creality Ender-3 apresenta movimentação mecânica com uso de polias e correias, sendo que o Hotend (conjunto de peças destinado a derreter o filamento e onde ocorre a saída do material) se movimenta nos eixos X e Z, enquanto a mesa se move no eixo Y, e a velocidade máxima para impressão são 100mm/s. Para o sistema de extrusão de filamento, é utilizado o mecanismo Bowden, que basicamente garante que não haverá peso em cima dos motores do eixo X e Z, já que a extrusora encontra-se distante do Hotend e fixada diretamente na estrutura da impressora, isso garante estabilidade e velocidade para a impressora.
Além disso, em sua mesa apresenta um adesivo (tapete) removível e flexível, garantindo aderência para a peça sendo impressa e também facilidade de remoção. Porém essa superfície impede que a mesa aquecida abaixo chegue em temperaturas maiores que 75°/80° C, assim fica inviável a utilização do material ABS.
Ademais, a Ender 3 não apresenta nivelamento automático, todavia há um grande botão circular nos quatro cantos da mesa que auxilia o nivelamento. A impressora consegue funcionar 200 horas ininterruptas, porém pode exigir o ajuste do nivelamento em impressões longas. Apresenta, também, uma volume útil de impressão de 220 mm x 220 mm x 250 mm. E consegue imprimir camadas de 0,1 mm a 0,4 mm.
Por fim, apresenta uma placa-mãe de 8 ou 32 bits – em geral, agora estão sendo priorizados os 32 bits já que garantem maior desempenho do processador, que implica em peças de alta qualidade -, apresenta extrusora de plástico (peça responsável por empurrar o filamento para a Hotend), Tubo PTFE genérico (peça na qual guia o filamento no seu percurso completo) e a impressora é capaz de retomar a impressão caso ocorra queda de energia.
A Creality Ender 3 é a mais barata de sua família, seu preço é realmente um destaque bem considerável.
Conhecida a impressora que serviu de base para toda a família, venha conhecer agora as impressoras 3D Ender 3 Pro, Ender 3 V2 e Ender 3 Max que são modelos aprimorados da Ender 3!
Ender 3 Pro
A Creality Ender 3 Pro, assim como o nome sugere, é uma impressora que traz algumas melhorias em comparação com a sua antecessora Ender 3.
Suas principais características diferenciais são: Apresenta o eixo Y reforçado, garantindo maior precisão na impressão; possui uma fonte de alimentação MeanWell, que, de acordo com o fabricante, garante maior confiabilidade, enquanto a Ender 3 possui uma genérica; o adesivo (tapete) que a Ender 3 Pro possui agora é magnético e não precisa mais de presilhas para segurá-lo na mesa; e a ventoinha foi reposicionada no design externo da impressora, confiando melhor resfriando das peças. Por fim, a Ender 3 Pro possui placa exclusivamente de 32 bits.
Fora esses principais diferenciais citados, a Creality Ender 3 Pro é bem semelhante a sua antecessora, portanto, apresenta grande parte das características da Ender 3, como por exemplo, retomada de impressão com queda de energia e ausência de nivelamento automático.
De forma geral, a Ender 3 Pro é considerada, assim como sua antecessora, uma ótima opção para quem está começando a mexer com impressão 3D. A Pro é um pouco mais cara que a versão Ender 3 Standard, cabendo a você comparar seus preços e dizer se, de acordo com seus objetivos, vale a pena gastar um pouco mais pelos upgrades.
Ender 3 V2
A Creality Ender 3 V2 possui diversas melhorias em relação à Ender 3, inclusive grande parte dos upgrades da V2 foram ideias e soluções da própria comunidade, a Creality, observando as ideias da comunidade, aproveitou os upgrades mais famosos e colocou definitivamente na Ender 3 V2 e lançou-a ao mercado.
Apresenta diversas características diferenciais que chamam bastante a atenção. Possui um display LCD mais moderno e menu intuitivo de ser usado, mantendo o sistema de botão rotor para seleção e interação com display. Além disso, a própria impressora já vem melhor ajustada do fabricante, o que garante mais facilidade de montagem, é também, uma impressora mais fácil de nivelar apresentando um sistema de tensionamento da correia com o uso de botões, que facilita a manutenção.
A Ender 3 V2 teve o upgrade da mesa de impressão, agora com uma mesa de vidro em sua composição, não mais o adesivo que há na Ender 3 e Ender 3 Pro; o vidro garante maior aderência da peça na mesa, limpeza facilitada e em função do vidro ser um material mais resistente a danos, reduz a ocorrência de imperfeições, assim diminuindo os problemas de nivelamento. Permite também utilizar o material ABS já que a mesa de vidro consegue chegar até 110°C, temperatura recomendada para impressão com o material citado.
Outra melhoria que a Ender 3 V2 possui é a placa mãe Silent Board 4 de 32 bits, que apresenta drivers TMC 2208, os famosos drivers silenciosos. Essa placa mãe confere alto desempenho e bem-estar já que a poluição sonora dessa impressora é bem reduzida; é comum usuários da Ender 3 V2 utilizarem a impressora inclusive nos próprios quartos ou em ambiente de trabalho já que ela não incomoda.
Para finalizar seus principais upgrades, a Ender 3 V2 ainda possui um fusível para evitar queimas de componentes mais fundamentais da impressora. Apresenta a funcionalidade tune offset que permite alterar a distância do Hotend até a mesa durante a impressão, evitando assim reiniciar projetos inteiros de impressão, e um item bônus que chama atenção no design que é uma gaveta na própria impressora para guardar ferramentas.
Como é possível perceber, a V2 apresenta várias características a mais que a Ender 3. Dessa forma, ela é uma impressora um pouco mais cara que a Ender 3 e Ender 3 Pro. O que achou desses upgrades?
No geral, essa impressora é considerada uma ótima máquina para iniciantes já que contém upgrades que normalmente são indicados para serem feitos manualmente em uma Ender 3 Standard.
Ender 3 Max
A Ender 3 Max é a mais cara, porém mais robusta impressora da família Ender 3 até o momento. Ela possui diversos upgrades em relação a Ender 3 Standard, dê uma olhada!
Ender 3 Max, assim como a Ender 3 V2, possui um driver silencioso TMC 2208 garantindo maior tranquilidade de manter-se em volta da impressora mesmo durante uma impressão.
Dois grandes diferenciais que a Max traz em sua estrutura são a extrusora em metal, que permite à impressora uma grande vida útil por metal ser um material bem mais resistente do que plástico (material utilizado nas outras impressoras Ender 3) e Hotend de cobre, que confia alta precisão com fusão rápida de filamento e extrusão suave, entregando uma peça impressa muito bem acabada e detalhada.
Além disso, traz uma plataforma de vidro Carborundum; excelente equipamento, que promete alta aderência das peças a serem impressas e alta velocidade de aquecimento da mesa.
Ademais, o tamanho de impressão útil da Creality Ender 3 Max é impressionante; possui 300mm x 300mm x 590mm, ideal para impressão de peças grandes. Percebe-se, que da família Ender 3, a Max é a única que possui um volume maior, então pros interessados em imprimir peças grandes, a Max é uma boa chamada.
Outra tecnologia interessante presente na Max é o sensor de filamento, que consegue perceber e avisar o operador da máquina caso o filamento quebre ou acabe durante uma impressão.
Por fim, ainda apresenta sistema de resfriamento duplo com duas ventoinhas, garantindo resfriamento da peça mais rápido e assim maior qualidade de acabamento.
A Creality Ender 3 Max é ótima para quem está interessado em vida útil, durabilidade e qualidade. Ela, de todas as suas impressoras irmãs, é a mais fácil de ser utilizada.
Comparativo em tabela
Agora feita a análise mais geral sobre cada uma e a apresentação de características exclusivas, o que acha de uma tabela mais resumida e objetiva com as especificações mais gerais, comparando cada uma delas?
Ender 3 | Ender 3 Pro | Ender 3 V2 | Ender 3 Max | |
Estrutura | Aberta | Aberta | Aberta | Aberta |
Sistema de
extrusão |
Bowden | Bowden | Bowden | Bowden |
Arranjo Mecânico | XZ | XZ | XZ | XZ |
Nivelamento | Manual | Manual | Manual | Manual |
Número de extrusoras | 1 | 1 | 1 | 1 |
Volume de impressão | 220mm x 220mm x 250mm | 220mm x 220mm x 250mm | 220mm x 220mm x 250mm | 300mm x 300mm x 590mm |
Altura da camada | 0.1mm – 0.4mm | 0.1mm – 0.4mm | 0.1mm – 0.4mm | 0.1mm – 0.4mm |
Velocidade de impressão | ideal: 60mm/s
max: 100 mm/s |
ideal: 60mm/s
max: 100 mm/s |
ideal: 60mm/s
max: 100 mm/s |
ideal: 60mm/s
max: 100 mm/s |
Conectividade | SD, USB | SD, USB | SD, USB | SD, USB |
Mesa | Adesivo | Adesivo | Vidro | Vidro |
Temperatura Hotend | 255°C | 255°C | 255°C | 255°C |
Display | LCD monocromático | LCD monocromático | LCD colorido | LCD monocromático |
Placa mãe | 8 bits/32 bits | 8 bits/32 bits | 32 bits | 32 bits |
Extrusora | Plástico | Plástico | Plástico | Metálica |
Tudo PTFE | Genérico | Genérico | Genérico | Genérico |
Sensor de filamento | Ausente | Ausente | Ausente | Presente |
Retomada de impressão | Presente | Presente | Presente | Presente |
Dimensões externas | 440mm x 410mm x 465mm | 440mm x 410mm x 465mm | 475mm x 470mm x 465mm | 513mm x 562mm x 340mm |
Conclusões
De forma geral, todas as impressoras 3D apresentadas nessa seção tem suas qualidades e desempenham muito bem o que são propostas a fazer. A partir dessas informações, cabe ao usuário entender o que pretende fazer com a impressora e decidir qual delas é a mais adequada para alcançar seus objetivos.
Vale dizer que as aplicações mais comuns para a família Creality Ender 3 são: Protótipos leves, Hobby, Aeromodelismo, Artesanato, Engenharia, Moldes para culinária, Brinquedos, Peças de decoração e várias outras possibilidades.
A Ender 3 é a mais básica de todas porém a mais barata, a Ender 3 Pro já é um pouco mais cara e apresenta alguns diferenciais bem interessantes, a Ender 3 V2 apresenta vários upgrades super consideráveis entretanto seu preço é consideravelmente mais caro também, e, finalmente, a Ender 3 Max é a mais cara porém super robusta e capaz de imprimir peças maiores.
Com todas essas informações, está na hora de você escolher a sua também, maker! Dê uma olhada nas impressoras 3D que estão aqui no próprio site da MakerHero e comente aqui embaixo o que você achou desse post!
adorei a explicação 😉