O que é a Fórmula SAE? Deixe um comentário

A Fórmula SAE é uma competição estudantil de engenharia onde universidades participam de diversos desafios para provar que o seu veículo de categoria fórmula estudantil é o que apresenta a mais alta performance. A Fórmula SAE foi criada em 1981, com o objetivo de especializar os estudantes de engenharia para a área automotiva.

Veículo de FSAE-EV - B'Energy Racing 2019
Veículo de FSAE-EV – B’Energy Racing 2019

A competição é organizada pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (do inglês, Society of Automotive Egineers) – a SAE International, sendo que a etapa nacional é gerenciada pela SAE Brasil.

Há duas modalidades: a de veículo elétrico (FSAE Electric Vehicle) e a de veículo a combustão (FSAE Internal Combustion). Dezessete países possuem uma competição oficial de Fórmula Elétrico, e mais de 20.000 estudantes pelo mundo estão envolvidos na competição. Neste artigo daremos foco à competição de carros elétricos.

A modalidade de veículos elétricos foi iniciada em 2010 na Europa, em 2012 no Brasil e em 2013 nos Estados Unidos, e hoje, no Brasil, conta com mais de 20 equipes, sendo que cada equipe representa uma universidade. Nós, da B’Energy Racing, representamos a Facens de Sorocaba-SP.

As equipes passam o ano todo desenvolvendo o seu veículo, tendo de enfrentar inúmeros desafios desde projeto até o processo de fabricação e montagem do carro.

Há muitas áreas de desenvolvimento que a complexidade desse tipo de projeto exige, como:

  • Fabricação do Chassis;
  • Projeto do Pacote Aerodinâmico;
  • Sistema de transmissão, freio e suspensão;
  • Sistema de propulsão elétrica (bateria, controlador do motor, motor, etc.);
  • Chicote Elétrico;
  • Módulos Eletrônicos;
  • Gerenciamento de Projeto e Pessoas;

Todas essas habilidades técnicas são desenvolvidas pelos membros das equipes durante toda a fase de desenvolvimento do veículo, além de muitas outras habilidades interpessoais.

A Competição Fórmula SAE

A competição ocorre durante 5 dias e a sede pode variar conforme as edições. Vale ressaltar que antecedendo a competição em si, as equipes devem realizar o envio de diversos documentos relacionados ao desenvolvimento do projeto.

Diferente do que muitos costumam pensar, esse tipo de competição não é exatamente uma corrida, ou seja, os veículos não são dispostos numa pista para a disputa da melhor posição.

No caso da Fórmula SAE, a competição pode ser dividida em três fases classificatórias: Inspeção Técnica, Provas Estáticas e Provas Dinâmicas – sendo que somente nas duas últimas são computados pontos para as equipes.

Inspeção Técnica

A Inspeção Técnica é onde os veículos são avaliados em quesitos de segurança e premissas técnicas que são determinadas pelas regras da competição – FSAE Rules.

Há avaliação tanto elétrica como mecânica, como teste do sistema de freio, teste de chuva e teste do sistema de shutdown (auto desligamento da alta tensão do carro em cenários de falha).

No caso da modalidade de veículos elétricos, as regras levam bastante em consideração a segurança veicular se tratando de alta tensão, já que há baterias que podem fornecer até mais de 300V para o sistema de tração.

Os veículos que não forem aprovados na inspeção técnica não são liberados para participar das provas dinâmicas.

Provas Estáticas

Os eventos estáticos são as provas que são realizadas com o veículo parado. Ao todo, esses eventos valem 385 pontos. São divididos em:

Apresentação de Business: avaliação da capacidade da equipe em apresentar o veículo como um produto, levando em consideração processos logísticos, técnicos e de produção, com o objetivo de alavancar investidores para o projeto.

Prova de Custo e Manufatura: apresentação dos processos de manufatura com base no orçamento e prazo disponível, sob análise técnica relacionada a produção e eficiência.

Evento de Design: apresentação dos processos e práticas de engenharia usados no desenvolvimento de cada subsistema do veículo.

Eventos Estáticos - Fórmula SAE
Eventos Estáticos – Fórmula SAE

Provas Dinâmicas

Como vocês já imaginam, as provas dinâmicas são os eventos realizados com o carro em pista – a parte mais legal. Valem 615 pontos no total e são divididos em:

  • Prova de Aceleração: consiste em uma pista com uma reta de 75m, a equipe que atravessar a linha de chegada em menor tempo vence. Recorde nacional da B’Energy na FSAE EV 2019 foi de 4,024 segundos.
  • Skid Pad: esse evento avalia as capacidades do veículo em curvas. É um circuito em forma de “8” onde o carro deve fazer as curvas em menor tempo, medindo a aceleração lateral máxima do veículo. A menor média entre as voltas válidas leva a prova.
  • Autocross: é dividido em dois pilotos onde será feita uma prova de volta rápida em que o menor tempo do circuito leva a prova
    Prova de Eficiência: conjunta a prova de Enduro, consiste em medir a eficiência energética com base no consumo energético do veículo
  • Enduro: é uma prova de resistência em que é dividido em dois pilotos que percorrem o total de 22km, tendo o menor tempo de prova como vencedor
Eventos Dinâmicos - Fórmula SAE
Eventos Dinâmicos – Fórmula SAE

Resultados da B’Energy Racing

Como já foi dito, a modalidade dos veículos elétricos foi fundada em 2012, e a B’Energy participa desde a primeira edição – ano em que a equipe foi fundada!
Esses são os nossos melhores desempenhos na competição nacional:

  • 2012: 3° Lugar Geral;
  • 2017: 2° Lugar Geral;
  • 2019: 2° Lugar Geral – destaque para o 1° lugar em Skid Pad e o 1° lugar em Aceleração, onde conseguimos em 4,024 segundos!

Fórmula SAE EV Brasil 2022

Neste ano, a competição ocorrerá entre os dias 10 e 14 de agosto, no Autódromo de Piracicaba-SP. Os dias de prova dinâmica (13 e 14) terão portões abertos para o público. Venha torcer com a gente!

 


Esse post é resultado da parceria da MakerHero com a equipe B’Energy. Curtiu o conteúdo? Então deixe seu comentário abaixo! E não esqueça de acompanhar a B’Energy nas redes sociais.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe