Raspberry Pi OS 64-bit Deixe um comentário

No decorrer do último ano, a Raspberry Pi testou a versão Beta do Sistema Operacional Raspberry Pi OS em sua gloriosa versão 64-bit. E agora chegou o momento de disponibilizá-la para um público mais amplo.

ilustração de computador com o sistema operacional raspberry pi OS funcionando
Sistema Operacional Raspberry Pi OS 64-bit

A arquitetura ARMv8-A, que engloba a arquitetura 64-bit AArch64 e o grupo de instruções associados ao A64, foi introduzida pela primeira vez na linha Raspberry Pi em 2016, com a placa Raspberry Pi 3. Desde então, tem sido possível executar uma versão completa de sistemas operacionais 64-bit nos produtos da empresa, através de vários SOs disponibilizados por outros desenvolvedores. No entanto, até o momento a Raspberry Pi continuou a fornecer o sistema operacional Raspberry Pi OS apenas na versão 32-bit da plataforma Raspbian, com o intuito de maximizar a compatibilidade entre as placas e de evitar gerar dúvidas nos consumidores ao escolher qual versão instalar.

Produto Processador Núcleo ARM Porte Debian/Raspbian no ARM (máximo) Extensão da Arquitetura
Raspberry Pi 1 BCM2835 ARM1176 arm6hf 32 bit
Raspberry Pi 2 BCM2836 Cortex-A7 armhf 32 bit
Raspberry Pi Zero BCM2835 ARM1176 arm6hf 32 bit
Raspberry Pi Zero 2 BCM2710 Cortex-A53 arm64 64 bit
Raspberry Pi 3 BCM2710 Cortex-A53 arm64 64 bit
Raspberry Pi 4 BCM2711 Cortex-A72 arm64 64 bit

Conforme pode ser visto na tabela acima, é comum haver confusão sobre quais produtos terão suporte a determinados portes de Debian/Raspbian. Usar o arm6hf* (derivado da plataforma Raspbian armhf com remoção apenas das instruções para ARMv7, mas mantendo as instruções de floating-point (ponto flutuante)) permitiu a oferta de um sistema operacional que pode ser executado em qualquer placa já fabricada pela empresa, desde 2011.

Com o passar do tempo, a Raspberry Pi percebeu que há aplicações em que escolher um sistema operacional de 64-bit é mais apropriado do que a versão 32-bit. Além disso, a compatibilidade tornou-se uma grande preocupação: muitas aplicações de software privado estão disponíveis apenas para a arquitetura arm64, enquanto outras opções de software livre não foram completamente otimizadas para o porte armhf. Além disso, existem benefícios de performance intrínsecos ao grupo de instruções A64, que hoje são facilmente visualizados em testes controlados, mas assume-se que esses ganhos de performance estarão mais presentes em aplicações reais no futuro.

Outra preocupação da Raspberry Pi, embora esta seja mais teórica, é de que os sistemas operacionais 32-bit permitiriam a alocação e gestão de apenas 4GB de memória RAM. Na placa Raspberry Pi 4, a empresa utiliza a ARM LPAE (Large Physical Address Extension ou extensão física de grandes endereços, em tradução livre) para acessar os 8GB de memória disponíveis, porém fica sujeita à limitação de acesso a apenas 3GB de memória (1GB do endereço virtual da operação ficaria reservado para o kernel). Poucos processos requerem mais memória do que isso, uma vez que o Chromium, que é provavelmente a aplicação que utiliza mais memória no sistema operacional Raspberry Pi OS, inicia uma nova operação para cada aba aberta. Mas alguns casos específicos irão se beneficiar da liberdade de alocar todos os 8GB de memória RAM da Raspberry Pi 4 para a execução de apenas um processo.

A versão 64-bit do Chromium, pré instalada por padrão, não possui uma versão da biblioteca WidevineCDM e, por isso, é incapaz de reproduzir mídias de plataformas de streaming, como Netflix ou Disney+. No entanto, escolher a versão 32-bit do navegador permitirá contornar esse problema e, para fazer isso, é necessário apenas executar o comando abaixo dentro da janela do terminal:

sudo apt install chromium-browser:armhf libwidevinecdm0

E para retornar à versão 64-bit do Chromium, basta usar o comando abaixo:

sudo apt install chromium-browser:arm64 libwidevinecdm0-

Gostou? Então corre para a página de downloads da Raspberry Pi e garanta já a sua cópia da versão 64-bit do sistema operacional Raspberry Pi OS. Comente abaixo como você espera se beneficiar com essa nova versão do sistema operacional de acordo com as aplicações que você utiliza. E compartilhe também a sua experiência com a transição da versão 32-bit para a 64-bit.

 

____
Esse post é uma tradução da notícia Raspberry Pi OS (64-bit), publicada em 02/02/2022 no site da Raspberry Pi. Acesse a versão original em inglês
clicando nesse link.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe