Como usar o Raspberry Pi para medir a produtividade 5

Você já teve curiosidade ou necessidade de saber quanto tempo você fica concentrado em algum assunto, ou até mesmo por quantas horas fica em frente ao computador? Pois bem, foi exatamente isso que um membro do GitHub, registrado como dekuNukem, desenvolveu. O projeto utiliza reconhecimento facial e Raspberry Pi para medir a produtividade.

Raspberry Pi para medir a produtividade

O projeto parte do princípio de que a sua produtividade está relacionada ao tempo em que você fica em frente ao computador. E a ideia é utilizar, além do tempo, o reconhecimento facial como principal referência. Por isso é fundamental especificar na programação qual rosto será monitorado. Então prepare uma foto bem bacana para que os traços da face sejam corretamente mapeados pelo sistema e para que o tempo seja corretamente contabilizado.

Os principais componentes deste projeto são:

  • Raspberry Pi 3 (o autor menciona que também pode ser utilizada a Raspberry Pi Zero W, embora ele não tenha testado neste formato)
  • Câmera Raspberry Pi (ele originalmente sugere a câmera trivial da RPi, mas nós pedimos licença para sugerir a utilização da câmera com visão noturna. Assim o reconhecimento facial não será prejudicado se você trabalhar melhor na madrugada com a luz apagada).
  • Dispaly OLED

O autor desenvolveu o sistema capaz de reconhecer e controlar apenas um rosto. Contudo, isto pode ser adaptado conforme a necessidade de quem for se aventurar nesta linha de projeto.

O reconhecimento facial desperta curiosidade numa legião de makers. Saber que é possível desenvolver uma aplicação utilizando um mini PC como o Raspberry Pi, também é um grande incentivo. E em você? Bateu a vontade de fazer algo parecido? Então acesse todo o descritivo, inclusive com o código e detalhes sobre a montagem clicando AQUI.

Gostou dessa ideia? Deixe seu comentário logo abaixo.

Fonte: GitHub

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

5 Comentários

    1. Olá!

      Obrigado pelo comentário!

      Vinícius – Equipe MakerHero

  1. Show, dispositivo excepcional!

    Imperatus - imperatus.com.br
  2. Confesso que não conhecia esta ferramenta, cai de paraquedas aqui e achei muito interessante!

    1. Legal! Volte sempre 🙂