Ender 3, Ender 3 Pro, Ender 3 V2 e Ender 3 Max. Qual a diferença entre as impressoras 3D? 1

Já faz algum tempo que a impressora 3D Creality Ender-3 chegou ao mercado brasileiro, e desde lá, várias versões dessa mesma impressora surgiram: a Ender 3 Pro, Ender 3 V2 e a Ender 3 Max. Conhecidas como impressoras “de entrada”, a família da Ender 3 é uma das mais populares impressoras aqui no Brasil e coleciona cada vez mais fãs com o passar do tempo.

Mas no meio de tantas versões da mesma Ender 3, pode parecer um pouco complicado compará-las e entender qual é a melhor opção para proveito pessoal, profissional e/ou educacional, mas fique tranquilo(a), leia esse post sobre as principais diferenças entre as impressoras 3D citadas acima que é garantido o entendimento do que cada uma delas é capaz de fazer.

A família Creality Ender 3

As impressoras abertas de filamento Ender 3, Ender 3 Pro, Ender 3 V2 e a Ender 3 Max são conhecidas como impressoras “de entrada”, ou seja, impressoras para quem está começando a entrar no mundo da impressão 3D, mesmo assim não deixam de ser impressoras que entregam boa qualidade de impressão.

A categorização “de entrada” se dá pelos seguintes motivos: são impressoras com preços acessíveis quanto ao mercado de impressão 3D, e por causa disso, possuem uma grande comunidade ativa e participativa de usuários engajados no universo maker. Dessa forma, suporte técnico, upgrades e orientações sobre uso e montagem podem ser facilmente encontrados nas redes sociais e internet em geral.

Comparativo entre impressoras 3D Ender 3 da Creality

Ender 3

O modelo inicial de todas as impressoras que serão abordadas nesta seção é a Ender 3, a primeira impressora da família Ender 3. Ela possui características gerais e básicas que as suas sucessoras compartilham e outras que foram substituídas por upgrades.

Impressora 3D Creality Ender 3
Figura 1 – Creality Ender 3

A Creality Ender-3 apresenta movimentação mecânica com uso de polias e correias, sendo que o Hotend (conjunto de peças destinado a derreter o filamento e onde ocorre a saída do material) se movimenta nos eixos X e Z, enquanto a mesa se move no eixo Y, e a velocidade máxima para impressão são 100mm/s. Para o sistema de extrusão de filamento, é utilizado o mecanismo Bowden, que basicamente garante que não haverá peso em cima dos motores do eixo X e Z, já que a extrusora encontra-se distante do Hotend e fixada diretamente na estrutura da impressora, isso garante estabilidade e velocidade para a impressora.

Além disso, em sua mesa apresenta um adesivo (tapete) removível e flexível, garantindo aderência para a peça sendo impressa e também facilidade de remoção. Porém essa superfície impede que a mesa aquecida abaixo chegue em temperaturas maiores que 75°/80° C, assim fica inviável a utilização do material ABS.

Ademais, a Ender 3 não apresenta nivelamento automático, todavia há um grande botão circular nos quatro cantos da mesa que auxilia o nivelamento. A impressora consegue funcionar 200 horas ininterruptas, porém pode exigir o ajuste do nivelamento em impressões longas. Apresenta, também, uma volume útil de impressão de 220 mm x 220 mm x 250 mm. E consegue imprimir camadas de 0,1 mm a 0,4 mm.

Por fim, apresenta uma placa-mãe de 8 ou 32 bits – em geral, agora estão sendo priorizados os 32 bits já que garantem maior desempenho do processador, que implica em peças de alta qualidade -, apresenta extrusora de plástico (peça responsável por empurrar o filamento para a Hotend), Tubo PTFE genérico (peça na qual guia o filamento no seu percurso completo) e a impressora é capaz de retomar a impressão caso ocorra queda de energia.

A Creality Ender 3 é a mais barata de sua família, seu preço é realmente um destaque bem considerável.

Conhecida a impressora que serviu de base para toda a família, venha conhecer agora as impressoras 3D Ender 3 Pro, Ender 3 V2 e Ender 3 Max que são modelos aprimorados da Ender 3!

Ender 3 Pro

A Creality Ender 3 Pro, assim como o nome sugere, é uma impressora que traz algumas melhorias em comparação com a sua antecessora Ender 3.

Impressora 3D Creality Ender 3 Pro
Figura 2 – Creality Ender 3 Pro

Suas principais características diferenciais são: Apresenta o eixo Y reforçado, garantindo maior precisão na impressão; possui uma fonte de alimentação MeanWell, que, de acordo com o fabricante, garante maior confiabilidade, enquanto a Ender 3 possui uma genérica; o adesivo (tapete) que a Ender 3 Pro possui agora é magnético e não precisa mais de presilhas para segurá-lo na mesa; e a ventoinha foi reposicionada no design externo da impressora, confiando melhor resfriando das peças. Por fim, a Ender 3 Pro possui placa exclusivamente de 32 bits.

Fora esses principais diferenciais citados, a Creality Ender 3 Pro é bem semelhante a sua antecessora, portanto, apresenta grande parte das características da Ender 3, como por exemplo, retomada de impressão com queda de energia e ausência de nivelamento automático.

De forma geral, a Ender 3 Pro é considerada, assim como sua antecessora, uma ótima opção para quem está começando a mexer com impressão 3D. A Pro é um pouco mais cara que a versão Ender 3 Standard, cabendo a você comparar seus preços e dizer se, de acordo com seus objetivos, vale a pena gastar um pouco mais pelos upgrades.

Ender 3 V2

A Creality Ender 3 V2 possui diversas melhorias em relação à Ender 3, inclusive grande parte dos upgrades da V2 foram ideias e soluções da própria comunidade, a Creality, observando as ideias da comunidade, aproveitou os upgrades mais famosos e colocou definitivamente na Ender 3 V2 e lançou-a ao mercado.

Impressora 3D Creality Ender 3 v2
Figura 3 – Creality Ender 3 V2

Apresenta diversas características diferenciais que chamam bastante a atenção. Possui um display LCD mais moderno e menu intuitivo de ser usado, mantendo o sistema de botão rotor para seleção e interação com display. Além disso, a própria impressora já vem melhor ajustada do fabricante, o que garante mais facilidade de montagem, é também, uma impressora mais fácil de nivelar apresentando um sistema de tensionamento da correia com o uso de botões, que facilita a manutenção.

A Ender 3 V2 teve o upgrade da mesa de impressão, agora com uma mesa de vidro em sua composição, não mais o adesivo que há na Ender 3 e Ender 3 Pro; o vidro garante maior aderência da peça na mesa, limpeza facilitada e em função do vidro ser um material mais resistente a danos, reduz a ocorrência de imperfeições, assim diminuindo os problemas de nivelamento. Permite também utilizar o material ABS já que a mesa de vidro consegue chegar até 110°C, temperatura recomendada para impressão com o material citado.

Outra melhoria que a Ender 3 V2 possui é a placa mãe Silent Board 4 de 32 bits, que apresenta drivers TMC 2208, os famosos drivers silenciosos. Essa placa mãe confere alto desempenho e bem-estar já que a poluição sonora dessa impressora é bem reduzida; é comum usuários da Ender 3 V2 utilizarem a impressora inclusive nos próprios quartos ou em ambiente de trabalho já que ela não incomoda.

Para finalizar seus principais upgrades, a Ender 3 V2 ainda possui um fusível para evitar queimas de componentes mais fundamentais da impressora. Apresenta a funcionalidade tune offset que permite alterar a distância do Hotend até a mesa durante a impressão, evitando assim reiniciar projetos inteiros de impressão, e um item bônus que chama atenção no design que é uma gaveta na própria impressora para guardar ferramentas.

Como é possível perceber, a V2 apresenta várias características a mais que a Ender 3. Dessa forma, ela é uma impressora um pouco mais cara que a Ender 3 e Ender 3 Pro. O que achou desses upgrades?

No geral, essa impressora é considerada uma ótima máquina para iniciantes já que contém upgrades que normalmente são indicados para serem feitos manualmente em uma Ender 3 Standard.

Ender 3 Max

A Ender 3 Max é a mais cara, porém mais robusta impressora da família Ender 3 até o momento. Ela possui diversos upgrades em relação a Ender 3 Standard, dê uma olhada!

Impressora 3D Creality Ender 3 Max
Figura 4 – Creality Ender 3 Max

Ender 3 Max, assim como a Ender 3 V2, possui um driver silencioso TMC 2208 garantindo maior tranquilidade de manter-se em volta da impressora mesmo durante uma impressão.

Dois grandes diferenciais que a Max traz em sua estrutura são a extrusora em metal, que permite à impressora uma grande vida útil por metal ser um material bem mais resistente do que plástico (material utilizado nas outras impressoras Ender 3) e Hotend de cobre, que confia alta precisão com fusão rápida de filamento e extrusão suave, entregando uma peça impressa muito bem acabada e detalhada.

Além disso, traz uma plataforma de vidro Carborundum; excelente equipamento, que promete alta aderência das peças a serem impressas e alta velocidade de aquecimento da mesa.

Ademais, o tamanho de impressão útil da Creality Ender 3 Max é impressionante; possui 300mm x 300mm x 590mm, ideal para impressão de peças grandes. Percebe-se, que da família Ender 3, a Max é a única que possui um volume maior, então pros interessados em imprimir peças grandes, a Max é uma boa chamada.

Outra tecnologia interessante presente na Max é o sensor de filamento, que consegue perceber e avisar o operador da máquina caso o filamento quebre ou acabe durante uma impressão.

Por fim, ainda apresenta sistema de resfriamento duplo com duas ventoinhas, garantindo resfriamento da peça mais rápido e assim maior qualidade de acabamento.

A Creality Ender 3 Max é ótima para quem está interessado em vida útil, durabilidade e qualidade. Ela, de todas as suas impressoras irmãs, é a mais fácil de ser utilizada.

Comparativo em tabela

Agora feita a análise mais geral sobre cada uma e a apresentação de características exclusivas, o que acha de uma tabela mais resumida e objetiva com as especificações mais gerais, comparando cada uma delas?

Ender 3 Ender 3 Pro Ender 3 V2 Ender 3 Max
Estrutura Aberta Aberta Aberta Aberta
Sistema de 

extrusão

Bowden Bowden Bowden Bowden
Arranjo Mecânico XZ XZ XZ XZ
Nivelamento Manual Manual Manual Manual
Número de extrusoras 1 1 1 1
Volume de impressão 220mm x 220mm x 250mm 220mm x 220mm x 250mm 220mm x 220mm x 250mm 300mm x 300mm x 590mm
Altura da camada 0.1mm – 0.4mm 0.1mm – 0.4mm 0.1mm – 0.4mm 0.1mm – 0.4mm
Velocidade de impressão ideal: 60mm/s

max: 100 mm/s

ideal: 60mm/s

max: 100 mm/s

ideal: 60mm/s

max: 100 mm/s

ideal: 60mm/s

max: 100 mm/s

Conectividade SD, USB SD, USB SD, USB SD, USB
Mesa Adesivo Adesivo Vidro Vidro
Temperatura Hotend 255°C 255°C 255°C 255°C
Display LCD monocromático LCD monocromático LCD colorido LCD monocromático
Placa mãe 8 bits/32 bits 8 bits/32 bits 32 bits 32 bits
Extrusora Plástico Plástico Plástico Metálica
Tudo PTFE Genérico Genérico Genérico Genérico
Sensor de filamento Ausente Ausente Ausente Presente
Retomada de impressão Presente Presente Presente Presente
Dimensões externas 440mm x 410mm x 465mm 440mm x 410mm x 465mm 475mm x 470mm x 465mm 513mm x 562mm x 340mm

Conclusões

De forma geral, todas as impressoras 3D apresentadas nessa seção tem suas qualidades e desempenham muito bem o que são propostas a fazer. A partir dessas informações, cabe ao usuário entender o que pretende fazer com a impressora e decidir qual delas é a mais adequada para alcançar seus objetivos.

Vale dizer que as aplicações mais comuns para a família Creality Ender 3 são: Protótipos leves, Hobby, Aeromodelismo, Artesanato, Engenharia, Moldes para culinária, Brinquedos, Peças de decoração e várias outras possibilidades.

A Ender 3 é a mais básica de todas porém a mais barata, a Ender 3 Pro já é um pouco mais cara e apresenta alguns diferenciais bem interessantes, a Ender 3 V2 apresenta vários upgrades super consideráveis entretanto seu preço é consideravelmente mais caro também, e, finalmente, a Ender 3 Max é a mais cara porém super robusta e capaz de imprimir peças maiores.

Com todas essas informações, está na hora de você escolher a sua também, maker! Dê uma olhada nas impressoras 3D que estão aqui no próprio site da MakerHero e comente aqui embaixo o que você achou desse post!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

Um Comentário

  1. adorei a explicação 😉