A automação residencial talvez seja uma das principais motivações para as pessoas passarem a experimentar a filosofia “faça você mesmo”. Logicamente, existem inúmeras soluções prontas no mercado. Mas, é muito mais desafiador e, às vezes, mais barato desenvolver seu próprio sistema de automação. Para quem não vive a atmosfera técnica, talvez este seja o tema que represente o grande pontapé inicial para um novo maker.
Nós também gostamos bastante deste tema e você já deve ter visto aqui no blog o tutorial Raspberry Pi para automação residencial. Não lembra? Dá uma olhada AQUI, AQUI ou AQUI. Mas vamos dividir com vocês um projeto do Deepsyx – membro do GitHub.
Tutorial Raspberry Pi para automação residencial
Ele é apaixonado por Javascript e desenvolveu o próprio app. Automatizou luzes em vários pontos da casa, com leds que mudam a cor e a intensidade. Também é possível ligar e desligar o ar-condicionado e controlar a temperatura do sistema de aquecimento. Todo o projeto é controlado por um Raspberry Pi 3. A alimentação é feita através de uma fonte DC chaveada de 12V e 5A. O sistema de aquecimento é acionado utilizando um relé e um servo. Também são utilizados fitas de LED, receptor IR, e sensor de temperatura. Veja o esquema:
Você pode acessar os detalhes desse projeto diretamente na página do GitHub. Lá o autor do projeto disponibiliza mais detalhes, assim como toda a parte da programação/código. Veja neste vídeo como ficou o projeto na prática 🙂
Achou um pouco complexo? Não se preocupe. Você pode comentar aqui no post, sugerindo temas para projetos e assuntos que você acha legal compartilharmos em nosso Blog.
No tutorial no diagrama do projeto está dizendo IR Emiter (Emissor IR) mas na sessão de materiais necessarios está Receptor IR.
Olá Rodrigo!
Bem observado, consertei aqui.
Valeu!!
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Seria possível fazer um projeto similar com o Raspberry Pi Zero W?
Pretendo começar a aprender criar projetos com o Raspberry e gostaria de começar com ele, porem mais para frente utilzila-lo como um ponto de controle.
seria viável?
Olá Rodrigo!
Não testamos, mas acredito que seja possível.
Se for fazer, nos conta como ficou lá no nosso fórum! Lá você pode tirar algumas dúvidas e postar seus projetos. Colaborar e aproveitar a comunidade:
https://www.makerhero.com/forum/
Abraços!
André – Equipe MakerHero
Gostei do seu conteúdo. Bem completo e explicativo!
podem me dizer onde foi parar o tutorial? voces estao parecendo o Terra com essa materia pega-trouxa.
Oi Bruno, tudo bem?
Nós utilizamos o nosso blog para destacar projetos da comunidade e não somente ideias das quais nós mesmos desenvolvemos. Quem sabe um dia poderemos postar algo seu 🙂 O tutorial, bem como todo o descritivo está no link que mencionamos no texto do post e que relembro aqui: https://github.com/deepsyx/home-automation
Mas se você estiver desenvolvendo algo relacionado a automação residencial ou gostaria de realizar este projeto mas tem dúvidas, você pode acionar a comunidade em nosso Fórum (www.makerhero.com/forum).
Grande abraço
Olha, eu não chamaria de automação, pois, pelo que vi no vídeo, ele apenas transferiu o controle dos equipamntos para o celular, o sistema não funciona de forma autônoma.
Isso também é automação. Ele tornou o controle de equipamentos e lâmpadas mais eficiente para ele, e até precisou de um certo nível de programação. É o conceito básico de automação, mesmo que seja algo simples. Se você pensar, nem toda situação doméstica deve ou vai funcionar por conta. Alterar a intensidade das lâmpadas, por exemplo, vai depender se o cara está com a namorada na sala ou não, se está com enxaqueca ou não, e isso não tem como programar automaticamente.
Um segundo passo seria fazer o que você quer, um programa mais especializado que a partir de certas condições (temperatura, horário do dia, etc) tomasse decisões sem ele colocar as mãos no aplicativo. Mas mais uma vez isso é relativo. Nem todo dia que a temperatura esteja a 15 graus centígrados, por exemplo, alguém vai querer que o ar condicionado ligue-se por conta para esquentar o ambiente.
Isso mesmo Fred! Abraço