Imagem-BANNER-DESTAQUE-BLOG- qual modulo wifi esp32 é ideal para meu projeto

Qual módulo WiFi ESP32 é ideal para meu projeto? 6

Nesse post discutiremos brevemente as principais vantagens do ESP32 em relação ao ESP8266 e algumas das placas de desenvolvimento disponíveis no mercado baseadas nesse microcontrolador. O ESP32, desenvolvido pela Espressif, é um microcontrolador extremamente potente e de custo acessível.

Seu antecessor, o ESP8266, está presente em boa parte dos projetos e produtos de Automação Residencial, sendo notoriamente o “cérebro” por trás dos dispositivos Sonoff. Para conhecer os diferentes modelos de ESP8266 acesse o post “Qual módulo ESP8266 comprar?” e se quiser saber mais sobre os dispositivos Sonoff acesse o post “Qual dispositivo Sonoff comprar?“.

ESP32 Mini é ideal para projetos

Vantagens em relação ao ESP8266

Aliando o baixo consumo energético, boa conectividade WiFi e facilidade de programação através da IDE do Arduino já presentes em seu antecessor, o ESP32 conta com funcionalidades extras como: maior poder de processamento, maior memória RAM para execução de programas, conectividade wireless complementada com Bluetooth Low Energy (baixo consumo de energia) e sensores de temperatura, efeito Hall e toque capacitivos.

Por isso, o ESP32 se apresenta para Comunidade Maker como uma excelente alternativa para o desenvolvimento de projetos IoT (Internet das Coisas).  Pode ser usado, por exemplo, para conectar dispositivos em um sistema de automação através de uma rede Mesh (descentralizada, onde os dispositivos se comunicam entre si e repassam a mensagem sem depender de uma unidade central como um roteador WiFi).

Placas de Desenvolvimento

As placas de desenvolvimento são ideais para prototipagem e são a maneira mais fácil de utilizar um microcontrolador, como o ESP32, para a realização de projetos Maker, já que apresentam funcionalidades extras que de outra forma teriam que ser adicionadas pelo usuário com componentes adicionais e uma certa habilidade de solda.

Módulo WiFi ESP32 Bluetooth

ESP32 Wifi e Bluetooth

Módulo WiFi ESP32 Bluetooth se destaca pela sua simplicidade, possui apenas o essencial e é uma verdadeira tela em branco para os Hobistas. Além do ESP32, possui:

  • Conversor USB para Serial, que permite a programação do microcontrolador através da Arduino IDE sem auxílio de nenhum adaptador adicional;
  • Regulador de Tensão, que permite que a placa seja alimentada com tensões variando de 5 a 9 V e
  • Pinos Macho compatíveis com Protoboard e Jumpers

Esse placa é a mais facilmente encontrada no mercado brasileiro, sendo ideal para iniciantes buscando conhecer o ESP32 e usuários avançados que buscam uma forma prática para prototipagem e até mesmo implementação de projetos.

Pinagem ESP32 Wifi Bluetooth

Nessa placa temos acesso a 25 GPIOs com as seguintes funcionalidades:

  • 18 Portas Analógicas (ADC)
  • 16 Portas com funcionalidade PWM
  • 10 Portas com sensor de Toque Capacitivo
  •  3 Interfaces Seriais
  •  3 Interfaces SPI
  •  2 Interfaces I²C
  •  2 Interfaces I²S
  •  2 Conversores Digital para Analógico (DAC)

Módulo WiFi ESP32 Bluetooth TTGO Mini ESP32 TTGO Mini

O módulo WiFi ESP332 Bluetooth TTGO Mini impressiona pelo seu baixo consumo energético e suas dimensões reduzidas. Conta ainda com a praticidade de poder ser programado utilizando um cabo Micro USB e, apesar de seu tamanho, conta com a mesma seleção de portas do NodeMCU.

É a escolha ideal para a versão definitiva de um projeto, já que possui pinos relativamente acessíveis, ainda que não compatíveis com Protoboard. Pode ainda ser utilizado em projetos portáteis já que conta com conector para antena externa, que permite um maior alcance de conectividade WiFi.

Módulo WiFi ESP32 com Suporte de Bateria

ESP32 com suporte para bateria

O módulo WiFi ESP32 com Suporte de Bateria é solução ideal para projetos portáteis envolvendo o ESP32. Essa placa de desenvolvimento possui uma ampla seleção de portas, conversor USB – Serial para fácil programação e conta com: botão liga e desliga, suporte para bateria de Li-ion no padrão 18650 e o circuito necessário para o carregamento dessa bateria pela sua entrada micro USB.

Modelo com display OLED

Para projetos que necessitem de uma interface para exibição de informação, o módulo WiFi ESP32 com Display OLED e Suporte de Bateria conta com todas as características do módulo anterior com acréscimo de um display OLED de 0,96″, que oferece boa visibilidade com baixo consumo de energia.

Módulo WiFi ESP32 LoRa SX1276 com OLED

Mdelo com LoRa e Display

O módulo ESP32 LoRa com OLED adiciona ainda mais uma forma de comunicação Wireless a disposição do usuário, a LoRa (Long Range). Essa tecnologia permite que o dispositivo se comunique com outros aparelhos distantes de 4 Km (em áreas urbanas) até 9 Km (em áreas rurais), tudo isso com um baixo consumo energético podendo ser facilmente alimentado por baterias ou painéis solares. Para conhecer mais sobre a tecnologia LoRa confira no nosso blog o post “Comunicação LoRa ponto-a-ponto com Módulos ESP32 LoRa“.

Além do Adaptador USB – Serial e pinos amigáveis a Protoboard, a placa se destaca por possuir:

  • Conectividade LoRa Integrada
  • Display OLED 0,96″ 128×64
  • Conector U.FL de 2 mm para antena externa
  • Conector JST para bateria

A tela OLED integrada e o conector para baterias, fazem com que essa placa seja ideal para realização de testes com a tecnologia LoRa permitindo que o usuário se locomova e tenha informação em tempo real sobre a qualidade da comunicação no contexto do seu projeto.

Dos pinos disponíveis nessa placa, 19 GPIOs podem ser utilizados pelo usuário e apresentam as seguintes capacidades:

  • 12 Portas analógicas (ADC)
  •  6 Portas com sensor de Toque Capacitivo
  •  1 Interface Serial
  •  1 Interface I²C
  •  1 Interface SPI

O módulo TTGO ESP32 LoRa com OLED é uma alternativa que conta com as mesmas capacidades e seleção de portas do módulo descrito anteriormente. Para projetos onde um display não é necessário o módulo WiFi ESP32 com Suporte de Bateria, GPS e LoRa é a solução ideal contando ainda com o adicional de possuir um módulo e antena GPS integrados.

Módulo WiFi ESP32 com Câmera e Display OLED

Modelo com câmera e display OLED

O módulo ESP32 com Câmera e Display possui integrado em sua placa o microcontrolador ESP32 aliado a um display OLED de 0,96″, uma câmera com lente grande-angular (permite um campo de visão mais amplo), sensor de presença infra-vermelho (PIR), botões tácteis e conector para bateria JST.

As únicas conexões disponíveis para o usuário são os pinos de energia e interface I²C, contudo, a grande quantidade de acessórios embarcados faz com que esse módulo seja ideal para elaboração e prototipagem de projetos em monitoramento e segurança, e a interface I²C permite que sejam adicionados múltiplos sensores.

Modelo com câmera apenas

Para projetos onde apenas a câmera é desejada, o Módulo ESP32-CAM é mais apropriado já que apresenta uma maior seleção de portas, módulo para cartão SD,  flash de LED e dimensões reduzidas. Contudo, esse módulo é o único desse post que não possui interface USB integrada para programação. No post “Câmera IP: Cuide do seu bebê com o ESP32-CAM” vemos uma aplicação muito útil desse módulo.

Aplicações

Agora que você já conheceu alguns opções de módulos WiFi ESP32 está na hora de colocar a mão na massa. Veja algumas aplicações:

Gostou de conhecer os diferentes módulos WiFi ESP32? Faça um comentário logo abaixo dizendo o que achou.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

6 Comentários

  1. Olá, me chamo Julia e sou estudante do Instituto Federal. Necessito realizar um tcc para concluir meu curso este ano e resolvemos trabalhar com esp 32 e reconhecimento facial ou face detection, porém estamos perdidos. A ideia inicial é detectar se a pessoa esta de mascara ou não, se o programa detectar o nariz de algum individuo ele emite um sinal de alerta. Gostaria de saber se é possivel realizar isto com o esp 32 cam

  2. Bom dia! Tenho um Módulo WiFi ESP32 LoRa SX1276 com OLED e gostaria de associar um ecg AD 8232 para monitorar do celular! Como faço para conectar tudo isso!
    Obrigado!

      1. Obrigado!

  3. Parabéns pela material super completa e bem descrita Ítalo!!!!
    Gosto muito deste assunto!!

    Ah quem passou o link foi seu pai!!

  4. Muito bom. Parabéns.