Principais comandos do terminal do Linux Deixe um comentário

O Linux é um termo usado para classificar um kernel usado em diversos sistemas operacionais. O sistema Linux é um dos mais usados no mundo, junto com o Windows e o MacOS X. A plataforma é conhecida por ser adotada mais por servidores do que por usuários finais – o que dá a ela a fama de ser difícil para pessoas sem grandes conhecimentos de informática. Felizmente, esse pensamento é falso, graças ao Ubuntu, por exemplo.

Tux, o Mascote Oficial do Linux
Tux, o Mascote Oficial do Linux

O Linux, da mesma forma que o Windows (Microsoft) e o MacOS (Apple), é um sistema operacional baseado em Unix criado para desktops, mas que também é usado em servidores, smartphones, tablets e outros tipos de dispositivos, incluindo caixas bancários. Ao contrário de seus concorrentes mais famosos, o Linux não foi desenvolvido para fins comerciais e seu software e desenvolvimento são feitos em código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode criar e distribuir aplicativos para ele.

A parte básica do Linux é composta de um kernel, software criado para fazer a comunicação de outros programas e traduzi-los em comandos para a unidade de processamento e outros componentes eletrônicos. Para funcionar, porém, também são necessários aplicativos e bibliotecas específicas para eles.

Ou seja, um usuário de Linux pode escolher entre diversos aplicativos para executar a mesma função, sejam eles editores de texto, interfaces gráficas ou mesmo prompts de comando. O processo é semelhante à escolha entre Chrome e Firefox: os dois são navegadores, capazes de fazer a mesma coisa, mas de formas e aparência distintas.

Tela inicial do Linux Ubuntu
Tela inicial do Linux Ubuntu

A parte necessária e obrigatória do Linux é pequena, mas insuficiente para garantir uma experiência completa. A ideia seria que todo usuário customizasse o uso com seus programas favoritos, mas na prática isso é difícil e demorado. Para simplificar este processo, existem várias versões do sistema operacional já montadas e disponíveis para o usuário, chamadas distribuições, com suas próprias interfaces.

Uma distribuição é composta por vários softwares, como interfaces gráficas, editores de texto e navegadores já instalados, além de um gerenciador de pacotes – um sistema usado para instalar, desinstalar e atualizar programas. As distros (distribuições) são compostas do Kernel, ferramentas e bibliotecas GNU, software adicional, documentações, uma interface gráfica, um sistema de janelas (usado para controlar a interface gráfica), além de um gerenciador de desktop.

Uma boa comparação para entender as diferentes distribuições é comparando com as variações do Android encontradas em várias marcas e operadoras de smartphones. Apesar de virem com diferentes aparências e aplicativos instalados, continuam sendo, em essência, o mesmo sistema operacional.

A grande variedade de distros faz com que seja natural a existência de variantes específicas para determinados nichos. O Ubuntu, por exemplo, é voltado para usuários iniciantes, automatizando vários processos que em outras versões precisariam de conhecimentos maiores de programação.

Já o Slackware é voltado para usuários avançados e suporta uma quantidade maior de customização.

As distribuições são mantidas por comunidades de usuários ou empresas, que são responsáveis por fornecer atualizações de software e correções de problemas. O site do Linux (linux.com) registra mais de 80 distribuições diferentes, cada uma com suas próprias particularidades.

Criador do Linux, Linus Torvalds
Criador do Linux, Linus Torvalds

Vantagens e desvantagens do sistema Linux

Vejamos agora algumas das vantagens e desvantagens que grande parte das pessoas veem no Linux:

Vantagens

O preço é um dos grandes diferenciais, já que sua distribuição é totalmente gratuita. Nesse sentido, computadores e notebooks com sistema operacional Linux tendem a ser mais baratos se comparados àqueles que disponibilizam o Windows, por exemplo;

Ele permite amplo aprendizado, principalmente se tratando de mudanças de hábitos e profundidade de pesquisas que ele proporciona ao usuário. Ou seja, seu uso possibilita um maior aprendizado sobre o computador e desenvolvimento de habilidades;

Outro ponto positivo é baseado na privacidade. Por ser livre, ele torna possível que o próprio usuário possa definir o sistema acerca do controle de dados e privacidade. Vale lembrar que esses são pontos vulneráveis apontados para o Windows.

Desvantagens

Embora o Linux conte com uma gama de aplicativos já bastante difundidos, isso é ainda um conflito para muitos usuários. O fato é que muitas pessoas podem encontrar dificuldades em se adaptar a essas opções, principalmente se tiver o hábito de usar o Windows ou MacOS. Embora existam caminhos para rodar apps desses sistemas operacionais no Linux, esse é ainda é um método que nem sempre atinge um bom resultado.

A complexidade de adaptação é outra desvantagem. Isso porque suas tarefas, de maneira geral, acabam sendo pouco amigáveis para a grande maioria dos usuários;

Diferente do Windows, o suporte para hardware ainda é um fator que depende muito da iniciativa dos fabricantes.

Comandos básicos do terminal do Linux

O terminal do Linux dificulta muitos usuários de Windows que pensam em migrar para o Linux. Isso acontece porque o terminal do Linux exige um pouco de conhecimento para fazer certas coisas que o sistema operacional precisa fazer, um exemplo seria a instalação de algum aplicativo. Em Linux baseados na versão Debian, a instalação dos aplicativos fica mais fácil, pois é fácil achar um app que tem origem .Appimage, então é só você ir nas propriedades do aplicativo instalado e marcar a opção de executar.

Para executar o aplicativo basta clicar com o botão direito do mouse e clicar em propriedades, depois em permissões, e marcar a opção “Permitir execução do arquivo como um programa”. Assim como na foto a seguir:

Porém, os que não são de origem .Appimage, requer o uso do terminal e seus comandos apropriados. Nesta seção abordamos apenas alguns comandos básicos do terminal, comandos que você consegue fazer com dois cliques.

Observação: os comandos a seguir serão os sistemas operacionais baseados no Debian, tais como: MX Linux, Linux Mint, Ubuntu, Deepin etc. O S.O que está sendo usado como exemplo é o Linux Mint.

Comandos básicos do terminal do Linux

cd: Ocomando cd permite que você navegue em um diretório
digite: cd “nome do diretório”/

Comando cd no terminal do Linux
Comando cd no terminal do Linux

ls: usando o ls permite a visualização dos arquivos que há no diretório que você está

Comando ls no terminal do Linux
Comando ls no terminal do Linux

mkdir: o mkdir serve para que você crie uma nova pasta, para visualizar se ela foi criada digite “ls”
mkdir “nome do arquivo”

Observação: se o nome escolhido estiver espaço é necessário ser colocado aspas, exemplo: “nome do arquivo”

Comando mkdir no terminal do Linux
Comando mkdir no terminal do Linux

Da mesma maneira, se quiser deletar a pasta criada basta digitar: rmdir “nome do arquivo”

clear: este comando permite limpar toda tela que está digitada no terminal, apertando enter toda tela estará limpa

Comando clear no terminal do Linux
Comando clear no terminal do Linux

cd ..: para voltar para outro diretório é só digitar: cd ..

Comando cd.. no terminal do Linux
Comando cd.. no terminal do Linux

apt: o apt é o sistema de gerenciamento de pacotes de programas que possui resolução automática de dependências entre pacotes, método fácil de instalação de pacotes, a facilidade de operação, permite atualizar facilmente sua distribuição, etc. Ele funciona através de linha de comando sendo bastante fácil de usar.

sudo: permite executar um comando como o super usuário (root)

Para fazer a instalação de algum aplicativo basta digitar “sudo apt-get install <nome do app>

Para atualizar o sistema: sudo apt install

pwd: mostra em qual diretório você está caso precise ver.

touch: permite que consiga criar um arquivo de texto dentro do arquivo que está.

man: este comando pode ajudá-lo a entender o que outro comando significa e o que ele faz.

O comando utilizado neste exemplo foi o “ls”

Para sair do manual aperte a tecla “q”

–help: este comando permite uma visualização mais detalhada sobre ele, basta digitar: <comando> –help

sudo apt remove: desinstala algum pacote baixado e que deseje deletar, basta digitar: sudo apt remove <nome do pacote>

sudo apt upgrade: instala pacotes e atualiza o sistema

O comando –help é diferente do manual, ele mostra uma versão mais detalhada do manual, se quiser algo mais completo utilize o –help.

Principais Atalhos no Linux

Ctrl+C: cancela o comando que está sendo executado.

Ctrl+Z: Pausa o comando que está sendo executado, pode retornar “fg” ou “bg”.

Ctrl+D: Fecha o terminal.

Ctrl+W: Deleta uma palavra da linha que está escrevendo.

Ctrl+U: Deleta toda a linha.

!!: Repete o último comando que foi digitado.

exit: Também fecha o terminal.

Tab: permite que consiga completar uma palavra, é muito utilizado para facilitar e poupar tempo, caso tenha mais arquivos com a mesma palavra, o terminal irá mostrar estes arquivos e é necessário que você digite pelo menos uma letra diferente.

Outros comandos:

cal: abre o calendário.

man ascii: mostra a tabela ascii.

cmp: se listar dois arquivos o terminal irá comparar os dois.

free: é possível ver a memória, poderá encontrar aplicações que estão consumindo mais memória, ideal para identificar fontes de problemas.

history: é possível acessar um histórico dos comandos que foram utilizados.

locate: encontra nome de arquivos de uma forma mais útil.

passwd: é possível mudar a senha apenas pelo terminal, sem precisar ir nas configurações e perder tempo.

shutdown: permite que você desligue o pc através do terminal, cuidado para não deixar nada sem salvar ou acabe esquecendo algo importante aberto.


Esse conteúdo é resultado da parceria da MakerHero com a Cheetah E-Racing. Curtiu o conteúdo? Então deixe seu comentário abaixo! E não esqueça de acompanhar a Cheetah E-Racing nas redes sociais.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe