Treinando professores e empoderando estudantes em Machakos, Quênia Deixe um comentário

Ao longo dos últimos meses, nós (Fundação Raspberry Pi) trabalhamos com duas organizações parceiras, Team4Tech e Kenya Connect, para apoiar a educação computacional no condado rural de Machakos, Quênia.

YouTube video

Trabalhando na zona rural do Quênia

Alinhado com nossa estratégia de 2025, nós começamos a trabalhar para melhorar a educação computacional para jovens no Quênia e África do Sul. Estamos muito ansiosos para apoiar comunidades que passam por desvantagens educacionais. Um dos nossos projetos nessa área é em parceria com a Team4Tech e Kenya Connect. Juntos, nós implantamos o Dr Isaac Minae EdTech Hub na comunidade rural de Machakos que o Kenya Connect  apoia e estamos treinando os professores para que eles possam ensinar novas habilidades de computação e programação à sua equipe.

“Observar professores e estudantes encontrarem alegria e entusiasmo na educação tem sido algo incrível! A abordagem prática da Fundação Raspberry Pi está ajudando os professores a enxergarem que a tecnologia pode ser uma inovação para resolução de problemas. Estamos felizes em sermos parceiros da Fundação Raspberry Pi e Team4Tech para trazer tecnologia para nossa comunidade rural.”

– Sharon Runge, Diretor executivo do Kenya Connect

Estamos fornecendo à comunidade de Wamunyu o hardware, habilidades e treinamento necessário para que eles usem a tecnologia para solucionar problemas. O treinamento vai  garantir que os professores de Machakos possam, de maneira independente, manter o Edtech Hub e as atividades de educação computacional ativas. Isso é importante, pois queremos capacitar a comunidade a resolver problemas que são importantes para eles e também para que todos os jovens locais tenham oportunidades, que estão abertas aos seus colegas de Nairobi, Kisumu, Mombasa e outras cidades no Quênia. 

Educação computacional em Machakos, Quênia

Lançando do Dr Isaac Minae EdTech Hub em Wamunyu

Em Outubro desse ano, nós viajamos para Wamunyu para auxiliar o Kenya Connec a se organizar e lançar o Dr Isaac Minae EdTech Hub, ao qual proporcionou hardwares, incluindo Raspberry Pi 400 e kits de computação física com Raspberry Pi Pico, LEDs, buzzers, botões, motores e muito mais. 

Nós também realizamos uma sessão de treinamento para professores, para começar a preparar os educadores locais com habilidades e conhecimentos que eles precisam em programação e computação física. Nesse treinamento, os educadores trouxeram uma série de experiências diferentes usando computadores. Alguns deles não eram familiarizados com computadores, mas no final da sessão de treinamento, todos eles criaram projetos usando circuitos eletrônicos e programação.  

Foi muito inspirador trabalhar com esses professores e ver seu entusiasmo e  comprometimento em aprender. 

Durante nossa parceria de 2 anos com a Kenya Connect, nós pretendemos alcançar pelo menos 1000 estudantes, com idades entre 9 a 14 anos, de 62 escolas na cidade de Machakos. Nós vamos trabalhar com pelo menos 150 professores para desenvolver seus conhecimentos, habilidades, confiança para ensinar programação, robótica e para que eles realizem clubes de programação extracurriculares.

Ajudaremos os professores a oferecerem um caminho de aprendizagem aos seus estudantes e essas experiências vão incluir programação básica alinhados ao Currículo Baseado em Competências (CBC) do Quênia.

Estamos focando em adaptar nosso conteúdo de aprendizagem para que os professores de Machakos possam oferecer atividades educacionais culturalmente relevantes na sua comunidade. 

“Nossa parceria com a Fundação Raspberry Pi abrirá novos caminhos para os professores aprenderem programação e computação física. Isso está alinhado com o atual Currículo Baseado em Competências que exige que os alunos comecem a aprender a programar desde cedo. Embora a programação faça parte do currículos, os professores estão mal preparados e faltam recursos nas escolas.  Somos muito gratos a Fundação Raspberry Pi por fornecer aos professores e estudantes acesso a dispositivos e os caminhos de aprendizagem da Raspberry Pi”

– Patrick Munguti, Diretor de educação e Tecnologia, Kenya Connect

Olhando para o Futuro 

O próximo passo do o nosso trabalho para esse projeto é continuar apoiando a Kenya Connect para expandir o programa na cidade de Machakos.  

Em todo nosso trabalho na África subsariana, estamos comprometidos em fortalecer e aumentar nossas parcerias com jovens e organizações comunitárias, com o setor público e privado, alinhados com nossa missão de abrir mais oportunidades para jovens aproveitarem todo seu potencial através do poder da computação e tecnologias digitais. 

Nosso trabalho da África subsariana foi generosamente financiado pela Ezrah Charitable Trust.


Esse post é uma tradução da notícia Training teachers and empowering students in Machakos, Kenya. Escrito por Wariara Waireri, publicada em 16/12/2022 no site da Raspberry Pi. Acesse a versão original em inglês clicando nesse link.

Para mais posts sobre Raspberry Pi, você pode conferir nossa categoria no blog 😉

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe