Upgrades na Creality Ender-3 3

Você, feliz proprietário de uma Ender-3, já deve ter sido bombardeado com milhares de modificações para que ela se torne a “impressora 3D dos sonhos”. Será mesmo? Hoje vamos desmistificar essas informações, para que você saiba de forma prática quais são os upgrades na Creality Ender-3 que realmente valem a pena.

Upgrades na Creality Ender-3

“A Ender-3 não vem pronta pra entregar trabalhos incríveis.” É verdade isso? Bem, eu costumo dizer que todas as impressoras 3D que possuem projeto de construção minimamente decente podem entregar maravilhas, principalmente se o usuário souber como extrair todo o potencial que o conjunto mecânico e eletrônico pode oferecer. Então a Ender-3 pode sim entregar maravilhas logo após a montagem.

YouTube video

Os melhores upgrades para a Creality Ender-3

Extrusora Allmetal

A Ender-3 vem equipada com uma extrusora Mk8 padrão que é suficiente para empurrar, sem dificuldade, a grande maioria dos materiais (ABS, PLA, PETG e TPU de média ou alta dureza). Porém, por ser feita de plástico, sua vida útil é relativamente curta. Por atrito, o filamento pode desgastar a extrusora, fazendo com que o material se enrole nas engrenagens. 

Allmetal, um dos Upgrades na Creality Ender-3

Pela mesma razão citada acima, outro problema pode acontecer: a junção do gatilho que prende a mola e as engrenagens em seu devido lugar se rompe. O upgrade para uma extrusora Mk8 metálica não trará melhoras significativas nas suas impressões, porém a durabilidade desta é de fato muito superior.

Extrusora de dupla Engrenagem 

Vários passos acima da extrusora mk8 temos a extrusora de dupla engrenagem. Este upgrade vale sim cada centavo pois o aumento da tração é espetacular, proporcionando a Ender-3 a capacidade de imprimir materiais considerados difíceis (TCP e TPU de baixa dureza). Por ser allmetal, a durabilidade é tão alta quanto a que vimos anteriormente sem falar na qualidade ainda maior na fabricação.

Extrusora de dupla engranagem, um dos Upgrades na Creality Ender-3

Extrusora BMG 

Sem dúvida uma das melhores extrusoras do mercado. Faz a mesma coisa que a extrusora anterior, porém com a pequena vantagem de guiar o filamento de maneira mais suave.

Extrusora BMG, outro Upgrade na Creality Ender-3

Tubo de PTFE Triangle Labs

O tubo de PTFE que equipa a Ender-3 e outras impressoras da mesma categoria é um produto genérico de baixo custo. Ele começa a perder as suas propriedades a partir dos 240ºC, tendo assim a sua vida útil reduzida drasticamente caso se utilizem materiais que pedem temperaturas próximas a esse limite ou mesmo acima dele. 

Cabe ainda mencionar que, mesmo não utilizando materiais abrasivos ou que pedem altas temperaturas, depois de cerca de 1000 horas de impressão é perfeitamente compreensível que a ponta do tubo acabe carbonizando, exigindo a desmontagem do hotend para o corte da ponta ruim a fim de que a impressora 3D volte a extrusar de maneira eficiente.

O tubo de PTFE da Triangle Labs é fabricado com um material de melhor qualidade resistindo assim por muito mais tempo. Considerando seu baixo preço e suas cores vibrantes, deixa a máquina também mais atrativa. Um tubo de PTFE como este costuma durar entre 3500 a 5000 horas de trabalho.

Tubo ptfe, um outro Upgrades na Creality Ender-3

 

Sua única desvantagem é o tubo ter um diâmetro um pouco menor do que o padrão, podendo gerar dificuldades na troca de filamento caso se tente fazer a retirada a frio. 

Tubo de PTFE Capricorn

Sem sombra de dúvidas é o que existe de melhor em tubo de PTFE para impressoras 3D, seu preço elevado é compensado pela resistência a altas temperaturas. Sua durabilidade pode facilmente ultrapassar às 10000 horas de impressão. 

Bico de aço endurecido 

O bico de aço não é considerado um upgrade permanente. Ele permite a impressão com materiais altamente abrasivos que destruiriam o bico de latão, tais como Iron PLA, PLA fluorescente, PLA Bronze, Filamento condutivo, entre outros.

Após o uso limpe bem, recoloque o de latão e guarde para uma nova tarefa do tipo.

Conector pneumático da extrusora 

O conector pneumático que equipa a saída do material da extrusora para o tubo de PTFE o da Ender-3 costuma perder a eficiência com o tempo. Também pode machucar o tubo de PTFE podendo causar problemas na passagem do material.

O modelo PC4-M6 tem mais qualidade e vai durar bem mais. Faça a troca quando o padrão que equipa a Ender-3 perder a eficiência.

Vidro temperado comum sob a mesa aquecida 

A Ender-3 vem equipada com uma manta magnética que não requer nenhum material aderente para a impressão de materiais que exigem baixas temperaturas da mesa aquecida. Porém, a partir dos 80ºC essa manta perde a eficiência podendo até mesmo se soltar durante a impressão, isso sem falar que essa base possui uma vida útil limitada exigindo a troca a cada 60 a 80 impressões.

Um vidro comum preso a base com buldogues de escritório já resolve o problema para todo sempre desde que se usem os materiais aderentes de sempre (spray de cabelo extra forte ou cola bastão PVP).

As medidas corretas do vidro para Ender-3 são: 235 mm x 235 mm com 3mm de espessura. 

Dica: se você preferir, pode usar um espelho ao invés do vidro. O visual vai ficar bem interessante e as propriedades são as mesmas do vidro comum. 

Vidro com microporos sob a mesa aquecida

O vidro com micro poros é um upgrade que ajuda muito já que não requer a utilização de materiais aderentes a mesa aquecida reduzindo a necessidade de lavagem da base com frequência.

Controladora 32 bits 

A troca da controladora padrão de 8 bits da Ender-3 fará com que você ganhe um pouco mais de qualidade em suas impressões devido a capacidade de processamento maior. 

Além disso, vai reduzir e muito o barulho da máquina em questão, deixando basicamente apenas o som das ventoinhas. Porém, se você não se incomoda com o “cantar” da impressora 3D e já está obtendo resultados satisfatórios, é algo que pode esperar.

Dica: A Ender-3 v2 já vem equipada com uma controladora 32 bits. 

Driver Smoothers 

Estes pequenos notáveis suavizam a transmissão dos pulsos enviados pelos drivers aos motores de passos, aumentando assim a qualidade das impressões removendo efeitos por vezes indesejáveis como a “segunda pele” ou “tremidas”. São bem úteis quando instalados nos eixos X e Y. 

Upgrades impressos

Existem milhares de “upgrades” impressos que prometem tornar sua impressora 3D uma verdadeira máquina dos sonhos. Porém mantendo os pés na realidade, separei aqui alguns que realmente poderão ajudar bastante.

Cobertura para V-slot

A cobertura do V-slot evita que poeira e outros detritos como restos de filamento, entrem nas cavidades da estrutura da impressora mantendo a mesma limpa e em boas condições.

Download do arquivo STL: cobertura do V-slot.

Cobertura para cooler da controladora

A cobertura do cooler da controladora evitar que restos de filamento acabem caindo para dentro do compartimento ou mesmo se prendendo ao cooler.

Download do arquivo STL: Cobertura para cooler da controladora

Suporte para ferramentas

Extremamente interessante para manter as principais ferramentas que vieram junto com a impressora 3D sempre a mão e organizados.

Download do arquivo STL: Suporte para ferramentas

Prendedor de cabos 

Extremamente interessante para manter o cabo do LCD no lugar e ainda facilitando o transporte da impressora 3D em caso de necessidade. 

Prendedor de cabos, um Upgrades na Creality Ender-3

Download do arquivo STL: Prendedor de cabos 

Gostou de conhecer os upgrades que podem tornar a sua Creality Ender-3 ainda melhor? Então não deixe de continuar acompanhando esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no blog da MakerHero! 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

3 Comentários

  1. Boa Noite,

    Eu comprei uma impressora ender 3 pro para meu filho mas estamos tendo dificuldade em imprimir porque os modelos que achamos na internet são em formato STL e a impressora só reconhece arquivos em GCODE? O que posso fazer?

    Obrigado.

    Thales

    1. Olá Thales,

      Os arquivos STL são o “padrão” de modelos 3D.
      Para converte-los em GCODE para as impressoras é necessário um software chamado de Fatiador (ou slicer, em inglês) que converte o STL para o GCode da impressora.

      Temos esse post aqui falando sobre os fatiadores: https://www.makerhero.com/blog/conheca-os-principais-softwares-de-fatiamento-3d/

      Abraço!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  2. Excelente artigo! Parabéns! Estou começando agora a trabalhar com a Ender 3 Pro e me ajudou muito.