Top 5 tutoriais com Arduino 3

Final de ano chegando e o blog MakerHero também faz a sua retrospectiva. Nesse post selecionamos os melhores tutoriais com Arduino lançados em 2014 e convidamos você a ver e rever os projetos com Arduino mais populares aqui do blog. Vamos lá ?

1 – O que é Arduino ?

Placas Arduino

Nesse post contamos um pouco sobre a história do Arduino, como e porque ele foi criado, e mostramos algumas coisas que você pode fazer com ele. Falamos também de modelos de placas e como funciona a estrutura básica de um programa no Arduino.

Como bônus, temos nesse post um vídeo com uma apresentação de um dos criadores do Arduino, Massimo Banzi, falando sobre a plataforma Arduino e como ela está revolucionando o processo de criação e desenvolvimento. Imperdível !

Veja o post completo : O que é o Arduino ?

2 – Controle de Acesso usando Leitor RFID com Arduino

Aqui mostramos o que você pode fazer com um leitor RFID (Radio Frequency Identification, ou Identificação por Radiofrequência) para Arduino, como ler as informações da tag (cartão / chaveiro / etc) e utilizar essas informações para montar um sistema de controle de acesso. Dentre os tutoriais com Arduino este é um dos mais completos.

Com as informações desse post, você pode montar o experimento mostrado no vídeo acima.

Veja o post completo : Controle de Acesso usando Leitor RFID com Arduino

3 – Como usar o Arduino Bluetooth HC-05 em modo mestre

Comunicação Bluetooth com módulo HC-05

Alguns dos tutoriais com Arduino mais interessantes envolvem comunicação wireless, e é isso que mostramos nesse post sobre o módulo bluetooth HC-05.

Geralmente os módulos bluetooth no Arduino utilizam o módulo em modo slave, ou seja, o módulo recebe uma conexão do celular/computador/etc e a partir dessa conexão passa a receber dados que controlam as portas do Arduino.

Com o módulo HC-05 em modo mestre, ele pode também se conectar a outros módulos bluetooth, e assim realizar a comunicação entre duas placas Arduino. Essa comunicação entre duas placas Arduino com módulo HC-05  é o tema principal desse post.

Veja o post completo : Como usar o Arduino Bluetooth HC-05 em modo mestre

4 – Conectando Acelerômetro 3 Eixos MMA7361 no Arduino

YouTube video

Acelerômetros são muito usados em celulares e videogames para executar algum tipo de ação dependendo da movimentação do aparelho. Agora você pode usar esse mesmo princípio no Arduino, com o módulo MMA7361, um acelerômetro de 3 eixos e baixo consumo de energia.

Robôs, quadricópteros, jogos e outros equipamentos podem se beneficiar desse componente.

Veja o post completo : Conectando Acelerômetro 3 Eixos MMA7361 no Arduino

5 – Relógio com o módulo RTC DS1307

Esse artigo mostra a interligação do módulo baseado no chip relógio de tempo real (RTC) DS1307 com o Arduino e a programação para visualizar as informações de data e hora no serial monitor do Arduino.

Esse post serve como base para montagem de relógios mais completos utilizando display LCD 16×2, 20×4 ou displays 7 segmentos. Também é indicado para geração de relatórios (logs) ou construção de alarmes em que as informações de data e hora sejam imprescindíveis.

Veja o post completo : Relógio com o módulo RTC DS1307

Esses são os 5 tutoriais com Arduino mais populares aqui do blog, mas você encontra muito mais sobre Arduino, Raspberry, wireless, sensores e outros assuntos aqui no Blog.

 Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

3 Comentários

  1. Bom dia estou tentando montar um projeto em uma catraca premiada gostaria de saber se tem como fazer com que o arduino faca uma contagem de passagens e em uma determinada passagem ele acionaria um alarme ²

  2. Ola Filipe.

    Tenho algumas dúvidas com relação ao Arduino.
    Preciso controlar um motor de passo pela USB do Arduino, fazendo o motor girar sentido horário e sentido anti-horário com valores float (por exemplo 257.98 graus de arco) digitando esses valores que podem ser negativos ou positivos (isso é que fara o motor girar a direita ou esquerda), pelo terminal monitor do Arduino, ou pela RS 232 do arduino.
    Preciso de ajuda….como posso obter?

    Grato

    Max

    1. Boa noite Max,

      Tente utilizar a biblioteca Customstepper. Ela tem uma função específica para trabalhar com ângulo, e aceita valores em float:

      http://playground.arduino.cc/Main/CustomStepper

      Abraço !

      Adilson – Equipe MakerHero