A placa Intel Galileo Gen 2 é um projeto que une a simplicidade do Arduino com a reconhecida performance e qualidade dos processadores Intel. O resultado disso é uma placa compatível com shields e sensores usados no Arduino, mas que também pode ser utilizada com os sistemas operacionais mais comuns, criando um ambiente de integração entre esses dois mundos.
Assim o usuário pode, com a programação adequada, instalar uma distribuição Linux , Windows ou até mesmo o Mac OS X e fazer com que o sistema operacional utilize as funções do Arduino para se comunicar com o mundo externo.
Apesar de todo o poder da Intel Galileo Gen 2, ela é indicada tanto para iniciantes como para usuários avançados e aqui vamos mostrar um pequeno tutorial de como dar os primeiros passos com a Intel Galileo Gen 2.
Características da placa Intel Galileo Gen 2
A Intel Galileo Gen 2 é uma placa compatível com uma grande variedade de shiels e módulos utilizados com Arduino Uno R3. No lado direito da placa, temos a disposição dos conectores com as saídas digitais, analógicas, tensão, etc, iguais às do Arduino Uno. É ali que podemos encaixar shields, utilizar sensores e outros componentes compatíveis.
Temos também uma porta Ethernet, portas USB Client e USB Host, slot para cartão microSD, conector de força e conector FTDI. O botão Reboot reinicia a placa inteira e o botão Reset reinicia apenas o programa do Arduino que estiver rodando no momento.
A placa também pode ser alimentada por meio do cabo de rede (Ethernet), utilizando a tecnologia POE (Power Over Ethernet), mas esse recurso requer um hardware adicional.
Principais especificações técnicas:
- Processador Intel® Quark SoC X1000 de 400 Mhz (32 bits – núcleo único)
- 512 KB de SRAM
- Memória DRAM de 256 MB, DDR3
- Bootloader : 8 MB
- Porta Ethernet 10/100
- EEPROM : 8 KB
- SD Card : até 32 GB
- Compatível com USB 2.0
- Alimentação : 7 à 15 V
Alimentação e conexão da placa Galileo
A Intel Galileo Gen 2 vem com uma fonte de alimentação que fornece 12V e 1,5 A. A conexão ao computador é feita por meio de um cabo USB com conector mini-usb , que deve ser ligado ao conector USB-Client da Galileo.
Para enviar os programas para a Galileo, usamos uma IDE modificada, que pode ser baixada nesse link. Na página de downloads, escolha a versão do sistema operacional do seu computador abaixo de “Arduino Software 1.6.0 – Intel 1.0.4″.
Após o download, você terá o mesmo ambiente de programação que já usa para as placas Arduino, mas agora com a possibilidade de escolher também a placa Intel Galileo:
Nessa pasta que contém a IDE modificada você também vai encontrar os drivers (em <caminho>arduino-1.6.0+Inteldrivers) para instalação da placa no Windows, que será identificada no painel de controle e no gerenciador de dispositivos como Galileo, e será relacionada à uma porta serial (COM), conforme destacado abaixo:
Finalizada a instalação dos drivers, faça um teste básico de funcionamento carregando o exemplo BLINK, no menu Arquivo => Exemplos => Basics => Blink
Esse é um dos programas mais comuns do Arduino e faz com que o led ligado à porta 13 do Arduino comece a piscar em intervalos de 1 segundo. Na Intel Galileo Gen 2, esse led fica ao lado do conector USB Host.
No próximo artigo falaremos um pouco mais sobre a utilização da Intel Galileo Gen 2.
Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.
Olá! Que outras opções de IDE além da do Arduíno podem ser usadas?
BOM DIA!!! ALGUMA PREVISÃO DE OUTROS ARTIGOS SOBRE O GALILEO? GOSTARIA DE RECEBER SE POSSÍVEL ALGUNS PROJETOS COM O GALILEU ESTOU UM POUCO DESILUDIDO COM O GALILEU COM A FALTA DE PROJETOS PARECE QUE NÃO FOI BEM ACEITO PELA COMUNIDADE DO ARDUINO
O intel galileo Gen2 e como a primeira versão. Não podendo ligar apenas pelo cabo usb? Para seu uso sera necessário a utilização da fonte de alimentação+usb?
Parabens pelo material.
Abraço
Tem como fazer bibliotecas, a priore incompatíveis, funcionar para o Intel Galileo? Pois ele possui apenas estas bibliotecas compatíveis: SPI, EEPROM, UART, GPIO, Wi-Fi, Servo, USB Host; mas precisando da Stepper, por exemplo, não funciona…
Obrigado, desde já
BOA NOITE ALGUMA PREVISÃO DE OUTROS ARTIGOS SOBRE O GALILEO?
A Intel Galileo Gen 2 é compatível com as versões mais recentes da do programa (IDE) do arduíno?
Bom dia Mayra,
A princípio não, você tem que baixar uma IDE específica para o Galileo.
Abraço
Adilson – Equipe MakerHero
Gostei! Mas, a linguagem utilizada no Galileo é a mesma utilizada no arduino Uno, por exemplo?
Boa noite Isaac,
Sim, é a mesma.
Abraço !
Adilson – Equipe MakerHero
Muito bom o artigo, consegui várias informações úteis aqui, você saberia informar algum tutorial par a instalar um SO nele?(windows ou linux na Gen 2)
Boa noite Rômulo,
Estaremos lançando em breve um tutorial mostrando como instalar o Linux no Galileo Gen 2.
Abraço !
Adilson – Equipe MakerHero
Artigo muito bom. Uma rápida e enxuta introdução . Parabéns !
Boa noite Victor,
Obrigado e aguarde pois em breve estaremos publicando um artigo mostrando como instalar o Linux no Galileo.
Abraço.
Adilson – Equipe MakerHero
Muito bom o artigo. Parabens!
Boa noite Carlos,
Obrigado e aguarde, pois em breve estaremos publicando um artigo mostrando como instalar o Linux no Galileo.
Abraço.
Adilson – Equipe MakerHero
Gostei muito do artigo, espero que vocês publiquem mais artigos, parabéns!
Boa noite Celso,
Obrigado, em breve estaremos publicando um novo artigo mostrando a instalação do Linux no Galileo.
Abraço.
Adilson – Equipe MakerHero