Capa do artigo Trocando a controladora da sua ender 3 de 8 para 32 bits.

Trocando a controladora da sua Ender 3 de 8 para 32 bits Deixe um comentário

Olá pessoas! Como vocês estão? Hoje é o dia em que os ensinarei como trocar a controladora da Ender 3 para 32 bits!

Este é um dos upgrades que as pessoas mais costumam fazer na Ender 3. Após a substituição da controladora, a sua impressora 3D vai ficar mais silenciosa e mais precisa. Para o exemplo de hoje, vamos usar a placa SKR Mini E3 Versão 1.2 com Drivers TMC2209 da Bigtreetech! Esta placa já vem com os drivers on board. Ou seja, você não precisa colocar os mesmos na placa como em outros modelos!

Vale a pena ressaltar que atualmente existem placas que possuem processadores mais potentes e que permitem a conexão via wifi.

Placa de 32bits para a Impressora 3D Ender 3 na caixa
Placa de 32bits para a Impressora 3D Ender 3

ANTES DE COMEÇARMOS TODO O PROCESSO, DESLIGUE A SUA IMPRESSORA E A DESCONECTE DA TOMADA! POIS UMA DESCARGA ELÉTRICA PODE QUEIMAR A PLACA.

Retirando a placa de 8bits da sua Impressora 3D Ender 3

Antes de tudo, vamos ter que abrir o compartimento onde a placa se encontra. Para isso precisamos retirar a tampa da caixa que é presa por três parafusos. Esta tampa se encontra logo abaixo da mesa aquecida. Após aberta, encontramos a placa original de 8 bits da Ender 3. Antes de retirarmos os conectores, verifique se eles estão colados com cola quente. Isso é algo bem comum, pois as empresas fazem isso para evitar que qualquer conector saia do lugar durante o transporte.

Fotografe o esquema de conexão original

Geralmente a placa e todos os conectores são devidamente identificados, mesmo assim vale a pena tirar uma foto e etiquetar os fios para facilitar o processo de conexão da nova placa.

Removendo a cola quente dos conectores

Vamos à remoção da cola quente! Para isso utilizaremos um alicate de ponta fina e uma pinça. Delicadamente, você vai remover a cola com o auxílio do alicate (caso preciso, utilize a pinça) e após removido toda a cola quente, puxe o conector para cima lentamente. NUNCA APLIQUE CALOR. Pois isso poderia danificar os seus componentes.

Detalhes da cola quente que fixa os conectores na placa de 8 bits.
Detalhes da cola quente que fixa os conectores na placa de 8 bits.

Após retirar a cola e os conectores, vamos agora para os bornes de alimentação.

Solte os cabos de alimentação

A remoção dos fios nos bornes é bem simples. Com uma chave de fenda pequena, levemente desparafuse e remova os fios um por um. Feito isso, já podemos remover a placa da impressora 3D.

Detalhe dos conectores de alimentação da placa de 8bits.

Retire os parafusos de fixação da placa

Agora vamos desparafusar a placa do case em que ela se encontra, são três parafusos também. Para isso você precisará de uma chave allen.

Detalhes dos parafusos que prendem a placa de 8bits na ender 3.

Preparando a controladora da Ender 3 de 32 bits

Para a placa que estamos utilizando nesse passo-a-passo, precisaremos instalar os dissipadores nos drivers. A forma correta de os colocar é deixando a entrada de cartão SD voltada para você. Os dissipadores devem ficar na vertical. Para fazer a instalação, basta retirar o adesivo do termal pad e colar em cima dos drivers. Nunca ligue a placa sem os dissipadores estarem sobre os drivers.

Detalhes dos drives da placa de 32bits onde devem ser afixados os dissipadores.

Instale e conecte a placa controladora de 32bits

Feito isso, vamos agora parafusar a placa no case da Ender 3, colocar os fios nos bornes (certifique-se que o fio entrou totalmente no borne) e encaixar os conectores em seus respectivos lugares. Para ajudá-lo, segue uma imagem do diagrama de conexão da placa com todos os detalhes.

Esquema de conexão da placa de 32 bits.
Esquema de conexão da placa de 32 bits.

Não se esqueça de conectar os coolers!

Depois de tudo devidamente conectado faça um teste na impressora, antes de fechar a tampa. Ligue a impressora e certifique-se de que a mesma esteja funcionando perfeitamente. Verificação de home, hotend/mesa esquentando devidamente, etc. Depois de tudo confirmado, feche a tampa e conecte o cooler de refrigeração da placa.

Por fim, alguns adendos!

Dicas gerais sobre a utilização da controladora de 32 bits

Se a sua Ender 3 for a normal, ela vai demorar mais pra esquentar a mesa. Pois a fonte dela não é tão boa quanto a da Ender 3 PRO e V2. Ressalto que em alguns casos há variações de temperatura. Para resolver este problema, a solução é executar o autotune PID.

Sobre firmwares

Placas como a SKR Mini já trazem versões do marlin compiladas. Ou seja, elas são placas Plug and Play. Não serão uma preocupação para a sua Ender.

Outros upgrades

Após trocar a placa controladora você pode conferir outros upgrades que estão disponíveis para a Ender 3.

Bom pessoal, agora que vocês já trocaram a placa da sua Ender 3 tenham excelentes impressões!

Nos vemos na próxima! =D

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe