Solucionando os erros mais comuns na impressora 3D Ender-3

Solucionando os erros mais comuns na impressora 3D Ender-3 98

Uma impressora 3D, por mais que muitas pessoas pensem que é somente comprar e sair imprimindo o que quiser, é uma máquina com certa complexidade em seu funcionamento. Esses equipamentos possuem diversas características e peças que necessitam de cuidados constantes, manutenções e configurações específicas para que ocorra uma impressão limpa, precisa e correta. Hoje, então, iremos te ajudar a solucionar os principais problemas que ocorrem na Ender-3.

Problema com extrusora da Ender-3

Se olharmos para a impressora 3D, a parte mais importante dela com toda certeza seria a extrusora e, com mais certeza ainda, é a parte que consegue solucionar a maioria dos problemas dentro da impressão 3D.

Figura 1 - Conjunto Extrusora
Figura 1 – Conjunto Extrusora

A Ender-3 é uma impressora muito boa, com uma qualidade em suas peças e que consegue entregar impressões profissionais com um custo relativamente baixo. Apesar disto, existem certas partes que irão causar problemas com o tempo de uso. Para começar a nossa lista, irei citar alguns dos problemas relacionados a estas peças.

Desgaste do eixo da extrusora

A Ender-3 não possui uma guia para o filamento para ele seguir do rolo para a extrusora sem encostar no eixo do motor. A falta dele causa, a longo prazo, um desgaste no fuso, do qual pode fazer perder a precisão no eixo Z.

A resolução é simples e rápida. Você pode imprimir uma guia do filamento direto da sua impressora.

Figura 2 - Guia do Filamento para Ender-3
Figura 2 – Guia do Filamento para Ender-3

Existem diversos tipos de guias e com instalações distintas, você pode escolher a que você achar melhor. Como solução simples, pode-se utilizar o guia da foto acima, o qual é instalado diretamente com os próprios parafusos da extrusora.

Entupimento do guia da extrusora

O entupimento da extrusora ocorre por um único motivo: obstrução da guia do filamento. Os motivos podem ser variados, mas normalmente ocorre pela quebra do filamento dentro da guia, o que acaba obstruindo e causando uma falta de filamento no bico extrusor.

Para sanar este problema você deve retirar a guia dos dois engates rápidos (extrusora e nozzle) e retirar o que está entupindo ela.

Figura 3 - Engate Rápido da Guia da Extrusora
Figura 3 – Engate Rápido da Guia da Extrusora

Lembrando que o engate rápido é relativamente sensível, não utilize muita força para retirar a guia, você deve pressionar o engate rápido em sua ponta de plástico e depois retirar a guia.

Quebra da extrusora

Um dos problemas mais comuns entre usuários de longa data da Ender-3 é a quebra da extrusora. Como ela é uma parte plástica da qual você tem que aplicar uma determinada força para liberar o filamento, com o tempo ela enfraquece até chegar ao ponto que ela irá quebrar.

A forma mais simples para evitar este problema ou resolvê-lo seria a compra de uma extrusora metálica do tipo Reprap para Ender-3.

Figura 4 - Extrusora de Alumínio
Figura 4 – Extrusora de Alumínio

Ressecamento do engate rápido

Este é um outro problema que acontece com os usuários de longa data da Ender-3. Ainda na parte da extrusora, temos o engate rápido, do qual interliga a guia do filamento com a extrusora.

Este problema pode demorar a acontecer, mas é visível que estará rachado e esfarelando o engate. O único jeito seria a substituição da peça. É bem fácil de encontrá-la no mercado também.

Ender-3 nao sai filamento

Este é um tópico que irá render bastante, pois existem MUITOS motivos para que este problema ocorra, mas a maioria deles é de fácil solução.

A impressora 3D está sem filamento

O erro mais comum para este problema é você se esquecer de colocar o filamento.

“Mas não é possível alguém esquecer de colocar o filamento na impressora!”

Muitas das vezes, você está na correria, você configura tudo, coloca o filamento no suporte, puxa ele até a extrusora…. Mas esquece de colocá-lo até o bico extrusor ou esquece de colocá-lo até mesmo na extrusora.

Quebra do filamento ou o filamento acabou

Você ligou a impressora, o filamento está chegando até o bico extrusor, começou a impressão tranquila, primeira camada está ok, mas no meio da impressão ela parou de sair o filamento. Se isto aconteceu, provavelmente quebrou o filamento em algum ponto e a extrusora parou de empurrá-lo ou o filamento simplesmente acabou.

Para resolver esse problema, você retira o filamento de dentro da guia (como ensinado anteriormente) e coloca o filamento novo.

Sobre a quebra do filamento: O filamento pode quebrar por diversos motivos, entre eles filamento antigo, filamento mal armazenado ou filamentos mal manuseados (dobra ou torção do filamento) podem ser a principal causa das quebras. Outro fator é o entupimento do bico extrusor, que iremos abordar posteriormente.

Você deve sempre armazenar o seu filamento em um lugar longe da umidade, longe de fontes de calor e com temperaturas conforme indicado para cada tipo de filamento.

Entupimento do bico extrusor

Este é um problema que não acontece com frequência, mas que certamente irá acontecer com você algum dia.

Com o tempo e com a falta de manutenção, o bico extrusor acaba juntando restos de filamentos queimados que não são extrudados. Juntamente com a sujeira, acaba criando uma crosta de filamento e sujeira, fazendo com que ocorra a diminuição no fluxo do filamento ou, até mesmo, ocorra a interrupção completa no fluxo.

Você terá que limpar o seu bico extrusor, simples e direto. Quando você compra a sua Ender-3, você recebe junto aos materiais uma agulha para efetuar o desentupimento do bico extrusor. Efetue a desmontagem do bico extrusor utilizando a chave de boca que também está inclusa nos materiais da sua impressora e passe a agulha pelo furo de DENTRO para FORA. Certifique-se de que a agulha passe sem dificuldades e que o diâmetro da agulha seja compatível com o bico extrusor.

Figura 5 - Bico extrusor com resíduos de filamento
Figura 5 – Bico extrusor com resíduos de filamento

Evitando o entupimento do bico extrusor: Existem diversos métodos para evitar ao máximo o entupimento do bico extrusor, mas, com toda certeza, o principal deles é não deixar acumular filamento no bico extrusor. Quando você acaba a impressão, normalmente alguns pedaços de filamento extrusado podem ficar presos no bico ou envolto no bico, retirá-lo se faz extremamente necessário. Limpar o filamento antes de utilizá-lo na impressão também é de grande ajuda, e, para isto, existem algumas peças impressas que auxiliam na limpeza do filamento.

Figura 6 - Peça limpadora de filamento
Figura 6 – Peça limpadora de filamento

Existe, ainda, a possibilidade de adicionar um pouco de lubrificante e desengripante juntamente com a esponja deste apetrecho para ajudar a evitar o entupimento do bico extrusor. O arquivo desta impressão se encontra no link do filtro para filamento.

Ender-3 não liga

Você acabou de comprar a sua Ender-3, montou ela, ligou na tomada e ela não respondeu. Se este é o seu caso, fique calmo, pois muita das vezes os problemas podem ser solucionados de forma simples.

A primeira e mais comum solução é relacionada a tensão suportada pela fonte da impressora. As impressoras Ender-3 possuem uma chave seletora para a tensão da rede em sua fonte, de 127V e 220V. Caso você conecte a sua impressora em uma rede 127V e a chave está selecionada para 220V, a impressora não irá ligar. Então tente selecionar a tensão correta e ligá-la novamente.

Se mesmo assim ela ainda não ligou, deve-se verificar se todos os cabos estão conectados corretamente e em seus devidos lugares. Tente ligá-la novamente após a verificação.

O terceiro e último caso, é que o display da sua impressora pode estar conectado de forma errada. Revise novamente os cabos referentes ao display.

Se você seguiu todos esses passos e a sua Ender-3 ainda não está ligando, temos três possíveis defeitos: o seu display está queimado, sua placa de controle está queimada ou a sua fonte está queimada. Primeiramente verifique se a tensão de saída da fonte é coerente com a utilizada pela Ender-3. Caso positivo, ligue a impressora e aguarde alguns segundos (o tempo de inicialização dela) e pressione o botão seletor do display. Você deve escutar o barulho do buzzer da impressora sendo acionado – se não o escutou, o problema está com a placa; se você escutou, o problema está no display.

Dificuldade para nivelar a Ender-3

Este problema é bem fácil de identificar e relativamente simples de resolver. Isto ocorre caso a rosca da porca de nivelamento esteja desgastada ou a porca retentora onde o fuso se apoia esteja desgastada também.

Figura 7 - Porca Niveladora
Figura 7 – Porca Niveladora

Caso isto ocorra, a primeiro instante, retire a cama onde a impressão ocorre e posteriormente, deve-se alternar de posição as 4 porcas de nivelamento com as porcas retentoras e testar para ver se ainda existe o problema. Isto ocorre devido a tolerância dimensional das peças, onde pode ocorrer o encaixe em diferentes combinações de porca de nivelamento e porca retentora.

Caso não funcione, o recomendado é você identificar em qual porca retentora ou porca de nivelamento se encontra o problema e efetuar a troca da peça onde o problema é recorrente.

Cama aquecida da Ender-3 não esquenta totalmente

Existe um problema que pode acontecer com sua Ender-3 que vale a pena ser mencionado que causa perda de eficiência na mesma.

A Ender-3 Pro possui a resolução deste problema, entretanto, a Ender 3 possui a sua ventoinha da placa voltada para a cama aquecida, onde puxa o calor todo da cama para a placa, além de possuir esta ventoinha exposta a restos de filamento.

Figura 8 - Restos de filamentos sobre a placa mãe da Ender 3
Figura 8 – Restos de filamentos sobre a placa mãe da Ender 3

Para evitar ambos os problemas, existe uma impressão de protetor desta fan, disponível no link do Protetor da Fan.

Figura 9 - Protetor da Fan para Ender-3
Figura 9 – Protetor da Fan para Ender-3

E assim você conseguiu identificar e solucionar os defeitos mais comuns com a Ender-3.

Conclusão

Apesar da impressora Ender-3 ser uma excelente impressora, ela pode apresentar alguns problemas e certos componentes externos se fazem necessários para diminuir a degradação da sua impressora. Por sorte, é possível fazer alguns upgrades impressos na própria impressora para sanar uma boa quantidade de problemas na impressora.

Uma boa forma de começar a pesquisar sobre os upgrades é dando uma olhada no Post do SuperMaker Guilherme Razgriz – Upgrades na Creality Ender-3.

Gostou de aprender a solucionar os erros mais comuns na impressora 3D Ender-3? Deixe um comentário dizendo qual problema já enfrentou e como fez para resolver. Para mais conteúdos como esse, acesse o blog.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

98 Comentários

  1. Olá, tenho uma Ender 3 e atualmente tive que trocar o tubo PTFE, porém quando encaixo ela no engate ela não fica fixa, a ponto de que ao passar o filamento, ele empurra o tubo que acaba saindo do lugar e ai a impressão desanda, tem alguma sugestão de qual pode ser o problema?

    1. Olá Marcelle.

      Provavelmente há sujeira (ou filamento endurecido) que está impedindo o tubo encaixar corretamente.

      Recomendo nesse caso você efetuar uma limpeza completa em todo hotend.

      Segue um tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=bg4sOaSvimY&pp=ygUUY2xlYW4gaG90ZW5kIGVuZGVyIDM%3D

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico MakerHero.

  2. Olá.. tenho uma Ender 3 V2, fui verificar o nivelamento da impressora para realizar uma impressão e o display travou.
    Estava ajustando os eixos, qdo inicialmente ela disparou o click.. selecinando sozinha as opções do menu, o botão ficou duro impossibilitando de selecionar uma opção. Desliguei a máquina e qdo reiniciou, se manteve travada com o botão duro.
    Não faço a menor ideia do que pode ser já que até ontem a noite ela estava funcionando perfeitamente. (ontem imprimi uma peça por 10 horas).
    PS: (Uso muito pouco essa impressora).
    Poderia me dar uma ideia do que posso fazer?
    desde já, obrigado.. abraços..

    1. Olá Cláudio.

      Se o botão está duro, provavelmente o problema é esse, botão com defeito.

      Inclusive nos vendemos display para essa versão: https://www.makerhero.com/produto/display-lcd-colorido-para-creality-ender-3-v2/

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico MakerHero.

      Re

      1. ok Vitor… vou comprar outro aqui então.
        Obrigado..

  3. Olá, tenho uma Ender 5 Pus e durante o uso ocorreu um pico de energia. Após retornar continuei a impressão até o final sem problemas. Então, inclui novos arquivos para iniciar outra impressão e a mesma parou de reconhecer o eixo Z, ela sempre desce e não vai até o BLtouch. O BLtouch parece funcionar. Realizei a troca do BLtouch por um novo incluindo o conector e a princípio ela fez o AutoHome, porém ao tentar realizar uma impressão ela não respeitou o BLtouch e subiu o eixo Z sem parar, tive que desligar para não danificar. Ao ligar novamente ela voltou a dar o mesmo problema após pico de energia.
    Tem ideia do que posso fazer?

    1. Olá.

      Creio que o primeiro passo seja tentar atualizar o firmware da impressora.

      Segundamente, tente fazer o teste individual de cada motor. Vá na parte de movimentação dos eixos e teste os motores. Se você perceber algo estranho, tente inverter a conexão de um motor com o outro, para saber se o problema está no motor ou no comando dele (driver, placa mãe).

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico MakerHero.

  4. Olá, tenho uma ender 3 v2 neo nova. Quando aperto no auto ajuste ela trava e fica parada. Não achei como resolver em lugar nenhum, o que estou fazendo de errado?

    1. Bom dia.

      Seria uma impressora nova? De qualquer forma, segue umas dicas:

      1) Verifique se todos os conectores estão corretamente ligados (conectores dos motores principalmente).
      2) Você precisa verificar se há algum motor queimado, para isso, vá na parte de ajuste da impressora e movimente os eixos (X,Y,Z), para verificar qual motor não responde.

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico MakerHero.

  5. Olá, tudo bem ?
    Hoje, eu tive minha primeira interrupção de impressão. Eu uso uma ender 3v2 modificada (comprei uma Case e a eletrônica dela fica fora da Case, na parte inferior, isolando ela do aquecimento da peça em ambiente fechado), pois bem, eu estava imprimindo uma peça de 38h, e em 55% da peça eu estava em casa e notei que a impressora parou de funcionar e voltou rapidamente (reiniciando), como eu nao tinha nada ligado em casa, não deu para ver se foi surto de energia ou algo do tipo. Meu medo é que tenha sido que ela tenha reiniciado de forma inesperada.
    A minha dúvida é o seguinte, na placa eletrônica da impressora temos um cooler, que honestamente eu nao me lembro o dia que eu vi ele funcionando, pelo visto ele não liga assim que ligamos a impressora, ele so liga quando a placa precisa controlar a temperatura. Porém como posso saber se o cooler esta funcionando bem ainda ? tem alguma forma de forçar ele a funcionar ? conectado a placa mãe. Forte abraço.

    1. Olá Wendell.

      Será possível testar somente se você ligar esse cooler em uma fonte externa. No geral a maioria dos coolers de uma impressora 3d ligam apenas caso há um aquecimento.

      O que pode ser feito é cuidadosamente colocar a impressora para esquentar com a tampa de baixo aberta, para analisar o comportamento dos coolers.

      E caso haja algum sobreaquecimento em qualquer parte da impressora, a mesma deve acusar sobretemperatura. O aviso depende do modelo e idioma da impressora, mas no geral acusa overheating ou thermal runanway.

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico MakerHero.

      1. Muito obrigado, realmente.
        Então, deve ter realmente sofrido algum surto de energia rápido, que foi suficiente para reiniciar minha impressora. (infelizmente). Vou providenciar algum nobreak. Aproveitando, teria alguma configuração para reinício da impressão em caso de falta de energia ?. Eu utilizo a Ender 3v2.

        Aproveitando também, muito bom o site. Não conhecia, mas agora vejo que vou ficar ligado em tudo aqui.

        Inclusive vou adquirir o curso de impressão que eu sempre queria. Obrigado !!!

        1. Pesquisei aqui e aparentemente a Ender 3 V2 não reinicia a impressão em caso de queda, infelizmente.

          Ender 3 S1 existe a possibilidade de voltar a imprimir após queda.

          Att.
          Vitor Mattos.
          Suporte Técnico MakerHero.

  6. Olá, ontem minha Ender 3, parou de funcionar o eixo Y, ja coloquei o cabo do outro motor e o mesmo funcionou normalmente, descartei a possibilidade do motor, troquei na placa o cabo do Y com o X e o motor X(conectado ao Y) nao funcionou. Entendi que a saída Y nao esta se comunicando, será um problema na placa? Por favor salvem eu kkkks

    1. Olá André.

      Os drivers dos motores da Ender 3 são soldados diretamente na placa mãe. Então quando um eixo para de funcionar, infelizmente condena a placa mãe toda.

      Creio que sua única alternativa seja efetuar a troca da placa mãe. Caso realmente você confirme que é o comando da placa mãe que está com defeito (ou seja, não é motor ou cabo).

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte técnico MakerHero.

  7. Olá, tenho uma Ender 3 S1 Plus que estava funcionando normalmente.
    Hoje quando tentei imprimir ela apresentou uma mensagem de erro:

    Temp. Anormal
    1. Temp. do bico anormal.
    2. Temp. da mesa anormal
    3. Desvio entre a temperatura real e definida excede a faixa de flutuação.

    Quando fui olhar a temperatura do bico estava marcando -15º

    Como faço o reparo da impressora? onde compro as peças necessárias?

    1. Defeito encontrado, era o termistor do hotend que esta com o fio partido, logo a impressora não conseguia fazer a leitura da temperatura do bico.

      1. Olá Daivid.

        Que bom que resolveu.

        Ficamos a disposição caso haja mais alguma dúvida!

        Att.
        Vitor Mattos.
        Suporte Técnico MakerHero.

  8. Bom dia. estou tendo um problema com sub-extrusão, ja troquei extrusora,tubo ptfe, ja calibrei a extrusora e o fluxo de filameno porem ainda continuo com esse problema…

    1. Olá Fábio.

      Mas você alterou algum parâmetro padrão de velocidade de impressão ou retração?

      De qualquer forma, fico a disposição no WhatsApp (48) 3307-3495 para tratarmos disso.

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico MakerHero.

  9. Olá, instalei minha primeira impressora Ender 3D neo e estou com o seguinte problema: ao solicitar o alinhamento automático, o carro do kit do bocal (eixo x) corre para a esquerda e bate no kit de extrusão, apita e trava! Não sei o que está acontecendo, pois aparentemente está montado de acordo com as instruções do manual! Será que vocês podem me ajudar?
    Grato.
    Admir Leite

    1. Bom dia Admir.

      Primeiramente sugiro você verificar se as conexões dos motores de passo dos eixos X, Y e Z estão corretos. Pela sua constatação parece que há alguma inversão dos eixos.

      Caso não seja esse o problema. Favor entrar em contato conosco no WhatsApp (48) 3307-3495.

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico Maker Hero.

  10. Minha ender PRO possui uma “fita” de LED na parte superior para iluminar a peça e tal.

    Porém quando ela começa a impressão o led fica piscando sem parar, tem alguma forma de corrigir para mantê-lo totalmente acesso ou isso é um comportamento normal da impressora?

    1. Bom dia Thailan.

      Seu modelo seria Ender 3 PRO ou Ender 3 S1 PRO?

      Independente disso, sua rede é 110 ou 220 V? Veja se a chave seletora da tensão da fonte condiz com a tensão da sua rede.

      Caso seja necessário efetuar alteração, faça isso com a impressora desernegizada.

      Att.
      Vitor Mattos.
      Suporte Técnico MakerHero.

  11. Quando ligo minha ender 3 ela apita e não inicia, o que pode ser?

    1. Olá Victor,

      Ela pode estar com algum problema no sensor de temperatura ou do bico ou da mesa, confira se todas as conexões estão bem encaixadas na placa mãe.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  12. Tenho uma ender 3,hoje estava imprimindo e de repente ela desligou e não ligou mais
    Não acende, poderia ter queimado alguma coisa?

    1. Olá Gustavo,

      É possível sim. Se você tiver um multímetro, desconecte o cabo da fonte e meça a saída da fonte de maneira isolada, deve ser próximo de 24 V.
      Se a saída estiver ok, é preciso verificar as conexões na placa mãe, se há algum dos terminais frouxos ou se há algum sinal de dano.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  13. Estou encontrando problemas com minha Ender 3 V2. Ela está com BL Touch, e duplo motor no eixo Z. De uma hora para outra começou apresentar problema de não fazer o home no fim de curso do eixo Z. Cada vez que peço home, ela faz no X e Y, no caso do Z ela sempre sobe ao invés de descer até o fim de curso, sendo assim não consigo alinhar e, claro, também não imprime. Teria alguma ideia ou dica que pudesse ajudar? Grato

    1. Olá,

      Verifique se o BL Touch está funcionando corretamente e dando sinal apenas quando acionado. O firmware está utilizando apenas o BL Touch ou também o fim de curso?
      Se estiver utilizando também o fim de curso, verifique se ele está enviando o sinal corretamente e o sinal chegando à placa. As vezes pode ser que o fim de curso tenha ficado fechado por algum motivo e a placa interprete como se ele estivesse encostado.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  14. Olá! Minha impressora está saindo filamento muito fino e não tem aderência a mesa, já alterei a extrusão e nada acontece ate cheguei a trocar o bico mas nada aconteceu. O que eu posso fazer ?

    1. Olá Mercia,

      Verifique se o bico não está entupido. Neste post aqui tem a explicação de como desentupir: https://www.makerhero.com/blog/como-desentupir-o-bico-de-uma-impressora-3d/

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  15. Olá! Estou com um problema na minha ender 3 v2 e talvez vocês consigam me ajudar! Essa é minha segunda impressora e comprei em dezembro. Inicialmente usei os mesmos arquivos e configurações que usava para imprimir minhas peças na primeira impressora e deu tudo certo. Porém, ontem ela começou a apresentar um problema. Em todo o início de camada, ela simplesmente para por alguns segundos antes de começar e com isso acaba gerando na costura um excesso de filamento. Já mexi na configuração dos arquivos achando que poderia ser pelo fato de ter configurado para a outra impressora (apesar de ser o mesmo modelo) mas não adiantou. Achei que poderia ser alguma configuração na impressora em si, mas já fiz algumas alterações e testes e até agora não consegui entender o problema.
    Ela não tem a fluidez de iniciar uma camada sem essa pausa e a própria extrusora chega a parar também de puxar o filamento nesses segundos e com isso estraga a peça toda.
    Se tiverem alguma ideia de como resolver, vai me ajudar demaisss!!!
    Obrigada!

    1. Olá Marjore,

      Você chegou a tentar com outro cartão SD? As vezes essas pausas são causadas por problemas no cartão SD ao escrever as coordenadas para a função de recuperação após queda de energia.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  16. Olá, minha ender 3 apresenta na problema na ventoinha do hotend que joga ar para impressão, ela funciona normalmente quando é ativada no pre-aquecimento, mas durante a impressão não funciona, não acredito que seja alguma configuração do fatiador pq testando arquivos antigos também acontece o mesmo problema agora

    1. Olá Matheus,

      Em quantos % está a configuração do fatiador?
      Em geral na primeira camada a configuração é para que a ventoinha não acione, ligando apenas nas camadas subsequentes.

      Em control -> temperature você pode ajustar manualmente a velocidade do fan, verifique se assim ele funciona e a partir de quantos %, ou quanto de um valor entre 0 a 255 dependendo do firmware.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

      1. Boa tarde, persebi que mesmo com esses ajustes, outro ponto que acabei deixando de fora da minha dúvida, é que a temperatura do hotend fica instável, exemplo se eu configurar para 200°C, o valor fica variando até 10°C a mais ou a menos, sabe o que pode ser a causa?

        1. Pode ser que a calibração do controle de temperatura esteja fora, Matheus.

          Aqui há um post (em inglês) explicando como realizar a calibração: https://teachingtechyt.github.io/calibration.html#pid

          Abraços!
          Vinícius – Equipe MakerHero

  17. Boa tarde equipe MakerHero!

    Estou com um problema desde que montei minha Ender 3v2.

    Por exemplo, ao olhar um cubo de calibração contra a luz é possível perceber diferenças entre as camadas, em alguns trechos as camadas ficam uniformes, mas de tempos em tempos apresentam diferenças nas linhas em todos os lados.

    Parece haver um padrão em todos os cubos ou peças que imprimo, geralmente ocorrem na mesma altura de camada e se tornam menos perceptíveis ao reduzir o fluxo, mas isso sacrifica a precisão dimensional das peças.

    Fiz os seguintes ajustes na tentativa de eliminar o problema:

    – lubrifiquei o eixo Z com graxa de lítio;
    – troquei a castanha por uma de poliacetal com mola;
    – troquei o conector do motor de passo Z por um do tipo aranha;
    – regulei as tensões de correias dos eixos e também as roldana;
    – ajustei o esquadro do eixo X em relação à mesa / base da impressora;
    – ajustei as tensões vref dos motores de passo para baixar a temperatura de trabalho;
    – troquei o tubo ptfe por um tipo capricorn;
    – regulei o fluxo de filamento ajustando o e-steps usando várias técnicas;
    – apliquei pasta térmica no termistor do hotend.

    O que ainda não fiz:

    – trocar o fuso do eixo z;
    – trocar o motor do eixo z;
    – trocar a extrusora original de plástico por uma de metal;
    – trocar o motor da extrusora;
    – trocar o hotend;
    – trocar a placa mãe;
    – atualizar o firmware.

    Por falta de sorte, a minha placa é a versão 4.2.2 com processador ARM da GigaDevice, GD32F303 ao invés do padrão STM32F303, isso me impede de atualizar o firmware original para o Marlin mais recente.

    Por favor, podem me orientar sobre o que mais posso tentar para corrigir esse problema e qual a melhor ordem para fazer os testes, considerando que minha impressora é nova, bem como o custo de aquisição de peças novas.

    Muito obrigado pelo apoio!

    1. Olá Ibraim,

      Outro possível “culpado” para esse comportamento é o atrito entre o rolo de filamento e o suporte, pode ser que em determinadas alturas pelo ângulo fique mais difícil de puxar o filamento.
      Existem vários modelos online, dos mais simples aos mais complexos, para diminuir a fricção do rolo no suporte.

      Na lista não percebi, você chegou a experimentar ajustar a tensão da extrusora?

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  18. Olá! Tudo bem?
    Eu tenho uma Ender 3 e hoje ao ligar ela, o botão do display só funciona quando clica, quando gira ela não funciona. Da última vez que utilizei estava funcionando normalmente. O que pode ser?

    1. Olá,

      Você pode tentar verificar o cabo de conexão do display para a placa se está bem conectado, verificar no display se todos os componentes estão íntegros para tentar localizar a causa do problema e regravar o firmware para verificar se normaliza o comportamento.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  19. Bom dia!
    Tudo bem?
    Estou tendo um problema com minha impressora ender 3,quando finaliza a impressão a bandeja vai para frente,mas ela passa do final de cursor e faz um barulho forçando a mesmo.
    Gostaria de saber se esse é um problema de regulagem ou de fabricação?

    1. Olá Jean,

      Pode ser que o sensor de fim de curso esteja deslocado, ele é preso no trilho do perfil.
      O firmware deveria impedir de ir além do máximo, 235 mm.
      Veja se quando você dá o autohome o bico fica um pouco para fora da mesa no eixo y, essa distância no autohome é compensada pelo firmware também.

      Tente ajustar a posição do fim de curso até que 235 mm no eixo Y não force e fique o mais próximo possível do fim da mesa

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  20. Olá, tudo bom? então, tenho uma Ender 3 Max e estou sofrendo um problema muito estranho nela, alguém pode me ajudar por favor.
    eu coloco um arquivo para impressão, inicia, e do NADA a impressora para de imprimir e o display trava, ai eu tenho que reinicias no Power.
    já troquei o soft de fatiamento, já utilizei o próprio fatiador da creality, já troquei o cartão SD e nada funciona.
    o mais estranho é que isso acontece em alguns arquivos, arquivos de peças com grande produção.
    HELP 🙂

    1. Olá Vitor,

      Se só acontece em alguns arquivos, uma das possibilidades é uma resolução muito alta da malha nesses arquivos, você pode tentar reduzir o número de polígonos no meshlab por exemplo: https://www.meshlab.net/#download
      e ver se ainda ocorre o travamento.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  21. Olá, tudo bem? O equipamento Ender 3 S1 foi montado de acordo com o manual e funcionou corretamente. Todavia, ao ligarmos ele hoje, aquele “carrinho” (noozle) central desloca-se para a esquerda e lá permanece. Aquece normalmente, LCD normalmente, mas não realiza sequer o trabalho de nivelamento. Mesmo quando desligamos o aparelho, se ajustamos as polias e centralizamos o “carrinho”, ao ligar a impressora e solicitar qualquer função, ele se move para a esquerda e não volta mais. O que poderia ser? Grato!

    1. Olá,

      Tente verificar todas as conexões, especialmente dos fins de curso dos eixos y e z. Pode ser que ele não esteja reconhecendo o fim de curso de maneira adequada.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  22. Olá bom dia! Tudo bem?
    Gostaria de saber,se vocês conseguiriam me ajudar… A mais ou menos duas semanas,estou tento um problema com a minha ender 3. Toda vez que vou imprimir ocorre apartir de uns 50 minutos,bdeslocamento de camadas. Sempre com o mesmo tempo de impressão começa a ocorrer esse erro. Imprimi aqueles cubos de teste,um que legou 56 min pra imprimir e o outro tem o mesmo tamanho de 20mm que levou 48 min, e o erro aconteu somente no que levou 56 min.
    Será que é o meu hotend que está ruim e acontecendo nesse deslocamento?

    1. Olá,

      Pode ser algum problema de aquecimento da placa ou dos drivers. Tente fazer uma limpeza interna nos dissipadores e no cooler que refrigera a placa mãe e veja se assim ela volta ao comportamento normal.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  23. minha impresora 3d esta parando a impresão no meio as fezes faz te 1 cm e para de imprimir e finaliza a impresão

    1. Olá Daniel,

      Ela está acusando algum erro no painel?

      Confira se está tudo certo com o gcode que está sendo gerado e se todos os cabos estão bem conectados.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  24. Bom dia, tudo bem….

    Tenho uma impressora Ender 3
    estou com seguinte problema:

    A impressao inicia normal… e continua normal as uns 7 cm da peça…. ai do nada a impressao … desloca alguns milimetros..
    e continua…

    consegue me ajudar…
    obrigado

    1. Olá!

      Ela se desloca alguns milímetros em qual sentido?

      Pode ser que as correias estejam com a tensão incorreta, dependendo do sentido que ela se desloca.

      Verifique também se tem alguma sujeira nos perfis de alumínio que possa interferir com as rodas de guia, e se há alguma resistência ao movimento do carrinho mais ou menos na altura onde o problema está ocorrendo.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  25. Olá bom dia!
    Minha ender3 durante o processo de impressão o display fica de vez em quando mudando a tela de controle para o menu principal. Por que isso acontece?

    1. Olá Andre!

      No caso a tela de controle você se refere a que tem as coordenadas e temperatura?

      Essas mudanças ocorrem apenas durante a impressão, ou se deixar a impressora ligada parada ela faz essa alternância também?

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

      1. A minha acontece durante a impressão.

        É como se ela estivesse apertando o botão sozinha

        1. Pode ser que o ruído elétrico do cabeamento dos motores esteja causando ruído no cabeamento do LCD/botão.
          Você pode tentar verificar e passar os cabos do LCD mais longe dos cabos dos motores.

          Abraços!
          Vinícius – Equipe MakerHero

        2. Eu tive o mesmo problema e a solução foi tirar o painel da estrutura da impressora, fiz uma case e o coloquei e nunca mais deu esse problema ( acredito que seja por causa do vibração e folga interna no botão da impressora

  26. ola, coloquei a minha impressora ender 3 v2 na voltagem errada , ela soltou um barulho de estouro e comecou a sair fumaca , ai comecou a sair um oleo , tem como me ajudar? quais partes tenho que trocar ?

    1. Olá!

      Provavelmente você irá precisar substituir apenas a fonte de alimentação dela.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  27. Olá Rian, rudo bom? Espero que esteja. Bom, vou relatar um problema que estou tendo com minha ender 3: começou há umas semanas a extrusora fazendo uns barulhos estralando, pirém imprimia normalmente, porém depois de umas semanas eu percebi que estava estralando mais do que o normal, imaginei que fosse o bico entupido, mas troquei e o problema persistiu. Logo depois me veio à cabeça que o bico poderia não estar esquentando o suficiente para dar vazão ao filamento, foi então que troquei o termisthor, pois achei que ele estivesse acusando uma temperatura maior do que realmente estava, porém me enganei novamente, troquei e continuou a mesma coisa. Já tentei ajustar a pressão da mola da extrusora e nada. Estou com medo, há a possibilidade de ser algum problema na placa mãe? Será que o bico está esquentando suficientemente? O que pode ser? Por favor, Rian, eu agradeceria muito se me desse um norte. Desde já agradeço a disponibilidade!

    1. Olá Lucas!

      Tente aquecer o hotend e tirando a pressão da extrusora verifique se você consegue empurrar o filamento com a mão sem muita resistência.
      Caso sinta resistência, você pode remover o tubo guia e verificar o estado da ponta dele onde vai até o hotend, bem como o heatbreak se não há resíduos obstruindo o caminho até o bico.
      Você pode verificar se não houve a quebra da peça plástica da extrusora, bem como verificar se os dentes da extrusora estão gastos ou com excesso de filamento entre eles.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  28. Olá pessoal. Até hj não aprendi a imprimir token pequenos (moedas de plástico etc..) Só consigo imprimir pequenas peças com raft, sem o raft, minhas peças pequenas sempre descolam (mesmo com mesa aquecida bem alinhada, cola na mesa, e distância do bico da mesa adequado). Só que isso prejudica um lado das minhas impressões, pois quando descolo a peça, é muito difícil tirar o raft da face de baixo. Sabem pq meus tokens pequenos sempre descolam durante a impressão? Tenho uma Ender 3 Pro

    1. Olá Paulo!

      Você já tentou utilizar a opção Brim do fatiador, para acrescentar uma bainha na camada inicial?
      Ela dá uma área maior na qual o token pode se fixar a base, e que pode ser facilmente retirada depois.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

      1. Eu testei uma vez o Brim e descolou, mas acho que desisti dele muito rápido. Vou tentar mais vezes. Obrigado Vinicius.

        1. De nada, Paulo!

          Você pode tentar também ajustar o número de linhas do brim, de forma que ele fique mais largo, dando uma maior área a peça para a primeira camada.

          Abraços!
          Vinícius – Equipe MakerHero

  29. Olá, excelente artigo, mas fico com uma duvida.
    Tenho uma ender 3 V2 e estou com um problema que vem acontecendo algumas vezes comigo, em impressões mais longas.
    A impressão começa normal porém algumas horas depois o filamento se quebra na extrusora e começa a sair pela lateral da extrusão, ao invés de mandar para o bico.
    A cabeça da minha extrusora eu substitui pela de metal a alguns meses.
    Sabem me dizer o que poderia estar causa deste problema.
    Obrigado desde já.

    1. Olá Lucas!

      Quando dizes pela lateral da extrusão seria como se estivesse saindo pela lateral do bico, vindo de onde ele rosqueia?
      Se sim, há duas questões:
      A distância de retração pode estar muito alta, e em peças longas e com muita retração criar um entupimento parcial devido a retrair muito material derretido.
      E também o heatbreak e o nozzle podem não estar perfeitamente encaixados.
      Neste vídeo aqui você pode conferir com mais detalhes o procedimento: https://www.youtube.com/watch?v=OzRAVkXjw3I

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

      1. Ola,
        Obrigado pela resposta, mas não o filamento quebra na extrusora mesmo não no bico, e sai pelo lado na extrusora.

        1. Entendi, Lucas.

          Ao tirar a tensão da extrusora com o hotend aquecido, você consegue empurrar o filamento manualmente sem resistência?
          Se sim, pode ser que a tensão da extrusora esteja muito alta para o filamento.
          Se não, pode estar ocorrendo um entupimento parcial.

          Em impressões muito longas, caso hajam muitas retrações e o valor de retração esteja alto, é possível que o filamento derretido retorne além do que deveria e cause uma dilatação e resistência a passagem de filamento.
          Você pode dar uma olhada neste vídeo aqui para ajustar as configurações de retração e temperatura do material: https://www.youtube.com/watch?v=6LjbCIGCmd0

          Outra coisa a se verificar é o estado do próprio filamento, ele está maleável ao tentar dobrar, ou quebra com facilidade?
          Caso esteja quebrando com facilidade pode estar muito úmido, o que causa fragilidade e pode também causar quebras na extrusora.

          Abraços!
          Vinícius – Equipe MakerHero

  30. Rian, tudo bem? Meu nobre, comprei uma 3d ender pro, mas ao tentar conecta-la ao PC, o mesmo não reconhece a impressora, já tentei de tudo, troquei os cabos, atualizei todas as portas de entrada usb, mas nada acontece… Outros dispositivos o PC reconhece, tenho uma CNC e é reconhecido normalmente, porém, a impressora não da um sinal de vida! Poderia me ajudar ?

    1. Olá,

      Você está utilizando o Windows? Em caso afirmativo, ao conectar o cabo, há algum som de dispositivo conectado?
      A versão do firmware da impressora está atualizada?

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  31. salve, salve
    comprei uma ender 3 e não reparei que diferentemente do brasil no meu pais a tensao é 220, Ao ligar ja sabe: a fonte “explodiu” os capacitores eletroliticos vazaram. Consegui uma fonte semelhante e ao ligar a impressora e solicitar o auto ajuste ela reinicia o aplicativo. Reparei que a ventoinha da pplaca mae nao esta funcionando. Creio que quemei tembem, um setor da placa mãe. Ao procurar uma placa nova acho somente a V4.2.7 e a minha placa é a v4.2.2. Com essa numeração so encontro para a ender 3 max. o que faço!

    1. Olá,

      Segundo a Creality a placa V4.2.7 é compatível com a ender 3. Ela vem com os drivers TMC2225, que são mais silenciosos.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  32. Rian, tudo bem? Estou com problema e acredito que seja o nivelamento mas não o nivelamento que todos ensinam. Mas a mesa tá bamba. A parte de trás dela levanta e acredito que com isso ela não esteja nivelada no centro

    1. Bom dia Licia, tudo certo contigo?

      Eu não entendi muito bem essa parte de bamba, o onde ela está bamba, mas vou dar algumas dicas e você da uma olhada pra ver se pode ser o problema.

      Dê uma olhada nas molas que dão suporte para a mesa, que ficam no eixo dos parafusos de nivelamento. As molas originais da Ender 3 não são tão boas assim e perdem um pouco da sua propriedade elástica com o tempo, o que pode estar atrapalhando no nivelamento da mesa. Essas molas você consegue encontrar facilmente na internet e são relativamente baratas de se comprar.

      Dê uma olhada, também, na integridade dos parafusos da mesa, os de nivelamento mesmo. Pode acontecer de uma das porcas apresentarem uma folga maior e estar em conjunto com um parafuso com uma folga maior. Faça a rotação dos parafusos, trocando-os de posição e tente efetuar o nivelamento novamente.

      No mais, se continuar com problemas, você pode entrar em contato comigo pelo email com fotos, videos e mais detahles do problema.

      Meu email para contato: [email protected]

      No mais, me coloco a disposição para lhe ajudar 😀

  33. Tenho um problema insistente, que o meio da mesa esta mais próxima do bico e as extremidades da mesa estão com uma folga maior.

    1. Bom dia Anderson, tranquilo cara?

      Isto pode ser um problema de empeno da mesa. Um conselho é trocar a mesa original da Ender 3 por uma mesa de vidro ou um espelho (que é ainda melhor que o vidro), pois o vidro e o espelho são mais difíceis de apresentar um problema deste.

      Este seu problema pode ocorrer devido a própria utilização e pelo material da mesa, que com o tempo deforma mesmo.

      Espero ter lhe ajudado e qualquer outro problema, me coloco a disposição para lhe ajudar 😀

  34. Bom dia comprei uma impresso ender 3 atualizada, estou com dificuldade de conectar a impressora com o notbook, ja estalei o cura e configurei com a impressora porem a mesma nao reconhece, o que fazer?

    1. Eii Patricia, tudo tranquilo contigo?
      Eu tive o mesmo problema com a minha Ender 3 e demorei para descobrir o que era.

      O que aconteceu comigo foi o seguinte, o cabo que eu estava utilizando não possuía os fios de comunicação, somente os fios de alimentação. Pra saber se o cabo tem ou não os fios, você deve olhar na especificação do cabo, na própria descrição do produto da loja no caso, se o cabo faz comunicação com dispositivos e/ou se existe a descrição da taxa de transferência do cabo nas informações.

      Espero ter lhe ajudado e caso ainda continue com o problema, me coloco a disposição para lhe ajudar 😀

  35. Olá
    Minha ender 3 está parando a impressão como se tivesse caído a energia.
    Já troquei a fonte e a placa mais continua o problema
    Se poder me ajudar eu agradeço

    1. Opa Julio, tudo certo?

      Neste caso, pode estar acontecendo problemas em diversas partes da sua ender 3. O circuito de proteção da fonte pode estar atuando, a motherboard da sua impressora pode estar aquecendo e reiniciando por conta disto (Dependendo da placa tem circuitos de proteção contra sobrecorrente também) ou diversos outros problemas.

      Como a impressão está se iniciando, eu vou dar um palpite, mas precisaria analisar com mais cuidado a sua impressora para saber qual o problema da sua impressora.

      Meu palpite seria: Como a impressão está se iniciando, verifica a temperatura do hotend e da cama aquecida até o momento da “queda de energia” da sua impressora. Se estiver aquecendo mais do que o que você configurou no seu fatiador, muito provavelmente existe um curto nas conexões do seu hotend ou da mesa aquecida, o que pode estar fazendo o circuito de proteção da ender 3 atue (tanto da motherboard quanto da fonte, por exemplo).

      Espero ter lhe ajudado e me coloco a disposição para quaisquer dúvidas posteriores 😀

  36. Olá! Ótimos esclarecimentos para manutenção da Ender 3! Peço que me ajude nisso: Tenho duas Ender 3, uma imprime com a temperatura estipulada sempre constante, por exemplo, se coloco 230 graus graus, vai se manter sempre assim, até o final. Contudo, a segunda impressora, com as mesmas configurações no fatiador CURA, a temperatura fica oscilando durante a impressão. Configuro para 230, por exemplo, e durante a impressão fica oscilando, entre 226 a 231, nessa faixa. Isso é normal? Há algo que posso fazer pra manter essa temperatura uniforme durante toda impressão? Agradeço se puder esclarecer isso. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e esclarecimentos! Abraço!

    1. Opa Carlos, tudo certo?

      Essa variação de temperatura não é tão significativa ao meu ver, entretanto, faça teste e observe se tem diferenças entre partes da peça e se a mecânica da peça está comprometida.

      Este seu problema pode estar ocorrendo, ao meu ver, por 2 possíveis problemas: O termostato do bico pode estar com algum problema, seja funcional ou por uma conexão nos cabos que está causando uma interferência na alimentação OU pode ser o termômetro que verifíca a temperatura que está com algum problema funcional, seja causado pela calibração ou ajuste, pro um cabo mau conectado que está interferindo.

      No caso, como eu disse, essa variação na medição não é fora do comum, entretanto, apresenta um mal funcionamento no seu Hotend ou nas conexões do mesmo. Você deve se preocupar caso estas temperaturas alterem a qualidade final da sua impressão, caso contrário, está tudo ok.

      Espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida estou a disposição 😀

  37. Rian me da um norte por favor.

    Tenho uma Ender 3 com extrusora de Alumínio.
    Já estou perdendo a paciência de tanto que a engrenagem estala.
    Já toquei o tubo ptfe, os conectores pneumáticos, tipo do pla, testei em temperaturas de 190 a 215.

    Mas nada nada nada resolve, base alinha para o bico ficar na medida extada.

    Ela começa bem e uns minutos depois não para de fazer estalos.

    Já mexi em configurações no cura para ver se melhora e nada resolve.

    Existe algo que estou deixando passar?

    1. Opa Augusto, tudo certo? Vou tentar de ajudar a ter um norte.

      Primeiro de tudo temos que entender o porque de estar estalando e existem alguns motivos e o mais comum é o de a extrusora estar tentando empurrar o filamento, mas o filamento esta apresentando mais resistência do que a extrusora está suportando, fazendo dar os estalos.

      Neste caso, temos dois problemas chave :
      1° e mais comum – O filamento está “Travando”, seja por ter um fluxo muito alto de impressão, temperatura baixa no nozzle, Conectores pneumáticos velhos, Tubo PTFE ou qualquer coisa que possa estar apresentando uma alta resistência.

      2° e não tão comum – A extrusora está “ruim”, ou seja, não está tracionando-o corretamente para empurrar o filamento, causando os barulhos por perda de passos na impressão (Causado por estar apertado de mais). Para isso, verifique se ela está firme, com os parafusos apertados e com o tensor do filamento correto, sem estar apertando de mais e sem estar frouxo de mais. Se estiver muito frouxo, também dará estalos, onde o barulho se dá pela “volta” do filamento, visto que a extrusora não terá tração suficiente para empurrar o filamento, fazendo com que, quando ocorra um acumulo de tensão pelo movimento de empurrar da extrusora, o filamento “escorregue” e crie os barulhos.

      Tenta resolver o problema na extrusora e, caso não consiga resolver, entre em contato novamente que me coloco a disposição para ajuda-lo 😀
      (Se resolver manda aqui também pra eu ficar sabendo haha :p)

      1. Grande Rian.

        Obrigado pelas dicas.

        Sinceramente já fiz de tudo e até agora está um tormento.

        Troquei os conectores pneumáticos, troquei o tipo de PLA, estou agora imprimindo na base de vidro.

        Testei várias temperaturas e a que menos me deu dor de cabeça e 200 no hotend e 60 na mesa.

        Diminui a velocidade, a retração.

        Mas ela ainda da os estalos.

        Agora o mais curioso é que eu imprimi uma peça pequena e foi tranqüilo, agora estou imprimindo uma grande e ainda está dando estalo, mas bem pouco.

        Troquei o tubo ptfe e nada, bico de impressão kkklkkl

        Irmão, hoje faz 1 mas que comprei a impressora, vou confessar que se eu soubesse que seria um equipamento que me demandasse tanto tempo eu não teria comprado não.

        Enfim, ainda falta 9 parcelas e agora não adianta mais reclamar kkkkkkk.

        Pelo que percebi nela, os estalos pioram se costumo imprimir peças onde se faz necessário a retração com muita frequência.

        O estranho é que a 3 dias estava normal.

        Pelo que vi, existe um kit para dar um power nela.

        Hotend com heartbreaker, extrusora com dual engrenagens, nivelador autômatico.

        São peças baratas, mas confesso que essa mão de obra para poder ter algo que funcione me decepcionou muito meu brother.

        1. Opa, pelo oque você tinha dito anteriormente eu pensei que o problema seria no tensor da extrusora, entretanto, com esta informação de que nas primeiras camadas ocorre a impressão normalmente, acredito saber o que pode estar ocorrendo e já tive este problema (Se for o que estou pensando haha)

          O que acontece, na hora da montagem da impressora, pode ter ocorrido de apertar de mais os parafusos referentes a regulagem do eixo Z. Tente regular os parafusos das roldanas do eixo Z, principalmente a roldana com furo oblongo que se encontra ao lado direito da impressora para evitar de deixar frouxa de mais (deixando a impressora torta) ou deixando apertada de mais (atrapalhando no movimento, gerando esforço maior no motor e sobrecarregando a sua impressora)

          É interessante, também, fazer uma rotina de manutenção (Mesmo a impressora sendo nova), conferindo apertos de parafusos e tensores, lubrificações e limpeza da impressora.

          Se mesmo assim continuar com o problema, me procura pelo grupo do Facebook, que podemos aprofundar mais no seu problema e entrar em conferência para entender melhor o seu problema.

          Apesar deste problema, a Ender-3 é uma excelente impressora, mas por se tratar de impressora 3d, é um maquinário sensível, onde TUDO pode (e vai haha) influenciar na qualidade da impressão, tempo e funcionamento da impressora, fazendo com que um problema possa ser acarretado por múltiplos fatores. Depois de um tempo, com o dia a dia, você vai aprendendo mais e mais com a sua impressora, visto que cada impressora é única, mesmo sendo da mesma marca, cada uma tem a suas “Manias” haha

          Espero ter te ajudado 😛

          1. Rian tudo bem meu amigo

            Hoje eu descobri pro acaso algo que me deixou mais confuso.

            A extrusora pula se eu deixar a retração ligada, cara não entendi mais nada.

            Fiz uma impressão com a retração desligada (FICOU UMA BOSTA) mas ela não deu nem estalo de filamento escampando.

            Até dois três dias atrás estava normal.

            Agora estou fazendo uma outra impressão, mas como não haverá salto de uma parte para outra eu desliguei a retração.

            Mas só Deus na causa irmão…Ta ossssooo demais

            Quando as coisas começam a dar zica eu fico doido de raiva.

          2. Riam tudo bem.

            Poxa havia escrito o maior textão e não enviei kkkkkkkk

            Seguinte, descobri por acaso que o estalo só ocorre se a retração estiver ativada.

            Fiz um teste de impressão sem retração, claro ficou ó uma B mas valeu o teste.

            Não fez um estalo sequer.

            Agora estou imprimindo uma base para o boneco da Chun-Li e fiz umas modificações na base ao modo que não precise de retração.

            Riam vai entender.

            Confesso que tá um ó aprender tudo isso viu

            Depois de puder me enviei um email que te passo meu whats e mando as fotos da impressora irmão.

            [email protected]

          3. Opa Augusto, tudo certo?

            Enviei um email para você, para tentar lhe ajudar um pouco nesta questão da ender 3 e fico no aguardo 😀

          4. Boa tarde senhores

            Estou tendo um problema parecido.

            Aqueço o hotend e mando a extrusora enviar material e ela não consegue vencer a resistência do bico (novo). Vi em um comentário que uma engrenagem mais tensionada poderia gerar essa falha. Não compreendo como.
            Pode me ajudar a entender?

          5. Opa Tiago, tudo certo?

            No caso do tensionamento incorreto, tanto para mais quanto para menos, pode acarretar neste problema. No caso do tensionamento excessivo, se pensarmos na polia a grosso modo, ela estaria forçando muito o motor devido a força axial excessiva, o que pode causar perda de passo no motor e atrapalhar no filamento andar. O filamento, neste caso, irá apresentar ranhuras profundas em grande parte das vezes e alteração significativa na secção.

            No caso de tensionar pouco, ocorre que o atrito entre o filamento e a polia seja “pouco” (Em grosso modo de dizer), o que faz o filamento ficar escorregando na extrusora. O filamento, neste caso, não terá marcas definidas da polia extrusora e irá fazer barulhos mais estridentes, representados pela escorregada que o filamento está dando na polia.

            Espero ter te ajudado meu bom, qualquer coisa estou a disposição.

  38. Boa tarde. Muito boa a matéria. Estou com um problema parecido que até agora não resolvi. A impressão começa normalmente e no meio da impressão para de descer o filamento. Muitas vezes enrosca no trator que empurra o filamento para baixo. Tentei diversas temperaturas e sempre ocorre o mesmo. O que pode ser?

    1. Opa, Muito Obrigado Eduardo 😀
      Bem, por alto fica um pouco complicado de falar com certeza, mas verifica se o seu nozzle está entupido o se apresenta esta possibilidade. Como você disse, pode ter um problema no trator (Acredito que seja a o motor da Extrusora), onde perde a tração que, para resolver, basta dar uma apertadinha para fazer com que a polia fique mais apertada e tracione melhor o filamento. Pode ocorrer, também, de o fluxo estar elevado, fazendo com que o motor empurre mais material do que o nozzle consegue extrusar.

  39. Muito bom saber desses detalhes, estou pensando em comprar uma impessora e agora entendi certos cuidados que devo ter. Muito claro e bem escrito.

  40. Muito bom e esclarecedor. Parabéns, muito obrigado!