Micro:bit com MakeCode: Faça a sua Escali:bur 1

Por que comprar uma espadinha de brinquedo quando você pode fazer a sua personalizada? Utilizando a Micro:bit com MakeCode, é possível fazer diversos projetos muito divertidos, inclusive uma espada de brinquedo que faz som quando se mexe! A Micro:bit é uma foi desenvolvida por um grupo de empresas para fins educacionais. O MakeCode é um site da Microsoft, aberto e também com fins educacionais. Neste post iremos mostrar como programar a sua Micro:bit com MakeCode e fazer esse e muitos outros projetos divertidos! Como exemplo de programação da Micro:bit com MakeCode, vamos fazer uma espadinha que reproduz som ao apertar botões ou ser agitada 🙂
Para isso, vamos precisar de:

A plataforma MakeCode

O MakeCode é um ambiente de programação totalmente gratuito e open source para incentivar, principalmente crianças, a aprender a arte da programação.  Desenvolvido em uma parceria com a Microsoft, o MakeCode tem uma interface bastante amigável e intuitiva justamente para facilitar a vida de quem está começando. Através dele é possível programar a Circuit Playground, a Micro:bit e até um boneco em Minecraft!

Nesta plataforma é possível programar em blocos, estilo Scratch  com comandos em Português, que tornam a ferramenta ainda mais acessível, ou em JavaScrip. Os tutoriais que existem infelizmente ainda não foram completamente traduzidos, mas são bastante visuais. Para acessar a plataforma basta selecionar a Micro:bit na tela inicial ou clicar aqui.

A primeira tela é um programa vazio. Como em outras plataformas, como a do Arduino, o programa é dividido em Ao iniciar e Sempre. Na parte Ao iniciar, a placa executa os comandos apenas uma vez ao ligar a placa. Em Sempre ela repete aquele trecho pra sempre.

Micro:bit com MakeCode interface

 

Depois de adquirir um conhecimento básico, é possível passar a programar com seu código com JavaScript na mesma plataforma. A própria ferramenta “traduz” os blocos em linhas de código em JavaScript para facilitar essa transição. Além da plataforma de programação é possível fazer uma simulação do programa desenvolvido através de um simulador. Nele, é possível até apertar os botões e sacudir a placa.

O programa

Para a minha espadinha, decidi colocar um som ao ligar. Para isso, fui na categoria Música e peguei o comando “Iniciar melodia” e escolhi a melodia que me agradou mais.

Na estrutura Sempre decidi não colocar nada.

Como precisava emitir um som quando a Micro:bit fosse agitada, tive que colocar uma estrutura separada. Fui na categoria Entrada e peguei a estrutura Em agitar. Dentro dessa estrutura coloquei o comando  “Iniciar melodia” e escolhi outra melodia para quando eu agitasse a espadinha.

A partir desse ponto, você já tem uma espada que faz sons quando agitada. Como gosto de inventar coisas, coloquei dentro da estrutura Em agitar o comando mostrar ícone. Nesse caso, os LEDs mostram um desenho escolhido junto com a melodia.

Botei outra estrutura, para quando apertasse o botão A da placa. Fui em Entrada novamente e coloquei a estrutura No botão A pressionado. Dentro dela coloquei outra melodia e um desenho que fiz com o comando mostrar LEDs. Coloquei uma melodia e uma carinha triste quando apertasse o botão B. Pra isso, peguei a mesma estrutura que antes, mas mudei o botão a ser apertado.

O programa ficou assim:

Micro:bit com MakeCode programa

Simulação do programa da Micro:bit com MakeCode

Uma grande vantagem de utilizar a Micro:bit com MakeCode é o fato de poder simular o programa antes de passar para a placa. À esquerda do programa está uma imagem da Micro:bit onde é possível apertar os botões e a Micro:bit virtual vai corresponder como sua placa de verdade. Ele ainda dá dicas de como será feita a conexão.

É possível através dos controles parar/começar a simulação, reiniciar o programa. Em uma das opções é possível, inclusive, rodar o programa passo-a-passo para entender melhor o seu comportamento.

No simulador você também pode ouvir as melodias para escolher melhor. 🙂

Micro:bit com MakeCode Simulador

Aproveite para testar seu código para ver se está como você quer.

Passando o código da Micro:bit com MakeCode

Uma vez feita a programação e testada no simulador, é hora de passá-la para a sua Micro:bit com MakeCode basta clicar em “Baixar” no canto inferior da tela que o navegador. O programa será compilado e irá baixar um arquivo “microbit-Nome-do-projeto.hex“.

Em posse desse arquivo, você deve conectar a Micro:bit no seu computador. A placa irá parecer como um pendrive, basta arrastar o arquivo dentro da unidade correspondente.

Micro:bit com MakeCode arquivo

Enquanto o arquivo é transferido placa irá piscar o LED que fica ao lado do conector. Quando terminar a transferência do arquivo, a placa reiniciará e irá rodar o código transferido. O arquivo do programa não irá aparecer na pasta em que você colocou.

Montagem do projeto

Com a Micro:bit pronta para o uso, é hora de montar a sua espadinha!

Nesse momento não existem muitas regras, é necessário deixar a criatividade rolar. Na primeira versão a Escali:bur foi feita de papelão. Para ficar mais firme, decidi colocar em outro material (sucata) que tinha disponível aqui na MakerHero.

Micro:bit com MakeCode espadinha

Para conectar a placa a uma caixa de som basta seguir a conexão mostrada no simulador. Com cabos garra jacaré é possível ligar o GND e a saída 0 ao conector P2.

Micro:bit com MakeCode conexão fone

Deixe a placa, bateria e cabos bem preso à espada e pronto! Você tem a sua versão da Escali:bur!

E aí? Curtiu fazer a sua espadinha? Ajude-nos a melhorar o blog comentando abaixo sobre este tutorial.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

Um Comentário

  1. Muitas ideias para esse projeto!