Motor de Passo: o que é

O que é motor de passo? Entenda seu funcionamento e aplicações 3

Neste post abordaremos o princípio de funcionamento de um motor de passo, assim como as principais características desse tipo de motor e como elas se relacionam com as aplicações desse tipo de tecnologia, seja no cotidiano ou em projetos Maker. Vamos descobrir então o que é um motor de passo?

Motor de passo: o que é

Os motores de passo se caracterizam pelo controle preciso da posição do seu eixo. Dessa forma é possível também obter um controle extremamente preciso da velocidade e torque aplicados pelo motor.

Cada motor possui um número específico de passos por revolução. Nos motores disponíveis comercialmente esse número geralmente varia de 3 a 72 passos.

O motor mostrado na imagem acima, por exemplo, realiza 64 passos por revolução e possui uma caixa de redução de 64x que faz com que sejam necessários 4096 passos do motor para que uma volta do eixo seja completada. Dessa forma é possível movimentar o eixo precisamente 0,088º ou 5’ 16” de cada vez.

Como funciona um motor de passo?

Os motores de passo funcionam através do controle individual de bobinas que, quando ativadas, atraem um dos pólos do ímã conectado ao eixo do motor e provocam a rotação do motor. Por esse motivo é necessário um controlador externo para que o motor possa se mover, geralmente um microcontrolador aliado a transistores que acionam as bobinas na ordem correta e na velocidade desejada.

O GIF acima é uma representação simplificada de um motor de passo de 4 passos por revolução – as bobinas são ligadas sucessivamente e causam uma rotação de 90º no eixo do motor.

É possível também ligar duas bobinas por vez de forma a aumentar o torque do motor ao custo de dobrar o consumo energético.

Funcionamento motor de passo (2)

Quando as duas bobinas são acionadas, o eixo do motor se posiciona entre as duas bobinas. Isso permite que a quantidade de passos por revolução do motor seja dobrada acionando duas bobinas, depois acionando apenas uma e assim por diante conforme mostrado no GIF acima.

Aplicações

Eles estão presentes em diversos dispositivos que utilizamos no nosso cotidiano. Eles são os responsáveis por mover precisamente os mecanismos de diversos dispositivos controlados eletronicamente. Devido a sua precisão são utilizados em impressoras, scanners e até mesmo nos automóveis no atuador de marcha lenta e nos mostradores do painel. Na indústria, os motores de passo são utilizados em diversos processos de fabricação computadorizados como, por exemplo, em máquinas de corte a laser, fresadora e router. Na comunidade Maker, os motores de passo são como atuadores em diversos projetos e são essenciais ao funcionamento das Impressoras 3D.

Motor de Passo

Os motores de passo podem ser facilmente controlados através de um microcontrolador como o Arduino através de drivers específicos. Para saber mais, acesse os posts do nosso blog Controlando um Motor de Passo 5v com Arduino.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o funcionamento e as aplicações de um motor de passo? Não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo nos contando o que achou.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

3 Comentários

  1. As cores dos cabos do motor de passo e sua pinagem, obedecem a algum padrão? Como identificar cada pino que deve ser ligado ao driver?

    1. Oi José, o conector do motor de passo mostrado no post já vem montando e só encaixa na orientação correta no driver.

    2. Jose,

      Geralmente as cores ficam disponíveis no datasheet do motor.

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero